Redação sobre violência nas escolas: temas e modelos de texto sobre o bullying escolar

Publicado em 29.10.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 16 minutos

Com a proximidade do Enem, os alunos do ensino médio começam a se preocupar com a elaboração da redação. Sabemos que o tema trazido pelo Enem é sempre relevante, e justamente para auxiliar você, que hoje vamos falar de redações sobre violência nas escolas, te ensinando a fazer um texto sobre esse tema tão importante atualmente. Portanto, se quiser saber mais acerca sobre a prática de bullying nas escolas do Brasil, e texto sobre bullying escolar, continue lendo esse artigo.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que é violência escolar?

Se tem uma coisa que atualmente preocupa são os casos de violência, seja dentro de casa, nas igrejas ou até mesmo na escola. Cada dia que passa temos visto mais e mais a questão de episódios de violência deploráveis. Ela atinge vários setores da sociedade e é um problema que remete aos primórdios do desenvolvimento da humanidade.

Segundo o Protocolo de Prevenção à Violência nas Escolas (PREVINE) de Porto Alegre, é importante que a violência seja encarada “como um fenômeno complexo com muitas manifestações”.

O que é violência escolar

Compreenda como se inicia o ciclo da violência. Foto: unsplash.com

Mas, o que seria violência? Podemos dizer que violência é a transgressão das regras impostas para a convivência em sociedade. Infelizmente, a cada dia que passa temos visto mais e mais violência nas escolas brasileiras. São episódios de alunos agredindo professores, mas também de professores agredindo alunos. Ocorrências de desrespeito generalizado, colapso do sistema educacional e inércia das autoridades, que não oferecem políticas públicas eficientes, são fatos comuns no cotidiano do país.

Portanto, a violência escolar é um termo que se refere a qualquer ato violento que ocorra dentro ou ao redor de prédios escolares, nas dependências da escola ou como parte de qualquer atividade patrocinada pela escola. O termo pode ser usado para se referir à violência física ou ameaças de violência, mas também pode incluir abuso verbal ou outros tipos de comportamento agressivo.

Mas, o tema do problema da violência no ambiente escolar é apenas voltado para a agressão física, ou psicológica e moral na sala de aula? Na verdade, do ponto de vista da violência nos ambientes escolares, podemos ir além nessa definição. Afinal, não seria também uma espécie de violência a falta de material, de estrutura e de mão de obra na rede pública? Ou seja, o abandono e negligência por parte dos poderes responsáveis também podem ser considerados formas de violência que alimentam este ciclo.

Isso sem contar a ausência de proposta, de docentes suficientes, de qualidade de ensino e de políticas para uma educação de qualidade. Como se não bastasse tudo isso, muitos estudantes ainda enfrentam a miséria, a pobreza extrema, e a violência e o abandono dentro de casa, o que os fazem optar pela evasão escolar cada vez mais. A violência nas escolas brasileiras ocupa um lugar muito alto no ranking mundial, o que por si só já deveria ser objeto de alarme social.

O número de cidadãos brasileiros que nem sequer possuem o ensino fundamental completo é assustador. Na pandemia causada pelo Covid-19 estima-se que milhares de estudantes não tiveram acesso às aulas remotas por não terem um computador, ou por vezes sequer energia elétrica em casa, ferindo totalmente os direitos humanos e a Constituição Federal.

Por que acontece a violência escolar?

Por que acontece a violência escolar

Entenda como ocorrem as agressões no ambiente escolar. Foto: unsplash.com

A violência escolar é um problema sério que existe há décadas. No passado, as razões para a violência escolar não eram claras. Atualmente, existem muitos fatores que podem contribuir para a violência escolar, como bullying, mídias sociais e outros tipos de tecnologia.

O bullying é uma das principais causas de violência escolar, pois pode levar à depressão e ansiedade que, no que lhe concerne, podem levar ao abuso físico e emocional. A mídia social tornou-se um fator importante na contribuição para a violência escolar porque dá às pessoas uma plataforma para intimidar anonimamente sem quaisquer consequências.

Essa proposta de redação dissertativa-argumentativa sobre violência nas escolas, na verdade, é muito interessante e faz os próprios alunos refletirem sobre determinados comportamentos durante a sua formação. Portanto, se seus professores lhe deram essa tarefa, deve-se levar a sério e pesquisar a fundo.

Nas escolas públicas as agressões são mais vislumbradas, embora não sejam uma exclusividade destas, ocorrendo também em estabelecimentos de ensino privados. Vemos inclusive alunos que entraram na escola portando armas de fogo. Mas por que isso acontece? Uma pesquisa revelou que tal fato por vezes tem origem na casa dos jovens, onde estes deveriam ser protegidos e bem cuidados, mas isso não acontece.

A realidade de muitos desses jovens é de medo, agressão e violência moral dentro da própria casa, o que os leva a reproduzir tais agressões no ambiente escolar, com os professores ou com outros estudantes. Infelizmente o ser humano é um produto do meio que vive, e muitos pais oferecem aos seus filhos um ambiente hostil dentro de casa.

Se você fosse escrever uma redação sobre violência escolar usando 20 linhas, não seria suficiente para descrever a extensão do problema a fundo. Temas como esse são de total relevância para a sociedade e seu debate, além de levantar o problema, pode gerar possíveis medidas para melhora das relações sociais no ambiente de estudos.

Contudo, esse ranking aterrador de violência escolar não fica somente a cargo do Brasil. Os Estados Unidos também possuem altos índices de violência entre os estudantes na sala de aula. Várias vezes vimos casos de ex-alunos que entraram nas escolas atirando contra professores e alunos.

Dados indicam que inúmeros jovens faleceram no país por disparos efetuados por armas. Então, o que fazer? Se esse fato não é apenas do Brasil e a violência escolar está presente em outros países mais desenvolvidos? Bem, esse é um tema a ser discutido, uma pesquisa a ser efetuada e um plano a ser traçado.

Um fato que é de conhecimento geral é que não é mais possível continuar do mesmo jeito, o modelo atual não é nada satisfatório, vemos professores completamente exaustos e sem psicológico para enfrentar a profissão, uma educação estagnada e escolas brasileiras sucateadas. Precisamos de políticas eficazes, investimentos e mais apoio da sociedade ao professor.

Antes de entrarmos no tópico sobre redação, queremos apresentar um resumo sobre bullying escolar através de de mitos e verdades sobre violência em escolas, que esperamos que ajude em seu aprendizado:

Verdade Mito
  • Os envolvidos em casos de violência escolar são cada vez mais jovens.
  • A violência ocorre somente em escolas públicas e com público carente.
  • A violência na escola reproduz de certa forma fenômenos que ocorrem na sociedade, estando cada vez mais presente nas escolas brasileiras.
  • A violência no ambiente escolar é algo totalmente novo.
  • A violência na escola possui fundamentos sociais, econômicos e familiares.
  • O melhor modo de combater a violência em escolas é a repressão.

Como escrever melhor

Como Fazer Uma Redação Sobre Violência no Ambiente Escolar

A violência no ambiente escolar é um grande problema, afetando muitas pessoas e suas comunidades. A violência pode ser física ou verbal, e pode ser direcionada a alunos ou professores. Algumas das formas mais comuns de violência são o bullying, o assédio sexual e o cyberbullying.

A violência nas escolas texto é um tema preocupante para redações, pois impacta diretamente a vida dos estudantes e o ambiente educacional. Ao abordar violência na escola texto, é possível discutir as causas e consequências da violência, as medidas preventivas e a importância de promover um ambiente seguro e acolhedor nas escolas. Essa discussão também envolve a conscientização sobre o respeito, a valorização da diversidade e os desafios para conter a violência escolar no Brasil.

Existem muitas razões pelas quais a violência nas escolas ocorre, bem como muitas soluções diferentes para impedir que esse problema aconteça novamente. Uma das principais causas desse problema é porque não há adultos suficientes supervisionando os alunos durante o horário escolar, o que os deixa sem supervisão e vulneráveis a serem feridos por outro aluno.

Não há uma fórmula mágica para escrever uma redação sobre bullyings na escola, mas separamos aqui umas dicas de como seria um modelo desses tipos de textos. Vejamos:

1. Pesquisa. Todo bom texto começa com uma boa pesquisa. Ler e pesquisar bastante sobre o assunto facilita a vida do aluno na hora de escrever. Para esses tipos de textos é interessante buscar dados sobre os índices de violências na educação nas escolas do Brasil.

2. Faça anotações. Enquanto estiver realizando a pesquisa sobre o tema, sempre faça anotações das partes mais importantes. Se alguns casos te parecerem relevantes, anote. É sempre interessante ter anotações sobre o texto, pois assim caso você precise lembrar de algo, não precisará rever toda a pesquisa.

3. Ponto de vista. Tenha em mente que a maioria dos textos cobrados em vestibulares se trata de um texto argumentativo-dissertativo, portanto o seu ponto de vista conta bastante. Dessa forma, crie argumentos para defesa da sua ótica sobre o tema.

4. Mãos a obra. Apesar de muitos alunos tratarem a redação como um bicho de sete cabeças, ela não apresenta complicações na sua estrutura, vez que é basicamente composta por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Antes de começar a escrever, tenha em mente qual será a sua linha de raciocínio e lembre-se de segui-la até o final do texto. Além disso, como se trata de um texto curto, não perca tempo com devaneios e se atenha aos fatos.

5. Língua portuguesa mandou lembranças. A linguagem a ser utilizada no texto é sempre a formal, por isso cuidado com gírias, palavras incorretas e grafias erradas. Você estará sendo avaliado para ingresso em um ensino superior, portanto se atente a norma padrão de escrita.

Pesquisas, anotações, treino constante para desenvolver bons argumentos, prática e cuidado com a língua portuguesa são dicas para ajudar em suas redações.

Estrutura da Redação Sobre Violência Escolar no Brasil

Algumas regras sobre a estrutura da redação podem variar conforme as especificações cobradas. Porém, uma estrutura básica é sempre igual nesse tipo de texto. Para te ajudar na formação de qualquer tipo de redação, trouxemos essa estrutura abaixo:

Introdução Breve discussão dos fatos que serão apresentados no corpo do texto. Na introdução você deve informar ao leitor o que ele encontrará ao longo do seu texto, porém deixando um gostinho de quero mais, ou seja, você deve atiçar a curiosidade do leitor, mas não deve saciá-la.
Desenvolvimento É o corpo do texto, aqui você irá desenrolar seus argumentos, defender sua ótica sobre o assunto e trazer fatos ou opiniões que corroborem com a sua.
Conclusão Finalização da sua redação. Assim como a introdução deve ser breve e sucinta.

Nessa ótica, essa é uma estrutura básica de qualquer texto, que pode e deve ser aplicada em sua redação do Enem. Vale lembrar que você deve se atentar ao tipo de texto que está sendo cobrado.

Temas de Redação Sobre Violência Escolar

Sabemos que o tema sobre violência é muito extensa, e que possui dentro dela vários subtemas que podem ser utilizados para a confecção da redação. Pensando nisso, para te auxiliar trouxemos aqui algumas temáticas e o que você pode escrever sobre elas.

A evasão escolar no Brasil e a violência Você pode realizar uma análise sobre os motivos que levam os alunos a largarem a escola, e o quanto esse fato prejudica a educação, e como isso se correlaciona com episódios violentos dentro e fora do ambiente escolar.
Professores e a estafa da profissão: qual a relação com a ameaça de violência? Uma análise sobre como cada dia que passa o profissional se encontra mais estafado, estressado e desestimulado a continuar dando aulas, e o que poderia ser feito para reverter esse quadro crítico.
Agressões no ambiente da escola: de onde vem esse número? Uma análise sobre o porquê do número de casos violentos na escola terem subido tanto com o passar dos anos, bem como trazer quais medidas preventivas poderiam ser tomadas.
Bullying e violência escolar: quais as inter-relações Você pode pesquisar casos de violência física em que os praticantes tinham um histórico de bullying nas escolas, praticado contra eles ou por eles. A partir daí, poderia ser analisado este ciclo violento envolvendo o bullying e como impacta a todos no ambiente escolar.
Crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e a relação com a violência escolar Você poderia investigar quais os impactos da violência e do bullying que estudantes sofrem em casa, procurando descobrir se estas agressões em casa poderiam causar comportamento violento na escola.
Da violência escolar à criação de uma cultura de paz Um estudo de caso que busque compreender a situação de alguma escola que tenha ido de altos índices de violência para a promoção da cultura da paz. Como isso foi feito, que atividades foram desenvolvidas, quem participou e quais foram os resultados.
Violência escolar e na sociedade Uma pesquisa buscando relação sobre como i bullying na escola pode ser uma reprodução dos conflitos vivenciados na sociedade na totalidade.
Violência nas escolas brasileiras Você poderia fazer um estudo sobre quais as práticas violentas mais frequentes em escolas brasileiras. Poderia considerar práticas conhecidas, como bullying e cyberbullying, depredações, vandalismo, brigas e ameaças, agressões físicas, entre outros, e descobrir se são mais praticadas contra professores, alunos ou funcionários, quais os números da violência, e se há relação com a classe social.

Essas são apenas algumas ideias de temáticas que podem ser usadas para destrinchar a questão do bullying. Há várias vertentes que podem ser seguidas. Como você pode perceber, não existe nenhuma complicação em elaborar uma redação sobre violência no ambiente escolar. Mas se mesmo após ler nosso artigo, você ainda tem dificuldades na compreensão do assunto de combate ao bullying, não tem problema, mais abaixo vamos te explicar como obter ajuda.

Exemplos de Trabalhos Sobre Violência Escolar

Sabemos que você está em busca de como escrever uma redação sobre violência na escola para vestibular ou para o ENEM sobre a violência escolar. Porém, para fornecer uma ajuda mais aprofundada e qualificada, fomos em busca de trabalhos e casos mais amplos sobre o assunto para inspirar você.

Sugerimos que você leia os trabalhos abaixo com atenção, pois, embora não se tratem de redações, e sim de TCCs, eles têm muito a contribuir com seu repertório intelectual. O resultado disso será que na próxima vez que você precisar escrever sobre o tema bastante comum entre adolescentes, sobrarão argumentos críticos.

Uma revisão bibliográfica feita em estudos teóricos para avaliar como eles abordam a relação entre violência no lar e educação. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220580
Esta pesquisa avalia a violência praticada contra professores de escolas municipais. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/139301
Estudo que trata sobre violência entre jovens, em escolas públicas https://lume.ufrgs.br/handle/10183/116610
Trabalho que trata da violência em escolas sob o ponto de vista de abordagens artísticas. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172121
Pesquisa sobre violência e vandalismo em escolas e o trabalho do patrulhamento escolar https://lume.ufrgs.br/handle/10183/203844

Fontes para aprofundar a pesquisa

Artigo científico https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4657
Artigo científico https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/violencia-na-escola-uma-analise-em-reportagens-do-g1.pdf
Artigo científico http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21776

Como podemos ajudar

Se você está com problemas para elaborar a sua redação, não consegue sair do lugar e se vê preso, não tem problema, nós podemos te ajudar. Basta você entrar em contato conosco que poderemos te auxiliar no processo de elaboração da sua redação pronta sobre violência nas escolas no Brasil e diversas outras temáticas.

E como fazer? Basta entrar em contato nos canais de atendimento e aguardar, pois um dos profissionais irá te responder para saber quais são suas dúvidas. A partir daí ele verá qual a melhor solução para seus problemas. Mas não perca tempo, entre em contato agora mesmo.

Perguntas frequentes

O que falar sobre a violência nas escolas?

Você poderia falar sobre diversos aspectos que envolvem o bullying na escola, pois é um assunto comum em todo o mundo. Poderia tratar sobre os aspectos psicológicos dos adolescentes, familiares, sociais ou educacionais referentes ao tema. Há muito conteúdo que podem ser criadas entre os fenômenos observado nas escolas e os acontecimentos mundiais e familiares, para haver uma maior compreensão

Quais as causas da violência nas escolas?

O bullying nas escolas é um assunto complexo, que não possui uma causa única nem uma solução fácil. Alguns dos causadores que podemos apontar são questões de temperamento dos indivíduos, falhas nos papéis desempenhados por famílias, falhas nas políticas educativas, ausência de ações promovidas por governos, violência no entorno das escolas, dentre muitas outras razões.

Como evitar a violência armada nas escolas brasileiras?

Uma das principais ações para evitar o bullying nas escolas é a criação de políticas públicas que consigam lidar com esta questão profunda e complexa como ela precisa ser tratada. Duas medidas específicas seriam o controle de porte de armas e o controle de entradas de armas em escolas.

Como fazer uma redação com o tema violência?

Se a redação for fora de um ambiente de prova ou exame, a melhor maneira é se preparando por meio de pesquisas e leituras, para fomentar o conteúdo. A partir disso, você deve seguir a estrutura, proposta e escrever sua redação.

Como conter o bullying nas escolas?

O bullying é um problema sério para o aluno em idade escolar. Pode levar a consequências físicas, emocionais e sociais que duram até a idade adulta. Há anos que professores e escolas tentam acabar com o bullying, mas é difícil encontrar uma solução que seja eficaz e sustentável. Existem muitas maneiras de acabar com o bullying nas escolas, e é importante que todos os alunos e professores estejam cientes desses métodos. Algumas escolas criaram programas anti-bullying que ensinam as crianças a identificar e lidar com situações de bullying. Esses programas também ajudam as crianças a entender o que faz com que os agressores ajam da maneira que agem, para poderem ser mais compreensivos ao lidar com eles. Outras escolas implementam um clube "anti-bully" onde os alunos que estão sendo intimidados podem buscar apoio de outros colegas de classe que passaram por coisas semelhantes.

Como escrever sobre o bullying?

Para escrever uma redação sobre o bullying, pode-se afirmar que o bullying é um problema muito comum na sala de aula para o aluno. Esses problemas precisam ser tratados e resolvidos. O bullying na escola acontece por vários motivos. Uma das principais razões pelas quais as pessoas intimidam os outros é porque têm baixa auto-estima e querem se sentir melhor consigo mesmas, fazendo com que outras pessoas também se sintam mal consigo mesmas.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.7/5 (17 votos)