Trabalhos de filosofia: um pouco sobre a definição do termo

Publicado em 18.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 7 minutos

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser. Apesar de ter algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.A filosofia é o saber mais abrangente. A partir dela, são fundamentados e desenvolvidos os projetos educacionais e as pesquisas, bem como embasa-se, inclusive, a consultoria a instituições científicas, artísticas e culturais. A filosofia pode ser dividida em vários ramos. A “filosofia do ser”, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia do trabalho está relacionada a questões da ética.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Origem da filosofia

Origem da filosofia

Foto: unsplash.com

A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Naquela época, a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de várias partes do mundo. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia. Antes de surgir o termo filosofia, Heródoto já usava o verbo filosofar e Heráclito usava o substantivo filósofo. No entanto, vários autores indicam que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo (sem se descrever como tal) e Pitágoras foi o primeiro que se classificou como filósofo ou amante da sabedoria.

Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Diversos filósofos deixaram seu nome gravado na história mundial e cada um desses filósofos fez suas teorias baseadas nas diversas disciplinas da filosofia, lógica, metafísica, ética, filosofia política, estética e outras.

Escrevendo os trabalhos de filosofia: elaboração do texto

O texto filosófico, por ter como base a filosofia, busca a compreensão da realidade tal como ela é e não somente como se apresenta, expondo ao leitor uma determinada tese defendida pelo autor, que não necessariamente estará limitada ao rigor técnico, mas também estará fundamentada numa pessoalidade específica de cada autor, suas experiências e sua própria visão da realidade como um todo e em como ela o afetará, permitindo que suas vivências dessa realidade possam vir à tona como uma cosmovisão inalienável.

Assim, pode-se definir que o texto filosófico necessita partir de um determinada questão, como também refletir e, por fim, dar argumentos que justifiquem o seu ponto de vista sobre esta questão em específico.

O processo de como fazer um texto filosófico envolve explorar conceitos abstratos e questionamentos sobre a natureza da existência, da realidade e do conhecimento. É importante estabelecer uma estrutura clara e lógica, apresentando uma introdução que introduza o tema e a problemática a ser discutida. Em seguida, desenvolva argumentos embasados em teorias filosóficas relevantes, utilizando raciocínio crítico e análise reflexiva. Por fim, conclua o texto de forma concisa, apresentando uma síntese dos principais pontos discutidos e deixando espaço para reflexão e debate. A linguagem de um trabalho de filosofia pronto deve ser clara, precisa e adequada ao contexto filosófico, privilegiando a argumentação e evitando a subjetividade excessiva.

Escrever os trabalhos de filosofia – seja para um estudo universitário ou para publicação – requer atenção gigantesca aos detalhes. Escrita filosófica é diferente da escrita que geralmente é solicitada em outros cursos. Abaixo estão listadas os principais passos para começar a elaborar o seu texto de trabalhos de filosofia.

Fazendo um esboço

Antes de começar a escrever, é necessário pensar sobre as perguntas: Em que ordem deve-se explicar os vários termos e posições que se estarão discutindo? Em que ponto apresentar a posição ou o argumento de seu oponente? Em que ordem oferecer suas críticas ao seu oponente? Algum dos pontos que se está fazendo pressupõe que já se discutiu algum outro ponto por primeiro? E assim por diante. A clareza geral do seu trabalho dependerá muito da sua estrutura. É por isso que é importante pensar sobre essas questões antes de começar a escrever.

Um esboço dos argumentos que irão apresentar-se, antes de começar a escrever, permitirá organizar as idéias e os pontos que o aluno quer discutir no seu texto e ter uma visão de como elas vão se encaixar no tema geral. Se o trabalho tiver um bom esboço, o resto do processo de escrita vai ser muito mais fácil.

Os procedimentos de pesquisa para elaborar um texto dependem muito desse esboço inicial sobre o tema. Essa etapa inicial vai contribuir para todas as partes do estudo, até mesmo colaborando para a escolha do título para trabalho de filosofia.

Introdução

Os primeiros parágrafos introdutórios devem situar o contexto para o restante do texto. Neles o autor estará inteirando seu leitor a respeito do conteúdo de seu trabalho. Isso dá subsídios para que ele perceba por que o assunto é importante, a definição do problema e qual será sua tese. Nesta hora certamente o esboço prévio do trabalho mencionado anteriormente pode ajudar. Uma vez escrita a primeira versão, sempre se poderá voltar e reelaborar o primeiro parágrafo. A introdução dá ao leitor uma indicação a respeito do assunto que o texto está abordando e sugere qual será o ponto de vista do autor.

Desenvolvimento

Ao mesmo tempo em que a primeira sentença de cada parágrafo deve conter uma nova ideia ou a expansão de uma ideia anterior, ela deve fluir naturalmente a partir da última sentença do parágrafo anterior. É preciso tomar cuidado para não pular de um ponto para outro, sem antes avisar o leitor – senão ele ficará perdido e não saberá para onde o autor está indo e o que quer demonstrar. É claro que há muitas maneiras diferentes de se escrever trabalhos de filosofia e às vezes é apenas da questão de saber o que funciona melhor para o aluno. Por exemplo, o aluno pode querer descrever a questão e os pontos de vista a seu respeito, para depois abordar os possíveis contra-argumentos e suas respostas ou pode querer desenvolver todas essas questões ponto a ponto. Isto é, apresentar um argumento e uma objeção possível, para depois resolver a crítica e seguir adiante.

As sentenças centrais

As sentenças centrais do parágrafo devem dar detalhes e ampliar a discussão que está sendo desenvolvida, enquanto a sentença final deve deixar o leitor com uma percepção clara de qual o ponto chave da questão, ao mesmo tempo em que deve situar o parágrafo seguinte. Além disso, os parágrafos não devem ser demasiado longos. Como regra geral, os argumentos mais fortes devem ser reservados para o final de seu trabalho. Comece com os mais fracos ou menos relevantes e então desenvolva seu argumento. Certamente o aluno não vai querer terminar seu trabalho num tom fraco, já que as últimas coisas que estarão apresentadas no texto serão as primeiras coisas de que o leitor vai se lembrar logo após a leitura.

Originalidade dos trabalhos de filosofia

É de suma importância que o o aluno de filosofia seja capaz de encarar o questão do tema sobre o qual estará com seu ponto de vista pessoal que venha a se transformar em originalidade.

Ser conciso e claro

Para escrever ótimos trabalhos de filosofia, o autor precisa ser conciso, mas ao mesmo tempo explicar-se claramente.É necessário ser conciso, por que À ideia de concisão soma-se a de clareza. O texto que tem essas qualidades, fruto da articulação coesa e coerente do material informativo, facilita o trabalho do leitor, que pode ler-lo com fluência. Por concisão normalmente se entende a capacidade de sintetizar as ideias: dizer o máximo com o mínimo de palavras. É claro que fazer isso nem sempre é fácil, mas, com um pouco de atenção e treino, é possível compor um texto condensado sem prejudicar o seu teor informativo.

Apresentar e avaliar os pontos de vista dos outros

Apresentar e avaliar os pontos de vista dos outros

Foto: unsplash.com

Discuta coerentemente. Uma pesquisa de filosofia requer argumentos cuidadosos. Sua opinião ou explicação, ao ser exposta, precisa ser cuidadosamente construída.

Quando uma passagem de um texto é particularmente útil para apoiar a sua interpretação dos pontos de vista de alguns filósofos, pode ser útil citar a passagem diretamente. Procure reforçar qualquer afirmação polêmica com referências relevantes da literatura filosófica.

Porém as citações nunca devem ser usadas como um substituto para a sua própria explicação. Ao citar um autor, explique sempre o que a citação diz em suas próprias palavras. Se a passagem citada contiver um argumento, reconstrua o argumento em termos mais explícitos e diretos. Se a passagem citada contém uma afirmação ou suposição central, dê exemplos para ilustrar o ponto do autor e, se necessário, distinga a reivindicação do autor de outras reivindicações com as quais possa ser confundida.

A conclusão do texto deve reunir todas as partes de seu texto num argumento final. A conclusão é usada para reafirmar seu ponto de vista e os principais argumentos referentes tanto aos tópicos específicos de seu texto quanto ao assunto em geral.

Confira neste vídeo: como escrever melhor


Considerações finais

A filosofia é uma das poucas disciplinas a apresentar muita liberdade criativa,e ao escrever o seu texto será possível se divertir muito explorando ideias e produzindo novos argumentos interessantes. A filosofia é desafiadora, e escrever textos e pesquisas desse gênero pode ser uma das coisas mais interessantes nas atividades de um aluno de filosofia.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.7/5 (11 votos)