A contribuição da brinquedoteca da UEMG- Unidade Campanha no processo de ensino aprendizagem do Ensino Fundamental

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

ORIENTADORA: Prof. ª Dra. Solange Carneiro Rodriguez Data de aprovação ___/___/___ BANCA EXAMINADORA ____________________________________________ Prof. ª Solange Carneiro, Orientadora, UEMG _______________________________________________________________ Prof. título e nome do participante (Membro titular interno – sigla da instituição) _______________________________________________________________ Prof. PALAVRAS-CHAVE: Criança, Brincar, Aprender, Brinquedoteca ABSTRACT The present dissertation has made valuable contributions about the importance of play and play in various institutions that host children, especially in elementary and junior high schools, as well as in universities that offer the Pedagogy course. In this way, the present investigation was conducted based on the theoretical methodological assumptions of the qualitative research, in order to answer the following questions: What is the objective of the professionals in taking their students to the toy library? Is the toy library considered by the teachers as a space for the promotion of learning? How do the teachers, who use the toy library, use it? The research revealed that the toy library has a fundamental importance for the development of children enrolled in Early Childhood Education, however, it is also important for Elementary School, especially in the first year when children are in the process of literacy.

In addition, some children were not benefited by an experience of playfulness in children's schools, which deprived them of the development of basic skills essential to cognitive development for later grades. Thus, based on the theoretical framework addressed, in the responses of the participating teachers, we infer that the education of children, through playfulness is essential for their development, provided that the teachers have adequate training and that the school, through its pedagogical coordination, establish plans that fit the jokes to the contents, the age group of the students and the reality in which they are inserted. KEY WORDS: Child, Playing, Learning, Toy Library LISTA DE TABELAS Tabela 1: Patrimônio da Brinquedoteca. Direito de brincar – fundamentação legal. O que é e como surgiu a brinquedoteca. A brinquedoteca no Brasil. Tipos de brinquedoteca.

Brinquedoteca da UEMG – Unidade Campanha. No contexto de um mundo globalizado onde as mídias exercem forte influência sobre a vida das pessoas, faz-se importante diversificar os recursos didáticos pedagógicos para que as crianças pequenas tenham estímulos e interesse em permanecer por importante tempo na escola. A brinquedoteca, espaço importante para o desenvolvimento da criança, se expandiu desde a década de 80, tornando-se nos dias atuais um grande recurso pedagógico, sendo assim, um auxílio para atividades propostas pelo professor. O presente trabalho de conclusão de curso aborda a importância do uso da brinquedoteca em várias instituições que trabalham ou acolhem crianças, sobretudo nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – séries iniciais, bem como em universidades que ofertam o curso de Pedagogia.

Desta forma, a presente pesquisa justifica-se como um meio de compreender a brinquedoteca através das pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, ampliando os conhecimentos em relação à contribuição da brinquedoteca no processo de ensino ede aprendizagem, além de conhecer o espaço da brinquedoteca da UEMG/Campanha e suas possibilidades como recurso para ensinar e aprender através da ludicidade. O interesse pelo tema se fez presente no primeiro momento em que, ao entrar na brinquedoteca da UEMG Unidade Campanha, constituiu-se em um momento encantador ao conhecer um espaço riquíssimo com muitos materiais pedagógicos, brinquedos, jogos, fantoches entre outros materiais,em um ambiente lúdico e estimulador. A pesquisa revelou que a brinquedoteca tem uma fundamental importância para o desenvolvimento das crianças matriculadas na Educação Infantil, com possibilidades reais de aprendizagem, a partir de um planejamento adequado para cada faixa etária.

As professoras contribuíram com depoimentos de que a brinquedoteca favorece o desenvolvimento emocional, cognitivo e, a partir de um ambiente coletivo promove o respeito pelo outro, aprende a competir e cooperar com seus pares. Relataram também sobre a dificuldade que enfrentam em ensinar contanto apenas com a transmissão do conhecimento pelo repasse pelo quadro, cadernos e livros. No entanto, faz-se importante entender que a brinquedoteca e o brincar são imprescindíveis para o processo de alfabetização, principalmente para crianças que não foram beneficiadas com uma vivência lúdica em escolas infantis, proporcionada pelo desenvolvimento de competências básicas, essenciais ao desenvolvimento cognitivo para as séries posteriores. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1. Stern, atribuíram-lhe o que chamam de brincadeiras sérias. O Brincar seria, segundo Ch.

Buhler, uma etapa de sua evolução total, ela mesma composta de períodos sucessivos. Efetivamente, ele se confunde com toda a sua atividade enquanto esta permanecer espontânea e não receber seus objetos das disciplinas educativas. No primeiro estágio, as brincadeiras puramente funcionais, depois, as brincadeiras de ficção, de aquisição e de fabricação. Piaget apud Friedmann (2012) aborda a questão do jogo infantil como tradução do “brincar”. Tal abordagem encontra-se no livro “A formação do símbolo na criança” (1971), onde Piaget faz os esclarecimentos acerca da relação entre os jogos e o funcionamento intelectual. Martins3 (2016) aponta que os adultos precisam atender às necessidades físicas e emocionais das crianças, com ênfase no “Brincar”, sob pena de terem danos profundos em sua vida adulta, caso tais necessidades não sejam supridas.

A autora afirma que “Ao brincar, as crianças desempenham vários papéis. Elas aprendem a ter humor, a rir de si mesmas e a desenvolver empatia pelo outro”. de 22 de novembro de 2018. O bem estar de qualquer criança pequena considera o brincar como rotina certa para que ela cresça e se desenvolva plenamente.   A Declaração Universal dos direitos da criança – Documento aprovado em 20 de novembro de 1959 pela Assembleia Geral da ONU, cuja base e fundamento são os direitos à liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças. A redação da declaração é iniciada com a frase: “Toda criança tem direitos” e o brincar consta no Princípio 7: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”.

A Constituição Federal de 1988 – A preocupação com a infância não é recente no Brasil. Autora enfatiza a necessidade de uma leitura atenta por todo educador da Educação Infantil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – O documento apresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, tais como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Com relação ao brincar, expressa: Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. BRASIL, 2017, p. O brincar, então, é um dos seis direitos elencados na BNCC, cujos professores precisam encará-lo com intencionalidade educativa, acompanhando o desenvolvimento das crianças por meio de observação e registro constantes.

Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de "faz de conta", a dramatização, a construção, a solução de problemas, a sociabilização e a vontade de inventar: um camarim com fantasias e maquilagem, os bichinhos, jogos de montar, local para os quebra-cabeças e os jogos (CUNHA, 2010, p. O autor informa que, no ano de 1963, na Suécia, duas professoras e mães de crianças com necessidades educativas especiais, abriram a primeira Lekotek, mais conhecida como Ludoteca. A experiência deu certo, o que fez com que as professoras incentivassem outras mães a exercitarem a ideia com suas crianças, a partir de empréstimo de brinquedos. Diferente da brinquedoteca brasileira, a Ludoteca tem o intuito de emprestar brinquedos e também orientar as famílias para as melhores formas de brincar com seus filhos e selecionar brinquedos levarem para casa, no intuito de trabalhar com crianças que apresentam prejuízo no seu desenvolvimento.

A filosofia básica de Lekoteks era que a aprendizagem ocorresse com o manuseio dos brinquedos, daí a necessidade de oferecê-los conforme a faixa etária das crianças. Todos os brinquedos do Setor Educacional da APAE foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante. Em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, na cidade de Indianópolis, em São Paulo, cuja diretora era a responsável pela criação do termo Brinquedoteca, a pedagoga Nylse Helena Silva Cunha. Apesar da ideia encantadora, muitas dificuldades financeiras foram enfrentadas no sentido da busca por valorização e reconhecimento em nível educacional. Devido ao grande interesse pelo tema, a partir de 1984 foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri, a qual vem trabalhando em prol da divulgação do brincar, bem como formando brinquedistas e auxiliando na montagem de brinquedotecas por todo país4.

O contexto social da brinquedoteca brasileira assumiu características próprias sempre voltadas para atender as necessidades das famílias brasileiras, com consequência desse fato seu papel no campo da educação cresceu e há grandes mudanças ao ponto de vista educacional. Mais do que um simples “depósito”, este ambiente permite desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças e pré-adolescentes. Por isso, antes de criar uma é importante entender quais as diferentes funções e tipos de brinquedotecas. Brinquedotecas e suas finalidades, segundo Voitille (2012)6: • em escolas e creches: tem finalidade pedagógica; • em comunidades ou bairros: estimulam as relações de vizinhança; • as terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiências físicas e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados; • em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas; • em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil, testando novos brinquedos e brincadeiras; • as circulantes: atendem às crianças de periferias, através de ônibus, caminhonetes, etc; • em clínicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais; • em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura; • as brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas; • em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade.

  Destacando aqui, a brinquedoteca hospitalar é obrigatória desde 2005 pela lei 11. e sua finalidade é tornar o ambiente hospitalar menos traumatizante e mais alegre: A internação num hospital, além de provocar uma interrupção na rotina de vida da criança, favorece a sua insegurança porque a priva de seus parentes e amigos, seus brinquedos e tudo que lhe é familiar. Conta com materiais destinados ao ensino regular, bem como para atendimento especializado a crianças com necessidades especiais. Há um anexo interessante que é a Bebeteca, espaço especializado, adequado para a Educação Infantil, o qual objetiva o ensino, a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento da cultura de leitura para crianças a partir dos 2 anos de idade. Entre as práticas interessantes a serem exploradas com os alunos universitários em um laboratório, com foco na brinquedoteca, Oficina de confecção de brinquedos; • Oficina de cirandas, parlendas e trava-línguas.

• Oficina de jogos e brincadeira. • Análise de casos, • Dramatização de cenas em espaços escolares, • Dramatização de histórias • Oficina de conta de histórias entre outras possibilidades. O professor fará o seu planejamento com vistas ao desenvolvimento de competências e habilidades em seus alunos. Como já discorrido neste trabalho, o acolhimento, o afeto, a empatia e atenção são imprescindíveis para que a criança se desenvolva no gozo de seus direitos. A seguir está apresentado o Patrimônio disponível na brinquedoteca, brinquedos dos quais foram separados por área e apresentada a sua finalidade como recurso pedagógico: TABELA 1 : PATRIMÔNIO DA BRINQUEDOTECA BRINQUEDO FINALIDADE COMO RECURSO PEDAGOGICO Área de geografia e Ciências: Geoplano Possibilitar a construção de figuras, explora conceitos de perímetro e área.

Microscópios e esqueleto Trabalhar Ciências: microorganismos e anatomia humana Estante com floresta, animais e dinossauros Pesquisar Biodiversidade e antiguidade Expedição pelo corpo humano contém um tabuleiro, um dado, uma roleta e 50 cartas Mapas geográficos e globo terrestre Permitir que o aluno descubra os principais órgãos que compõem o corpo humano, assim como suas funções. Ecoteca para onde vai nosso lixo? Despertar nas crianças a consciência da correta destinação dos resíduos Jogos pedagógicos tais como: Exército da coleta seletiva contém dois tabuleiros e 60 fixas o jogo Favorecer a aprendizagem da separação de lixos e busca incentivar práticas de conscientização sobre geração e tratamento de resíduos. Quebra cabeça Estimular o psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.

Kit espaço Proporcionar desafios cognitivos criando situações em que a criança se coloque como agente do seu fazer e pensar trabalha conceitos de classificação, seriação, sequência e outros. Kit trânsito Informar as condições, obrigações, proibições ou restrições de forma lúdica. Loto leitura Desenvolver a atenção e a aprendizagem da leitura e escrita. Dedoches e fantoches Estimular a imaginação e a criatividade. Promover a inclusão de crianças com deficiência visual Livros em braile Promover a inclusão de crianças com deficiência visual Cartazes dos numerais e letras do alfabeto em libras Promover a inclusão de crianças com deficiência auditiva Jogo da memória tátil baixo relevo Possibilitar a percepção e interpretação por meio da exploração sensorial, trabalha coordenação motora fina, além de auxiliar a criança identificar formas e contornos através do tato.

Área de artes: Cavalete de pintura Promover atividades de artes Bandinha: Promover a arte musical, trabalhando diversos elementos do desenvolvimento humano e social. Brinquedos de sucata. Propiciar a criatividade e consciência ambiental Fonte: Lista de patrimônio da Brinquedoteca da UEMG/Campanha - MG 2. Organização e estrutura A brinquedoteca da UEMG – Unidade de Campanha está situada no bairro chapada. Foto 8: Cantinho da matemática Fonte: 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3. A Metodologia utilizada na pesquisa A presente investigação foi conduzida com base nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa de natureza qualitativa, no intuito de responder aos seguintes questionamentos: Qual o objetivo dos profissionais em levar seus alunos na brinquedoteca? A brinquedoteca é considerada, pelos professores, um espaço para a promoção da aprendizagem? Como os professores, frequentadores da brinquedoteca, a utilizam? Ludke (1986) afirma que é confrontando os dados que uma pesquisa, de fato, se realiza, através das informações coletadas sobre o objeto investigado e o conhecimento teórico acumulado acerca dele.

Análise do questionário aplicado às professoras Optou-se por questionário como instrumento de coleta de dados, a partir do qual utilizou-se do depoimento de duas professoras para o enriquecimento desta pesquisa. Tais professoras são as únicas, da escola selecionada para a presente pesquisa, a utilizarem a brinquedoteca da UEMG. que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança em idade pré-escolar. Na idade escolar, o brinquedo não desaparece, mas permeia a atitude em relação à realidade. Ele tem sua própria continuação interior na instrução escolar e no trabalho (atividade compulsória baseada em regras). A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual - ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.

 Vygotsky (2000, p. Assim, cabe aos educadores, segundo Mello, identificar os elementos culturais que os alunos precisam assimilar para o seu desenvolvimento pleno. Conforme a professora X destacou, há uma necessidade de crianças aprenderem o respeito pelo próximo, a competição, a participação e a cooperação: cabe aqui então o planejamento de brincadeiras e jogos bem elaborados para o alcance do objeto a que se propõe. Na sequência, o item 3 questionou: “Ao frequentar a brinquedoteca, você utiliza algum recurso que ela oferece para ensinar?” X disse que utiliza recursos matemáticos, bem como de linguagem e seus códigos, como a oralidade e formação de palavras. Ao passo que Y utiliza todos os jogos, brinquedos e instrumentos, sendo que o professor deve conduzir o processo de maneira criativa e eficiente.

Ao serem questionadas sobre possíveis dificuldades em utilizarem metodologias didáticas e de como a brinquedoteca pode contribuir para saná-las (questão 4), as respostas serão transcritas a seguir: A maior dificuldade é atingir a aprendizagem somente com conteúdos passados no quadro, no caderno ou em folha. As respostas das professoras que participaram desta pesquisa, corroboraram com o entendimento da necessidade da inserção de uma brinquedoteca em escolas, visando à promoção de uma aprendizagem significativa. A pesquisa revelou que a Brinquedoteca tem uma fundamental importância para o desenvolvimento das crianças matriculadas na Educação Infantil, no entanto, faz-se importante, também, para o Ensino Fundamental, principalmente no 1º ano quando as crianças estão em processo de alfabetização. Além do mais algumas crianças não foram beneficiadas com uma vivência de ludicidade em escolas infantis, o que lhes privaram do desenvolvimento de competências básicas essenciais ao desenvolvimento cognitivo para as séries posteriores.

Embora nos anos iniciais do Ensino Fundamental aconteça uma grande preocupação em transmitir conteúdos prontos e acabados para os estudantes, cuja preocupação é a alfabetização através do tradicionalismo, por meio de tarefas passadas no quadro, no caderno e pesquisadas em livros, não podemos prescindir do lúdico no processo de ensino para possibilitar a aprendizagem dos alunos. Como já foi expresso por muitos teóricos, por trás de cada jogo há uma intencionalidade pedagógica de forma concreta e prazerosa para os discentes. gov. br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado. htm. Acesso em 16. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Disponível em http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104. ed. São Paulo: Cortez, 2013. CUNHA, N, H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. In: FRIEDMANN, Adriana et al. O direito de brincar: a brinquedoteca. ed. São Paulo: Edições Sociais: Ed. Scritta: Abrinq, 1998. São Paulo: Avercamp, 2004. PETERS, Leila Lira.  Brincar para quê? Escolar é lugar de aprender! Estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar. f. Doutorado em Psicologia. SILVA, Chirley Cristiane Mineir. Brinquedoteca. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. p. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, 224p. TEIXEIRA, S. R. et al); tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Acesso em 16. APÊNDICE APÊNDICE A - Questionário Professores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG – UNIDADE CAMPANHA CURSO DE PEDAGOGIA Questionário da pesquisa: BRINQUEDOTECA A contribuição da brinquedoteca da UEMG- Unidade Campanha no processo de ensino aprendizagem do Ensino Fundamental I Olá! Você está recebendo este questionário que visa obter informações sobre as opiniões dos professores com relação ao uso da Brinquedoteca da UEMG de Campanha. Ele será a base de dados para a pesquisa. Esta pesquisa está sendo realizada para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Salientamos que seus dados pessoais serão guardados sigilosamente com os pesquisadores.

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