TCC - Pedagogia - 121 trabalhos feitos para baixar – Page 2

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A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA

Tutor (a): Ermelinda Nobrega de M. Melo MACAPÁ – AP 2018 DELCI DO SOCORRO SILVA…

Palavras: 13200Páginas: 48

A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental

com menção ____ (________________). Banca Examinadora _________________________________ _________________________________ São Paulo 2017 resumo Esta pesquisa tem…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA ESCOLA

Considerando o fato de que o processo educacional precisa de um maior…

Palavras: 2475Páginas: 9

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA

CURSO DE NOME DO CANDIDATO EM MAIÚSCULA E NEGRITO CENTRALIZADO NO MEIO…

Palavras: 8525Páginas: 31

A FORMAÇÃO CONTINUADA FRENTE AO ALUNO PORTADOR DE TDAH

Analisamos diante de autores como BRASIL (1996 - 2017), BARKLEY (2002), BELLI…

Palavras: 6875Páginas: 25

A ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS NO DECORRER DO TEMPO: UM ESTUDO DO NEOLOGISMO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Dra. Dieli Vesaro Palma Aprovado em: __/__/__ BANCA EXAMINADORA ____________________________________ Dra. Dieli…

Palavras: 9625Páginas: 35

A criança, a família e a escola no processo de ensino aprendizagem

Pesquisadores, filósofos e professores foram utilizados como base para fomentar o trabalho,…

Palavras: 4125Páginas: 15

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM

BANCA EXAMINADORA _________________________________________________ Prof. ª Odenisia Montanha (Universidade Candido Mendes) ORIENTADORA RESUMO Este artigo pretende abordar a…

Palavras: 6875Páginas: 25

A CONTRIBUIÇÃO DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Fatima Ramalho Lefone. Aprovado pelos membros da banca examinadora em ___/___/___. com…

Palavras: 6600Páginas: 24

A contribuição da brinquedoteca da UEMG- Unidade Campanha no processo de ensino aprendizagem do Ensino Fundamental

ORIENTADORA: Prof. ª Dra. Solange Carneiro Rodriguez Data de aprovação ___/___/___ BANCA EXAMINADORA ____________________________________________ Prof…

Palavras: 12925Páginas: 47

A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 NOME DO ALUNO A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS…

Palavras: 12375Páginas: 45

A atuação Prática da Secretária Escolar

Usei como apoio para as considerações, material disponível na revisão bibliográfica sobre…

Palavras: 7425Páginas: 27

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Partindo de um breve histórico sobre a pedagogia no Brasil, apontamos que…

Palavras: 4950Páginas: 18

OS PROCESSOS DA LEITURA E LETRAMENTO

Barreirinha, AM, de 2017. BANCA EXAMINADORA. Prof. Prof. Prof. Justificativa 9 2 Objetivos 9 2. Geral 9 2…

Palavras: 5775Páginas: 21

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4125Páginas: 15

EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4125Páginas: 15

A PSICOPEDAGOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavras chave: Psicopedagogia. Ensino Aprendizagem. Psicologia. Pedagogia. Dificuldade de Aprendizagem. Entre os…

Palavras: 3850Páginas: 14

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA GESTÃO DA ESCOLA INTEGRAL

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS: CONCEITOS 5 1. Inteligência emocional 7 1. Relações interpessoais 13 Capítulo 2…

Palavras: 11000Páginas: 40

A presença da visão construtivista nos Cursos de Educação á Distância no Brasil

INTRODUÇÃO 1 1. Objetivo 3 1. Metodologia 3 2. CONSIDERAÇÕES 4 2. Visão Construtivista 5 2. Assim, possibilitar a inclusão dos alunos…

Palavras: 6875Páginas: 25

COMPREENDENDO O AUTISMO E SUAS PARTICULARIDADES

O presente trabalho trouxe como enforque principal, dar respaldo maior, acerca do histórico do autismo e a inclusão dos mesmos. Internacionalmente tem se discutido e refletido cada vez mais sobre o universo do autismo. Em relação ao Transtorno Espectro Autismo ainda não há uma causa ou um fator desencadeante conhecido, tanto sua incidência quanto sua prevalência têm aumentado de maneira muito significativa na população infanto-juvenil. Primeiramente é necessário esclarecermos que caracterizar não é o mesmo que rotular, desta forma vamos apresentar algumas informações que julgamos essenciais ao processo de conscientização da sociedade no que se refere as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo. Brites conceitua o autismo como um transtorno de desenvolvimento que afeta de maneira decisiva e predominante nossa capacidade de percepção social. No ambiente Escolar ao falar sobre Autismo é necessário abordar uma das mais elaboradas legislações educacionais que temos a disposição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em síntese a LDB ampara as pessoas com deficiência, dentre elas os autistas, de forma a proporcionar-lhes condições de desenvolvimento e inclusão social, com isso todos os segmentos da sociedade passaram a perceber, entender e respeitar os autistas…

Palavras: 3850Páginas: 14

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA E DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O presente trabalho é baseado em reflexões acerca dos temas ligados ao processo de ensino e aprendizagem por meio de investigações e levantamentos teóricos com a finalidade de mostrar quais são os principais fatores que influenciam à prática de alfabetização e letramento e ao mesmo tempo mensurar o quão necessário se faz a utilização de ferramentas como por exemplo, a didática e a psicologia para o desenvolvimento da inteligência e da integração dos alunos pertencentes a educação básica. Sabemos que cada criança tem seu tempo para aprender a ler e a escrever. Em toda sala de aula, há uma heterogeneidade que deve ser respeitada pelo professor, porém todos devem ser instigados a aprender e a ser protagonistas desse aprendizado, compartilhando suas experiências e vivências. A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos…

Palavras: 3300Páginas: 12

O professor e o aluno autista

Quais são os desafios para a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar e qual o papel do professor nesse processo de inclusão? Muitos são os desafios educativos para a inclusão de crianças com autismo na sala de aula regular. Deve ser dada atenção a elas para que tenham uma experiência de aprendizagem enriquecedora, em virtude da qual se é fundamental que os professores se atualizem com programas que os sensibilizem e os preparem para aplicar as diretrizes educacionais adequadas. Também é de fundamental importância considerar a tríade: interação social, comunicação e imaginação, bem como o ambiente, as adaptações curriculares e o desenvolvimento de estratégias como guia para o professor. Além das políticas e medidas legais que legitimam os direitos das pessoas com autismo, é preciso informar e sensibilizar os professores para que se apropriem da importância do tema da inclusão, permitindo-lhes trabalhar com o maior conhecimento e a inovação de estratégias que permitam o desenvolvimento de potencialidades num ambiente harmonioso, tendo em conta as suas necessidades e ritmo de aprendizagem. …

Palavras: 8525Páginas: 31

TCC - COMO DEBATER O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

A fim de compreender melhor sobre o mundo inclusivo o trabalho referido busca compreender o bullyng no espaço escolar, posto isso, será debatido no artigo a origem do bullying, seus conceitos e definições, o propósito em construir instituições de ensinos mais inclusivas e acolhedoras, além de debater ações em combate e prevenção ao bullying nas escolas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A inclusão e o aluno autista

Percebe-se nos últimos anos um crescente aumento de crianças, sendo diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Análise dos dados obtidos, pode se concluir que ainda existe uma grande lacuna entre os profissionais e principalmente familiares no diagnostico do TEA. Nota-se a deficiência de estratégias e a falta de medidas políticas e recursos pedagógicos para os portadores da síndrome. As etapas da Educação infantil e Básica precisam ser fundamentadas na prática investindo em profissionais capacitados, a partir de uma formação adequada como caminho fundamental para promoção de saúde para a vida dessas crianças. Foram abordados conceitos sobre transtornos do espectro autista, formas de tratamentos, inclusão na escola, crianças com necessidades especiais na escola e o papel da escola inclusiva. …

Palavras: 7975Páginas: 29

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 3 ANOS

Este trabalho tem como foco apresentar uma pesquisa bibliografia sobre A Importância do Brincar no desenvolvimento da capacidade de expressão entre crianças de 0 e 3 anos…

Palavras: 8525Páginas: 31