As dissertações em prosa são textos solicitados em provas escolares e exames nacionais em geral. Como em muitas ocasiões o aluno não conhece o termo “em prosa”, isso pode causar um certo medo que até pode paralisar a produção textual. Neste texto explicamos que não há razão para pânico, uma vez que uma “dissertação em prosa” é irmã gêmea de uma dissertação argumentativa e de um texto argumentativo-dissertativo. O que acontece é que às vezes eles são chamados de um jeito, às vezes de outro.
Sumário rápido:
- O que é um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo?
- Como produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa?
- Planejando o seu texto em forma de prosa com cuidado
- Dissertação em prosa: estrutura
- Exemplos de dissertação em prosa
- Confira neste vídeo: como escrever melhor
- Fontes para aprofundar a pesquisa
- Perguntas frequentes sobre redação dissertativa em prosa
- Checklist
O que é um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo?
Todo texto dissertativo, em que o autor disserta sua opinião é nada mais nada menos, do que uma redação em prosa. Exemplos comuns disso podem ser observados no nosso dia a dia, em jornais e revistas trazendo a todo tempo o tema mais adequado e chamativo de dissertação, para cada tipo de leitor.
De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, a escrita em prosa é uma “narrativa ficcional, em oposição a verso, composta sem forma métrica, sem verso(s)”.
Para a produção de uma boa dissertação, é necessário escolher entre dois tipos:
- A dissertação expositiva. Geralmente é o texto em prosa que aborda assuntos e acontecimentos reais e inquestionáveis, muitas vezes já noticiados e discutidos na mídia. Consequentemente, acaba atendendo mais ao propósito de uma exposição verbal da situação, do que um convite ao debate.
- A dissertação argumentativa. É uma dissertação em prosa igualmente, mas desta vez, você convidará os leitores a refletirem sobre o tema, opiniões e embasamento dos argumentos que pretende apresentar. Aqui você precisará de um pouquinho mais de “malemolência” para envolver e convencer o leitor, à medida que expressa seus pontos de vista sem perder a objetividade e o alicerce da sua dissertação maravilhosa.
Quer entender ainda mais? Então veja o exemplo de texto dissertativo em prosa a seguir:
É texto argumentativo | Não é argumentativo – é expositivo |
Analisando os dados da OMS para expectativa de vida em 2019, percebemos que faz total sentido associar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ao quanto se espera que uma população viva. É necessário um questionamento constante sobre se tais números são aceitáveis em pleno século XXI. | Segundo a OMS, a expectativa máxima de vida no ano de 2019 para Brasil, Angola e Portugal, era respectivamente de 79, 65 e 84 anos. |
Pela observação dos objetivos que a ONU determinou para o nosso país até o ano de 2030, é possível afirmar com certeza que a maior parte deles já deveria ter sido atingida. Relacionando as riquezas do país, é palpável o quanto de negligência há no fato de que ainda haja pobreza, fome e desigualdade imensas no país. Além disso, a baixa qualidade da educação (que também está entre as metas), é forte e diretamente ligada à ausência de melhores indicadores de nutrição e de condições sociais. É possível afirmar com certeza, já que é do conhecimento de todos, que boa parte disso se deve à inércia, inaptidão e, por vezes, corrupção de governantes. | Segundo informações do website da ONU (Organização das Nações Unidas), alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil a serem atingidos até 2030 são:
|
Todo texto dissertativo, em que o autor disserta sua opinião é nada mais nada menos, do que uma redação em prosa.
Como produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa?
É perfeitamente natural que todo país siga suas próprias estruturas de linguagem e estruturas textuais, para facilitar a comunicação escrita entre os seus cidadãos. E aqui no nosso país, esse tipo de texto não é diferente. Para garantir o sucesso e a qualidade da sua dissertação, você precisará seguir ao menos seis regras básicas.
1. Conjugue os verbos corretamente. Convenhamos que ler que “nós vai” para qualquer lugar que seja em uma dissertação, pode ser altamente indutor de um ataque cardíaco para os amantes da Língua Portuguesa, não é mesmo? Portanto, seja muito cuidadoso ao aplicar os tempos verbais e procure se referir sempre à terceira pessoa. Tanto faz se usará no plural ou no singular, mas a forma correta de referência deve ser sempre: Ele ou ela, eles ou elas.
2. Cuidado com a linguagem! Se o tipo de texto que estiver formulando for direcionado a uma redação formal, cuide para que esta não contenha gírias e expressões coloquiais que possam comprometer a qualidade, a seriedade do seu vocabulário ou as ideias a serem repassadas.
3. Preto no branco. Como já discutido anteriormente, prosa não é verso. Utilize do sentido literal de cada palavra escolhida para a sua dissertação e deixe o sentido figurado, (ou o duplo sentido), para os poemas e outras formas de texto mais adequadas, em vez de tentar aplicá-los dentro do texto dissertativo-argumentativo.
4. Se expresse sobre tudo, mas saiba se expressar! Evite as redundâncias. Se a dissertação é sua, ela obviamente expressará as suas opiniões e seu ponto de vista sobre um determinado assunto. Portanto, frases como: “Na minha opinião” ou “eu acho que”, só servem para deixar seu texto redundante e cansativo para o leitor.
5. Coloque um ponto, literalmente. Ninguém é obrigado a adivinhar quando você concluiu um assunto, quando pausou para reforçar um outro tema, ou quando mudou a linha de raciocínio por qualquer motivo. Uma boa dissertação deve ser organizada e clara. E as pontuações da sua redação são fundamentais para garantir isso.
6. Seja coerente! Para ser classificado como dissertação, seu texto precisa convencer o leitor com parágrafos que organizem as ideias centrais do tema e sejam elaborados cuidadosa e coerentemente. Ou seja, certifique-se de formular o começo, o meio e o fim de sua redação, para que o leitor consiga fazer o mesmo enquanto te acompanha.
Planejando o seu texto em forma de prosa com cuidado
O começo, o meio e o fim citados anteriormente (chamados tecnicamente de introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto), são fundamentais para garantir a organização e fluidez da sua dissertação.
Ao apresentar um texto dissertativo-argumentativo, certifique-se de que terá argumentos convincentes para um texto crítico em prosa mais completo.
Assim como você prepararia um mapa ao viajar para te orientar e te poupar algum tempo, o mesmo acontece com sua dissertação em prosa. Será de grande ajuda, se você der às suas ideias um “roteiro”.
Mas o ponto principal aqui, ainda é o tempo que dedicará às suas pesquisas de informações, para desenvolver sua tese com propriedade.
Confira algumas dicas para os seus textos dissertativos em prosa
Fazer uma redação em prosa requer do aluno preparo, estudo e atenção aos detalhes. Vamos agora dar sugestões de como tornar essa tarefa mais simples e assertiva:
- Leia, leia e leia mais um pouquinho se necessário, para se inteirar e aprender tudo sobre o ponto a ser explorado.
- Use reforços para os seus argumentos, como estatísticas, notícias, exemplos e fatos que proporcionem uma base firme ao que será escrito.
- Prepare um esquema de frases ou palavras que te ajudarão a decidir a hierarquia das ideias de determinado assunto, de acordo com a necessidade da sua mensagem, para que então você possa iniciar o rascunho do seu texto dissertativo argumentativo.
Dissertação em prosa: estrutura
Vamos falar aqui sobre a estrutura da dissertação em prosa, sobre os elementos que ela deve apresentar.
Na introdução, apresente brevemente a tese a ser defendida. Ao começar o processo de desenvolvimento, pense em palavras que reforcem e resumem seus argumentos e seus pontos de vista de maneira clara e convincente, para então finalizar de forma prática e realmente conclusiva.
Mas, atenção! Antes de iniciar seu esquema, saiba que muitas ideias e palavras poderão surgir sem ordem alguma nos seus pensamentos. O objetivo aqui é fazer algo parecido a uma “tempestade de ideias”.
Registre todas elas, mesmo que não as utilize mais tarde. O processo de divisão das ideias por importância pode ser complicado no início, mas com um pouco de prática, deixará seu texto ainda melhor e mais fácil de ser compreendido.
Veja um exemplo de esquema de texto dissertativo-argumentativo, com as ideias já organizadas:
Tema
Legalização do aborto: um direito ou um pecado? Introdução
Diferentes pontos de vista da sociedade sobre o tema. Desenvolvimento 1º parágrafo: direito à vida, princípios religiosos. 2º parágrafo: Estado laico, proteção às mulheres. 3º parágrafo: Brasil: Escola deveria tratar deste assunto ou apenas a família? Escrever no mínimo três parágrafos abordando cada ponto de vista de maneira neutra e informativa. Conclusão Os interesses políticos devem visar a segurança do povo, democracia e participação comunitária nos projetos de lei. Aplicação de metodologia profissional em hospitais seguros e credenciados e apoio psicológico às mulheres pode ser a solução.
Feito o esquema, é só seguir o passo a passo que já aprendemos, as dicas oferecidas para uma produção textual efetiva, misture tudo em um esquema e prontinho!
Suas ideias e argumentos criarão mais vida e convidarão seus leitores a refletirem sobre os assuntos mais importantes para você, que por sua vez, serão apresentados de maneira muito mais clara e organizada a partir de hoje.
Exemplos de dissertação em prosa
Agora que passamos várias informações para você, nosso objetivo é ajudar um pouco mais. Vamos apresentar alguns exemplos de dissertação em prosa. Você vai ver como não é difícil nem diferente de tudo que você já vem estudando há muito tempo.
E, por tudo que você leu até aqui, já deve saber: exemplos de dissertação em prosa e exemplos de redação em prosa para qualquer tema são exatamente a mesma coisa!
- Redação de CAROLINA MENDES PEREIRA Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade ...
- Redação de FERNANDA CAROLINA SANTOS TERRA DE DEUS No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica...
- Redação de MATTHEUS MARTINS WENGENROTH CARDOSO O advento da internet possibilitou um avanço das formas de comunicação ...
- Redação de LUISA SOUSA LIMA LEITE A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade do século XX...
- Redação de JULIA PAULA CELEM Sob a perspectiva de uma revolução Tecno-Científico-Informacional, vive-se o auge da...
- Redação de NATÁLIA CRISTINA PATRÍCIO DA SILVA A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não...
- Redação de PEDRO ASSAAD SALLOUM MOREIRA DA ROCHA As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado...
Confira neste vídeo: como escrever melhor
Fontes para aprofundar a pesquisa
- Textos dissertativo-argumentativos: Subsídios para qualificação de avaliadores;
- Texto dissertativo-argumentativo: teoria e prática;
- Livro impresso: LEITÃO, L.R.; ALMEIDA, M.C.; COSTA, M.F. Redação de textos dissertativos. Rio de Janeiro: Ferreira, 2013;
- Livro: ALADIM, D. Redação infalível e outras dicas para você arrasar nas provas. São Paulo, Objetiva, 2019.
Precisa de ajuda com a sua redação em forma de prosa?
Precisa fazer uma redação e está com dificuldades de desenvolver o tema? Ou então precisa de uma redação em prosa pronta? Você pode contar com a StudyBay. Somos uma empresa formada por especialistas nos mais variados campos do conhecimento, com experiência na elaboração de redações, dissertação de mestrado, trabalhos escolares e acadêmicos.
Perguntas frequentes sobre redação dissertativa em prosa
O que é uma dissertação em forma de prosa?
Uma dissertação nada mais é do que um texto com começo, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Em prosa significa que ela será construída com períodos e parágrafos. A prosa é o contrário do verso, que é utilizado em poesias, canções, etc.
Qual a diferença entre uma dissertação e dissertação em prosa?
Não existe tal diferença na prática. O que existe é uma diferença entre dissertação argumentativa e expositiva.
Como fazer um texto dissertativo-argumentativo em prosa passo a passo?
Estudando continuamente a norma culta da língua portuguesa. Além disso, planejando o conteúdo e fazendo pesquisas prévias e registrando todas as suas ideias, mesmo que as descarte depois. Crie um esquema com tópicos antes de começar a escrever, e neste esquema contemple a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, ou seja, faça o “esqueleto” do que pretende escrever. Por fim, desenvolva a dissertação.
Como fazer uma boa redação em prosa?
Estudando constantemente, buscando sempre informações, não fugindo do tema proposto e escrevendo muito como treino. Seu objetivo precisa ser o de melhoria permanente.
Como começar uma dissertação em prosa?
Para fazer uma dissertação, é importante ler com atenção a proposta da prova e os textos de apoio. Assinale as ideias mais importantes que encontrar, pois elas serão úteis para a elaboração dos seus argumentos. Uma vez compreendido o tema da redação, comece a rascunhar as ideias que você teve a partir das leituras e pense qual será a sua linha argumentativa. Organize o que é mais relevante dentro do modelo introdução - desenvolvimento - conclusão. Releia o texto dissertativo argumentativo escrito, corrigindo erros e incoerências.
Como é um texto em prosa do tipo Dissertativo-argumentativo?
Uma redação dissertativa-argumentativa segue uma estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o tema da redação deverá ser apresentado, dando ao leitor uma ideia do que virá a seguir no texto dissertativo argumentativo. No desenvolvimento, os argumentos devem ser colocados, sem esquecer da necessidade de se embasar as ideias com fontes ou citações. Na conclusão, as principais ideias do texto são retomadas de forma resumida e, normalmente, o autor deverá apresentar uma sugestão de solução para o problema em questão.
Qual a diferença entre texto em prosa e verso?
Um texto dissertativo ou narrativo em prosa nada mais é do que o texto corrido, que não se preocupa com a sonoridade de suas palavras ou com a disposição e a forma das frases no papel. Já a poesia ou texto em versos tem características que a remetem para outras artes como a música e as artes plásticas, uma vez que o poeta pode prestar atenção (ou não) à métrica dos versos, à sonoridade das palavras, ao uso do espaço e à constante tentativa de desafiar a linguagem.
O que é tipo textual dissertativo-argumentativo?
A produção de texto dissertativo argumentativo é um tipo textual que serve para o estudante demonstrar, através de uma redação seu ponto de vista sobre um determinado assunto. Tal texto deve ter respeito a língua portuguesa e a quantidade máxima de parágrafos permitidos, tendo em vista que se trata de um texto com quantidade de linhas limitadas. Assim, a argumentação do autor deve respeitar a norma padrão, a língua portuguesa e a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa maneira, a dissertação argumentativa em forma de prosa também mantém as mesmas características da redação discursiva, com a diferença de que escreve a argumentação em versos como um poema. O vestibular ou concurso costumam dispensar a prosa dissertativo-argumentativo e cobrar apenas a redação do edital.
Como começar uma dissertação em prosa?
Escrever um texto em prosa não é algo complicado como a maioria dos estudantes pensam. Isso porque, o texto dissertativo em prosa costuma funcionar da mesma forma que o texto normal, no entanto, o ponto de vista é escrito um pouco diferente do texto dissertativo, sendo elaborado como um poema. Assim, para começar o texto dissertativo em prosa, o estudante deverá iniciar o parágrafo introdutório informando ao leitor as informações que o restante do texto trará, isso no modo poema. Com uma estrutura que combine as informações.
Quais são as características de um texto em prosa?
O texto dissertativo em prosa tem a estrutura dos parágrafos similares a apresentação de demais textos. No entanto, entre as características do texto em prosa que se destacam temos a de que a opinião do autor é apresentada em versos, como se fosse um poema. Assim, a argumentação é determinada em parágrafos que rimam entre si. O mesmo vale para a dissertação escrita em prosa, e demais trabalhos que precisam ser escritos em prosa. O texto dissertativo argumentativo precisa trazer o ponto de vista do autor, com respeito a norma padrão e a proposta descrita na questão problema, e as mesmas características valem para o texto dissertativo em prosa.
Qual a diferença entre dissertação em prosa e argumentativa
Ambos trazem a opinião do autor, no entanto, o texto dissertativo argumentativo não traz os parágrafos escritos em prosa, ou seja, de forma que combinem entre si, como um poema. E essa é a principal diferença entre os dois. Ambos possuem o ponto de vista sobre determinado assunto, mas a forma de escrever a prosa é diferente.
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.