Elaborar um resumo crítico é umas das principais tarefas de estudantes e acadêmicos em formação. Além disso, o resumo é uma excelente ferramenta para analisar obras e demais trabalhos. Nesse artigo vamos ensinar você a elaborar um resumo crítico com qualidade e perfeição, nas normas da ABNT.
Você vai encontrar aqui:
- O que é um resumo crítico
- Conceito de resumo crítico ABNT
- Resumo não tem nada a ver com resumo crítico!
- Como fazer um resumo crítico
- Escrevendo resumo crítico nas normas da ABNT
- Vídeo com exemplos de resumo crítico
- Precisando de ajuda para escrever seu resumo crítico?
- Perguntas e respostas sobre elaboração de resumo crítico
- Checklist para seu resumo crítico
O que é um resumo crítico
Se você não sabe o que é um resumo crítico, não se preocupe. Com o apoio de um resumo crítico exemplo e nosso texto de apoio, logo você vai dominar o modelo de resumo crítico e ser capaz de escrever os seus próprios resumos sem dificuldade.
De acordo com a NBR 6028, que estabelece os requisitos e requerimentos para a escrita de resumos, resenhas e recensões, o resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Esse formato de texto é muito utilizado por acadêmicos, pesquisadores e estudantes para analisar obras, emitindo opiniões acerca do trabalho estudado.
Ainda, é importante destacar que a norma da ABNT não trata dos resumos críticos. A NBR ABNT 6028 estabelece que o resumo pode ser de tipos: indicativo e informativo, apenas.
Resumo indicativo | Informa os pontos principais do documento, em uma análise superficial, de modo que o texto resumido é indispensável para que o leitor tenha a compreensão da obra. |
Resumo informativo | Texto que explica como determinada obra foi escrita, fala sobre a obra por completo, fazendo com que o leitor não precise ler o texto referência para entender. |
Como se nota, a ABNT deixou de esclarecer o que é resumo crítico, cabendo aos autores sobre metodologia científica definirem o que é um resumo crítico. Isso quer dizer que o termo, resumo crítico está errado? Ou que não existe esse tipo de documento? Não. O que existe é uma confusão entre resumo, resenha e recensões.
Conceito de resumo crítico ABNT
Em linhas gerais, de acordo com esses autores, o resumo crítico é um resumo da obra com uma visão crítica própria do autor.
Mas, diferente do resumo indicativo, o resumo crítico pode ser lido sem a necessidade de leitura da obra resumida. Em relação ao resumo informativo, o resumo crítico não trata da metodologia da obra, mas sim faz um resumo do conteúdo.
Nenhum dos conceitos de tipos de resumo apresentados pela NBR 6028 é suficiente para definir o que é resumo crítico. Então, qual é de fato o conceito de resumo crítico dado pela ABNT?
Resumo crítico: resenha ou recensão
Ainda que a ABNT não tenha conceituado o que é resumo crítico, é possível dizer que o resumo crítico é, na verdade, uma recensão ou uma resenha, ambos conceitos definidos pela ABNT 6028.
- recensão: análise crítica, descritiva e comparativa, geralmente elaborada por especialistas;
- resenha: análise de conteúdo de um documento, objeto ou fato.
É exatamente isso o que a NBR 6028 conceita como recensão e resenha, conceito similar dado pelos autores ao resumo crítico. Você pode buscar por um exemplo de resenha crítica ou recensão. O que definirá se um resumo crítico é uma resenha ou uma recensão é o tipo do documento analisado.
Enquanto na resenha, a análise crítica é sobre um documento geral, na recensão a análise é sobre o documento em específico.
Exemplo de resumo crítico do tipo resenha | Exemplo de resumo crítico do tipo recensão |
Análise crítica do Livro Os Miseráveis, de Victor Hugo | Análise crítica da primeira edição do Livro Os Miseráveis, de Victor Hugo |
Resumo não tem nada a ver com resumo crítico!
Importante deixar claro que, em termos técnicos e para a ABNT, o resumo é uma coisa e resumo crítico é outra totalmente diferente. Como assim?
Note que, de acordo com a ABNT 602 (item 4.1.1 e 4.1.8) o resumo deve ser escrito em parágrafo único e conter, no máximo, 500 palavras. Como escrever um ensaio crítico de uma obra em um parágrafo único e com tão poucas palavras? Impossível.
Ocorre que, os resumos tratados pela ABNT são aqueles que fazem parte de TCC (o abstrato como é conhecido), no caso os resumos indicativos, ou aqueles resumos que servem apenas para introduzir o leitor à obra, os resumos informativos.
- Exemplos de resumos indicativos: página Resumo de um TCC
- Exemplos de resumos informativos: a sinopse de um livro
Portanto, se você costuma tratar como resumo seus trabalhos e análises críticas sobre outras obras, é melhor parar de fazer isso agora mesmo. Comece a chamar seus trabalhos pelo nome mais adequado, ou seja, resenha, caso esteja analisando uma obra no geral, ou recensão, caso seja criticando uma edição específica de uma obra.
Como fazer um resumo crítico
Para quem nunca fez um resumo crítico, a melhor forma é começar por um modelo de resumo crítico. Na internet é relativamente fácil encontrar resumo crítico pronto, de modo que basta adaptar as suas ideias de textos ao modelo encontrado.
Além disso, quanto à estrutura de um resumo crítico, a ABNT não fala nada. O limite de palavras para resumos críticos do tipo resenha ou recensão são ilimitadas. O importante é que o texto crítico apresenta comentários críticos e concisos sobre a obra, e seja escrito por outro autor que não o autor do texto analisado.
No mais, o comentário crítico deve concordar com o ponto de vista defendido pelo autor do resumo crítico de um texto. Um resumo crítico pode tratar sobre um artigo científico e ser escrito no formato de dissertação crítica, resumo analítico ou texto analítico, por exemplo.
Escrevendo resumo crítico nas normas da ABNT
Para que o seu resumo seja publicado por uma revista de assuntos científicos, é importante que o seu resumo cumpra os requisitos de padronização. Como você agora sabe, as regras da ABNT para a elaboração dos resumos críticos são as mesmas para a elaboração das resenhas e recensões. Portanto, seu resumo crítico deve:
- Fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto analisado/criticado
- Ser composto por uma sequência de frases concisas, sem enumeração
- Devem ser escritas por outro autor que não o autor da obra analisada
- Informar a referência da obra analisada, quando for publicada em separada
Além disso, diferentemente dos resumos indicativos ou informativos, o resumo crítico (leia-se resenha ou análise crítica) não tem limite de palavras. Uma regra mais apropriada para quem aspira fazer uma crítica completa e estruturada de obras científicas.
Vídeo com exemplos de resumo crítico
Precisando de ajuda para escrever seu resumo crítico?
Nós da StudyBay estamos prontos para ajudar a fazer um texto crítico. Em nosso site você encontra os melhores especialistas de todas as áreas, prontos para ajudar você a escrever resumos, resenhas de texto base, trabalhos acadêmicos e muito mais.
Basta entrar enviar o tipo de serviço que precisa, para receber de volta propostas com valores e tempo de produção do seu resumo crítico. Independente do grau de escolaridade, seja ensino médio, ensino fundamental ou faculdade, nossos especialistas vão te ajudar.
Perguntas e respostas sobre elaboração de resumo crítico
Quais são as características de um resumo crítico?
O resumo crítico deve informar o leitor sobre a obra analisada, apresentar uma perspectiva completa, com o ponto de vista do autor e as suas críticas em relação ao conteúdo ou a forma da obra analisada.
Quantos parágrafos tem um resumo crítico?
A ABNT 6028 não estabelece um limite de parágrafos para produção de resumos críticos, considerando que estamos falando de resenhas e recensões. Já para os resumos, o limite é de um único parágrafo de até 500 palavras.
Como fazer um resumo crítico de acordo com as normas da ABNT?
Um resumo crítico deve fornecer uma ideia completa da obra analisada e ser escritor por autor diferente do autor da obra resumida. Essas são as características que todo resumo crítico deve ter, de acordo com a ABNT.
Como fazer um posicionamento crítico de um texto?
Para fazer um posicionamento crítico, o autor deve possuir um embasamento sobre o assunto, definir um ponto de vista diferente do encontrado na obra e apresentar argumentos que comprovem o seu ponto de vista.
Checklist para seu resumo crítico
Autor do Studybay
Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.