Portfólio digital: o que é e como fazer

Publicado em 22.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 11 minutos

Partindo do conceito geral, um portfólio é uma maneira de demonstrar o seu trabalho para o público ou cliente em potencial. Há diversos tipos de portfólios, desde portfólios físicos (de maquetes à portfólios impressos) aos digitais. No entanto, o foco desse artigo será a análise dos múltiplos fatores que contribuem para o sucesso de um portfólio digital e como montar um portfólio online, desde aspectos menores como as ferramentas que podem ser utilizadas à importância da experiência do usuário que irá acessar o seu portfólio.

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Como criar um portfólio

As primeiras impressões contam. Quando alguém chega ao seu site de portfólio, você quer que ele se sinta compelido a ficar e, finalmente, decidir contratá-lo. Nesse caso, você precisará garantir várias coisas vitais. Em primeiro lugar, você deseja que o design do seu portfólio seja simples e elegante. Não complique demais as coisas tentando ser inteligente ou deixando sua página de destino muito ocupada.

Apenas mantenha o design o mais organizado possível.

Em seguida, você deve deixar instantaneamente claro para o visitante sobre o que é seu portfólio. Pense se ele responde suficientemente às seguintes perguntas que os clientes farão:

  1. Quem é essa pessoa?
  2. Que trabalho essa pessoa fez antes?
  3. Existem exemplos de seus trabalhos recentes?
  4. Para quais outras marcas eles trabalharam?
  5. Quanto essa pessoa cobra? Qual é a sua diária?
  6. Como faço para entrar em contato?
  7. De qual região essa pessoa vem? (para trabalhos presenciais)

Com o acima em mente, certifique-se de que seu portfólio seja fácil de navegar com objetivos definidos em cada seção. Mantenha a navegação simples e atenha-se à fórmula de conteúdo testada e comprovada, incluindo Home, About, Latest Work, News (ou Blog), Contact.

Considere adicionar uma introdução simples para descrever quem você é e o que você faz.

Basta mantê-lo curto e agradável, deixando a descrição mais longa para sua página Sobre. Ou você pode até adicionar um slogan rápido abaixo do seu nome ou logotipo, comunicando imediatamente sua disciplina criativa.

Caso haja material fora da esfera digital que você queira expor, há a opção de tirar fotografias do material e expor o seu trabalho dessa maneira. As fotografias abrem a possibilidade de você expor sua criatividade e individualidade através da maneira que as fotos foram tiradas. Entretanto, caso prefira um design mais “clean”, há sempre a possibilidade de utilizar um background de cor neutra para a sua foto. Aproveite a oportunidade para incorporar elementos próprios da sua marca nas fotos, utilizando itens como a paleta de cores ou iconografia presente na sua logo e outras partes do seu site/negócio.

Caso não se sinta confortável expondo fotos tiradas por você mesmo em seu portfólio, seja por questões de idealização do material ou por insatisfação com a qualidade das fotos tiradas, há sempre a opção de contratar o serviço de alguém especializado na área da fotografia.

E se você estiver exibindo projetos diferentes, é uma boa ideia categorizar e rotular seu trabalho. Ele permite que os visitantes encontrem facilmente projetos relevantes relacionados aos serviços que estão procurando. No entanto, se você estiver com dificuldades para preencher seu portfólio, inclua trabalhos que não sejam do cliente, como seus pequenos projetos paralelos para ajudar a demonstrar seu talento e criatividade.

Os dois tipos de portfólios digitais

Os dois tipos de portfólios digitais

Aprenda o que é um portfólio digital e como criar o seu. Fonte: Foto por Lee Campbell no Unsplash

Antes de procurar como criar um portfólio digital, saiba qual o propósito do seu portfólio e o meio de divulgação do mesmo. Há dois tipos de portfólios digitais: o Portfólio digital pdf e o portfólio digital online.

Se você ainda não montou um portfólio online, você precisa fazer isso. Como agora. Sabemos que é difícil dedicar tempo pessoal à construção de seu portfólio. Especialmente quando você tem projetos de clientes e responsabilidades pessoais para fazer malabarismos. Mas ter todos os projetos em que você flexionou seus músculos criativos, tudo em um só lugar, é absolutamente a melhor maneira de mostrar a um cliente em potencial exatamente do que você é capaz.

Para criar um portfólio em PDF é fundamental saber o que é um portfólio em formato PDF.

Um Portfólio PDF contém vários arquivos reunidos em um arquivo só. Seus arquivos em um Portfólio PDF podem pertencer à uma ampla variedade de tipos de arquivos criados em diferentes aplicativos. Por exemplo, um Portfólio PDF pode incluir documentos de texto, mensagens de e-mail, planilhas, desenhos e apresentações em PowerPoint.

No caso da criação de um portfólio online, você vai precisar criar um website. Se você nunca Desenvolveu um site antes, pode ser bastante confuso descobrir onde colocar seu site online. Coisas como obter um nome de domínio, fazer upload dos arquivos necessários e escolher onde hospedar seu site podem ser esmagadoras. No entanto, há várias plataformas bastante intuitivas que são apropriadas para iniciantes que você pode utilizar sem saber programar com HTML. Caso você ainda não se sinta preparado, pode contratar um Web Analyst ou developer.

7 dicas para criar um portfólio online de destaque

Não há uma fórmula em específico que pode ser aplicada à todos os tipos de portfólio, no entanto, há características essênciais de portfólios de sucesso que podem ser aplicadas desde portfólios de arquitetura à portfolio marketing digital. Veja a seguir 5 dicas para que o seu portfólio se sobressaia e chame a atenção do leitor.

Se você é - ou está se esforçando para ser - um designer gráfico, designer de UX, redator, profissional de marketing, fotógrafo ou outro criativo talentoso, você precisa de um ótimo portfólio digital. Ele deve mostrar efetivamente suas habilidades e ser facilmente encontrado ou compartilhável com os empregadores.

Mas falar é mais fácil falar do que fazer.

Como você pode aumentar as chances de que seu portfólio digital chame a atenção de um gerente de contratação extremamente ocupado? Considere as seguintes práticas recomendadas de e-portfólio:

1. Selecione suas amostras mais fortes

Você pode ficar tentado a lançar uma ampla seleção de amostras em seu portfólio digital. Mas como diz o velho ditado, menos é mais. Sete a 10 amostras devem demonstrar adequadamente suas habilidades.

As amostras que você escolhe para o seu e-portfólio devem:

  1. Representar seus principais pontos fortes, experiência no setor, capacidade técnica e alcance
  2. Não ter mais de cinco anos de idade - a menos que seja um trabalho impressionante de uma campanha de alto nível
  3. Ser o seu melhor trabalho, abrindo com sua peça superior ou mais relevante (e fechando com o segundo colocado para começar e terminar forte)
  4. Ser adaptado ao empregador - seja ele uma empresa da Fortune 500, uma startup desorganizada ou algo intermediário - para ajudar a garantir que o conteúdo do seu portfólio online seja pertinente e atraia a empresa que você está contatando

2. Adicione legendas detalhadas aos seus trabalhos

Uma descrição bem escrita e convincente de cada amostra adiciona contexto vital sobre sua contribuição para o trabalho e seu processo criativo. As informações na legenda do seu trabalho devem incluir:

  1. O cliente ou agência para quem você fez o trabalho
  2. Algumas frases descrevendo o objetivo principal do projeto
  3. Seu papel no projeto
  4. Quando o trabalho foi concluído

Destaque também quaisquer resultados positivos relacionados à amostra, métricas e avaliações importam. Por exemplo, isso ajudou a aumentar as vendas ou o tráfego online? Ou a peça ganhou algum prêmio ou recebeu cobertura na mídia? Você já foi nomeado como funcionário do mês? Anuncie quão bem foi recebido e quão eficaz foi.

3. O foco deve ser a experiência do usuário

Não force um gerente de contratação a gastar muito tempo clicando e rolando. Além disso, não tenha medo de usar espaço em branco. Um visual limpo é sempre melhor do que um visual desordenado e pesado. Caso não esteja acostumado com a formatação de um portfólio digital e queira entender mais, basta pesquisar “portfólio digital exemplos” e assim você irá encontrar diversos portfólios que podem ser utilizados como inspiração e aprenderá mais sobre a sua estrutura.

Quanto ao formato geral do seu portfólio digital, considere usar uma dessas abordagens simples, mas eficazes:

Específico do setor Se você estiver se candidatando a um cargo em um hospital, lidere com suas amostras relacionadas à saúde ou outro trabalho que tenha estilo ou funcionalidade semelhante aos padrões do setor — ou que possa melhorar os padrões do setor .
Cronológico O formato cronológico funciona melhor para criativos de nível básico. Comece com seu trabalho mais recente para mostrar suas melhores amostras.

4. Transmita originalidade

Empresas, clientes e gerentes de contratação querem ter uma noção de quem você é. Mas aqui, novamente, menos é mais quando se trata de adicionar um toque pessoal ao seu portfólio online.

Uma maneira de flexionar seu estilo criativo sem exagerar é combinar o design do seu portfólio digital com sua marca pessoal. Apenas certifique-se de que os elementos que você usa sejam consistentes com a aparência de seus outros materiais de busca de emprego, como seu site e currículo.

5. Poste seu portfólio online no linkedin

Muitos gerentes de contratação pesquisam no LinkedIn no início do processo de contratação. Aproveite isso colocando seu portfólio digital na frente e no centro da sua página de perfil. Isso pode imediatamente diferenciá-lo de outros candidatos em potencial se o empregador em potencial gostar do seu trabalho. E se não, você economiza o tempo de falar com uma empresa que pode não ser a mais adequada para seus talentos.

Outra ideia é abordar o seu e-portfólio como se fosse um projeto de cliente. Antes de aprender como criar um portfólio digital, você precisa aprender sobre o que você quer comercializar: você. Reserve um tempo para aprender mais sobre seu público-alvo e entender suas necessidades – e então realmente pense em como você gostaria que o empregador experimentasse seu trabalho.

Não só isso, mas a carreira de recruiter está se popularizando cada vez mais e as ferramentas de pesquisa e promoção do LinkedIn podem ser as suas maiores aliadas.

6. Utilize dos novos recursos

Não atenha-se ao básico. Ferramentas como QR codes, animações e outras inovações da esfera digital podem te ajudar a promover o seu negócio/serviço de maneira exponencial. Está indo para um evento presencial da sua área de atuação? Leve panfletos criativos com o QR code para o seu portfólio digital e comece o seu networking.

7. Deixe seus clientes te ajudarem

Depoimentos de clientes nos ajudam a mostrar como o Webflow pode ajudar designers e marcas – muitas vezes, de forma mais poderosa do que qualquer coisa que possamos escrever ou projetar.

Você pode proclamar suas habilidades o quanto quiser. Mas ter outros atestando e validando essas habilidades pode ser muito mais significativo. Seja você um escritor, cinegrafista ou designer de produto, peça a seus clientes que compartilhem como você os ajudou. Não tenha medo de entrar em contato e pedir às pessoas orçamentos que você pode usar em seu site. As pessoas que são gratas pelo seu trabalho geralmente não hesitarão em lhe dar um depoimento brilhante.

Considerações finais para a criação do seu portfolio

Além dos portfólios feitos por profissionais para o uso individual, também há aqueles feitos para mostrar o trabalho ou material produzido por uma empresa ou grupo. Por exemplo: se você entrar no site uma empresa voltada para o marketing digital que produz logos, é muito provável que se depare com um portfólio, afinal, o mesmo transmite segurança para o cliente, mostra o estilo de arte produzida pela empresa e é um símbolo de experiência no mercado.

Deixe seu nome ou logo visíveis

Se você não tem um logotipo, apenas use seu nome pessoal, criando assim um modelo que você pode usar em todo o seu portfólio e fornecendo uma dica visual para o leitor - que muito provavelmente já visitou diversos portfólios - o qual irá lembrar de qual trabalho ele está visualizando.

Tenha uma cópia física do seu portfólio em mãos

Enquanto o mundo digital cresce em ritmo acelerado, não há garantia que a conexão de internet estará sempre estável ou que o aparelho da outra pessoa leia QR codes. Além disso, se você estiver em uma reunião ou em uma entrevista presencial, ter uma cópia física do seu portfólio mostra que você está preparado e lida bem com a adversidade.

Exemplos de portfólio digital

Independente da sua área de atuação, é fundamental se destacar no mercado de trabalho como profissional. Diante disso, torna-se fundamental saber como criar um portfólio digital, mostrando as suas habilidades ao cliente na íntegra, veja a seguir exemplos de portfolios de sucesso:

1. Amber Xu

Exemplos de portfólio digital

Fonte: Amber Xu

O portfólio de Amber Xu é o exemplo perfeito da mistura de estilos, do modelo clean e simples à paleta de cores e ilustrações que trazem um ar de modernidade urbana à plataforma. Além disso, também é possível notar a mistura entre elementos animados e figuras, trazendo dinamicidade ao portfólio.

2. Rubens Scarelli

Exemplo de portfólio digital

Fonte: RUSC

O portfólio de Rubens Scarelli é voltado para a exposição de seu talento como desginer de personagens para games, o mesmo optou por mostrar os seu trabalho prévio em preto e branco para que quando quem estiver visitando seu portfólio clicar na imagem de um personagem, ela ganhe cor.

Veja mais exemplos de portfólio digital de destaque

Agora que você já viu alguns exemplos de portfólio, que tal se inspirar ainda mais com essa seleção feita pelo profissional Felipe Deschamps no vídeo a seguir:

Precisa de ajuda com a criação do seu portfólio?

Agrupar e selecionar o melhor material, fazer todo um processo de auto-reflexão e então efetivar seu projeto de portfólio de maneira criativa com o uso de ferramentas digitais é um processo muito complicado e pode ser estressante. No entanto, não se preocupe, você pode poupar tempo e ter o portfólio perfeito nas suas mãos de uma maneira simples ao contar com a equipe de profissionais qualificados da MyStudyBay. Entre em contato e mandaremos nossa proposta!

Perguntas frequentes sobre portfólio digital

Como fazer um portfólio digital?

Para criar um portfólio digital de sucesso é preciso ter os seguintes fatores em mente: o que vai ser comercializado, qual a sua audiência, experiência do usuário e qualidade do material exposto.

Como montar um portfólio em PDF?

Para criar um portfólio PDF utilize softwares específicos para design, como o Canva. Assim que você terminar o seu design, haverá a opção de realizar o download como PDF.

Como fazer um portfólio digital grátis?

Há diversas maneiras como fazer portfólio digital de maneira gratuita, sites como WIX e Canva permitem que seus usuários criem designs/websites gratuitos e eficientes na criação de um portfólio digital.

Como fazer um portfólio digital rápido?

Há diversos modelos de portfólio na internet que podem ser utilizados para a criação rápida de um portfólio digital de maneira rápida e gratuita. No entanto, a não ser que você esteja em uma situação de urgência, é recomendado que crie seu portfólio de maneira original e pensada para que o display de suas obras reflitam quem você é como profissional.

Checklist criação de portfólio digital

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.