Informações adicionais para currículo: dicas, o que colocar e exemplos prontos

Publicado em 22.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 9 minutos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, logo investir em um bom curriculum vitae ou resumo de CV é essencial para que a empresa reconheça as características da pessoa que aplica para a vaga. O candidato deve inserir habilidades pessoais, experiências acadêmicas e profissionais, trabalho voluntário entre outras informações complementares no currículo. Você confere logo abaixo dicas e exemplos prontos para que seu currículo seja muito bem avaliado na busca por emprego.

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O que é um curriculum vitae e quais são os outros tipos de currículo

O que é um curriculum vitae e quais são os outros tipos de currículo

Imagem retirada de Unsplash

Segundo o Wikipedia, curriculum vitae (do latim "trajetória de vida"), assim denominado CV ou currículo é um documento que relata a trajetória educacional e as experiências de trabalho de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.

Não confundir com currículo de ensino acadêmico ou o voltado para a área de planejamento de uma organização, nem tampouco com o CV lattes, que é um tipo de currículo muito utilizado por pesquisadores.

No curriculum vitae, o candidato descreve em 1 ou 2 páginas suas características pessoais, habilidades como soft skills e hard skills, experiência acadêmica e profissional, trabalho voluntário, dados para contato, além das informações complementares para currículo, de forma criteriosa e que exprima quem realmente o candidato é e a que ele se dispõe a trabalhar.

É importante selecionar as qualidades para currículo de forma a ser fiel a realidade.

Após a confecção do currículo, seja à mão ou digitado no computador, a empresa vai receber e olhar se as características do candidato correspondem a vaga. Num processo seletivo podem ter somente a entrega do currículo e uma entrevista, ou resolução de cases, provas e jogos de raciocínio lógico.

Por esse processo ser árduo e muitas vezes demandar várias etapas, o candidato deve escolher cuidadosamente quais são seus objetivos profissionais para currículo.

Além do curriculum vitae, existe um resumo de currículo (CV/Resumé), que como o próprio nome já diz, se caracteriza como um resumo do currículo acadêmico. Nele devem incluir somente os pontos mais relevantes e deve ser focado para uma área ou empresa específica. É possível realizar também uma Cover Letter (CL ou carta de apresentação), documento no qual o candidato explica sua motivação e traz resultados comprovados de seus empenhos para concorrer a vaga, por meio de sua trajetória educacional/profissional.

O que é a seção de informações adicionais no currículo e para que serve

O que é a seção de informações adicionais no currículo e para que serve

Modelo de currículo do Microsoft Office

Um currículo é dividido nas seguintes seções:

  • seção de dados de contato (telefone, e-mail, endereço, redes sociais, estado civil);
  • seção de objetivo profissional (seguir carreira ou buscar novos caminhos);
  • seção de formação acadêmica (campo de atuação, início e conclusão do curso);
  • seção de histórico profissional;
  • seção de qualificações (prêmios, cursos de pós-graduação);
  • seção de atividades complementares (participação em eventos, palestras, intercâmbio cultural, trabalho voluntário); e
  • seção de informações adicionais.

Nesse sentido, a maioria dos currículos são bem parecidos. O que pode diferenciar entre eles é a ordem como a seção do histórico de trabalho é apresentada. Essa ordem pode ser dividida em:

Currículo cronológico inverso É o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas.
Currículo funcional Também chamado de currículo por competências, este tipo se concentra mais nas suas competências do que na sua experiência de trabalho.
Currículo híbrido Funciona como um mix das suas metodologias anteriores e é ideal para quem já tem um bom histórico de trabalho e precisa dar ênfase também às competências que desenvolveu ao longo da carreira.

E finalmente, a seção de informações adicionais, a qual consiste em um pequeno cabeçalho ou bloco com informações úteis para determinadas vagas de emprego. O objetivo das informações complementares consiste então em abordar aspectos relevantes, mas que não foram tratados em outras seções ou que merecem um bom destaque para o recrutador que busca determinado perfil de candidato.

Regras e passos para fazer as informações adicionais em currículo

Nas informações adicionais para currículo simples para primeiro emprego ou para quem já atua no mercado de trabalho, colocar somente o essencial é a chave para que o currículo seja notado. Afinal, o recrutador pode achar cansativo e fora de foco um currículo acima de 2 páginas. Para quem nunca trabalhou, pode ser mais fácil aplicar a concisão, mas para quem já atua há algum tempo, essa tarefa pode pedir um pouco de atenção. Seguem abaixo as principais regras para um bom currículo:

Liste apenas o essencial e não ultrapasse 2 páginas

O ideal é que o documento tenha apenas uma página, de preferência em preto e branco e sem muitos detalhes. A foto não é obrigatória, nem o endereço residencial.

Não crie informações mentirosas

Dizer que possui uma competência que na verdade não tem realmente, pode dar implicações caso seja selecionado no processo e não saiba desempenhar corretamente. Como por exemplo, dizer que tem inglês avançado quando na verdade só arranha o básico.

Não peça a terceiros para incluir depoimentos

Se o objetivo é a concisão, não precisa incluir um depoimento do seu ex-chefe ou colega de trabalho. Muitas pessoas incluem o link do LinkedIn nos dados para contato. Caso o recrutador tenha interesse em saber mais sobre seu dia a dia, com certeza ele vai buscar suas redes sociais.

É possível dividir essa seção nas anteriores ou não colocá-la

Caso você seja estudante ou não tenha tido experiência de trabalho ou voluntariado, não faz muito sentido enfeitar o currículo com informações adicionais. Crie somente o básico, focando em suas habilidades, interesses e não seja repetitivo.

O que colocar em informações adicionais no currículo?

O que colocar em informações adicionais no currículo

Modelo do Canva

Na seção de informações adicionais devem ser abordados aspectos que não foram bem explorados nas outras seções, ou tópicos que queiram chamar mais atenção. Pode-se entender como as observações no currículo, como por exemplo:

  • premiações e certificações;
  • experiência com trabalho voluntário;
  • experiência estudantil em conselhos acadêmicos e empresa júnior;
  • vivência em outro idioma com intercâmbio cultural;
  • carteira de motorista;
  • carro próprio;
  • disponibilidade de horários (horário comercial, meio período, etc);
  • disponibilidade de mudança de cidade;
  • carteira ativa em conselho regional.

Também seu currículo pode se destacar se você entregar em números os resultados alcançados em determinada experiência que você teve. Uma dica é destacar os resultados logo após a descrição de suas atividades/responsabilidades do cargo, como um sub-item, mas também é possível evidenciar nas informações adicionais como:

Exemplo de Carreira na Administração Pública

1.500 pessoas impactadas com o projeto X no ano de 2020.

Exemplo de Carreira Comercial

O marketing do produto Y impulsionou em 500% as vendas logo na primeira semana.

Exemplo de Trajetória Acadêmica

Presidente do Conselho Estudantil por 2 anos, conseguiu que a escola juntasse verbas para o restaurante universitário a partir de projetos de reciclagem.

Experiência com voluntariado

Contribuiu para que centenas de jovens venezuelanos pudessem aprender inglês de forma lúdica e entrar no mercado de trabalho.

Experiência de cunho religioso

Contribuiu na catequização de 100 jovens em encontros semanais, retiros e feiras.

Exemplos de currículo com informações adicionais

Exemplos de currículo com informações adicionais

Imagem retirada de Pinterest

Exemplo de currículo com informações adicionais

Imagem retirada de Pinterest

Os exemplos de currículo acima possuem dois modelos semelhantes, no entanto com diferenças no discurso. O primeiro está trazendo a seção de informações adicionais em tópicos, e o segundo traz as informações num pequeno texto descritivo, como um modelo a seguir. Geralmente, todos os currículos vão apresentar as mesmas partes textuais, o que pode variar são as ferramentas empregadas para a construção, o discurso se em primeira ou terceira pessoa, os elementos gráficos, a presença ou não de foto do candidato e o tamanho do texto.

As principais ferramentas utilizadas são:

Microsoft Office Integrando as ferramentas do Microsoft Word, PowerPoint ou até mesmo do Publisher.
Plataforma Canva Possui modelos pré-editados, com visual arrojado, imagens, cores e elementos totalmente personalizáveis. E pode ser baixado em diferentes formatos.
Resumo do Linkedin Ainda é possível extrair todas as informações adicionadas na sua página do Linkedin, em formato de currículo, basta exportar como PDF na página do perfil.
Modelos de currículos prontos da Internet Na Internet, é possível encontrar vários modelos prontos, em forma de imagem, em formato Word, mas geralmente são mais simples e requer personalização, de acordo com o perfil do candidato.

Quanto à escrita, não é recomendado escrever em primeira ou terceira pessoa. O uso bem empregado de palavras-chave no tempo passado para se referir a suas experiências é a forma mais interessante de o recrutador ler seu currículo. Não devem ser usadas palavras como “eu”, “ela” ou “meu”. Veja como pode escrever:

Experiência na pesquisa acadêmica

Obtive score A em pesquisa sobre Educação de Jovens Empreendedores, com artigo publicado no periódico Elsevier. Todo o dinheiro arrecadado nas campanhas e atividades relacionadas ao projeto de pesquisa foi revertido para instituições de apoio a idosos e crianças carentes.

Como ter informações complementares impecáveis? Video + dicas

Neste vídeo, a Carol Campos, especialista em gestão de pessoas, fala um pouquinho sobre como construir um bom currículo, dando atenção especial para as informações complementares e sua importância para que os recrutadores entendam se você vai se adequar ao time e à cultura da empresa. Vale ressaltar que o time de recrutamento ou banca qualificadora do processo seletivo que você está participando leva pouquíssimo tempo para avaliar os currículos, que podem ser centenas para uma única vaga, então reserve um tempo para dar atenção ao assunto.

Não deixe de conferir as dicas da especialista, e se precisar de alguma ajuda para fazer o seu currículo ou avaliação da qualidade das informações preenchidas, procure nosso time da StudyBay que teremos o prazer de estar contigo rumo a um caminho profissional de sucesso!

Perguntas frequentes

É necessário colocar informações adicionais no currículo?

Nem sempre. Alguns currículos precisam apenas de informações essenciais, quando a pessoa não tem experiência.

O que colocar em informações adicionais no currículo?

É possível colocar premiações e certificações, experiência com trabalho voluntário, experiência estudantil em conselhos acadêmicos e empresa júnior, vivência em outro idioma com intercâmbio cultural, carteira de motorista, se tem carro próprio, disponibilidade de horários (horário comercial, meio período, etc), disponibilidade de mudança de cidade e carteira ativa em conselho regional.

Quais atividades complementares colocar no currículo?

Cursos de extensão, atividades de iniciação científica, voluntariado, estágios de verão (summer jobs), palestras ministradas, eventos que participou, cargos acadêmicos em empresa júnior ou conselho estudantil, experiências de cunho religioso e social.

O que colocar em realizações profissionais no currículo?

Nesta seção, é possível explorar os resultados alcançados, méritos adquiridos durante a carreira, títulos, projetos de sucesso.

Checklist

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.