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Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) E O SUCESSO ESCOLAR».
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O presente artigo tem por finalidade analisar o cenário da educação inclusiva nas escolas brasileiras, mais especificamente a realidade dos alunos com transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Vamos entender o que o pedagogo, enquanto mediador dos conhecimentos, pode fazer para favorecer o aprendizado desse aluno até então negligenciado pela sociedade. O projeto será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e documentais.
Antes de 1900 já se tem histórico de estudos realizados com crianças que possivelmente possuíam o transtorno. Em 1809, John Haslam descreveu o que pode ter sido um caso de TDAH em um menino de 10 anos que era incontrolável, impulsivo e "uma criatura de vontade e o terror da família" (p.199).
Anteriormente o crédito para a autoria da primeira descrição médica de casos semelhantes à TDAH foi concedido a George Still em 1902, devido à falta de informações sobre as obras anteriores. Na época usava-se a nomenclatura de Disfunção Cerebral Mínima ou Lesão Cerebral Mínima.
2.1. CONCEITO
De acordo com a descrição do DSM-V (2014, p.32), “o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.”
Não há dúvidas nem controvérsias sobre a existência do TDAH e é reconhecido por muitos países e pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Existem países, como no caso dos EUA, que há leis que protegem as pessoas com o transtorno e garantem procedimentos diferenciados por parte da escola.
As estatísticas sugerem que o TDAH está presente na maioria das culturas, e há indícios do transtorno em diversas partes do mundo. Estima-se que cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos convivem com essa condição.
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