A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Partindo de um breve histórico sobre a pedagogia no Brasil, apontamos que o pedagogo é um profissional necessário em todas as instâncias em que há ensino e aprendizagem, o que significa a existência de amplos campos de atuação pedagógica. Dessa forma, são trazidos para discussão as atividades que ele deve desenvolver nas organizações, com o uso de estratégias e metodologias que busquem informações, conhecimentos e realizações, traçando objetivos com antecedência, no sentido de aprimorar a qualificação profissional e pessoal dos funcionários, orientando-os com o intuito de formar sujeitos capazes de pensar e agir criticamente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa, fundamentada por autores relevantes que abordam o tema. Palavras-chave: Pedagogia.

Pedagogia empresarial. O problema a ser elucidado está no questionamento, quais desafios são enfrentados pelo pedagogo ao atuar em espaços não escolares? A justificativa para a realização desse estudo se deve ao fato de que por muito tempo, o pedagogo era somente visto como parte do corpo docente das instituições escolares, podendo apenas atuar ali. Atualmente a profissão se adentrou no mercado de modo mais vasto, preenchendo necessidades da sociedade e das empresas no que tange a qualificação e ampliação das capacidades profissionais. A realidade das empresas hoje demanda uma base específica de profissionais que admitam a segurança de resultados e soluções para as dificuldades existentes, com agilidade e eficácia. Assim, este novo panorama da educação em espaços não escolares tem em vista, por meio de ações bem determinadas, desenvolver o potencial humano.

Ressalta-se que o pedagogo sendo um estudioso das áreas educativas seja ela social, cultural ou intelectual, compete a ele administrar o relacionamento humano na empresa, objetivando métodos formativos que ocasionem como consequência uma maior efetividade social e profissional, garantindo contentamento ao trabalhador e a empresa respectivamente. A pedagogia estuda e aplica doutrinas e princípios para um programa de ação. Com os meios mais eficientes e estímulos das faculdades de personalidade humana, de acordo com ideais e objetivos adequados a uma determinada concepção de vida (HOLTZ, 2006, p. Perante tal declaração, constata-se que a pedagogia deseja conhecer, examinar as dificuldades seja do aluno, do funcionário, do ambiente de trabalho, por fim, criar atividades investigativas referentes para que ocorra a aprendizagem e adaptando o sujeito, às condições do meio onde está inserido.

Desse modo, vale ressaltar que para Holtz, o processo de influências recebidas pelo educando ou participante de uma empresa em que trabalha, é a educação, a apropriação de hábitos que possam melhorar suas condições, para a construção de conhecimentos específicos, com vistas a aprimorar os caminhos para a aprendizagem referente aos recursos humanos. “Pedagogia Empresarial” é um termo criado por Holtz, na década de 80 do século XX, para nomear todas as atividades realizadas com objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal realizado nas empresas, relativas ao andamento de seus cursos, projetos e programas de treinamento e desenvolvimento (OLIVEIRA, 2012). Enquanto articulador de propósitos organizacionais e individuais, o Pedagogo Empresarial pode ser considerado um líder que interage com outros líderes dentro da dinâmica organizacional.

Desse modo, assume esse papel e entender suas nuances em si e nos outros permite o desenvolvimento de habilidades gerais e específicas, especialmente em termos da emissão de juízos acerca dos comportamentos, das competências e das habilidades a serem desenvolvidas. Diante do exposto, pode-se compreender que o pedagogo da empresa é um profissional que apoia o funcionário a desenvolver das competências e habilidades para atender suas necessidades e aquelas que a empresa demanda. Além disso, o pedagogo pode resolver dúvidas, lidando com diversas culturas simultaneamente, o que possibilita resultados positivos em um mercado de concorrência que pode ser bastante competitiva. Breve Histórico sobre a Pedagogia A pedagogia, campo de conhecimento da área da educação se originou na Grécia antiga. No ano de 1996, ocorreu a reforma da educação cujo currículo mínimo, foi substituído por “diretrizes curriculares”, permitindo assim maior diversidade de projetos educacionais.

A partir da tramitação desta nova regulamentação do curso, destacou-se o debate sobre a formação e o trabalho do pedagogo (PASCOAL, 2007). Além de abordar questões, como a proposta de fragmentação da atuação do pedagogo, com restrições na formação para a docência, “ênfase na gestão e da proposta de novos agentes formadores para a docência (Institutos Superiores de Educação), são incluídas nas discussões novas demandas de trabalho que propiciam atuação em diferentes espaços” (SOUZA NETO et al, 2009, p. Em 1999, a Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia (CEEP), nomeada pela Portaria SESU/MEC n. de 10 de março de 1998, composta por educadores vinculados à faculdades de educação de universidades brasileiras, elaborou uma proposta de diretrizes curriculares para o curso.

Já os Estudos Independentes são realizados mediante monitorias e estágios, programas de iniciação científica, estudos complementares, cursos em áreas afins, integração com cursos sequenciais correlatos à área, participação em eventos científicos do campo da educação, entre outros. De acordo com Scheibe (2007), após o ano de 1999, outros documentos foram encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE) reafirmando o conteúdo da proposta elaborada pela CEEP. Mas somente no ano de 2005 foi elaborado e aprovado o parecer CNE/CP 05/2005 - “Diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia”. A proposta da CEEP definia a estrutura curricular geral fundada em três princípios – docência como base comum da formação, flexibilização do currículo e organização de conteúdos por meio de diversas formas didáticas.

Já o Parecer do CNE determina uma configuração diferenciada, sob a justificativa de que o curso pode trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos, fundamenta-se nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética (SCHEIBE, 2007). referente aos incentivos fiscais para a formação profissional nas empresas (BRASIL, 1975). Além dos conhecimentos gerais que o pedagogo traz consigo do curso de pedagogia, outros conhecimentos que também contam para que ele seja considerado elemento importante no bom funcionamento das empresas, são: conhecer recursos auxiliares de ensino, entender do processo de ensino-aprendizagem, saber avaliar seus programas e elaborar projetos (PRADO et al. A função do pedagogo empresarial é buscar meios para trabalhar a qualificação de pessoal nas diferentes áreas do saber empresarial, gerando qualidade e produtividade.

Dessa forma, o pedagogo é o articulador no desenvolvimento de estratégias organizacionais no departamento de recursos humanos. Corroborando, Ribeiro (2010, p. É importante ressaltar que onde houver prática educativa intencional haverá pedagogia. Dessa maneira, o pedagogo empresarial possui um amplo campo de atuação, tanto quanto as práticas educativas na sociedade, abrangendo empresas de todos os tipos tais como: construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional e assessoria de empresas. Sendo assim, pode-se afirmar que o perfil do pedagogo desejado pelas empresas fundamenta-se nas seguintes habilidades: capacidade de realização, pensamento estratégico, criatividade, busca por inovação, compromisso com resultados, trabalho em equipe, direção de grupos de trabalho, condução de reuniões, enfrentamento e análise em conjunto das dificuldades cotidianas que venham a surgir no cotidiano das empresas, bem como problemas profissionais dos colaboradores.

Greco (2005) comenta que esse profissional deve atuar somado à experiência de outros profissionais de gestão, na busca da elaboração e consolidação de planos de trabalho, projetos e ações que visem cooperar para a melhoria da atuação dos colaboradores, bem como para melhora do desempenho da empresa. Além desses pré-requisitos que são indispensáveis à função, outros se fazem necessários para uma boa atuação profissional: O Pedagogo Empresarial precisa de uma formação filosófica, humanística e técnica sólida a fim de desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa. Para tanto, o pedagogo empresarial deve além de observar, também mostrar envolvimento, criatividade e o desejo efetivo para descobrir e seguir uma linha de trabalho que atenda não só a organização, mas também suas possibilidades e habilidades profissionais.

Desta forma, o profissional poderá sugerir programas de treinamento com vistas a aprimorar a empresa em seus aspectos produtivos e humanos. Através de seu trabalho o pedagogo empresarial poderá direcionar as pessoas conduzindo-as a funções e a desempenhar suas verdadeiras habilidades, não implicando assim a mudança de seu comportamento, mas colaborando para que o funcionário a descubra e desenvolva seu verdadeiro potencial, de acordo com as demandas de cada organização. Nesse sentido o pedagogo empresarial deve ser valorizado nas organizações, pois esse profissional trabalha de forma a entender e atender as exigências do mercado, contribuindo para o processo de crescimento dos indivíduos e das empresas por meio de atividades formativas, com a finalidade de desenvolver o lado humano dos funcionários, para mobilizar o trabalhador nas dimensões: intelectuais, físicas, emocionais, atitudinais, entre outras.

Contribuição do Pedagogo para Mudanças Sociais Desde o início da vida, o ser humano está aprendendo, inicialmente no seio da família, depois no espaço escolar, nos espaços sociais, no trabalho e outros.   Além disso, o pedagogo deve reconhecer a pessoa como um ser que pensa, age, sente e traz consigo uma cultura que precisa ser respeitada para que ele possa crescer e se desenvolver no ambiente no qual esta inserido, pois a cultura faz parte da identidade do ser humano e os valores são imprescindíveis em sua formação. Assim, a educação não escolar ou não formal poderá desenvolver nos indivíduos: - Consciência e organização de como agir em grupos coletivos; a construção e reconstrução de concepção de mundo e sobre o mundo; - Contribuição para um sentimento de identidade com uma dada comunidade; forma o indivíduo para a vida e suas adversidades; - A educação não formal contribui para o resgate do sentimento de valorização de si próprio.

Ou seja, dá condições aos indivíduos para desenvolverem sentimentos de autovalorização, de rejeição dos preconceitos que lhes são dirigidos, o desejo de lutarem para ser reconhecidos como iguais (enquanto seres humanos), dentro de suas diferenças (raciais, étnicas, religiosas, culturais, etc. Os indivíduos adquirem conhecimento de sua própria prática, os indivíduos aprendem a ler e interpretar o mundo que os cerca (GOHN, 2006, p. Segundo Giroux (2000), o pedagogo precisa atuar como um ser sempre em construção e que precisa estar sempre aprendendo, com o intuito de desenvolver o profissionalismo, com integridade humana e responsabilidade por suas ações, com capacitação mediadora que não seja apenas mero executor para se tornar um intelectual transformador das relações da gestão de conhecimentos.

Desenvolver pessoas é mais do que informar, é proporcionar a elas a capacidade de desenvolvimento de todas as suas habilidades e de se tornarem eficientes no que se propõe a fazer. O pedagogo deve construir a educação como forma de humanizar os indivíduos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo discorreu sobre o papel do pedagogo que atua em espaços não escolares através de uma pesquisa bibliográfica e respondeu ao questionamento inicial levantado pelo presente trabalho por pontuar e compreender os desafios enfrentados pelo pedagogo que exerce a sua profissão além dos muros da escola. Os objetivos deste trabalho também foram alcançados à medida que foi possível contextualizar historicamente a pedagogia empresarial, definir e compreender a importância do pedagogo nas empresas e no contexto atual no mundo do trabalho, além de permitir conhecer a dimensão do trabalho do pedagogo e de como sua atuação pode contribuir para mudanças e transformações sociais.

A realização desta pesquisa permitiu perceber que o curso de pedagogia, é um campo que agrega conhecimentos vastos que abrangem espaços escolares formais e espaços não escolares, como empresas, organizações não governamentais, hospitais, enfim, instituições diversas. Ademais, o pedagogo empresarial tem a necessidade de ser crítico, criativo e aberto a mudanças para assim, contribuir efetivamente com processo empresarial. O pedagogo deve refletir sobre as organizações, entendendo-as como ambientes próprios para a aprendizagem e motivação para o indivíduo se desenvolver profissional e pessoalmente, pois ele tem a responsabilidade de ser o articulador entre a empresa e os colaboradores e promover a interação dentro das organizações e assim colaborar significativamente na dinâmica de funcionamento e crescimento, como um todo das empresas.

Conclui-se, portanto, que o pedagogo possui habilidades para trabalhar em áreas que demandam trabalhos educativos em escolas ou empresas. Portanto, as perspectivas são positivas e promissoras para os pedagogos que visam à atuação em empresas, mesmo que possivelmente alguns desafios ocorram, o que não diminui as possibilidades de atuação desses profissionais. Esse trabalho poderá contribuir para outras pesquisas sobre o papel do pedagogo a luz do exercício da profissão em espaços não escolares. CERONI, M. R. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social. São Paulo: Universidade de São Paulo. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. GRECO, M. G. O pedagogo empresarial: pedagogia empresarial. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2005. Relações humanas.

Rio de Janeiro: 2006. Lições de pedagogia empresarial. São Paulo: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006. LIBÂNEO, J. Texto escrito para o VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” - São Cristóvão – SE/Brasil, 2012. PASCOAL, M. O pedagogo na empresa e a responsabilidade social empresarial. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro), v. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010. V. A. A disciplina História da Educação no curso de pedagogia da UNISO: uma história em três tempos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. p. MOURA, R. Org. Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

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