O valor de um curso pode ser estimado através de questões levantadas. Ou seja, no primeiro cálculo necessitamos levar em consideração todos os fatores. Quando um determinado curso oferece conteúdo exclusivo, de alta qualidade, com o apoio de professores altamente qualificados neste caso o valor do curso costuma a subir. Mais ainda, a instituição terá despesas com salários dos seus professores e funcionários, com pagamentos de vários impostos, com aluguel do local e compra de material didático.
Outro ponto a considerar é o método de pagamento onde o preço final pode ser muito mais barato, ou caro, dependendo do meio que optar por pagar o curso, por exemplo, transferência bancária, cartão de débito, crédito, etc.
Como um outro ponto, que merece ser destacado, é que o estudante terá que pagar um pouco mais caro em relação ao turno que escolher para estudar. Como os cursos noturnos, serem mais concorridos, possuem mensalidades mais altas. Muitas pessoas preferem estudar à noite, por diferentes razões, sendo a principal o trabalho e a pouca disponibilidade de tempo durante o dia. As duas questões que encarecem o turno da noite são os custos adicionais, como energia elétrica, reforço da segurança do aluno e o adicional noturno dos funcionários.
Finalmente, outro maneira para estimar os custos é comparar o preço final com a duração de curso e tipo de certifição obtida no final. Neste contexto mais econômico nem sempre é o mais barato, especialmente se o programa lida com valores relativamente baixos, mas a duração total do curso varia de duas a três semanas e um mês. Agora, para um curso técnico ou de graduação, com duração de quase 2 anos e com um diploma certificado pelo MEC, o valor consequentemente terá que subir um pouco.
Porém, um curso profissionalizante, principalmente o de nível técnico, traz um retorno financeiro muito bom.
Assim, para calcular quanto custa o curso de segurança do trabalho no Senai é necessário levar em conta todos estes fatores.