Se este é o seu primeiro contato com o gênero textual injuntivo, pode ser que você se assuste um pouco com o nome, mas saiba que ele se faz mais presente no seu dia a dia do que você imagina. O texto injuntivo ou instrucional é aquele que orienta o leitor a fazer determinada coisa a partir de comandos muito claros. Tem como propósito ensinar, aconselhar, recomendar. É daqueles que você encontra predominantemente em receitas culinárias, tutoriais de Do it Yourself (DIY), regras de jogos, manuais de instrução, por exemplo. Acompanhe esse artigo para entender melhor sobre as características e exemplos de textos injuntivos.
Você vai encontrar aqui:
- O que é o texto injuntivo
- Como fazer: principais características do texto injuntivo
- Diferença entre texto injuntivo e texto prescritivo
- Dicas para fazer um bom texto injuntivo
- Verifique abaixo sobre o texto injuntivo
- Precisa de ajuda com seus textos acadêmicos?
- Perguntas frequentes
- Checklist: as características de um texto Injuntivo
O que é o texto injuntivo
O texto injuntivo, também conhecido como instrucional, é aquele que tem como objetivo guiar o seu leitor dando instruções claras do que precisa ser feito para que ele consiga chegar ao resultado final.
Ele está muito presente no nosso dia a dia. Em sua essência, esse tipo de texto é um passo a passo com a explicação do que se deve fazer. Por exemplo, bula de remédio, receitas culinárias, em todos eles têm texto injuntivo por predominância.
Ou seja, o conceito de texto injuntivo pode ser compreendido como aquele que vai guiar o comportamento do leitor a uma ação necessária, seja montar, construir, medicar, pintar, ou qualquer outra orientação.
Enquanto estudante universitário, é possível que você seja solicitado a fazer o uso de um texto injuntivo. O discurso injuntivo faz parte do dia a dia de algumas das áreas de conhecimento, como gastronomia, engenharia, medicina, letras, entre outros.
Supomos que você é estudante de gastronomia e precisa disponibilizar um passo a passo de uma receita que você criou para entregar aos professores. O seu texto dissertativo vai ter, em sua maior parte, relação com tipo textual injuntivo. No modo de fazer, você vai precisar colocar o passo a passo da receita, explicando o que precisa ser feito em cada momento e com quais ingredientes irá usar em cada etapa.
Como fazer: principais características do texto injuntivo
Esse tipo de texto descritivo tem características bastante peculiares, como o uso dos verbos no infinitivo. Para ser considerado injuntivo, instrucional, também é preciso que siga o uso de uma ordem que leve a um resultado final satisfatório.
Separamos aqui as principais características que você deverá considerar quando produzir gêneros textuais injuntivos:
- Conteúdo com escrita em caráter instrucional com uma lista para direcionar o leitor;
- Predominância dos verbos no Imperativo (faça, coloque, mexa);
- Não é de caráter obrigatório, ou seja, caso o leitor altere alguma ordem, não há grandes consequências ou penalidades, a não ser o fato de que o resultado não seja o mesmo;
- Permite que se coloque outras opções - o leitor pode fazer escolhas - que também chegarão ao mesmo resultado;
- Língua portuguesa simples e objetiva, assim como o seu modo verbal, para facilitar ao máximo o entendimento;
- Estrutura simples, com tópicos e orientações claras.
Diferença entre texto injuntivo e texto prescritivo
Alguns estudantes podem fazer confusão entre texto injuntivo e prescritivo. Isso porque os dois tipos textuais têm, fundamentalmente, as mesmas características. Servem para instruir, orientar, são feitas por tópicos e usam verbos no imperativo.
A principal diferença entre a tipologia textual injuntiva e a prescritiva, é que no texto prescritivo é obrigatório seguir as instruções sob alguma penalidade, ou consequências graves, quando não ocorre a utilização conforme o descrito. O maior exemplo de texto prescritivo são as leis. Elas precisam ser seguidas, caso contrário, o cidadão pode ser penalizado.
Ou ainda, os procedimentos médicos que devem ser seguidos pelos enfermeiros. Se não forem seguidos à risca, podem colocar em situação a risco a vida de alguém.
Já um texto injuntivo pronto, a finalidade pode ser a escrita de uma receita culinária de bolo, apesar de existir uma ordem a ser seguida que deixe o bolo mais fofo e macio, ou para que ele cresça, o leitor pode até colocar o fermento na farinha de trigo, mas se não o fizer, o bolo também pode crescer. Não é algo impeditivo, a tipologia injuntiva, e sim, um texto informativo.
No prescritivo, não é aberto a opções e agir alterando quaisquer uma das instruções pode causar penas.
Resumindo, a relação de diferença entre eles são:
Texto injuntivo (instrucional) | Texto prescritivo |
Serve para orientar o leitor a uma ação | Serve para orientar, mas também tem caráter impositivo |
Não é obrigatório seguir a ordem ou trocar alguns dos itens | É obrigatório que se sigam as instruções como foram dadas |
Não oferece riscos de penalidade | Prevê penalidade |
Dicas para fazer um bom texto injuntivo
Agora que você já conhece o conceito e as principais características dos textos injuntivos, provavelmente conseguirá escrever um texto injuntivo sem muita dificuldade e compreensão. Porém, ainda queremos deixar aqui algumas dicas para que o seu texto expositivo fique ainda melhor, realizando uma revisão de texto próprio.
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
|
|
Verifique abaixo sobre o texto injuntivo
Aprenda mais sobre as características do texto injuntivo, conhecido também como instrucional, e as principais diferenças entre o texto injuntivo e prescritivo.
Precisa de ajuda com seus textos acadêmicos?
Sabemos o quanto é desafiador produzir trabalhos e textos acadêmicos durante o período de formação Superior. São muitas as atividades, regras e uma infinidade de outros afazeres que um estudante tem dentro da sua rotina diária.
Por isso, a StudyBay selecionou os melhores profissionais que podem te ajudar com qualquer tipo de trabalho. Tem dificuldade com a escrita, com o seu projeto de TCC, em achar um tema bom para a sua monografia? Não se preocupe mais com isso. Entre em contato e solicite o seu orçamento personalizado.
Perguntas frequentes
O que é um texto injuntivo?
Os textos injuntivos são aqueles de caráter instrutivo, que direcionam o leitor a fazer algo. Como exemplo de texto injuntivo, temos as receitas médicas, manual de instrução, manual de jogos, propagandas, dentre outros.
Qual a estrutura do texto injuntivo?
Para fazer um texto injuntivo, a estrutura tem que ser padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão (este não é obrigatório, mas quando falamos de trabalho acadêmico é sempre bom colocar).
Qual a diferença entre Texto Injuntivo e Prescritivo?
A principal diferença é que os textos prescritivos, em geral, têm o caráter de ordem, obrigação e de modo que quando a explicação não é cumprida, pode acarretar penalidades ou graves consequências.
Qual a finalidade do texto injuntivo?
O objetivo do texto injuntivo é dar a uma pessoa uma instrução ou comando. Também serve como um aviso ou um pedido a alguém. O texto injuntivo é um tipo de comunicação escrita usada para ordenar ou proibir. Pode ser usado para alertar, advertir ou aconselhar.
Quais são os elementos do texto injuntivo?
Alguns elementos do texto injuntivo, são a necessidade de instruir o receptor, incentivo e o uso do verbo no imperativo.
Como elaborar um texto injuntivo?
Primeiro, você precisa identificar qual é seu objetivo e o que deseja que seu público faça. Então, você precisa fornecer evidências sobre como eles devem fazer isso.
Checklist: as características de um texto Injuntivo
Autora do Studybay
Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.