Você Sabe O que é a Metodologia de Dissertação?

Publicado em 21.08.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 7 minutos

A metodologia de dissertação descreve os fundamentos filosóficos amplos para seus métodos de pesquisa escolhidos, incluindo se você está usando métodos qualitativos ou quantitativos, ou uma mistura de ambos, e por quê. Você deve ser claro relativamente à base acadêmica de todas as escolhas dos métodos de pesquisa que você fez. Premissas como "eu estava interessado" ou "eu pensei" não são suficientes; Devem existir boas razões acadêmicas para a sua escolha.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Métodos Comuns de Pesquisa para as Ciências Sociais

Existem inúmeros métodos de pesquisa que podem ser usados quando se realizam trabalhos científicos. Você deverá discutir quais são os mais apropriados para sua pesquisa diretamente com o seu professor ou supervisor.

Os seguintes métodos de pesquisa são comumente usados em ciências sociais, envolvendo seres humanos:

  • Entrevistas
  • Observações
  • Questionários
  • Análise documental

Detalhando a Metodologia de Dissertação

Detalhando a Metodologia de Dissertação

Foto: unsplash.com

Vamos explicar um pouco mais em profundidade cada uma das possíveis metodologias. A entrevista como metodologia de dissertação é um dos métodos mais flexíveis e amplamente utilizados para obter informações qualitativas sobre as experiências, opiniões e sentimentos das pessoas é a entrevista. Uma entrevista pode ser pensada como uma conversa guiada entre um pesquisador (você) e alguém de quem você deseja aprender algo. O nível de estrutura em uma entrevista pode variar, mas na maioria das vezes os entrevistadores seguem um formato semi-estruturado. Isso significa que o entrevistador desenvolverá um guia para os tópicos que ele ou ela deseja cobrir na conversa, e pode até mesmo escrever uma série de perguntas a fazer. O entrevistador é livre para seguir caminhos diferentes de conversa, se necessário induzir o informante a esclarecer e expandir determinados pontos. Portanto, as entrevistas são ferramentas particularmente boas para obter informações detalhadas quando a questão da pesquisa é aberta em termos do intervalo de respostas possíveis. As entrevistas não são particularmente adequadas para obter informações de um grande número de pessoas. As entrevistas são demoradas e, portanto, é preciso prestar muita atenção à seleção de informantes que terão os conhecimentos ou experiências necessários para responder à pergunta de pesquisa.

A observação é útil quando um pesquisador quer saber o que as pessoas fazem sob certas circunstâncias. As observações podem fazer parte de uma pesquisa quantitativa ou qualitativa. Por exemplo, se um pesquisador quer determinar se a introdução de um sinal de trânsito faz qualquer diferença para o número de carros que abrandam em uma curva perigosa, ele ou ela poderia sentar-se perto da curva e contar o número de carros que o fazem e aqueles que não desaceleram. Uma vez que os dados serão números de carros, este é um exemplo de observação quantitativa. Um pesquisador querendo saber como as pessoas reagem a um anúncio de outdoors pode passar o tempo assistindo e descrevendo as reações das pessoas. Neste caso, os dados seriam descritivos e, portanto, seriam qualitativos. Existem uma série de potenciais preocupações éticas que podem surgir com um estudo de observação. As pessoas que estão sendo estudadas sabem que estão sob observação? Podem dar seu consentimento? Se algumas pessoas não estão satisfeitas com a observação, é possível removê-las do estudo enquanto ainda se realizam observações dos outros ao seu redor?

Se a problemática da sua pesquisa requer que você colete informações padronizadas (e, portanto, comparáveis) de um número de pessoas, então os questionários podem ser o melhor método para usar. Os questionários podem ser usados para coletar dados quantitativos e qualitativos, porém você não será capaz de obter o mesmo nível de detalhe em respostas qualitativas através de um questionário como conseguiria com uma entrevista. Questionários exigem muito cuidado na sua concepção e entrega, mas um questionário bem desenvolvido pode ser distribuído a um número muito maior de pessoas do que seria possível entrevistar. Os questionários são particularmente adequados para pesquisas que buscam medir alguns parâmetros para um grupo de pessoas (por exemplo, idade média, nível de consciência de um problema) ou fazer comparações entre grupos de pessoas (por exemplo, determinar se os membros de diferentes gerações têm opiniões idênticas ou diferentes sobre a imigração).

A análise documental envolve a obtenção de dados de documentos existentes sem ter que questionar as pessoas através de entrevistas, questionários ou observar seu comportamento. A análise documental é a principal forma através da qual os historiadores obtêm dados sobre os seus temas de investigação, mas também pode ser uma ferramenta valiosa para os cientistas sociais contemporâneos. Os documentos são materiais tangíveis em que fatos ou ideias foram registrados. Normalmente, pensamos escritos ou produzidos em papel, como artigos de jornais, registros de políticas do governo, folhetos e atas de reuniões. Itens em outras mídias também podem ser objeto de análise documental, incluindo filmes, músicas, sites e fotografias. Os documentos podem revelar muito sobre o povo ou organização que os produziu e o contexto social em que surgiram. Alguns documentos fazem parte do domínio público e são livremente acessíveis, ao passo que outros documentos podem ser classificados, confidenciais ou não estar acessíveis ao público. Se tais documentos forem utilizados como dados para a pesquisa, o pesquisador deve chegar a um acordo com o detentor dos documentos sobre como o conteúdo pode e não pode ser usado e como a confidencialidade será preservada.

Como Escolher Métodos de Pesquisa Precisos

Sua metodologia deve estar ligada às suas questões de pesquisa e problemática.

Visite sua biblioteca universitária e peça ajuda aos bibliotecários; Eles devem ser capazes de ajudá-lo a identificar os livros do método de pesquisa padrão em seu campo. Tais livros irão ajudá-lo a identificar sua filosofia de pesquisa ampla e, em seguida, escolher métodos que se relacionam com isso. Esta seção da sua dissertação deve definir sua pesquisa no contexto de suas bases teóricas.

  • A metodologia também deve explicar as fraquezas de sua abordagem escolhida e como você planeja evitar as piores armadilhas, talvez triangulando seus dados com outros métodos.
  • Para cada teoria, você deverá ser capaz de encontrar pesquisas e investigações que o apoiarão e outras que não.
  • Use os argumentos a favor e contra expressos na literatura para explicar por que você escolheu usar esta metodologia ou porque os pontos fracos não importam aqui.

Estruturando sua Metodologia

Geralmente, é útil começar a seção sobre metodologia, definindo o quadro conceitual em que você planeja operar com referência aos textos-chave sobre essa abordagem.

  • Você deve ser sempre exato sobre os pontos fortes e fracos de sua abordagem escolhida e como você pretende abordá-los.
  • Você deve discutir suas perguntas de pesquisa e como você pretende abordar cada uma delas. Este é o ponto em que a literatura escolhida justificará porque você escolheu os seus métodos de pesquisa escolhidos, incluindo a sua base teórica. Você deve deixar claro que você acha que o método é confiável e já foi testado anteriormente, e que tipo de confiança você poderia colocar nos resultados. Sua pesquisa pode até ter como objetivo testar os métodos de pesquisa, para ver se eles funcionam em determinadas circunstâncias.
  • Você deve concluir resumindo seus métodos de pesquisa, a abordagem de apoio e o que você vê como os principais desafios que você enfrentará em sua pesquisa.

Considerações em sua Metodologia de Dissertação

Se você está realizando sua dissertação em seções, você deve usar esta seção para definir exatamente o que você pretende fazer.A metodologia deve estar relacionada com a literatura para explicar por que você está usando certos métodos e a base acadêmica de sua escolha. Se você está fazendo uma monografia única ou primária, então a metodologia de dissertação deve explicar o que você fez, referindo quaisquer refinamentos que você tenha feito e como seu trabalho progrediu.

Confira neste vídeo: como escrever melhor

Conclusão

Sua metodologia e os métodos precisos que você escolhe usar em sua pesquisa são cruciais para seu sucesso. Vale a pena gastar bastante tempo nessa seção para garantir que você faz tudo certo. Como sempre, aproveite os recursos disponíveis para você, por exemplo, discutindo seus planos em detalhes com seu professor, uma vez que ele poderá ser capaz de indicar se a sua abordagem tem falhas significativas e que você poderia resolver de alguma forma.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.7/5 (15 votos)