Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC: estrutura e modelos prontos

Publicado em 22.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

Imagine ter a certeza de que seus planos de aula estão direcionados a garantir uma aprendizagem significativa e um futuro brilhante para seus estudantes. Isso é possível com a referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo, vamos te mostrar como criar planos de aula incríveis seguindo a BNCC, incluindo sua estrutura básica e modelos já prontos. Junte-se a nós e surpreenda seus estudantes com aulas inesquecíveis e impactantes.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O Que É Um Plano De Aula

O Que É Um Plano De Aula

Foto: unsplash.com

Um plano de aula é a chave para o sucesso na sala de aula! É a chance de colocar em prática o amor pelo ensino, planejando a jornada de aprendizagem dos alunos.

Ele tem a chance de identificar claramente os objetivos de aprendizagem e as estratégias de ensino que irão inspirar e motivar os alunos. E ao envolver os estudantes nas atividades planejadas, o professor cria uma conexão emocional com a aprendizagem.

Mas esse não é apenas um momento para planejar, também é uma chance para revisar e ajustar. Verificando se tudo está no lugar certo e garantindo que tudo esteja pronto para uma aula memorável e impactante. Com um planejamento de aula bem escrito, o professor pode se sentir confiante e animado para ensinar de forma eficiente.

Ao escrever um plano, molda o futuro dos alunos, identificando objetivos e estratégias de ensino inspiradoras e envolvendo os alunos nas atividades. Revisando antes da aula, o professor garante uma aula impactante e eficiente.

10 passos para Fazer um plano de aula

Como montar um plano de aula? Elaborar um plano de aulanão precisa ser complicado. Siga esses passos para montar uma estrutura de um plano de aula infalível.

Identificar objetivos de aprendizagem claros É importante que o professor determine os objetivos de aprendizagem para a aula, a fim de garantir que a aula esteja alinhada ao currículo e que os estudantes saibam o que esperar. Estes objetivos devem ser claros e específicos para que os estudantes possam medir o seu próprio progresso e o professor possa avaliar o seu desempenho.
Selecionar atividades e materiais de ensino apropriados Uma vez definidos os objetivos de aprendizagem, o próximo passo é selecionar as atividades e materiais de ensino que irão ajudar os estudantes a alcançá-los. É importante que essas atividades sejam relevantes, interessantes e desafiantes para os estudantes. Além disso, os materiais de ensino devem ser apropriados para o nível de habilidade e idade dos estudantes.
Estabelecer uma estrutura para a aula Para garantir a eficiência e a organização da aula, é importante estabelecer uma estrutura clara e coerente. Isso inclui definir o tempo total da aula, o tempo de cada atividade, a ordem das atividades e a forma como as atividades se conectam uns aos outros. A estrutura da aula deve ser flexível o suficiente para permitir ajustes, se necessário, mas consistente o suficiente para garantir a eficiência e a clareza da aula.
Incluir atividades interativas e variadas Incluir atividades interativas é fundamental para manter a atenção dos estudantes e tornar a aula mais dinâmica. Isso pode ser alcançado através de perguntas e respostas, debates em grupo, jogos e brincadeiras na educação infantil, entre outras opções. Além disso, variar as atividades durante a aula pode ajudar a manter a atenção dos estudantes e evitar a monotonia.
Considerar as habilidades e necessidades dos estudantes É importante considerar as habilidades e necessidades dos estudantes ao planejar uma aula. Isso pode incluir adaptar o nível de dificuldade das atividades, fornecer recursos extras para estudantes com necessidades especiais, e levar em consideração as habilidades prévias dos estudantes ao selecionar o conteúdo no plano de aula.
Planejar a avaliação e o feedback A avaliação é uma parte importante da aula, pois ajuda a medir o progresso dos estudantes e identificar pontos fracos. Além disso, o feedback também é importante para que os estudantes saibam o que precisam melhorar e possam seguir em frente. Ao planejar a avaliação e o feedback, é importante considerar os objetivos de aprendizagem, selecionar as melhores formas de avaliar os estudantes e fornecer feedback claro e construtivo.
Incluir tempo para revisão Rever a matéria é importante para os alunos lembrarem do que foi ensinado. Dar tempo para a revisão ajuda a identificar o que precisa ser reforçado e melhorar habilidades e conhecimentos. A revisão também ajuda a aplicar o que foi aprendido e relacionar com o que já se sabe. Ter tempo para revisar é importante para ensinar e aprender bem.
Adaptar, se necessário O professor deve estar pronto para mudar o plano de aula, se necessário, durante a aula. Isso pode ser feito se houver mudanças na sala de aula ou outros fatores imprevistos. É importante que o professor seja flexível e faça ajustes para garantir o sucesso da aula.
Atender às normas da BNCC BNCC é um guia que as escolas devem seguir para ensinar de forma padronizada. É importante seguir essas normas para garantir que os alunos aprendam coisas importantes e estejam preparados para o futuro.
Revisar e refinar o plano antes de aplicá-lo na sala de aula O professor deve revisar o plano de aula antes de usá-lo na sala de aula. É importante verificar se todos os objetivos estão claros, se as atividades e materiais são adequados e se outros detalhes importantes foram considerados. Revisar o plano antes da aula garante o sucesso da aula.

Modelos De Plano De Aula

Um plano de aula é um documento importante que guia o professor na preparação e execução de uma aula. Existem vários modelos de plano de aula, cada um com sua estrutura e objetivos específicos. É importante escolher um modelo que atenda às necessidades e ao estilo de ensino do professor, para garantir a eficácia da aula.

Checklist para modelo de plano de aula:

  1. Identificar o que quer ensinar
  2. Escolher o que vai falar
  3. Pensar em como vai ensinar
  4. Escolher atividades e materiais
  5. Saber quanto tempo vai demorar
  6. Pensar em como avaliar o que os alunos aprenderam
  7. Deixar um tempo para repassar o que foi aprendido
  8. Pensar nos alunos e no que eles gostam
  9. Pensar em como a aula vai acontecer
  10. Rever e mudar o plano antes de ensinar.

Modelos de inspiração:

Exemplos De Planos De Aula Prontos

Exemplos De Planos De Aula Prontos

Foto: unsplash.com

Se você é um estudante em busca de exemplos, o relatório de estágio de pedagogia reflete a prática docente, permitindo avaliar e aprimorar o planejamento e execução de planos de aula, adaptando as estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos.

O TCC de pedagogia pode abordar temas relacionados ao planejamento e execução de planos de aula, fornecendo insights e sugestões para aprimorar as estratégias de ensino utilizadas.

Pronto para ver um plano de aula pronto? Aqui nós temos um exemplo de plano de aula atrás do outro. Acompanhe!

Cores: Estudantes da EI

A seguir está um plano de aula para educação infantil de acordo com a BNCC.

plano de aula - educação infantil - BNCC

Fonte: todamateria

Ortografia: Estudantes do EF

plano de aula para educação infantil

Fonte: todamateria

Filosofia: Estudantes do EM

plano de aula de acordo com a BNCC

Fonte: todamateria

Prof Davi Souza Te Ensina!

Nós Te Ajudamos!

Nossa equipe cria planos de aula personalizados para atender objetivos, habilidades e necessidades dos estudantes, garantindo a eficácia e qualidade do ensino. Oferecemos suporte constante para ajudá-lo a ter sucesso na sala de aula. Não perca mais tempo ao preparar uma aula sozinho, deixe a gente te ajudar!

Perguntas frequentes

O que é metodologia no plano de aula?

Na escola, os professores usam procedimentos metodológicos para ensinar às crianças. Isso significa a forma como eles ensinam as coisas. Alguns professores gostam de fazer atividades em grupo ou ter discussões em sala de aula, enquanto outros preferem dar palestras. A metodologia também inclui coisas como planejamento de tempo e transição entre atividades. É importante escolher a metodologia certa para ajudar as crianças a aprenderem o que é preciso.

Quais são as principais características de um plano de aula?

  1. Metas de aprendizado claras e específicas.
  2. Diferentes formas de ensinar para você aprender melhor.
  3. Atividades legais e importantes para você participar.
  4. Aulas adaptadas para você e suas habilidades.
  5. Tempo para revisar e corrigir os erros.
  6. Professor avalia você e te ajuda a melhorar.
  7. Aula de acordo com as regras da escola.
  8. Aula organizada e fácil de entender.
  9. Se algo não funcionar, a gente muda.
  10. Revisamos tudo antes da aula começar.

Quais são os tipos de planos de aula?

  • Diários
  • Semanais
  • Mensais Unitários
  • Temáticos
  • Baseados em projetos
  • Baseados em habilidades
  • Personalizados para estudantes que precisam de atenção especial
  • Baseados em ensino por competência

O que é o objetivo no plano de aula?

O objetivo em um plano de aula é saber o que a gente quer que as crianças aprendam. É importante que seja claro e específico para que a aula seja boa e a gente possa preparar atividades divertidas. Também é importante pensar nas regras que ajudam a gente a aprender e ter sucesso na escola. Assim, a gente usa coisas legais para ajudar na aula.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Um plano de aula pronto de acordo com a BNCC não é difícil. Um bom plano de aula deve ter objetivos claros e estratégias de ensino variadas. As atividades devem ser interessantes e adaptadas aos alunos. É importante ter tempo para revisão e feedback. O plano deve seguir as normas da BNCC, ter organização e ser flexível para mudanças. É recomendado revisar cuidadosamente antes de aplicar na sala de aula.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.