Como fazer uma resenha crítica de um filme ou artigo: o que é, modelos, exemplos prontos

Publicado em 08.11.2024 por Grazielly de Souza Santos. Tempo de leitura: 11 minutos

A resenha critica é um tipo de trabalho acadêmico cujo objetivo é analisar criticamente uma obra, em filme, livro ou qualquer outra forma de expressão textual e não textual. Você quer aprender como fazer?

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Definição

A resenha crítica é um modelo de trabalho acadêmico que visa analisar detalhadamente e avaliar uma obra, como filme, livro, artigo acadêmico e até mesmo uma peça teatral. Ao pesquisar a produção da obra em análise, é possível que você veja esse trabalho pronto mediante uma interpretação de uma obra e análise crítica.

Essa modalidade de produção tem uma estrutura específica e algumas especificidades, como quantidade de linhas, de páginas, fonte, formatação e outros fatores, que devem ser devidamente observados.

Não se deve comparar a um resumo informativo ou um resumo crítico, pois vai muito além de ideias e referências. Uma das suas principais características é que sempre deve conter a crítica.

Esses serão os aspectos que vão dar o formato de resenha critica à produção do seu trabalho, além de ser necessário compreender o que consta em cada tópico, e as regras para formatação, como a ABNT.

A seguir abordaremos a estrutura dessa produção acadêmica para que você comece a elaborar suas próprias resenhas críticas e saiba todos os passos de como produzi-la. E também para entender o quão importante a conclusão é para esse tipo de produção acadêmica. Acompanhe mais abaixo!

Estrutura de uma resenha crítica

Para te auxiliar a compreender os elementos principais em uma produção desse tipo e como ela deve ser estruturada, criamos uma tabela dinâmica com cada tópico que deve possuir. Veja mais:

Tópico Detalhes
1️⃣ Introdução Para saber a forma de introduzir essa produção é fácil. Pois, o nome já indica, a introdução deve apresentar informações como o título da obra, autor, gênero textual, contexto em que a obra foi publicada, além de uma visão geral sobre o elemento analisado.
2️⃣ Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte principal do texto de resenha critica. Isso porque, é nele que você aborda profundamente a sua análise, com criticidade e coerência.
3️⃣ Conclusão A conclusão é o momento de fazer uma visão geral, somado a criticidade abordada no desenvolvimento. Essa fase é o momento preciso para mostrar o que você concluiu com a obra de modo imparcial.

Estes são os elementos textuais que você vai encontrar na estrutura dessa produção. Além disso, é possível que algumas instituições exijam a criação do titulo de resenha crítica, enquanto outras permitem que o título seja o próprio nome da obra observada.

A quantidade de linhas varia de acordo com o local de disponibilização da produção. Algumas podem ter entre 600 a 1.000 palavras, enquanto outras podem passar essa quantidade. Verifique as normas da instituição de ensino de sua jurisdição antes de começar a produzi-la.

3 características importantes de uma resenha crítica

São diversas características importantes presentes nessa produção textual. Resumimos as três principais que garantem uma escrita acadêmica de qualidade. Confira a seguir:

  • Objetividade 👉: é preciso evitar que suas ideias pessoais interfiram na sua produção. A análise crítica sobre a obra para essa produção não é feita de modo pessoal, mas com criticidade e profundidade científica. Para ajudar nesse aspecto, pesquise ideias de resenha critica antes de começar a construir a sua;
  • Imparcialidade 👉: é necessário expressar fatos sobre a obra de forma crítica, evitando compartilhar a sua própria opinião;
  • Cientificidade 👉: é preciso ser técnico ao escrever e utilizar argumentos que esclareçam os motivos e fins da crítica realizada.

Resenha crítica passo a passo

Neste tópico, vamos detalhar o processo de criação desse tipo de trabalho, explicando cada etapa passo a passo:

  1. Selecione a obra: escolha o material que servirá como base para sua crítica, seja em filme, livro, peças teatrais;
  2. Análise atenta: faça a leitura ou assista o material e anote os pontos principais;
  3. Pesquise: faça uma pesquisa sobre o autor da obra, contexto histórico que interferiu na criação e a relevância desse material;
  4. Crie um rascunho: para te ajudar a entender essa produção acadêmica, é importante ter um rascunho do que será abordado em cada parte dessa produção. Comece com informações básicas, sobre o que pode caber em cada tópico;
  5. Leia sobre o assunto: leia uma conclusão resenha critica exemplo para se basear;
  6. Comece a escrever: com o seu rascunho em mãos, inicie sua produção, você pode começar pelo desenvolvimento, que é a parte mais densa da estrutura de análise crítica;
  7. Revisão: faça uma revisão da sua escrita, verifique os erros ortográficos, a coerência e a fundamentação da sua crítica. Você pode utilizar esse esquema para te auxiliar na finalização do seu trabalho.

O início do trabalho parece ser a parte mais difícil, até porque, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar palavras para dispor suas ideias e não sabem o que abordar em cada tópico. Por isso, seguir um roteiro passo a passo é fundamental.

Nesse cenário, cada pessoa pode ter o seu próprio método de realizar essa tarefa. Porém, o nosso passo a passo mantém uma linha do tempo na execução do trabalho, para evitar perder tempo em cada fase.

Formatação da resenha crítica pronta nas normas da ABNT

Durante nossa vida acadêmica, tudo que fazemos parece ser regido pela ABNT, não é? Não seria diferente para realizar a resenha crítica de artigo, um trabalho científico ABNT, dentre diversos outros trabalhos acadêmicos.

Formatação da resenha crítica pronta nas normas da ABNT

Saiba mais sobre a formatação acadêmica adequada. Fonte: Pexels.

Aqui estão alguns para facilitar ao fazer uma resenha crítica:

Formatação geral O trabalho deve ser escrito nas dimensões do papel A4, com espaçamento de 1,5 cm.
A capa de uma resenha crítica A fonte deve ser Arial, tamanho 11, com parágrafo justificado, observa-se a tabulação de parágrafos em 1,25 cm.
As fontes As fontes mais usadas são Arial ou Times New Roman.

Um momento muito importante para quem escreve textos acadêmicos é a inserção das referências bibliográficas no trabalho. Já dissemos aqui que toda estrutura da resenha crítica precisa trazer como embasamento as opiniões similares de outros autores.

Então, como dar o crédito a esses autores? Importante mencionar que as referências utilizadas devem constar no final de todo trabalho, devem ser listadas em ordem alfabética, como menciona as regras da ABNT. Quanto à sua formatação os parágrafos devem ser justificados, com espaçamento simples, o deslocamento coloca-se de 0,8 cm e o espaçamento antes de 6 pts.

Para facilitar seu entendimento trouxemos alguns modelos:

RABELO, FULANO DE TAL; LAGOA, Assis. Aqui está o título? Continuação do título. Nesse contexto, o lugar de publicação, se tiver volu, n. XX, p. 000-010, 2020.

Se a resenha for de um Livro, coloque:

FULANO, Cicero da Silva. Vozes da Paz: uma guerra sem fim. Edição 01. Natal: Editora Paz,2020.

Se a resenha for de uma Coletânea, coloque:

RAMIRES, Machado Ferreira. Capítulo zero. In: MARQUES, Marcelo Vieira. Coletânea de sucesso: super sucesso. Edição 00. São Paulo: Editora Guerra, 2020.

Se a resenha for sobre artigo em periódicos, coloque:

MATAGÃO, Vieira Silva. Coisas para fazer. Publicado neste periódico, Amapá,Volume 201,2020.

Por fim, caso os arquivos forem da Internet ou documentos eletrônicos, coloque:

MENDES, Paz na Vida. As vozes pelo caminho. Disponível em: www.vistoaqui.com.br; Acesso em 02.02.2020.

Se estiver em dúvida sobre quantas páginas tem uma resenha, pode-se informar, que esta possui em torno de quatro páginas, devendo ser realizada de modo suscinto.

Exemplo de resenha critica

Separamos alguns exemplos, os quais podem te auxiliar a entender esse tipo de produção mais visualmente. Os modelos são importantes, assim observe-os antes de iniciar sua produção, pois eles irão te auxiliar a compreender de uma vez por todas como funciona a estruturação de sua crítica.

O modelo da obra “Revolução dos Bichos” de George Orwell, o qual vamos utilizar como exemplo de resenha critica de um livro, poderá começar da seguinte maneira:

“A revolução dos Bichos, do autor George Orwell, foi publicada em 1945. Trata-se de uma fábula com toques satíricos para abordar o abuso do poder e totalitarismo em um contexto da Revolução Russa de 1917”.

Já para exemplo de como fazer resenha critica de filme, temos o seguinte:

“O filme Divertidamente 2, dirigido por Pete Docter, faz uma retomada da vida da criança Riley, na sua fase jovem, com personificação das suas emoções. Enquanto o primeiro filme aborda sua fase criança, o filme 2 traz a Riley já adolescente, com alterações hormonais, que afetam o seu corpo e suas emoções”.

Nesse passo, não há muita diferença na abordagem de um filme e livro. É preciso contextualizar ambos os materiais, além de falar sobre o que a obra se trata, analisando-a criticamente.

Se fôssemos fazer um exemplo, com a conclusão sobre o filme Divertidamente 2, poderia ficar da seguinte maneira:

“Recomendo o filme para quem pretende analisar de maneira profunda as mudanças na fase da vida de um adolescente, incluindo emoções como a ansiedade, para melhor compreender as questões de saúde mental do mundo contemporâneo”.

Perceba que na introdução de resenha critica, há uma contemplação mais aberta, apresentando o material, enquanto a conclusão fecha com a análise e encerramento do assunto.

Se você tem dúvidas sobre o teor dessa produção, esclarecemos que são considerados os mesmos aspectos. Nesse passo, você deve observar cuidadosamente modelos sobre a produção.

Para depois, você iniciar a sua produção começando com uma introdução para, em seguida, elaborar o desenvolvimento e, por fim, concluí-lo.

A diferença na produção desse trabalho no caso de um livro ou filme, está no tema abordado, densidade do material, complexidade de pesquisa, entre outros fatores que vão interferir diretamente na quantidade de páginas do seu trabalho.

Além disso, se você buscar na internet “temas para fazer uma resenha critica” encontrará diversos modelos, além dos quais já apresentamos aqui. Fazer a leitura desse material, vai te auxiliar a elaborar a produção crítica de qualquer tipo de obra, pois você irá compreender o necessário para compor cada elemento presente desse trabalho.

Se você conseguiu entender como fazer uma resenha critica de um artigo, por exemplo, consequentemente irá aprender a fazer uma análise de uma peça teatral.

Veja abaixo o exemplo de uma introdução resenha critica da peça “O Rei Leão”:

“A peça teatral “O Rei Leão” é uma adaptação da obra de cinema, dirigida por Julie Taymor. O uso de marionetes é o aspecto mais inovador dessa produção, com coreografias, falas e cenário da savana que chamam a atenção do telespectador. Além de abordar elementos como amizade, liderança e lealdade”.

Os elementos contemplados são os mesmos da produção crítica de um livro. Desse modo, podemos dizer que a introdução é uma parte do trabalho que dá a visão geral da obra analisada.

Já o desenvolvimento, é a parte mais aprofundada e abrangente, seja de como fazer uma resenha critica de um texto ou de qualquer outro material, pois é o momento em que o escritor trará detalhes mais específicos sobre a obra analisada.

Por fim, no que se refere a conclusão dessa produção, ela se resume ao que foi abordado ao longo do desenvolvimento da resenha, com uma abordagem crítica, de maneira imparcial, objetiva e com teor científico.

Studybay: obtenha ajuda para sua resenha crítica

Se você não sabe por onde começar a sua produção, recomendamos que busque ajuda profissional. A Studybay é uma plataforma de auxílio estudantil que oferece, entre tantos serviços, o apoio para você montar um trabalho desse porte.

Você também vai encontrar no site Studybay uma série de modelos, os quais servirão de base para você elaborar seu próprio trabalho. Mas, caso precise de uma ajuda mais complexa, entre em contato com os profissionais da empresa. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site e cadastre-se;
  2. Preencha o formulário com detalhes sobre o seu trabalho;
  3. Verifique quantos profissionais estão à sua disposição;
  4. Entre em contato para obter uma produção;
  5. Solicite o material e aguarde o envio por e-mail.
👨‍🎓

Você precisa de ajuda com sua tarefa?

Se você encontra-se nesta página, então provavelmente você

Verifique o preço

Perguntas frequentes

Quantas linhas uma resenha crítica deve ter?

Depende da extensão e do formato exigido. Pode ser que a produção tenha entre 200 a 600 palavras. Mas a revisão acadêmica pode ter a partir de 1.000 palavras, chegando a uma quantidade ainda maior.

Onde encontrar resenhas críticas prontas?

No site Studybay você encontra diversas produções prontas, para baixar e utilizar. Os modelos podem te auxiliar a encontrar a base que precisa para realizar o seu trabalho. Por isso indicamos procurar o material pronto para compreender como é a estrutura.

Quais são os três tipos de resenha?

Você pode fazer a descritiva, crítica e temática. A produção crítica é a mais usual, pois discorre da análise do autor sobre determinado assunto, obra, filme ou outros.

Qual a diferença entre um resumo e uma resenha?

O resumo não apresenta uma criticidade, aborda apenas uma síntese, uma espécie de sumário do contexto da obra apresentada. Já a resenha conta com uma análise crítica, formando a opinião do escritor sobre a obra, filme ou qualquer outro conteúdo analisado.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Grazielly de Souza Santos

Autora do Studybay

Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.

Avaliações dos usuários:

4.7/5 (20 votos)