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APRESENTAÇÃO DAS QUATRO COMPETÊNCIAS DE BRAYNER, Resenha (Crítica), Pedagogia

Número do pedido
7930
Disciplina
Criado
23 de agosto 2020
Concluído
23 de agosto 2020
Preço
R$ 60,00
É peciso fazer rápido até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «APRESENTAÇÃO DAS QUATRO COMPETÊNCIAS DE BRAYNER».
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Escritor
Páginas: 9
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O presente ensaio pretende apresentar as quatro competências de Brayner, dispostas no livro “Educação e Republicanismo”. Para tal, é preciso compreender por que motivos, o autor julga necessário a abordagem dessas competências no espaço escolar. Como objetivo também, proponho apresentar a diferenciação entre Escola e Sala de aula, desenvolvida por Brayner. E por fim, levar o leitor a uma reflexão da necessidade dessa temática mediante a crítica da urgência destas serem adicionadas ao currículo escolar da educação básica.
Neste trabalho, iniciaremos apresentando as quatro competências de Brayner, abordadas no livro em questão, são elas: competência argumentativa, Competência proposicional, Competência decisória e Competência auto interrogativa, em seguida explicaremos os motivos que levaram o autor a julgar preciso essas competências no espaço escolar, fazendo distinção entre escola e sala de aula e por último expor a urgência de um currículo que englobe estas competências para municiar os sujeitos nos seus processos decisórios, tornando assim a escola um espaço mais próximo à democracia.
Deste modo, o autor não concorda com a afirmação de que um conselho escolar torna a escola um espaço democrático, além disso, distingue escola de sala de aula.
A escola é apresentada como uma instituição pública que pertence ao espaço propriamente político, com a participação de adultos com perspectivas diferentes e capazes de argumentar com racionalidade, utiliza-se do conceito de racionalidade argumentativa, cunhado por Habermas
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRAYNER, Flávio. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Editora Liber Livro, Brasília, 2008
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 13ª ed. São Paulo, Editora Cortez, Autores Associados, 1986.
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