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ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA-SP, Projeto de Pesquisa, Pedagogia

Número do pedido
14951
Disciplina
Criado
13 de julho 2021
Concluído
14 de julho 2021
Preço
R$ 55,00
Ajude! É preciso fazer até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA-SP».
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juliana2708
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juliana2708
Páginas: 17
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Esta pesquisa busca refletir a respeito do Ensino Fundamental, a partir do parecer CNE/CEB nº 4/2008, de 20 de fevereiro de 2008 (homologado em 16/6/08) que regulamenta o ensino fundamental de nove anos, tendo como base as diretrizes curriculares do MEC, que contém informações desde a organização e implementação desse nível de ensino até as orientações de como proceder nessa nova perspectiva da educação brasileira. Tem por objetivo principal identificar e observar se a escola pública de ensino fundamental da rede municipal de Hortolândia-SP está adequada às normas estabelecidas pelos órgãos competentes e suas resoluções, a fim de identificar qual o trabalho didático-pedagógico desenvolvido para o referido ano escolar e suas especificidades. E para atender tais objetivos será realizado um l Mostrar todos
Como educadora que atua na Educação Infantil, durante o estágio de didática do ensino fundamental, ao adentrar a sala de Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia-SP, observou-se que ocorre uma mudança brusca na rotina na sala de aula da criança que acaba saindo da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental. Observou-se tambem que a escola não está totalmente preparada pedagógica e fisicamente para se adaptar a estas criança de seis anos que embarcam neste novo mundo[...]

Com base nesse distanciamento observado, esta pesquisa busca refletir a respeito do Ensino Fundamental, a partir do parecer CNE/CEB nº 4/2008, de 20 de fevereiro de 2008 (homologado em 16/6/08) que regulamenta o ensino fundamental de nove anos, tendo como base as diretrizes curriculares do MEC, que con Mostrar todos
Desta maneira segundo o autor, “o processo de hominização termina com o surgimento da história social da humanidade” (p.282). [...] sendo assim cada geração que surge já está imersa em um mundo repleto de objetos e acontecimentos criados pelas gerações anteriores. Cabe a esta nova geração apropriar-se desta cultura já posta, lembrando que as aptidões e singularidade humanas não são transmitidas biologicamente, são adquiridas por este processo de apropriação da cultura. Lembrando que esta cultura está posta cabe à educação transmitir esses valores e aquisições da cultura humana as novas gerações. [...] Ele, por fim enumera quatro componentes que seriam os pilares de uma escola de qualidade que são: Liderança, Currículo, Comunidade e Programas dirigidos para uma melhora na pratica pedagógi Mostrar todos
ARELARO, Lisete et al. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e pesquisa, são Paulo, v.37, n.1, 220p. 35-51, jan./abr. 2011. Disponível em: . Acesso em : 01 mar. 2013

Brandão, Carlos da Fonseca. O ensino fundamental de 9 anos e a legislação educacional brasileira. In: ________Paschoal, Jaqueline delgado (orgs). Ensino fundamental de 9 anos: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp: 2009.

Brasil, lei nº 9.394/96 – lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: presidência da república, 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br

_______. Lei nº 11.114/05 – Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: presidência da república, 2005. Disponível em: http://www.mec.gov.br

_______. Lei nº 11.274/06 – Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: presid Mostrar todos
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