Nesse artigo você vai aprender tudo o que precisa saber para começar a fazer a sua pesquisa científica como uma pesquisador profissional. Compreenda a origem da pesquisa, os motivos que levaram grandes pensadores a se dedicarem ao estudo da metodologia científica, e a importância da pesquisa direcionada para a evolução humana. Aprenda a fazer um projeto de pesquisa, com problema, hipótese e objetivos, além de saber que tipo de pesquisa é mais adequada para o seu trabalho. Ao longo deste artigo buscamos poder explicar para você quais são as etapas fundamentais da pesquisa científica e como esse processo pode ficar mais fácil para você.
Você vai encontrar aqui:
- O que é pesquisa científica
- O método científico
- O caminho do método científico
- O que serve a pesquisa científica
- Características da pesquisa científica
- Como iniciar uma pesquisa científica
- Projeto de pesquisa
- Métodos de investigação científica
- Resumo do processo de pesquisa científica
- Veja nesse vídeo dicas para sua pesquisa
- Precisa de ajuda com sua pesquisa científica?
- A pesquisa científica é o primeiro passo
- A pesquisa científica dentro das instituições de ensino
- Perguntas frequentes sobre pesquisa científica
- Checklist na hora de fazer sua pesquisa científica
O que é pesquisa científica
A pesquisa científica é uma pesquisa feita a partir de um método, uma espécie de passo a passo que guia o pesquisador da sua dúvida até uma resposta para ela. Ainda, para uma pesquisa ser considerada científica, ela deve usar como base da sua estrutura dados e informações comprovadamente verdadeiras pela ciência. Essa condição é a maneira como a sociedade se encontra para desenvolver o conhecimento humano, que deve ser regido pela verdade. Mas nem sempre foi assim.
História do conhecimento científico
Até o período helenístico, época da história da humanidade que ficou conhecida pelo intercâmbio de culturas (gregas, muçulmanas, fenícias, egípcias e outras), os fenômenos da natureza eram explicados a partir de mitos e lendas. Por exemplo, a ideia de que as colheitas aconteciam de acordo com a vontade dos deuses era muito popular na época. Se o milho não brotava, a crença era que alguns deuses estavam castigando aqueles povos.
Entretanto, graças ao conhecimento acumulado dos diferentes povos que passaram a conviver no reino da Macedônio, desenvolveu-se a origem da ciência. Foi durante esse período que surgiram os primeiros filósofos, como Tales de Mileto, que defendia que os frutos e folhas brotavam melhor em épocas específicas, como o verão e a primavera, por conta das condições climáticas e não por causa da vontade divina.
Filósofos gregos
A partir de observações como a do grego Tales de Mileto, as sociedades passaram a investir na investigação científica para desenvolver-se. Claro que na época existiam poucos recursos tecnológicos que pudessem ajudar em investigações científicas mais profundas e complexas. Entretanto, filósofos gregos como Sócrates e Aristóteles criaram seus próprios métodos de investigação científica. Eles investigavam as sociedades, as relações sociais, a política e assuntos que hoje compreendemos como do campo das ciências sociais.
O método científico
Com o desenvolvimento das sociedades, o conhecimento científico se popularizou e as antigas crenças foram sendo deixadas de lado, dando lugar a pesquisa como a melhor maneira de entender os fenômenos da natureza e também da sociedade, a partir do método científico. O método científico pode ser entendido como os trilhos sobre o qual a pesquisa científica percorre o seu caminho em busca da resposta para a dúvida que a motivou, surgido graças também aos filósofos, herdeiros dos gregos, Francis Bacon e René Descartes.
Após o declínio do Império Romano, principal herdeiro do conhecimento helenístico, houve um abandono do conhecimento como principal ferramenta de desenvolvimento social. Foi o período conhecido como Idade Média, ou Idade das Trevas, para alguns. Na época, a ideia dos gregos, de que só o conhecimento científico conseguiria desenvolver a humanidade, foi sendo abandonada gradualmente. A Igreja e os Reinos, que passaram a controlar a Europa depois da queda do Império Romano, retomaram o conceito de que a vontade divina explicaria a maioria dos fenômenos sociais e naturais.
Ocorre que, durante a Idade Média, muitos pensadores contestaram as explicações dadas pela Igreja e pelos Reis para os problemas sociais e naturais que a sociedade da época enfrentava. O grupo dos renascentistas foram alguns desses pensadores. Figuras como Leonardo da Vinci resgataram a cultura helenística, traduziram as obras de Platão e Aristóteles e reviveram a ideia de que só o conhecimento poderia salvar os homens.
Incentivados pelos renascentistas, um grupo de pensadores se uniu em torno de uma defesa da razão e do conhecimento como única forma de desenvolvimento social e humano. Surgiu, então, o iluminismo. Figuras como Voltaire e Rousseau passaram a contestar o poder das igrejas e dos Reis, abrindo caminho para a revolução francesa. Incentivados, em grande medida, pelo método cartesiano, que defendia que o conhecimento humano só pode ser pautado pela verdade e pela razão, substituindo a observação, método dos gregos, como elemento constitutivo da investigação científica.
O caminho do método científico
Ao falar sobre quais as etapas da pesquisa científica podemos destacar que existem muitas oportunidades que podem ser adquiridas ao longo dessa caminhada, muitos projetos que podem ser feitos desde TCC até mesmo uma tese de doutorado.
Os cientistas contribuem para solucionar problemas, encontrar respostas e ajudar na vida de pessoas diariamente, foi apenas por meio de pesquisas é que foi possível encontrar a vacina para COVID-19. Assim como a cura de outras doenças ao longo dos anos na história da humanidade.
O que serve a pesquisa científica
Foi necessário fazer essa introdução histórica do desenvolvimento do método científico para responder a essa pergunta que tanto aflige os estudantes. Imagine que surge que milhares de pessoas estão tendo problemas respiratórios, em todo o mundo. Esses problemas são iguais, independente da crença ou da cultura do ser humano que sofre dele. Antes da pesquisa científica com método de investigação dos problemas da sociedade, esse problema seria explicado como uma vontade do(s) deus(es).
Entretanto, graças ao método científico, um pesquisador de São Paulo, pode investigar a fundo e descobrir que, na verdade, esses problemas estão sendo ocasionados por um vírus invisível ao olho humano. A partir dessa investigação, as sociedades conseguem fazer novas pesquisas em busca de remédios, vacinas e outras formas de proteger a vida humana desse vírus moral, garantindo que as pessoas continuem vivendo e trabalhando. Esse é o principal objetivo da pesquisa científica, garantir o progresso e a sobrevivência da humanidade.
Conceito de pesquisa científica
Diante dessa introdução histórica sobre o tema, podemos concluir que o conceito de pesquisa científica é o estudo científico sistemático, pautado na razão e no conhecimento humano, que busca, através das etapas da pesquisa científica, a resposta para as dúvidas dos problemas da sociedade humana. Os objetivos da pesquisa científica são, em última instância, o desenvolvimento da humanidade.
É claro que uma única pesquisa não é suficiente para encontrar a resposta para todos os nossos problemas, mas uma produção contínua de milhares de pesquisas científicas solucionam muitos dos entraves à evolução da humanidade. Por isso a importância que faculdades e universidades dão à pesquisa científica, pois ela é o alicerce do conhecimento humano.
Características da pesquisa científica
Não há uma única forma que se defina pesquisa científica, mas podemos listar algumas características que podem servir como um guia para elucidar como esse processo demonstra quais são as etapas de uma pesquisa científica.
A primeira etapa da pesquisa científica, conceito de observação sistemática. O que é isso? Surge de um padrão. A partir do momento que é observado um padrão no meio ambiente é possível dizer que há uma oportunidade de investigação e a partir daí que pode surgir uma pesquisa.
Quando definimos o que é pesquisa científica podemos falar também sobre experimentos, ou seja a habilidade de identificar como os padrões ocorrem, isso pode ser feito em um ambiente controlado como em um laboratório, ou pode ser feito in loco.
Levando em consideração apenas essas duas características é possível entender a pesquisa como um todo, já que essas são as partes principais de qualquer pesquisa, independe de seu método de pesquisa elas possuem essas duas características como principal.
Como iniciar uma pesquisa científica
Conhecido o conceito, chegou o momento de aprender como fazer uma pesquisa científica e como tudo, devemos começar pelo começo. O ideal, antes de começar a pesquisa, é elaborar um planejamento para facilitar o processo, ainda que muitos pesquisadores defendam a ideia de que o projeto pode engessar a pesquisa científica e obstar o processo criativo. Em todo caso, para quem está começando a lidar com o tema, elaborar um plano é uma boa estratégia para não se perder durante o caminho.
Projeto de pesquisa
Planejar é extremamente importante para qualquer atividade humana. Imagine entrar em uma floresta densa e cheia de perigosos desconhecidos sem ter um mapa, uma bússola e informações mínimas de primeiros socorros. A função do planejamento é auxiliar o caminho de quem está iniciando uma empreitada, como uma pesquisa científica.
Dessa forma, o pesquisador que traça um plano antes de iniciar sua jornada está estudando o terreno, analisando os riscos e pensando nos possíveis resultados da sua jornada. É uma etapa preparatória onde ele estabelece quais os melhores caminhos a serem seguidos, que ferramentas usar e onde ele pretende chegar.
Nesse sentido, todo projeto de pesquisa deve conter quatro elementos fundamentais, de acordo com a Teoria Geral dos Sistemas que define a metodologia científica adequada para quem pretende fazer uma pesquisa profissional. São eles:
- Processo: um sistema próprio para a execução da pesquisa
- Eficiência: que deve ser eficaz e chegar em uma conclusão
- Prazos: tudo isso dentro de um período adequado
- Meta: alcançando, ao final, os previamente definidos
Esses são os quatro pilares de todo projeto de pesquisa científica e, consequentemente, de todo o projeto que a guiará. Agora que já sabemos os elementos que devem estar presentes em uma pesquisa científica, passemos agora aos itens concretos que uma pesquisa científica deve conter.
Problema da pesquisa
Entre os itens que um projeto deve conter, o problema é o elemento essencial. Afinal, é a dúvida que será investigada. Sem essa dúvida, a pesquisa perde o seu objetivo, a sua razão de existir. Por isso, somente com a formulação é que pode-se dizer que estamos diante do início de uma pesquisa científica. O problema, portanto, é a origem da pesquisa.
Exemplo de problema de pesquisa: como transformar água salgada em água para ser consumida pelos seres humanos?
Repare que o problema é uma pergunta ainda sem resposta, que será dada pelo resultado da pesquisa científica. Todo problema de pesquisa deve, ainda, ter um sujeito, pessoa ou elemento que será o foco da pesquisa, e um objeto, aspecto ou fenômeno investigado. No caso, os seres humanos são os sujeitos das pesquisas e os processos de dessalinização da água o objetivo.
Hipótese científica
Um segundo passo preparatório para iniciar a sua pesquisa científica é elaborar a hipótese científica. Aqui vale pontuar que problema e hipótese são conceitos diferentes. Enquanto aquela é uma pergunta que dá vida à pesquisa, a hipótese é a formulação científica feita pelo pesquisador que pode ou não responder à pergunta, a depender do resultado da pesquisa.
Exemplo de hipótese: ao esquentar a água salgada, ela perde sua característica salina.
A hipótese serve como um norte, um caminho a ser seguido, que pode se mostrar adequado ou inadequado. Ao final da pesquisa ela pode confirmar ou não. Nesse sentido, a busca pela confirmação da hipótese pode ser uma investigação experimental, quando o pesquisador faz testes para saber se sua hipótese se confirma, exploratória ou descritiva, a depender do objetivo.
Objetivos da pesquisa
Após elaborar o problema, gênese da pesquisa, e a hipótese, o pesquisador deve definir os objetivos da pesquisa. Uma forma de fazer isso é formular uma lista com possíveis problemas que a pesquisa pode solucionar, ao responder à pergunta inicial. No nosso exemplo, a transformação da água salgada em doce pode ter vários objetivos, como:
- Melhorar a qualidade da água consumida pelas pessoas
- Abastecer regiões que sofrem com a falta de água
- Fomentar a agricultura em regiões litorâneas, etc.
Como se observa, os objetivos de uma pesquisa científica podem ser muitos. Ainda, quanto aos objetivos, é possível classificar os tipos de pesquisas em três.
Pesquisa exploratória | Se o pesquisador definir um objetivo que passe por se aproximar de um tema ou problema já conhecido e pesquisado, estamos diante de um tipo de pesquisa específica, a exploratória. Nela, o escopo do trabalho é, através de uma pesquisa bibliográfica, entrevistas com autores e até estudo de caso, encontrar mais informações ou novas hipóteses para o problema. |
Pesquisa descritiva | Por outro lado, quando o objetivo do pesquisador for o de descrever algum fato ou fenômeno social, ou natural, ele estará diante de uma pesquisa descritiva. Afinal, o escopo nesse caso será o de descrever, em uma linguagem técnica, o observado sobre o problema apontado durante a pesquisa. |
Pesquisa explicativa | Outra abordagem que pode ser dada a pesquisa, é a abordagem explicativa, quando o objetivo do pesquisador for o de descrever e dar uma explicação técnica para o problema definido. |
Essa divisão dos tipos de pesquisas quanto ao objetivo ajuda os pesquisadores durante os processos de elaboração e formulação da estratégia da sua pesquisa. Cada um desses três tipos conta com formas e modalidades próprias para a sua execução. Passemos agora para a análise das modalidades de pesquisa, ou seja, a classificação das pesquisas científicas quanto aos processos e aos métodos que deverão ser utilizados pelo pesquisador na busca pela resposta ao problema formulado.
Métodos de investigação científica
Aprender o método como iremos executar determinada atividade é um passo importante para qualquer empreitada humana. Por isso, existem milhares de vídeos do YouTube ensinando a fazer quase tudo, desde dobrar uma camisa até construir uma casa com garrafas pets. No campo científico, funciona da mesma forma, porém os métodos são técnicos. Conheça todas as formas de fazer uma pesquisa técnica.
Experimental
Nesse método de pesquisa, o cientista aplica uma série de variáveis sobre o objetivo da pesquisa e analisa os resultados, em busca da confirmação da sua hipótese. Nessa forma de pesquisar, o escopo central, por meio da relação de causa vs. efeito, achar a resposta. É, talvez, a forma mais conhecida de se pesquisar um problema pouco conhecido.
Inclusive, foi através do método experimental que Eratóstenes, uma pensadora que viveu na Grécia Antiga no século III a. C., descobriu que a Terra era redonda. Ele sabia, através de leituras dos livros da Biblioteca de Alexandria, que em uma cidade que ficava a 800 km da sua, o objetivo ficava sem sombra todos os dias 21 de junho, solstício de verão do hemisfério norte. Assim, no mesmo dia, ele fincou uma vareta na terra e observou que ela formou uma sombra. Dessa forma, induziu que a Terra era curva, pois, os raios do sol chegavam de maneira perpendicular à terra.
Bibliográfica
Nessa modalidade é feito um levantamento de informações relacionados ao objeto do trabalho em meios escritos, como livros, revistas, artigos científicos, trabalhos acadêmicos e outras fontes bibliográficas. O pesquisador compara os conceitos e entendimentos dados por cada autor sobre o problema e formula a sua própria conclusão, é um tipo de pesquisa muito comum em monografias e TCC de graduação e pós-graduação, que não demandam a pesquisa de um assunto inédito.
Documental
Muito semelhante à pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental também investiga o problema através da leitura de documentos escritos, mas não somente. Nesse método de pesquisa as principais fontes são fotos, e-mail, notícias, imagens, documentos pessoais, para formular suas pesquisas. É muito usada em pesquisas relacionadas ao campo da história.
De Campo
Como o próprio nome diz, esse método consiste em ir até o local em busca pelas respostas ao problema da pesquisa. Acontece junto aos métodos documental e bibliográfico, como forma de complementar, confirmar ou validar, as informações obtidas.
Ex-post-facto
A pesquisa ex-post-facto é uma modalidade de pesquisa que analisa os resultados de um evento depois que ele já aconteceu. É o oposto da experimental, quando o evento ainda não aconteceu e aplica-se variáveis para encontrar possíveis resultados que confirmem a hipótese. Na ex-post-facto o pesquisador estuda os efeitos das variáveis já ocorridas. Um exemplo é o estudo dos efeitos da de grandes eventos esportivos no mercado de trabalho.
Levantamento
É uma pesquisa que tem como base a coleta de informações para embasar a conclusão. Um tipo muito conhecido dessa pesquisa é o censo demográfico do IBGE. O resultado é uma riqueza de detalhes e informações para os pesquisadores.
Com Survey
Muito parecida a de levantamento, a pesquisa com survey se utiliza de questionários para alcançar seus resultados. É muito aplicada em campos da ciência social, pois, através de perguntas, o pesquisador encontra opiniões e características elementares para o seu objetivo científico.
Estudo de Caso
O estudo de caso é a forma de pesquisa que busca por resposta em um objeto pré-definido e tal como ele é, sem interferências. Assim, o pesquisador analisa o funcionamento de um sistema, uma entidade, instituição, grupo social, e expõe as informações que obteve.
Participante
Nesse método, o pesquisador se transforma em investigador. A pesquisa participante é muito utilizada por antropólogos que, para compreender melhor tribos e grupos sociais, passam a viver com e como os sujeitos da sua pesquisa.
Pesquisa-ação
O pesquisador que se vale da pesquisa-ação deixa de ser um mero observador para ser um sujeito agente do grupo que está estudando. Ele participa da pesquisa como agente ativo e essencial para o resultado, utilizando seu conhecimento e sua base científica para guiar os pesquisados na busca da resposta à sua pergunta.
Etnográfica
É basicamente o estudo de determinado povo ou grupo social. O pesquisador etnográfico vale-se de uma ampla gama de ferramentas técnicas, como a capacidade de observação, análise, interação, experiências, para a elaboração de um relatório final que explique o funcionamento do objeto estudado. Vale destacar que na etnográfica o pesquisador não interfere no objeto da sua pesquisa.
Etnometodológica
A mais jovem de todos os métodos de pesquisa, a pesquisa etnometodológica consiste em partir de uma premissa de que os seres humanos são resultados dos seus relacionamentos sociais. Assim, o pesquisador etnometodológico explica porque somos como somos.
Resumo do processo de pesquisa científica
No presente artigo foi apresentado desde a origem de natureza da pesquisa científica, a característica do método científico, os elementos de um projeto científico, toda a classificação científica das formas de se pesquisar. Além de exemplos para os problemas, hipóteses e objetivos de uma pesquisa. Confira a seguir um quadro resumo com tudo o que precisa para fazer uma abordagem científica adequada e sem erros.
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
|
|
Veja nesse vídeo dicas para sua pesquisa
Quem estiver com dúvidas sobre o conteúdo do artigo, pode encontrar no YouTube uma série de vídeos como esse que vão ajudar o aluno na execução da pesquisa científica.
Precisa de ajuda com sua pesquisa científica?
Fazer uma pesquisa científica, seja uma simples tarefa como a de uma iniciação científica ou mais complexas como para um mestrado ou doutorado, é uma tarefa difícil que demanda tempo e conhecimento. Afinal, pessoas estudam anos e se especializam no campo da pesquisa. Por isso, é normal ter problemas quando o assunto é pesquisa científica.
Fique tranquilo, aqui na StudyBay encontram-se os melhores escritores para a sua pesquisa científica. Eles estão preparados para ajudar você a elaborar um projeto de pesquisa que concorde com o conteúdo programático do seu curso. Além disso, eles darão todo o suporte necessário para concluir sua pesquisa científica com maestria.
A pesquisa científica é o primeiro passo
Na graduação nos deparamos com a primeira experiência de pesquisa científica de nossas vidas. Na iniciação científica aprendemos a pesquisar, consultar bibliografia e escrever um artigo científico. Nas aulas de metodologia científica, conhecemos as etapas e os métodos de abordagem de uma pesquisa científica, mas é no trabalho de conclusão que colocamos à prova todo o nosso conhecimento.
Entretanto, para quem escolher o meio acadêmico, deve ficar ciente que a pesquisa científica é apenas o primeiro passo de um amplo e vasto campo do conhecimento. Por isso, estudar os principais métodos de pesquisa e elaborar métodos próprios é uma tarefa que o pesquisador realizará durante toda a sua carreira profissional.
Nesse sentido, dedicar-se na elaboração de uma excelente pesquisa científica é o investimento que abrirá muitas portas lá na frente, quando você começar a se candidatar para outros projetos de pesquisas em faculdades e programas de incentivo à pesquisa. Faça um bom trabalho agora para colher os frutos depois.
A pesquisa científica dentro das instituições de ensino
Apesar de sabermos que dentro da faculdade existem alguns caminhos que um estudante pode seguir, não é de conhecimento da população em geral sobre qual a opção que pode ser conseguida através das etapas da pesquisa científica, por isso trouxemos abaixo algumas das opções que esses estudantes podem ter:
- Graduação: No egral o estudante se depara com o que é uma pesquisa científica na graduação, onde um professor orientador guia o acadêmico para iniciação científica, explicando todo o conceito de pesquisa científica e como que isso pode ser elaborado ao longo do curso.
- Mestrado: Esse grau de conhecimento é uma das etapas de uma pesquisa científica que é mais específica e voltada aos conhecimentos que um estudante quer aprofundar ao longo da sua carreira. O estudante desenvolve sua pesquisa atráves da sua dissertação.
- Doutorado: Nesta etapa da vida do estudante é imperativo demonstrar todo o conhecimento científico que se demonstra, esse é o grau mais elevado da educação superior e deve se levar em consideração aspectos como a construção da tese que possua todas as características da pesquisa científica.
- Pós-doutorado: Esse não é um grau que está inserido no contexto de ensino, mas no geral é utilizado por doutores para aprimorar o conhecimento em determinada área de estudo.
Perguntas frequentes sobre pesquisa científica
Para que servem os objetivos de uma pesquisa científica?
Os objetivos servem para guiar o pesquisador durante a sua jornada científica. Eles são os faróis em alto mar que ajudam o aluno a navegar pelas águas turbulentas e desconhecidas da pesquisa científica. Ao atingir um dos objetivos, o pesquisador sabe que está no caminho certo.
Como definir o problema de pesquisa?
Para definir um problema de pesquisa é necessário se questionar o que causa mais incômodo ao aluno ou aluna, algo que gostaria de pesquisar para poder contribuir com a sociedade. Pergunte aos professores as respostas para suas indagações e, caso alguma pergunta fique sem resposta, separe ela para ser o seu problema de pesquisa.
Qual diferença entre pesquisa e pesquisa científica?
Como dito anteriormente, a pesquisa é uma atividade comum, feita por qualquer pessoa que, ao se deparar com uma dúvida, vai até um mecanismo de busca, um livro ou alguma fonte de conhecimento, busca pela resposta. Já a pesquisa científica é uma atividade extraordinária, feita por uma especialista, que quer ajudar outras pessoas e compreender os fenômenos naturais ou sociais, contribuindo para a construção do pensamento humano.
Qual é a importância da pesquisa científica?
Ela é importante porque é somente através da pesquisa minuciosa que a humanidade consegue se desenvolver, criar novas tecnologias, solucionar problemas que podem acarretar na extinção da nossa espécie. Em suma, a pesquisa científica mantém a humanidade em constante evolução.
Qual é o conceito de pesquisa científica?
Pode ser definido como um processo, o seguimento de passos definidos que constroem o conhecimento humano, definir a ampliação, detalhamento e refutar dados se for necessário para fazer a verificação dos dados.
O que é preciso para fazer uma pesquisa científica?
É preciso ter um padrão a ser investigado, fazer a delimitação do tema, identificar o que é publicado, como que se justifica a pesquisa e seguir os procedimentos que são seguidos pela acadêmia que está seguindo esse processo.
Quais são as etapas de uma pesquisa científica?
As etapas podem ser definidas como observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou ainda como que se rejeita uma hipótese, se for o caso.
Qual é o objetivo da investigação científica?
Fazer todo o conceito de exploração, observação e resposta de perguntas para a construção e testes de hipóteses de pesquisa.
Checklist na hora de fazer sua pesquisa científica
Autor do Studybay
Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.