Norma da ABNT NBR 6028: 2003 para formatação de trabalhos acadêmicos

Publicado em 30.06.2023 por Diego Rodrigues V.. Tempo de leitura: 4 minutos

Preparar resumos é uma das tarefas de um estudante comprometido com a sua formação. Na faculdade e universidade, o pedido de resumo e resenhas é realizado com frequência por preferências. Instrumento adequado para analisar obras e outros assuntos, o resumo e resenha devem seguir um padrão de formatação específico, delimitado pela NBR 6028.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que é a NBR 6028

O que é a NBR 6028

Ainda em dúvida sobre como escrever o resumo de uma obra? Separamos alguns dicas que vão ajudar a entender melhor a NBR 6028. Foto: Unsplash

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o principal órgão nacional e referência quando se trata de padronização de trabalhos acadêmicos. As normas da ABNT são uma demanda das faculdades, que precisam padronizar os trabalhos a fim de facilitar a leitura.

A NBR 6028 da ABNT é uma norma técnica que estabelece os requisitos para elaboração e apresentação de resumos. Essa norma define os elementos que devem compor um resumo ABNT, como título, autoria, palavras-chave, objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Além disso, ela estabelece as regras de formatação, como tamanho da fonte, espaçamento e margens. A norma ABNT NBR 6028 é uma importante referência para garantir a qualidade e padronização dos resumos, facilitando a comunicação científica e acadêmica.

As normas editadas pela ABNT são muitas. Uma delas é a NBR 6028 de 2003, que perdurou por muitos anos como a principal referência técnica para quem quisesse escrever resumos e resenhas padronizados.

Entretanto, recentemente houve uma atualização, e a ABNT realizou a revisão da NBR 6028 e por meio do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação e da Comissão de Estudo de Documentação, editou a NBR 6028 atualizada em 2018.

ABNT NBR 6028 apresenta os requisitos essenciais para quem planeja escrever redação e apresentar resumos, resenhas ou recensões. Ainda, de acordo com a própria NBR 6028 da ABNT, entende-se por:

  • resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento;
  • resenha: análise de conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento;
  • recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialistas.

Dessa forma, quem cogita escrever algum desses três tipos de textos, deve observar o que a ABNT NBR 6028 apresenta.

O que diz a NBR 6028

A NBR 6028 da ABNT traz dois pontos sobre como devem ser elaborados os resumos, resenhas e recensões. O documento tem apenas 7 folhas, das quais 2 tratam das regras que devem ser observadas pelo estudante ou pesquisador. Em termos de construção, há uma diferença entre resumo e resenhas/recensões. Vamos às principais definições.

Tipo Resumo Resenha e recensão
Objetivo Texto curto sobre conteúdo de outro texto grande, e pode ser informativo ou indicativo. Texto que fornece uma ideia do objeto (texto ou documento) analisado, apontando os pontos mais importantes.
Formato Frases concisas em parágrafos, sem tópicos. Frases concisas, sem enumeração.
Tempo verbal Terceira pessoa. Terceira pessoal.
Referência Após o título, do tópico resumo e abstract. Idem
Palavras-chave Abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e vírgula e terminadas ponto final. Grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Idem

Tamanho

- 150 a 500 palavras em trabalhos acadêmicos, relatórios técnicos e científicos;

- 100 a 250 palavras nos artigos e periódicos;

- 50 a 100 palavras nos demais documentos;

Sem limite de palavras.
Autoria Deve ser elaborado pelo autor do texto. Deve ser elaborado por outra pessoa que não seja autora do texto analisado.

Essas são as principais regras e diferenças trazidas pela norma ABNT 6028 que trata dos resumos, resenhas e recensões. Quanto aos aspectos gerais, normas ABNT para resumos trazem ainda a observação de evitar o uso de símbolos, contrações, reduções, fórmulas e outros elementos que não sejam imprescindíveis para a compreensão do documento.

Vídeo explicando as normas ABNT NBR 6028 para trabalhos acadêmicos

Precisando de ajuda com o seu resumo, resenha ou recensão?

Aqui na StudyBay você encontra os melhores especialistas em normas ABNT para resumos nas normas da ABNT, também resenhas ou recensões do mercado. Nosso time de escritores está pronto para ajudar a escrever ou formatar o seu resumo de TCC, resumo acadêmico, trabalho acadêmico, resumo de artigo ou resumo crítico.

Sempre considerando a NBR 6028 (2003) e NBR ABNT 6028, nosso time de especialistas vai preparar o seu abstract de TCC no idioma que precisar. Entre em contato agora mesmo e peça o seu orçamento.

Perguntas e respostas sobre a NBR 6028

O que é a norma NBR 6028?

A norma 6028 define as regras para formatação dos resumos, resenhas e recensões acadêmicas.

Qual a NBR 6028 mais atual?

Após a NBR 6028/2003 houve a edição de uma nova norma 6028, em 2021, a mais atual.

Quais são os tipos de resumo segundo a ABNT NBR 6028?

De acordo com NBR 6028:2003 e de 2021, que além de trazer as regras da ABNT para resenha crítica e recensão, estabelece que há dois tipos de resumos: informativos e indicativos.

Qual a diferença entre resenha e recensão de acordo com a NBR 6028 2021

Resenha é o texto conciso sobre uma análise de um texto de outra pessoa, enquanto o resumo é apresentação dos principais pontos de um texto.

Checklist para resumos, resenhas e recensões de acordo com a NBR 6028

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Diego Rodrigues V.

Autor do Studybay

Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.