Um dos indicadores mais importantes de qualquer país é o seu nível de educação. Atualmente, no Brasil, os índices não estão entre os mais altos do mundo e isso acontece por muitas razões, entretanto, uma delas é o interesse pela leitura. Ou a falta dele. Alunos de diferentes níveis não possuem o hábito de ler livros, mesmo dentro da escola, o que não os torna leitores assíduos e, consequentemente, nos coloca abaixo na classificação entre os países em desenvolvimento. Mas como um projeto sobre leitura infantil pode contribuir com isso? Vamos ver um pouco mais neste artigo, confira:
Você vai encontrar aqui:
- O que é um projeto de leitura e escrita?
- Como montar um projeto de leitura passo a passo?
- Qual o objetivo específico de um projeto de leitura em sala de aula?
- Atividades em cima de um projeto de leitura e escrita
- Vídeo sobre Projeto de Leitura e Escrita
- Podemos te ajudar com seu Projeto para Educação Infantil
- Perguntas frequentes
- Quais são as atividades para estimular a leitura e a escrita?
O que é um projeto de leitura e escrita?
Uma das ações que podem contribuir os estudantes em geral é a criação de um projeto de pesquisa sobre leitura infantil. Crianças, jovens e adultos estudam a língua portuguesa ao longo dos anos escolares, porém o incentivo à leitura precisa de uma construção sólida e consistente.
Um projeto psicopedagogico de leitura e escrita está diretamente conectado com a BNCC e suas competências, e é uma maneira de estimular o aluno a buscar conhecimento por meio da leitura dentro da escola.
Com atividades que estimulem o processo de formação do leitor, trata-se de uma estruturação completa no ambiente do estudante, com ideias, desafios e formas de interação entre o mesmo e os livros.
Como montar um projeto de leitura passo a passo?
Uma vez que a intenção é fomentar o hábito de leitura, é preciso que o projeto tenha uma estruturação adequada entre escola e alunos. Um grupo pode organizar as atividades com as crianças - no caso, os estudantes - e trazer, na prática, as leituras dentro da temática proposta.
Para que o projeto de leitura aborde cada competência necessária, é preciso considerar os seguintes fatores:
- Porque realizar: qual o objetivo e como isso vai servir de guia para os alunos
- Resultados pretendidos: Ideias sobre como melhorar a sociedade, o país e o mundo
- Meios: apresentação de projeto de leitura e suas atividades programadas
- Quem e o quê: projetos de leitura são feitos de pessoas e recursos materiais
- Agenda: Onde, como e quando cada atividade acontecerá
- Livros: quais são as referências dentro da temática e qual a importância destes textos no processo como um todo
Por onde começar
Usar a habilidade do professor é essencial nessa hora. Uma boa forma de começar o desenvolvimento do projeto é analisando o feedback dos alunos em sala de aula, que é quando se queixam sobre não gostarem de ler, não sentirem vontade ou qualquer incentivo para isso.
Dicas interessantes podem surgir, uma vez que, na prática, a escola tem o papel de passar o conhecimento, porém não é só isso. Tão importante quanto o conceito, é o contexto onde se insere a realidade. Se os conhecimentos não forem entregues de forma divertida, lúdica, e interessante, o aluno irá perder o foco rapidamente.
Esses podem ser bons pontos de partida.
Qual o objetivo específico de um projeto de leitura em sala de aula?
Entre as principais competências que a BNCC relaciona os projetos de leitura, estão a criatividade e imaginação do aluno que sempre será estimulada, o desempenho em outras disciplinas devido à melhora no foco e concentração, a interpretação de textos e dados, o aumento do vocabulário, entre outras.
Por isso, as escolas devem usar tudo o que tem: seu site, suas redes sociais, o contato com os alunos, notícias, todas as dicas que puderem dar para que o projeto de leitura na escola seja um sucesso.
Resultados esperados
Um livro deve ser um exemplo dentro da realidade, não só do ensino, mas da vida dos alunos. A intenção principal dos projetos de leitura é que os alunos adquiram o hábito de comprar, trocar e consumir livros - seja individualmente ou em grupo - de maneira natural e fluida.
Atividades em cima de um projeto de leitura e escrita
Buscando tornar os alunos cada vez mais interessados nos projetos de leitura, a escola deve promover o hábito e o incentivo à leitura de forma divertida e interessante. Confira algumas dicas de ações que podem contribuir com os objetivos dos projetos.
Metas e Objetivos | Uma das formas de atingir os objetivos com um livro é criar pequenas metas para os estudantes. Ao longo do processo de ensino, nem toda leitura desperta grande interesse nos alunos, porém com metas tangíveis, os mesmos podem se sentir estimulados a ler mais e mais. |
Diferentes tarefas | Projetos de leitura prontos podem ser uma loteria. Um dos problemas, por exemplo, no ensino de literatura no Brasil, é a dificuldade que estudantes têm de ir mais fundo na leitura das obras e debater. Por isso, deve-se variar, incluindo outros tipos de ações relacionadas ao leitor. Algumas dicas que os estudantes podem se interessar são, por exemplo: um filme sobre o livro, desenvolver uma peça de teatro, promover um jogo de perguntas e respostas, entre outras. |
Ambiente interdisciplinar | A leitura não deve estar única e exclusivamente ligada à matéria de Português. Se você estiver fazendo um TCC sobre alfabetização e letramento, por exemplo, verá que projetos que relacionam os livros com outras matérias da escola, conectam melhor e trazem mais segurança aos alunos. A BNCC tem grande contribuição neste caminho. Os livros têm essa capacidade de juntar dados e informações, dando novos temas para projeto de leitura. |
Benefícios e vantagens | Dentro dos projetos, tão importante quanto dar metas e objetivos para os alunos, é oferecer a contrapartida. Isso quer dizer que as escolas devem reforçar como os livros trarão benefícios para a vida dos mesmos. Um projeto de leitura para educação infantil tem benefícios que os pequenos não podem entender, porém para crianças maiores e adolescentes, mesmo um mini projeto de leitura pode trazer maior desempenho, de modo que as escolas por todo o Brasil sentirão a diferença. |
Visitar a biblioteca | Durante o isolamento social e a pandemia do coronavírus, modelos de projetos de leitura se tornaram inviáveis e tudo o que as crianças tinham era seu próprio ambiente familiar. Isso gerou dificuldades no seu desempenho, uma vez que não havia como saber se os textos, notícias, ou mesmo livros que estavam sendo lidos no Brasil eram feitos de forma correta. Sem o professor como guia, e somente com o auxílio das redes sociais, ações em grupo como uma visita à biblioteca se tornaram impossíveis. Porém agora, é um bom momento para aproveitar e estimular a leitura dos livros “direto da fonte”. |
Feira do Livro | Sempre que uma escola organiza feiras de livros a movimentação é geral. Um projeto de leitura e escrita para alfabetização deve, por exemplo, tratar o conceito de leitura fundamental, já que nas séries iniciais o momento é perfeito para tal estímulo. Quando as notícias no site da escola anunciam a feira de livros, outras escolas também podem se espelhar no modelo, aumentando ainda mais os objetivos para projeto de leitura de livros nas mais diversas camadas. |
Vídeo sobre Projeto de Leitura e Escrita
Agora que você já tem todas essas informações sobre projetos de leitura, suas dificuldades e sua importância, veja este vídeo que separamos com mais detalhes sobre o assunto:
Podemos te ajudar com seu Projeto para Educação Infantil
Contamos com uma equipe de profissionais especializados, escritores e educadores, que estão prontos para ajudá-lo com todas as suas necessidades em relação ao seu projeto de TCC sobre educação infantil. Utilizando o formulário abaixo, entre em contato conosco e receba por e-mail, no seu conforto, todas as informações a respeito dos nossos serviços.
Perguntas frequentes
Como montar um projeto de leitura passo a passo?
Identifique qual é o problema central relacionado à leitura envolvendo os alunos. Em seguida, estabeleça um tema que possa ser interessante e desenhe os objetivos do seu projeto, bem como as competências que serão estimuladas durante o mesmo. Após isso, organize o cronograma, liste os recursos necessários - tanto pessoais como materiais - e planeje o desenvolvimento do projeto de acordo com as atividades previamente pensadas.
Qual o objetivo específico de um projeto de leitura?
Sempre o foco deve ser o incentivo e estímulo ao hábito da leitura, fazendo com que isso se torne uma realidade dentro da vida do aluno e, consequentemente, o mesmo possa colher os frutos do que é ter mais e mais conhecimento de forma simples e tendo em mente que é um fluxo cotidiano em seu dia-a-dia.
Quais são as etapas de um projeto de leitura?
O projeto é dividido em várias fases dentro da escola, sendo elas:
- Definição do Problema central + objetivos
- Escolha do tema e da linha do projeto
- Estruturação do projeto
- Listagem dos recursos e pessoas
- Definição das atividades envolvidas
- Organização do cronograma
- Execução e acompanhamento
- Avaliação do resultado obtido
Quais são as cinco principais estratégias de leitura?
- Saber o que vai ler e realizar a leitura atentamente, sintetizando cada ideia e analisando as entrelinhas
- Ter a leitura como uma rotina ou um hábito em sua vida
- Entender a diferença e utilizar a leitura em voz alta como parte do fluxo
- Alternar entre os tipos de texto, livro e material que se está lendo
- Iniciar na produção dos seus próprios textos escritos como estratégia de aplicar conhecimentos adquiridos na escola e fora dela
Quais são as atividades para estimular a leitura e a escrita?
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.