O Brasil é um país de contrastes com diversas culturas, tradições e histórias. O tema da redação do ENEM 2022 intersecciona entre esses mundos, onde encontramos as histórias, daqueles que mantém a herança cultural. A partir deste artigo, você entenderá os desafios para a valorização das comunidades e os povos tradicionais no Brasil.
Você vai encontrar aqui:
Primeiro dia de provas do Enem
Estudantes de todo o país, fizeram o vestibular do ENEM, recentemente. A prova também incluiu uma redação escrita visando avaliar o conhecimento do aluno. Visto que, os vestibulandos responderam 45 perguntas de Linguagens e Ciências Humanas.
Em busca da homogeneidade social, o governo brasileiro vem tentando abordar tais assuntos, reforçando estratégias que incluem o enaltecimento das culturas e os povos do Brasil. Assim, conforme pode ser visto, o tema de redação abordou como assunto:
Este, possui uma relevância na situação atual do Brasil, pois sempre é país de inclusão e diferentes culturas. No entanto, as políticas governamentais recentes têm se concentrado na valorização e integração das comunidades no Brasil à economia global e não na preservação de seu patrimônio cultural.
O último censo mostrou que a população do país aumentou em mais de 20 milhões de pessoas em menos de 10 anos. Este aumento da população levou à necessidade de habitação e desenvolvimento de infra-estrutura. No entanto, isso provocou o aumento da urbanização na totalidade do território nacional, tornando-o não muito benéfico para as comunidades e povos tradicionais.
Neste sentido, a partir do tema da redação do ENEM 2022, poderia argumentar que o governo brasileiro visa mitigar esses desafios com políticas focadas na preservação de sua expressão cultural de comunidades, na promoção da inclusão e igualdade social através de programas de educação proposto pelo novo ministro da educação Victor Godoy e as oportunidades de emprego para grupos que são marginalizados.
E ter concluído, falando sobre uma das culturas (ex. Umbanda) que o Brasil tentou adotar em sua identidade nacional, mas isso causou tensões entre diferentes grupos e regiões. No entanto, os brasileiros ainda se comprometem com sua cultura e herança, o que dificulta a adaptação às mudanças necessárias para atender aos valores globais de sustentabilidade e justiça social.
Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil possuem diversas faces. Há incitações de como valorizá-los no contexto da globalização, da sociedade em termos de desenvolvimento.
Ademais, o estudante poderia se perguntar o motivo de valorizar os povos e comunidades tradicionais, pois fazem parte integrante da nossa sociedade. Seus direitos devem ser respeitados e as terras protegidas.
Em suma, o vestibulando deve refletir sobre as dificuldade desses povos e comunidades, o colonialismo, racismo, direitos humanos, economia e diferentes aspectos. O tema do ENEM, de certa maneira, foi bastante amplo, podendo o estudante sentir-se confortável na hora de escrever a sua redação nota mil.
Correção comentada
A esquematização de correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é um sistema que atribui nota à cada competência atingida pelo aluno. Isto é, geralmente conduzida através de dois corretores que avaliam o seu domínio sobre o tema da redação do ENEM 2022, pontuando no máximo até 200 pontos, onde são distribuídos da seguinte maneira:
As competências do ENEM | |
Competência 01 | Domínio na leitura/escrita da língua portuguesa. |
Competência 02 | Entender a concepção de sua redação. |
Competência 03 | Estruturação e organização das elucidações. |
Competência 04 | Enaltecimento do conhecimento através de argumentos inseridos. |
Competência 05 | A abordagem sobre as soluções aos problemas, respeitando os valores sociais e culturais sem ferir os princípios humanos. |
Para isso, o aluno deve estar atento aos textos de referência, garantindo que não será penalizado por nenhuma competência no texto de ENEM.
No texto I, traz um panorama de 26 povos tradicionais reconhecidos pelo Estado e alguns não contemplados na legislação. Além disso, discute como esses grupos conseguiram manter sua identidade distinta, porém, são reconhecidos pelo Estado.
Outro viés importante abordado é no aspecto da compreensão de como o conhecimento ancestral é altamente eficaz na proteção do meio ambiente e o respeito à natureza.
Já no texto II, apresenta um infográfico que mostra a distribuição geográfica dos povos tradicionais no país. A partir desse ponto de vista, as comunidades indígenas têm se concentrado tradicionalmente em determinadas regiões do país, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, tendo uma maior ocupação nas regiões Norte e Nordeste.
Neste texto III, o aluno pôde extrair que os povos estão enfrentando diversas mudanças na sociedade moderna. Outrossim, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e os restantes das organizações poderiam ter sido usados como isca de um pretexto argumentativo em sua no tema da redação do ENEM 2022.
Finalmente, no texto IV, é discutido o objetivo da conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. Por conseguinte, com essa informação o aluno poderia ter escrito sobre a lógica predatória de mercado, sendo um termo o qual se refere à maneira pela, qual o mercado força os principais jogadores de um determinado mercado a lucrar explorando as fraquezas e vulnerabilidades de seus concorrentes.
A lógica predatória é motivo de descumprimento da legislação ambiental, pois, o abuso dos recursos naturais pode acarretar aumento de preços e falta de acesso das comunidades e populações.
Gabarito comentado Enem 2022
Desde que o exame foi implementado em 1998, houve muitas mudanças relacionadas ao conteúdo e estrutura do teste. A versão deste ano do exame não foi diferente.
Portanto, as respostas da prova do ENEM 2022, por exemplo, do curso anglo já foram divulgadas e podem ser consultadas e conferidas pelos candidatos. Ou ainda, você aguarda o lançamento gabarito, oficialmente, dentro de três dias após a realização da prova. Será publicado no site do Inep.
Confira neste vídeo: tema da redação do Enem 2022
Este vídeo fornece um ótimo exemplo para entender, por completo, o tema da redação do ENEM 2022, podendo ajudar a escrever suas redações.
Como podemos te ajudar?
A Studybay é uma plataforma online que ajuda os estudantes, fornecendo-lhes uma rápida e fácil jeito de encontrar a ajuda que for necessária para o seu trabalho acadêmico, redações e dentre outras opções. Na plataforma, possui uma variedade de escritores com anos de experiência no setor acadêmico, garantindo que você possa ter certeza de que será entregue um trabalho de qualidade.
Perguntas frequentes
O que são comunidades tradicionais e conhecimentos tradicionais?
As comunidades tradicionais são baseadas em pessoas que compartilham uma cultura ou tradição comum. São geralmente pequenas e coexistem há séculos. Já a tradicional específica o conhecimento/habilidades transmitidos de uma geração para a seguinte.
Quais as comunidades e povos tradicionais no Brasil?
Existem diferentes grupos no território brasileiro, as principais comunidades indígenas no Brasil são: os Tupinambá e Xucuru, os quilombolas do litoral brasileiro, comunidades afrodescendentes, extrativistas visto como descendentes de pomeranos e fazendeiros de terraço. Há também caboclos que são principalmente homens com misturas de Ancestralidade africana, europeia e ameríndia, além de diversos outros povos indígenas.
Qual a importância em se preservar o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais?
Há muitas razões pelas quais devemos preservar esse modo de vida. Mantendo, inclusive, a biodiversidade, o patrimônio cultural para as futuras gerações. O mundo muda rapidamente e é respeitável mantemos a nossa herança, de modo a compreendermos a nossa origem e, assim, possamos evoluir juntos como sociedade.
Qual foi o tema da redação do Enem 2021?
No tema da redação do ENEM 2021 citou como a lei de invisibilidade do Brasil dificulta para os migrantes indocumentados garantir a cidadania legal. Neste caso, os participantes poderiam começar abordando sobre a “invisibilidade” ser um fenômeno complexo a ser vivenciado por qualquer pessoa em diferentes contextos. A incompreensão do Estado e do indivíduo têm sido analisados na literatura. E, neste tema, pode ainda abordar a forma como o Brasil tem tentado lidar com essa questão desde a criação de sua constituição.
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.