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Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência, Portfólio, Pedagogia

Número do pedido
8493
Disciplina
Criado
2 de novembro 2020
Concluído
2 de novembro 2020
Preço
R$ 65,00
Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência».
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user1465946
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user1465946
Páginas: 11
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Ao longo da história da humanidade, a representação da pessoa com deficiência foi
influenciada pela cultura da sociedade vigente em diversos períodos, passando por fases: abandono,
extermínio, castigo, escravidão, segregação, integração e inclusão. Segundo Fernandes (2011, p.133)
“a trajetória do indivíduo com deficiência é marcada por preconceitos e lutas em favor do direito à
cidadania, de acordo com cada cultura dentro das sociedades”.
O movimento de inserção de alunos público alvo da educação especial (PAEE), em escolas
regulares, ocorre há décadas, de forma não gradativa e pouco estruturada. Com o advento da
Declaração de Salamanca (1994) o direito à escolarização desses alunos, no ensino regular, tem sido
marcado por fases de transformações, chegando até o paradigma atual da inclusão Mostrar todos
De acordo com Tessaro (2005) a inclusão não é apenas habitar em um local, é também a criação de novos espaços e sentidos, onde estes levam a transformações, beneficiando todos os alunos, propiciando a participação e convívio com as diferenças, construindo um espaço igualitário, e permitindo a melhoria no sistema educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 diz o seguinte sobre a educação de crianças com deficiência: “Entende-se por educação especial, para efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais”. Ou seja, a legislação brasileira apresenta clareza quando se fala na educação inclusiva.
O movimento mundial pela inclusão é considerado uma ação política, cultural, social e pedagógica, que tem por objetivo defender os direitos de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva é um paradigma educacional que se fundamenta na concepção de direitos humanos (FRIGOTTO, 2011).
Diante da situação, o Ministério da Educação/Secretária de Educação Especial apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, na busca de constituir políticas públicas que promovam uma educação de qualidade para todos os alunos.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, p. 89-94, 2006.
BRASIL. Constituição (1998). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm > Acesso em:10.05.2020.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10.05.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Rev. Esp., Brasília, v.4, n.1, p. 7 -17, jan./jun.2008. Ed. Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/re Mostrar todos
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