Como fazer um plano de negócios passo a passo: exemplos de projetos prontos

Publicado em 21.06.2023 por Grazielly de Souza Santos. Tempo de leitura: 22 minutos

No Brasil, as micro e pequenas empresas são as que mais sofrem com as crises. Muitas delas fecham as portas poucos meses após serem abertas, porque deixaram de elaborar um planejamento empresarial. Analisar o mercado, pesquisar o público alvo, possuir um plano financeiro e planejamento de ‘marketing’ são ações necessárias para quem deseja empreender com sucesso. A pergunta “como fazer um plano de negócios” pode ser sanada, fazendo um plano de negócios, antes de iniciar o empreendimento com ajuda do SEBRAE, por um modelo de plano de negócios ou começando um planejamento de negócio do zero.

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A importância de um plano de negócios

Um planejamento empresarial é tão importante quanto conseguir capital de giro, adquirir insumos, contratar trabalhadores, talvez mais. Costuma-se dizer que o projeto de negócio é a espinha dorsal de toda empresa. É ele quem dá sustentabilidade a todos os outros setores e sem ele a sociedade fica vulnerável. Imagine gastar um bom dinheiro elaborando um plano de ‘marketing’ sem saber que rumo tomar, o que fazer ou com quem falar. As chances da estratégia de ‘marketing’ falhar são consideravelmente altas.

Vale lembrar também que um plano é necessário para toda e qualquer etapa do negócio. Ao fazer uma expansão dos negócios, construir um plano para essa nova fase é fundamental para garantir o retorno do investimento, caso contrário, é como dar um tiro no escuro. A probabilidade de errar é infinitamente maior do que a de acertar.

Assim como um navegador leve a sua bússola em toda e qualquer viagem, um bom empresário mantém em seu bolso o planejamento dos seus negócios, pois:

  • É importante para organizar as ideias antes de começar um novo empreendimento
  • Auxilia durante a expansão dos negócios
  • É fonte de informações obtidas com pesquisa de mercado, de produtos e serviços
  • Ajuda na formatação de novas estratégias empresariais
  • Detalha os pontos fortes e fracos da empresa
  • Mostra como e onde deve-se concentrar forças
  • Comunica os interesses da empresa a terceiros
  • Suprime os resultados negativos

Primeiro passo da estrutura de um plano de negócios

Primeiro passo da estrutura de um plano de negócios

Aprenda mais sobre como desenvolver um plano de negócios. Fonte: Pexels

Como primeiro passo antes de começar os seus planos de negócios simples, é preciso conhecer as características do nicho de mercado em que se pretende desenvolver a atividade. É central conhecer tudo sobre os produtos ou os serviços que serão vendidos. Coletar o máximo de informações do mercado consumidor é a regra básica do plano de negócios para empreendedorismo. Assim como escolher o ponto de venda dos serviços ou de instalação da fábrica dos seus produtos.

Delimitar o público-alvo, encontrar o nicho de mercado mais apropriado à fase em que a companhia se encontra e se instalar em um local que mantenha o processo produtivo nos parâmetros financeiros pré-estabelecidos: são todos fatores importantes que influenciam diretamente no êxito da empreitada.

Imagine um empresário que decidiu criar um serviço de transporte com camelo no meio da Antártica, sem qualquer planejamento. Quais as chances disso dar certo? Ele sabe os custos envolvidos nessa operação? É adequado à demanda pelo serviço? A operação é financeiramente sustentável? Essas e outras questões precisam ser respondidas antes de todo e qualquer empreendimento.

Como montar um plano de negócios passo a passo

Antes de tudo, é importante pontuar que um planejamento é elaborado em seções, por etapas, para ser possível montar um plano de negócio. Primeiro, para ser possível montar, as seções de ordem técnica do documento: a capa, cujo objetivo é apresentar o conteúdo do plano, e o sumário, indicando quais as páginas relativas a cada seção. Em seguida, tem-se o planejamento propriamente, constituído pelo sumário executivo, pela análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano de continuidade de negócios e projeto financeiro. Conheça as principais características desses tópicos.

O que fazer

O que não fazer

  • Coletar o máximo de informações sobre a atividade empresarial
  • Copiar um planejamento de outro negócio sem relação com o seu
  • Estudar o nicho de mercado e as estratégias usadas pelos concorrentes
  • Fazer um planejamento de qualquer jeito e sem um estudo minucioso prévio
  • Desenvolver planos de marketing, financeiro e operacional de acordo com os objetivos da instituição
  • Deixar de planejar suas estratégias de vendas, de funcionamento e de operação
  • Documentar tudo em cada seção do plano de negócios
  • Não fazer um plano de negócios

Sumário executivo

O primeiro passo para elaborar um bom sumário executivo, portanto, é fazer um breve resumo da empresa, coletando todas as informações mais importantes, os dados dos empreendedores, a experiência profissional e atribuições dos empresários. Também deve conter os dados do comércio, a missão da instituição, os setores organizacionais, o capital social, as principais fontes de recursos, além das questões legais, como o enquadramento tributário e a forma jurídica. Nesse sentido, um sumário executivo deve conter:

Seção Conceito
Resumo das informações mais importantes Breve síntese das características principais da empresa, descrição do negócio, se é e-commerce, quais são os produtos e serviços oferecidos, o público-alvo consumidor, o local do comércio, os investimentos fixos, o faturamento mensal e lucro estimados, projeção de retorno do capital investido.
Dados dos empreendedores Apresentação dos responsáveis pelo empreendimento e a atribuição de cada um deles. Dados dos administradores e seus conhecimentos, habilidades e experiências, que os capacitam para liderarem o plano da empresa. É indicado estabelecer a função e grau de autonomia de cada sócio, bem como a função que irá desenvolver durante a execução do plano de negócios.
Dados do comércio Qualificações gerais e legais da empresa, como razão social, nome fantasia, número do CNPJ, endereço, atividade principal, atividade secundária, quadro societário, distribuição acionária, capital social, fonte de recursos, modelo fiscal adotado, enquadramento tributário, forma jurídica, entre outras informações próprias do negócio.
Missão e valores da empresa Palavras que indicam o destino da empresa, o objetivo da empreitada, sua função no mercado e no nicho escolhido para atuação, como quer contribuir e outros apontamentos que devem motivar os dirigentes e colaboradores da empresa.

Análise de Mercado

Análise de Mercado

Faça uma prévia análise de mercado e conheça melhor o comércio local. Fonte: Pexels

Voltando aos elementos da estrutura de um plano de negócios passo a passo, após o sumário executivo, deve ser feita a análise de mercado. É um estudo feito pela empresa acerca do setor de mercado em que pretende atuar, analisando o potencial público consumidor, a logística envolvida na operação, eventuais concorrentes na região, entre outras informações relativas à finalidade empresarial.

Essa etapa de formulação do chamado ‘business plan’ serve para conhecer melhor o comércio. Envolve uma análise detalhada das características dos potenciais clientes, uma avaliação da concorrência, qual é, em termos numéricos, a participação da empresa no mercado, os riscos envolvidos na operação, como se dará a implementação do negócio.

Caracterização dos clientes

Para fazer essa caracterização é indicado que se busque respostas para perguntas como:

  1. Qual a faixa etária do público-alvo?
  2. Qual o nível de escolaridade e a renda do mercado consumidor da empresa?
  3. Os clientes são pessoas jurídicas ou físicas?
  4. Qual o ramo de atuação dos clientes?
  5. Qual a capacidade de pagamento deles?

Entre outras perguntas que ajudem a formular uma imagem determinada do público-alvo.

Identifique o comportamento

Em suma, uma análise de mercado deve levantar questionamentos acerca do que leva os consumidores a adquirirem determinado produto ou serviço, dando uma ideia de como a empresa deve se comportar para atrair mais clientes. Com base nesse estudo é que serão formulados o preço, qual será a qualidade, o tempo de entrega, o atendimento, entre outras demandas próprias do mercado consumidor.

Encontre os clientes

O passo final de análise de mercado é localizar geograficamente os potenciais clientes. Em quais bairros, ruas, cidades, estados ou países os clientes vivem e se a empresa tem uma modelo de negócio internacional. Um passo determinante para a escolha do mercado de atuação, ajudando a considerar os custos da operação logística, da tributação, entre outras variáveis que podem influenciar nos custos da atuação empresarial.

Uma dica para quem está começando a empreender é delimitar um segmento do mercado para atuar. Por exemplo, uma empresa de alimentação que se especializa na preparação de marmitas fitness. Empresas de alimentação tem diversas frentes de atuação, especificar o público-alvo (consumidores de marmitas fitness) ajudará no progresso inicial da empresa.

Elabore questionários

Elabore questionários

Os questionários são cruciais para conhecer o mercado consumerista. Fonte: Pexels

A melhor maneira de descobrir tudo acerca do mercado consumidor, durante a análise de mercado, é através da elaboração de questionários, entrevistas, levantamentos e conversas informais com alguns clientes potenciais do seu negócio. Todas as respostas para o seu plano de negócios estão com os consumidores, pessoas responsáveis pelo sucesso das suas vendas. Escute atentamente o que eles têm a dizer e se prepare para entregar-lhes o melhor.

Avaliação da concorrência

Outro ponto importante na elaboração do plano de negócios é a avaliação da concorrência. Estudar as empresas concorrentes ajudará a compreender os pontos positivos que podem ser aplicados na execução do seu negócio. Um levantamento completo da concorrência também ajudará a suprir os pontos deficientes.

Lembre-se que a avaliação da concorrência se aplica apenas para empresas e modelos de negócios do mesmo segmento de atuação. Avaliando os principais pontos do plano de negócio, sejam fortes e fracos de cada concorrente, a qualidade dos materiais usados nos produtos ou serviços oferecidos, o preço, se é razoável ou abusivo, o atendimento prestado, se precisa de alguma melhoria, se é rápido o suficiente, existência de serviços como garantia, entre outros pontos.

Analise os fornecedores

O custo da operação é determinado pelo valor da matéria-prima, assim como a sustentabilidade da empreitada. Uma empresa sem insumos está fadada à falência. Estudar os fornecedores, portanto, é crucial para a sobrevivência de qualquer empresa. Consulte os preços praticados pelos fornecedores, o tempo de entrega, disponibilidade em estoque, a qualidade dos insumos, entre outras variáveis determinantes para a manutenção das atividades do seu negócio. Além de evitar que sua empresa fique sem funcionar, a análise prévia dos fornecedores lhe dará uma vantagem no momento de negociação por melhores preços.

Plano de Marketing

Um bom plano de marketing deve ser, antes de tudo, um planejamento estratégico de como se pretende inserir o produto no mercado, ajudando na determinação dos preços cobrados, na elaboração das táticas de venda, entre outras ações. Três pontos essenciais devem ser observados durante a estruturação de um plano de marketing.

Descrição dos produtos ou serviços Nessa etapa de criação se faz necessário deixar claro aos clientes tudo acerca da empresa, dos produtos e serviços ofertados. Através de palavras, imagens, cores, memes, vídeos e outros recursos visuais, informe o público o porquê dos seus produtos e serviços serem os melhores do mercado. Fale sobre a qualidade, prazo de garantia, condições exclusivas e tudo mais para deixar sua empresa atraente aos olhos do mercado.
Preço O preço é uma das características principais de toda estratégia de marketing. Determinar um valor adequado para cada produto ou serviço definirá o sucesso do seu negócio. Busque deixar o preço igual ou inferior ao do mercado, para garantir um lugar de destaque aos olhos do mercado consumidor. Se isso não for possível, explique, através de ações de marketing, o motivo do preço ser mais elevado.
Programa de benefícios de promoções Outra maneira de convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou contratarem os seus serviços é desenvolvendo uma política de benefícios e promoções exclusivas. Em uma estratégia de marketing, essa etapa é elementar para aumentar o conhecimento público sobre determinada marca, principalmente as mais novas do mercado. Oferecer cartões de fidelidade, dar brindes, fazer sorteio, divulgar nas redes sociais, são algumas das ações que vão deixar sua empresa mais conhecida.

Plano Operacional

No plano operacional, será determinado o modelo de atuação da empresa, observando a capacidade produtiva, o processo de produção, que elementos serão necessários para produzir e prestar os serviços oferecidos, entre outras informações.

Organização do espaço físico Etapa importante, pois além de melhorar o visual da empresa, a tornará mais produtiva. Organizar de maneira inteligente os setores e os equipamentos envolvidos no processo de produção, diminuirá a perda de tempo útil de trabalho, aumentando a produção.
Capacidade de produzir Verifique e seja realista para avaliar a estrutura da sua empresa e qual a capacidade que ela tem de produção, determinando quantos clientes conseguirá atender e a quantidade de demandas que consegue receber.

Plano Financeiro

Plano Financeiro

Analise o plano financeiro para realização do empreendimento. Fonte: Pexels

É durante o plano financeiro que serão avaliadas variáveis determinantes para a atividade empresarial, como o capital requerido, o número de sócios, a necessidade de empréstimo, o investimento total obrigatório, os valores gastos e todos os custos que compõem o processo de produção.

Estimar os investimentos Avaliando quanto capital é preciso, a existência desse dinheiro, a necessidade de solicitar um empréstimo ou a possibilidade de conseguir um investimento. Caso a empresa tenha sócios, no plano financeiro constará o investimento efetivado por cada um, bem como a cota que caberá respectivamente.
Determinar o capital de giro A quantidade numérica do recurso financeiro necessário para manter o negócio funcionando.
Estimar o faturamento Analisando todos os estudos elaborados previamente, um bom gestor determina qual é a estimativa de lucro. Obviamente que se trata de uma expectativa de lucro, que pode ser cumprida ou não.
Calcular os custos do comércio Apontar todos os dispêndios do negócio, tais como locação, ferramentas, insumo, mão de obra, impostos e demais custos necessários para o funcionamento das atividades empresariais.

Exemplos de planos de negócios prontos

Existem muitos exemplos práticos de planos de negócios que você pode usar como modelo para desenvolver o seu próprio plano de negócios. Um plano de negócios também deve ter uma boa análise de mercado, do mercado potencial e da concorrência. Abaixo, segue exemplo de planos de negócios do nosso site.

Plano de negócio sobre os níveis ideais de liquidez de uma pizzaria

Existem duas opções em relação à forma como a empresa liquidará seus ativos: um IPO e autoliquidação. A empresa usará a opção de IPO se quiser levantar capital para seus custos iniciais, enquanto a opção de autoliquidação é melhor para considerações de fluxo de caixa.

Veja um trecho do trabalho:

…. O objetivo da QUICKHOT Pizza é oferecer aos residentes da área de Santos o melhor serviço de pizza da região. Estarem empenhados em fornecer qualidade e valor de serviço que os clientes esperam. QUICKHOT Pizza usará sua estratégia, equipe e sistemas para fornecer a cada cliente uma experiência de cliente em três partes frisadas: produto de serviço (pizza estilo de São Paulo), ambiente de serviço e entrega de serviços; cada parte dos quais atenderão ou excederão as expectativas dos clientes. A visão é tornar-se a primeira escolha de pizza na área e uma empresa respeitada, medida por clientes, funcionários, acionistas e a comunidade em que se vive…

Os níveis ideais de liquidez de uma pizzaria

author

ram1972

Páginas: 11

Tipo: Plano de negócio

R$ 150.00

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Plano de negócio sobre a importância das planilhas financeiras

Uma planilha financeira é um documento que contém todos os dados necessários para calcular o desempenho financeiro de uma organização. Eles são usados por empresas e indivíduos para gerenciar suas finanças e tomar decisões sobre seus investimentos.

Veja um trecho do trabalho:

… O Mercado dos cosméticos é um dos que mais cresce nos dias atuais, pois a cada dia mais pessoas passam a dar mais atenção especial para sua aparência. No mesmo ritmo em que surgem produtos de beleza para suprir essa demanda cada vez maior. Para manter o atendimento a este mercado é necessário ter estrutura adequada, equipe atualizada e comprometida com a satisfação dos clientes…

A importância das planilhas financeiras

author

charlonandre9

Páginas: 20

Tipo: Plano de negócio

R$ 150.00

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Plano de negócios sobre a abertura de um novo empreendimento

Com o mundo dos negócios em constante mudança, é difícil ter sucesso sem um plano de negócios bem pensado e detalhado que inclua dados e premissas sólidas. Se você está planejando abrir um novo empreendimento, é importante ter um plano de negócios para aumentar suas chances de sucesso.

Veja um trecho do trabalho:

… O principal produto do Sagu Açaídera será a taça recheada, que inicialmente acompanha Nutella, granola, morangos ou bananas, leite condensado e o ingrediente principal, o delicioso açaí. Também será servido o tradicional açaí na tigela e no copo para viajem, disponibilizando o sistema de montagem pelo próprio cliente, onde o este escolhe o tamanho da tigela ou copo e seus acompanhamentos prediletos…

A abertura de um novo empreendimento

author

Kemeli Muller Ristau

Páginas: 67

Tipo: Plano de negócio

R$ 600.00

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Verifique os nossos projetos prontos

Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudá-lo no que for possível. Contamos com uma equipe de profissionais experientes que estão sempre dispostos a ajudá-lo no que for necessário. Sendo assim, trouxemos alguns exemplos do nosso trabalho pronto logo abaixo.

Plano de negócios para usina de reciclagem A reciclagem é uma questão global. De modo a minimizar as emissões de gases de efeito estufa, muitos países estão tentando encontrar alternativas viáveis para aterros sanitários. O plano de negócios para a usina de reciclagem criará uma empresa lucrativa que fornecerá os materiais necessários para a crescente população mundial e ajudará a reduzir as emissões nocivas.
Plano de negócios de uma loja móvel de roupas e acessórios femininos As empresas estão procurando novas maneiras de permanecer relevantes neste setor em constante mudança. Com a ascensão do comércio eletrônico, as pessoas querem comprar ‘online’ e evitar os aborrecimentos nas lojas físicas. Este plano de negócios específico descreve como uma loja móvel de roupas e acessórios femininos pode se manter competitiva oferecendo descontos, promoções e entrega rápida.
Plano de negócio de uma cervejaria Um plano de negócios de cervejaria abrange a história, o propósito, a visão e os objetivos da empresa. Também descreve como atingirá esses objetivos com base em seus pontos fortes e fracos. O plano deve ser escrito de forma envolvente e persuasiva com a intenção de convencer um investidor a financiar a empresa.
Plano de Negócio: loja de calçados e acessórios em couro Nos últimos anos, calçados e acessórios se tornaram uma tendência da moda com muita gente tentando desenvolver seu próprio estilo. Isso levou a um aumento da demanda por calçados, tanto no setor público quanto no privado.
Plano de negócios — Pizzaria Existem muitas empresas que oferecem sabores novos e exclusivos. Por exemplo, a Pizzaria é um negócio que oferece pizzas frescas e exclusivas. O principal objetivo deste negócio é fornecer aos clientes alimentos de qualidade a um preço razoável.
Plano de negócios — Supermercado Os supermercados são uma parte essencial da vida moderna. Eles são um lugar onde as pessoas se encontram, trocam ideias e discutem as últimas tendências em produtos. Eles devem ser uma experiência interativa e educacional que criam com os clientes com conexões duradouras.
Plano de negócios para uma empresa PET Com a crescente popularidade da indústria de animais de estimação, existe a necessidade de um serviço inovador para ajudar os donos de animais de estimação a encontrar e comprar novos animais de estimação, assim como a venda de alimentos, coleiras, brinquedos e outros itens essenciais que os animais precisam.
Plano de negócios e gestão financeira com relação a políticas de crédito e cobrança, ética e legislação As Políticas de Crédito e Cobrança devem ser elaboradas para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente. Ética corporativa, legislação e práticas de cobrança são uma preocupação crescente no setor bancário. É importante entender a importância dessas políticas para garantir que sua empresa esteja segundo os regulamentos e que seus clientes estejam sendo tratados de forma ética.
Plano de negócios para posto de combustível Postos de gasolina são um ótimo negócio para se ter. Eles são convenientes e atendem a uma grande variedade de clientes em muitas áreas diferentes. Há uma oportunidade para os empreendedores abrirem novos postos de gasolina.
Plano de negócios para a abertura de ‘vitrine’ virtual de produtos e serviços PET — ‘app’ com ênfase no desenvolvimento de aplicativo para PET-shop Há muitas pessoas com animais de estimação e querem fazer compras para suas necessidades. No entanto, não há uma maneira conveniente de fazê-lo. Com a ajuda de uma ‘vitrine’ virtual, os donos de animais de estimação podem observar os produtos de que precisam e fazer compras em qualquer lugar sem precisar sair de casa.

Nossos escritores especializados

Além dos serviços de realização do trabalho, realizamos serviços de revisão para quem precisa melhorar a qualidade de seu trabalho antes da submissão. Nossa equipe é especializada e experiente, de modo a concluir com excelência todo o plano de negócios.

Gustavo Alvarenga

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Mais de 700 depoimentos positivos e mais de 1.940 pedidos aprovados na plataforma:

  • TCCs - 793
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Prof. Mario

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Júlio Roberto Urnau

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Taila Bernardes

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Qual o tamanho ideal de um plano de negócio pronto

O tamanho do plano de negócios dependerá das necessidades do seu negócio e do público-alvo. Existem as seguintes categorias de tipos de plano de negócios:

  • Plano de negócios completo. Quando a necessidade é de apresentar a empresa por completo, utiliza-se um plano de negócios completo. Um plano de negócio completo serve também para a organização que busca investidores, servindo o documento para demonstrar todas as facetas do negócio. O número de páginas de um plano completo é variável e fica em torno de quinze a quarenta páginas, mais anexos.
  • Plano de negócios resumido. Nessa versão as informações pertinentes ao negócio são apresentadas de forma resumida. É geralmente utilizado quando se quer demonstrar algumas informações a um público-alvo específico. Por exemplo, investidores potenciais no empreendimento encontram no plano de negócios resumido as informações que precisam para realizar o aporte financeiro. Possui de dez a quinze páginas.
  • Plano de negócios operacional. O modelo de plano de negócios operacional é destinado para o próprio quadro de funcionários da empresa. É um documento elaborado para que os colaboradores possam alinhar seus esforços conforme o projeto de crescimento do negócio. Assim como os outros, o tamanho do plano operacional é variável, pois depende das características da organização.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio

Independente do modelo de planejamento escolhido, ele deve conter uma série de informações.

Sumário executivo Breve relato das principais informações do negócio, principais produtos e serviços, quem serão os clientes, local da empresa, total do investimento, enquadramento tributário, expectativa de lucro, e demais dados.
Análise de mercado Pesquisas sobre os clientes, estudo dos concorrentes, levantamento de fornecedores.
Plano de marketing Estratégia de venda, preço, promoções, canais de distribuição e pontos comerciais.
Plano operacional Layout da empresa, capacidade de produção, processo produtivo, projeção de mão de obra necessária.
Plano financeiro Capital de giro, investimento total e outras informações financeiras.

Lembre-se que já existem vários outros negócios no mercado, bem como uma série de ideias. O que vai destacar o seu negócio do outro é o diferencial, seja ele o preço ou a qualidade do seu produto e serviço. Nada impede a implementação de um negócio similar a outro que já existe, no entanto, a busca pelo diferencial é que o determinará o sucesso.

Guia vídeo: como montar um plano de negócio em 8 passos

Faça seu plano de negócio conosco

Desenvolver um plano de negócios é uma tarefa complexa que requer tempo de estudo e paciência. É comum, portanto, encontrar dificuldades no momento de estruturar o plano de negócios simplificado ou complexo de uma empresa. Mesmo quem encontra um template plano de negócios pronto, tem dificuldades em preencher o documento. Caso esse seja o seu caso, o nosso time de especialistas está pronto para ajudar. Entre em contato agora mesmo, saiba quanto custa um plano de negócios e comece a elaboração do plano conosco.

Perguntas mais frequentes sobre planejamento de negócios

O que é um plano de negócios?

Sobre a pergunta “o que é um plano de negócio”, pode se afirmar ser a espinha dorsal de toda e qualquer empresa. Nesse documento, são apontadas as informações necessárias para o bom desenvolvimento empresarial do negócio. Ele é como um mapa que servirá de guia para os dirigentes e colaboradores da organização durante as tomadas de decisões.

Quais são as etapas de um plano de negócios?

A primeira etapa de elaboração de plano de negócios é a coleta de informações. Nesta fase, os responsáveis pela elaboração do planejamento do negócio devem fazer um levantamento completo de toda a atividade empresarial. Em seguida, a segunda etapa é a fase de estudos. Durante essa etapa, deve-se analisar o mercado, os concorrentes, a cadeia de fornecimento, e tudo o mais que tenha relação com o empreendimento. Por fim, a terceira etapa é a elaboração do documento com as informações e os estudos elaborados.

O que colocar no plano de negócios?

Um plano de negócio completo deve conter uma capa, um resumo, um sumário executivo com detalhamento das informações da empresa, pesquisa de mercado, planejamento de marketing, plano financeiro e projeto operacional. Essa é a estrutura de um plano de negócio básico.

Como elaborar um plano de negócio em 2022?

Existem diversas maneiras de elaborar um plano de negócio em 2022. Uma forma comum é através do mini plano de negócios, um plano de negócio simplificado. Além disso, sites que ajudam a fazer planos de negócios online podem ser uma boa opção. Agora, quem quer um plano de negócios pronto grátis ou um trabalho de plano de negócio pronto, mecanismos de buscas podem ajudar.

Como estruturar um plano de negócios?

Para estruturar um plano estratégico de negócios é preciso conhecer a fundo toda a atividade empresarial. Além disso, é indicado ter conhecimentos sobre marketing, análise de mercado, gerenciamento operacional e planejamento financeiro. Com essas habilidades, estruturar um plano de negócio completo e sólido se torna mais fácil. Em todo caso, é possível contratar empresas especialistas em criação de planejamento de negócios.

Quais os elementos devem conter no planejamento?

Um plano de negócios deve conter todas as informações necessárias para ajudá-lo a decidir se vale ou não a pena perseguir sua ideia. Ele deve conter elementos sobre seu produto, como o que ele faz, como funciona e, porque as pessoas precisam dele. Também deve incluir informações sobre seu público-alvo, como você comercializará seu produto e quais fluxos de receita você espera gerar no futuro.

Quanto custa um plano de negócios?

O valor referente ao plano de negócios é variável com a quantidade de páginas desejada, de modo que, o preço de uma página, equivale a R$ 12,00 (doze reais). Também possuímos plano de negócios prontos, com os valores contidos na plataforma. Basta acessar o nosso site, em “trabalhos prontos”, e pesquisar no nosso banco de dados “plano de negócios”, de modo que aparecerão todas as opções.

Para que serve um plano de negócio?

Um plano de negócios é descreve o propósito, a missão e os objetivos de uma empresa. Também pode ser usado como ferramenta para levantar capital ou atrair investidores.

Como apresentar um plano de negócios?

Para apresentar um plano de negócios de forma envolvente, devem-se seguir esses 03 passos: identificação com o público, criação de relacionamento com seu público e apresentação do plano.

Checklist na hora de fazer seu planejamento de negócios

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Grazielly de Souza Santos

Autora do Studybay

Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.