Apesar do Brasil ter uma das legislações mais completas do mundo, nem as previsões feitas em suas legislações são capazes de conter o índice de trabalho infantil do país. Segundo índices do IBGE 1,8 milhão de crianças e adolescentes com a faixa etária de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em 2019, esse número pode ter mais do que dobrado com o advento da pandemia causado pelo Covid-19.
Você vai encontrar aqui:
- Trabalho infantil no Brasil
- Causas do trabalho infantil
- Consequência do trabalho infantil
- Combate ao trabalho infantil
- Trabalhos acadêmicos prontos sobre trabalho infantil
- Mais trabalhos acadêmicos prontos disponíveis no nosso catálogo
- Nossos principais especialistas
- Redação sobre exploração infantil: o que fazer e o que não fazer
- Vídeo explicando o trabalho infantil como tema de redações
- Nossa ajuda
- Perguntas frequentes sobre trabalho infantil
- Checklist sobre o tema “Trabalho infantil no Brasil”
Trabalho infantil no Brasil
Se o cenário da exploração do trabalho infantil já não era dos melhores em 2019, em 2021 depois do advento da pandemia causada pelo Covid-19, um dos vírus mais mortais da história, com certeza o cenário não viu uma melhora. Muitas crianças perderam seus pais, avós, tios, irmãos pelo vírus, o que causou sérias consequências na relação familiar e no sustento dessas crianças.
O combate ao trabalho infantil redação deve destacar a importância de proteger os direitos das crianças, ressaltando os impactos negativos dessa prática em sua saúde, educação e desenvolvimento. É fundamental abordar no texto sobre trabalho infantil no Brasil redação pronta, medidas de combate, como políticas públicas efetivas, conscientização e fiscalização. Além disso, é necessário refletir sobre a responsabilidade social das empresas e a importância de garantir oportunidades de educação e lazer para as crianças, visando um futuro mais justo e digno para todas as crianças. A erradicação do trabalho infantil é um compromisso necessário para garantir o pleno desenvolvimento de cada indivíduo.
Mas não só isso, com a perda de renda por grande parte da população, o trabalho infantil na realidade brasileira voltou a assombrar, mostrando números cada vez maiores, causando também a evasão das escolas públicas, a migração de muitas famílias para o meio rural, e até mesmo o aumento da pobreza extrema.
Como se não bastasse esse cenário desolador, a UNICEF no encontro realizado em Genebra, fez mais um prognóstico impactante, vejamos:
Assim, no cenário atual é muito importante elaborar um texto sobre trabalho infantil. Esse é um tema que deve sim ser debatido, para que possamos encontrar maneiras de acabar com a mão-de-obra de crianças e adolescentes que deveriam estar estudando e brincando, e que acima de tudo, deveriam ter seus direitos respeitados.
Porém, a falta de políticas públicas eficazes, só faz aumentar a desigualdade social. O índice de crianças negras que sofrem com o trabalho escravo infantil é ainda maior. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a mão-de-obra infantil de crianças negras supera a de brancas, uma triste realidade que deve ser combatida.
Causas do trabalho infantil
Antes de começar a listar as causas do trabalho infantil, segundo pesquisas dos sociólogos, nós queremos deixar claro que em momento nenhum concordamos com essa forma de exploração de milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Muito menos estamos tentando justificar o porquê dela acontecer, não mesmo.
Assim, apenas estamos apontando as causas para essa exploração da criança e do adolescente no mercado de trabalho. Dessa forma, são algumas das causas conhecidas:
Extrema pobreza, falta de condições financeiras nas famílias |
Infelizmente é de conhecimento de todos que as famílias de baixa renda são as que mais têm jovens que abandonam as escolas para poderem trabalhar, é uma triste realidade que atinge famílias não só da zona rural, mas também dos grandes centros urbanos. |
Falta de fiscalização do trabalho infantil no Brasil |
Apesar de termos uma das mais completas legislações do mundo, a falta de eficácia na aplicabilidade da legislação permite que a exploração do trabalho infantil continue acontecendo em nosso país. |
Ausência de assistência social |
Infelizmente, atualmente são muitos os casos de pessoas que estão precisando de assistência social, e os profissionais não estão tendo condições de atender a todas as famílias necessitadas. |
Ausência de atuação do Poder Público |
Apesar de terem previsões legislativas sobre a questão, não há uma fiscalização efetiva sobre o cumprimento das normas. Dessa maneira, seguimos sem efetividade prática. |
Desigualdade social |
Infelizmente a desigualdade nos segrega, e faz com que milhões de crianças tenham que ingressar no mercado de trabalho, quando deveriam estar estudando e brincando. |
Consequência do trabalho infantil
As consequências da exploração do trabalho ainda na infância são extensas e muito abrangentes, em resumo vamos trazer algumas consequências apontadas pelo Ministério da Saúde:
Aspecto psicológico |
O trabalho infantil afeta o pscicológico da criança, pois ela assume uma responsabilidade muito grande com uma idade tão precoce, assim ela deixa de fazer todas as coisas de criança, para assumir uma carga de responsabilidade muito grande, prejudicando o seu desenvolvimento pleno. |
Aspecto físico |
O trabalho infantil afeta o sistema muscoesquelético das crianças, além do sistema cardiorrespiratório. O fato de carregar peso pode causar deformações na coluna e em outros ossos, levando em consideração que pela pouca idade e as atividades desenvolvidas o osso pode não crescer regularmente. Outro problema é que o esforço físico leva a um maior esforço do coração, o que pode acarretar problemas cardíacos. Tudo isso sem mencionarmos os danos a pele, e ao sistema imunológico, pois muitas vezes as atividades exercidas são em locais insalubres. |
Aspecto social |
A mão-de-obra infantil causa o afastamento social dessa criança, pois ao invés de estar brincando com outras crianças, frequentando a escola e a aprendendo, a realidade é outra, essa criança está exercendo trabalhos dirigidos a adultos. |
Aspecto lúdico |
Não vamos nos esquecer que o trabalho infantil faz a criança deixar de ser criança, ela não mais participa de brincadeiras de crianças, tem uma vida infantil, mas sim na prática se torna um “adulto” sem ser. Ouvir que uma pessoa não teve infância é algo pesado e duro, algo que todos nós devemos combater. |
Combate ao trabalho infantil
A erradicação do trabalho infantil não é nem de longe uma tarefa fácil, mas é algo que deve ser combatido com todo o rigor pelas autoridades públicas. Em 2002 foi instituído no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela OIT, escolhido para a data de 12 de junho.
Acontece que ainda hoje, quase vinte anos depois, esse problema não foi erradicado. Com o advento da pandemia do Covid-19 a condição dessas crianças piorou. Muitas tiveram o acesso à escola interrompido para poder trabalhar, seja em virtude da perda do emprego pelos pais, ou até mesmo da morte destes.
Entretanto, mesmo sabendo que é uma tarefa árdua ela deve ser feita, assim, trouxemos aqui algumas sugestões de passos a serem tomados para erradicar o trabalho infantil:
- Para que haja uma mudança primeiro de tudo tem que haver uma discussão sobre o assunto, assim criar pautas de discussão sobre a condição do trabalho infantil brasileiro é o primeiro passo;
- Criação de políticas efetivas, como o bolsa família que ajudou milhares de pessoas a saírem da extrema pobreza;
- Criação de mais cursos profissionalizantes com uma ajuda mensal aos estudantes que se dedicarem aos cursos e obtiverem uma alta frequência e média;
- Acompanhamento familiar para pessoas de baixa renda, se certificando de que as crianças estejam escola para receberem os benefícios;
- Punição rigorosa para quem for capturado praticando trabalho infantil.
Sabemos que o caminho para tirar as crianças do trabalho infantil no Brasil é longo, mas os primeiros passos devem ser dados. Assim, lembre-se sempre de cobrar ao seu governante eleito políticas eficazes de combate a essa pauta.
Trabalhos acadêmicos prontos sobre trabalho infantil
Para encontrar exemplos de redação sobre trabalho infantil, é possível recorrer a diversas fontes. Uma opção é pesquisar em bancos de dados de instituições educacionais, como universidades e escolas, que podem disponibilizar trabalhos de estudantes sobre o tema. Além disso, é possível buscar em plataformas online de compartilhamento de redações, como sites e fóruns acadêmicos, onde os usuários podem compartilhar suas produções. Também é válido explorar materiais de organizações não governamentais, institutos de pesquisa e órgãos governamentais que abordem a temática do trabalho infantil.
Para aqueles que desejam fazer um trabalho acadêmico ou até mesmo uma redação para o ENEM focados neste tema, o nosso banco de dados pode te ajudar. Nele você encontra diversos modelos já prontos que você poder usar de exemplo.
Abaixo estão alguns dos exemplos que temos no nosso banco de dados para você se inspirar ou buscar a ajuda de nossos especialistas.
Trabalho Infantil: Mecanismos de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente
Uma boa ideia para abordar este tema é focar-se nas medidas que podem ser feitas para combater esta prática abusiva, assim como foi feito neste trabalho acadêmico para o curso de serviço social.
Veja um trecho do trabalho: …A entrada de uma criança no mercado de trabalho é movida por diferentes aspectos. Alguns se associam diretamente com a situação da família e outros são motivos exteriores a ela. A pobreza, a falta de perspectivas dadas pela escola e a demanda por mão de obra infantil são elementos que motivam a entrada da criança ou adolescente no mercado de trabalho. Em cada realidade, os fatores têm diversas influências…
Mecanismos de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente
Páginas: 9
Tipo: Trabalho Acadêmico
Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.
Contextualização do Trabalho Infantil no Brasil
Para aqueles que buscam por um exemplo de TCC feito com esse tema, aqui está um dos exemplos no nosso banco de dados. Nele é possível ver toda a estrutura seguindo as normas da ABNT e como introduzir o tema de maneira correta.
Veja um trecho do trabalho: … Para Neves (2001) o exercício de atividades laborais por crianças e adolescentes pode ser entendida como o não reconhecimento de certos trabalhos de caráter remunerado desenvolvidos de forma penosa por estes indivíduos, dificultando assim a sua promoção física, social, mental e profissional para a fase adulta pela qual se em desenvolvimento…
Contextualização do Trabalho Infantil no Brasil
Páginas: 37
Tipo: TCC
Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.
Erradicação do Trabalho Infantil: O trabalho do programa de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV - e o papel do serviço social
Uma outra maneira de abordar sobre o trabalho infantil em um TCC é focar-se em ligar o tema ao seu curso universitário. Neste exemplo, é possível ver qual o papel do serviço social na luta contra esta prática.
Veja um trecho do trabalho: … Quando trabalham na indústria moveleira, ficam sujeitos a choques elétricos e risco de amputações ao manusearem a serra circular. O peso da madeira também prejudica a postura das crianças e adolescentes que exercem esse tipo de atividade. Já as crianças e adolescentes que trabalham na cultura do sisal tendem a desenvolver problemas auditivos e respiratórios, têm o sistema locomotor comprometido, ficam sujeitos a picadas de animais peçonhentos, cortes e sob o risco de acidentes nas batedeiras…
Erradicação do Trabalho Infantil: O trabalho do programa de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV - e o papel do serviço social
Páginas: 53
Tipo: TCC
Se você não encontrou o que estava procurando, pode contar com o apoio dos nossos especialistas.
Mais trabalhos acadêmicos prontos disponíveis no nosso catálogo
Acessando o nosso catálogo, você terá uma enorme variedade de exemplos para lhe ajudar a escrever o seu trabalho acadêmico ou redação de ENEM dentro do tema de trabalho infantil. E, caso você precise, ainda pode contar com a ajuda de nossos especialistas.
Veja aqui alguns outros exemplos de como abordar este tema em seus trabalhos.
Uma boa ideia para os estudantes de direito é abordar o tema de acordo com a legislação, falando sobre as leis em torno do trabalho infantil. |
|
Trabalho infantil no Brasil: causas, consequências e combate |
Também é possível lidar com o tema de maneira mais ampla em seu trabalho acadêmico, falando de todo o processo desde de suas causas até a forma de combatê-lo. |
Tanto em trabalhos acadêmicos quanto em redações do ENEM, é sempre importante trazer temas atuais. Correlacionar o trabalho infantil com a internet é uma ótima maneira de fazer isso. |
|
Uma boa ideia para resumos e redações é falar sobre as consequências e o peso do trabalho infantil para as crianças e adolescentes. |
|
A erradicação do trabalho infantil no Brasil à guisa do ordenamento jurídico brasileiro |
Os trabalhos de TCC e monografia normalmente pedem temas mais centrados e por isso é bom lidar sobre o assunto o correlacionando com o ordenamento jurídico brasileiro. |
Nossos principais especialistas
Se você já sabe como abordar o tema de trabalho infantil no seu trabalho acadêmico, está na hora de você entrar em contato com um de nossos especialistas. Eles são capacitados e estão prontos para lhe ajudar a fazer qualquer passo do seu projeto, até mesmo as partes mais complexas na hora de completar seu trabalho. Para fazer um orçamento com um de nossos especialistas é só preencher o formulário.
Redação sobre exploração infantil: o que fazer e o que não fazer
O que fazer |
O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
|
|
Vídeo explicando o trabalho infantil como tema de redações
Nossa ajuda
Se você vai fazer o Enem desse ano e precisa de ajuda, não hesite em nos contatar. Podemos oferecer ajuda para uma série de questionamentos, nossos profissionais são experientes em diversas matérias e podem ajudar você a conseguir a tão sonhada aprovação no Enem.
Se precisar de ajuda com sua redação pronta para o Enem, entre em contato. Em nossa plataforma você encontra uma série de artigos com assuntos que podem cair na prova do Enem, sinta-se à vontade para ler os artigos em nosso blog, quem sabe algum não te ajuda? Um abraço e até a próxima.
Perguntas frequentes sobre trabalho infantil
O que é trabalho infantil?
De uma forma mais simples, podemos definir que trabalho infantil é o trabalho realizado pela criança ou adolescente que esteja abaixo da idade permitida de trabalho, segundo a legislação do país. No caso do Brasil a idade mínima para contratação em trabalho é de 18 anos, salvo casos especiais como o do menor aprendiz, a legislação do estágio, estes possuem sua legislação e adequação próprias.
Como erradicar o trabalho infantil?
A erradicação do trabalho infantil não é tarefa fácil. Mas com algumas atitudes podemos fazer nossa parte e ajudar a tentar resolver esse problema que não é apenas daqueles que sofrem com essas condições, mas sim de todos nós. Caso tome ciência de que alguma criança ou adolescente esteja sendo vítima de exploração sexual, trabalho noturno e uma série de outros fatores que são considerados exploração infantil, denuncie. O número para denúncia é o 100, a ligação é gratuita. Além da denúncia devemos trabalhar na educação e conscientização dos cidadãos, e o respeito aos direitos humanos básicos. Nenhuma mudança ocorre com rapidez, mas a discussão desses temas ajuda ao encaminhamento da mudança.
Quais são os principais problemas relacionados ao trabalho infantil?
As consequências do trabalho infantil são muitas, dificilmente conseguiríamos listar todas e representar o quão profundas podem ser as marcas de quem sofre esse tipo de violência, ainda mais em uma idade tão tenra quanto a dos jovens vítimas desse tipo de exploração. Alguns problemas que podemos listar acerca do uso de mão-de-obra infantil são a fadiga excessiva desses jovens, a exposição a esforço físico intenso afeta o desenvolvimento físico, emocional, bem como o cognitivo dessas crianças e adolescentes, prejudicando o seu pleno desenvolvimento. Além de retirar esses estudantes da escola, e forçá-los a trabalhos muitas vezes degradantes. Por este motivo, o combate a violência infantil é uma tarefa de todos nós.
Como trabalhar com o tema trabalho infantil”?
Esse é um tema delicado e que deve ser tratado com cuidado, ao falar sobre trabalho infantil procure pesquisar bastante antes de escrever. Uma dica para pesquisar antes da sua redação sobre trabalho infantil para Enem, é buscar dados e notícias em sites oficiais, como o do Governo Federal, Unicef, ONU - Organização das Nações Unidas e muitos outros. Debater sobre essa temática é um dever de toda sociedade brasileira e deve ser levado a sério.
O que é o decreto nº 6.481?
Esse decreto traz artigos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que regulamenta os piores tipos de trabalho infantil e as formas para erradicá-lo, o decreto deixa claro a proibição do trabalho infantil, exceto nos exemplos previstos no próprio decreto.
O que é a Lei da Aprendizagem?
É a lei do Aprendiz Legal, que trata da questão dos jovens entre 14 a 24 anos serem contratados pelas empresas, a condição para essa contratação está listada na lei 10.097/2000.
O que foi a Lei do Ventre Livre?
Ela dizia que todos os filhos de escravas, que nesse momento já eram livres, seriam entregues aos senhores feudais para que estes tomassem conta das crianças até fazerem 21 anos.
Checklist sobre o tema “Trabalho infantil no Brasil”
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.