Entre os diversos temas possíveis do ENEM, você pode ser solicitado a fazer uma redação sobre o desmatamento no Brasil, na Amazônia e do Pantanal, já que são regiões comumente afetadas pelo problema. Para isso, é fundamental, não apenas conhecer a estrutura da redação, que explicaremos aqui, mas também o que está acontecendo na região.
Você vai encontrar aqui:
Como fazer uma redação sobre desmatamento e queimadas nota 1000
Para fazer uma boa redação, você precisa dominar, não somente a estrutura proposta, mas principalmente o tema. Afinal, será através do seu repertório, que a construção da argumentação será feita. Dessa forma, são duas frentes que você deve colocar mais esforço: como escrever a redação do ENEM e se aprofundar nos temas atuais.
E infelizmente, entre os temas que sempre estão em debate no Brasil, estão as queimadas e redução da cobertura vegetal da Amazônia. Há pouco tempo, as queimas no país foram alvo de debate mundial e saída de recursos financeiros. Hoje, vemos novamente a situação se agravar.
Para você ter uma ideia do tamanho do problema, o mês de junho foi novamente marcado com um recorde de queimadas. Segundo dados divulgados, em junho de 2022, foi detectada a maior quantidade de queimadas no país, desde 2007. Isso traz problemas gravíssimos para a população e, claro, para o bioma, que conta com um frágil equilíbrio natural, inclusive quanto ao ciclo hidrológico, podendo causar problemas em todo o território nacional.
É algo trágico, porém uma redação sobre desmatamento e queimadas é sempre relevante e mesmo se não for o tema do ENEM ou de algum vestibular, ainda é útil que você saiba escrever sobre o assunto. Ter um repertório com uma boa redação sobre o desmatamento na Amazônia definitivamente vai ser útil para o seu desempenho de escrita.
Por isso, pode sim ser tema de redação do ENEM e deve estar sempre atualizado em sua mente. Veja alguns temas para você se aprofundar, que podem cair na sua proposta de redação:
Amazônia legal, poluição e desmatamento | A Amazônia legal é o território da floresta que abrange diversos países, como o Brasil (que tem 60% do território), Guiana e Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É interessante entender como se dá o cuidado com a floresta nesses países e como está o desmatamento de cada área, bem como o gerenciamento dos recursos naturais. |
As causas e implicações do desmatamento no Brasil | O desmatamento que atinge a floresta amazônica, também atinge outras regiões, como o Mato Grosso, por exemplo. O que se percebe em comum é a causa da destruição, tanto da mata atlântica, quanto do cerrado e outros biomas brasileiros. Um misto de monocultura, pecuária e conivência do governo federal, com baixa fiscalização e incentivos. |
Cobertura vegetal e o clima | O mundo inteiro está de olho na Amazônia, pois o desmatamento da floresta pode levar a problemas estruturais gravíssimos. Apenas falando sobre a amazônia brasileira, a quantidade de vapor de água (que leva a chuvas) produzido pela floresta, ajuda a manter praticamente todo o país a salvo de se tornar uma região árida, Podemos ter uma imensa bacia hidrográfica, mas precisamos das plantas para trazer isso à superfície, tornando o clima no país mais ameno. |
Queimadas na Amazônia | Muito além de ponto de vista, os fatos e números mostram a gravidade do que está acontecendo na Amazônia. Todos os anos, perdemos uma área absurda para as queimadas, dando espaço ao agronegócio e pecuária, tudo isso com incentivo e a vista grossa do governo federal. |
A importância da Floresta Amazônica | Muito além de uma área verde, a região amazônica é a maior floresta tropical do mundo, com uma área que cobre diversos países da América do Sul. Ela regula o equilíbrio do meio ambiente, principalmente no que tange os recursos hídricos, mantendo a estrutura climática do país em níveis aceitáveis. |
Desafios para proteger os biomas da Amazônia e do pantanal | Impedir o desmatamento da Amazônia, bem como de qualquer outro bioma como a Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, traz inúmeros desafios, muito além da exploração pelas ONGs, quanto pela atuação do governo. É preciso compreender a complexidade da situação, para poder encontrar caminhos para a redução do desmatamento na Amazônia e afins. |
Importância da Amazônia para o mundo | Muito além da redução da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, a Amazônia é uma área rica em flora e fauna, inclusive com diversas opções de medicamentos fitoterápicos, que estão sendo explorados por outros países, dada a nossa falta de incentivo e interesse. Ela abriga também tribos indígenas remanescentes, onde a sua preservação vai muito além da cultura, envolta na área dos direitos humanos. A preservação da biodiversidade, manutenção do clima, preservação dos lençóis freáticos e da cultura, está em desalinho com o desmatamento na Amazônia. |
Procure se aprofundar nesses temas e entender a importância de proteger a floresta amazônica, além do que realmente está acontecendo, lendo fontes diversas, a fim de evitar o enviesamento da informação. O desmatamento na Amazônia já deixou de ser um problema ambiental há tempos, tornando-se um grande palco político, sendo assim um forte concorrente para cair no ENEM.
Vídeo sobre a situação na amazônia para redação
Para ficar ainda mais por dentro do que acontece para causar as queimadas e como ficaria o território brasileiro sem as florestas, assista a esse vídeo, repleto de dados interessantes sobre a degradação ambiental e temas correlatos:
Estrutura da redação dissertativa-argumentativa para o ENEM
Para fazer uma redação sobre o desmatamento que ocorre nas florestas brasileiras, seja em São Paulo, Amazonas ou em outras áreas do território brasileiro, seu texto deve seguir uma lógica e contar com os dados corretos. Afinal, o ENEM é uma prova que exige estrutura, coesão e assertividade. Veja quais são os elementos que você deve usar no seu texto dissertativo:
Um ponto é muito importante quando se trata de redação do ENEM. Todo o texto deve ser isento, sem paixão ou favoritismo, apresentando apenas citações, dados e argumentos válidos e uma conclusão prática. Dessa forma, ao falar de situações como essa, que envolvem muita política e interesses econômicos, o faça de forma racional e tranquila. Isso evita que você perca pontos preciosos na sua redação.
Como podemos te ajudar
Se preparar para a parte escrita do ENEM pode parecer desafiador, mas basta treinar bem os seus textos, com um conteúdo de qualidade e estrutura correta que tudo vai dar certo. Para te ajudar, a Studybay conta com diversos profissionais que estão à sua disposição para corrigir, sugerir temas e escrever modelos de redação nota 1000, para você ficar fera. Entre em contato pelo formulário e solicite orçamentos, sem compromisso.
Perguntas frequentes
O que escrever sobre o desmatamento?
É interessante discutir sobre o que está causando o desmatamento, pois é na raiz do problema que se encontra a solução. Claro que há diversos outros olhares e situações a serem abordadas, procure sempre manter o tom original e fiel às fontes.
Como preservar a floresta amazônica?
O Brasil tem um código ambiental muito bem formulado, o grande problema é a falta de fiscalização e a certeza da impunidade. Quando as leis realmente forem cumpridas, a floresta poderá respirar em paz.
Quais as consequências do desmatamento para o mundo?
O grande trunfo da floresta amazônica não é o oxigênio, como muitos gostam de dizer, mas sim sua diversidade de flora e fauna, bem como todo o sistema que mantém a umidade na atmosfera, garantindo a manutenção das bacias hidrográficas - e água doce é uma das coisas mais raras do planeta.
Quais as principais causas do desmatamento da floresta amazônica?
É de comum acordo que o país está sofrendo com o desmatamento por uma série de fatores, sendo os principais a falta de fiscalização, impunidade, o agronegócio e a pecuária.
Checklist
Autora do Studybay
Redatora SEO, editora, proofreader e Copywriter sênior, amo explorar novos mundos, compartilhar ideias e saberes, através das palavras. Sou administradora habilitada e apaixonada por marketing, sempre em busca de novos desafios. Vamos crescer juntes? Fique à vontade para se conectar!