O glossário é como um mini dicionário, um elemento fundamental de diversos tipos de trabalho acadêmico, sendo também, elemento obrigatório em TCC. Afinal, ao contrário do que se pensa, o trabalho acadêmico deve ser conciso, claro e acessível para todos da comunidade acadêmica e não restrito apenas a especialistas da área.
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O glossário de palavras funciona como um dicionário de palavras, especificando termos que serão utilizados futuramente em seu trabalho. Assim, a banca de avaliadores e futuros leitores terão a possibilidade de se situar e compreender a leitura da maneira almejada pelo estudante deseja.
É fundamental que o leitor e autor do trabalho entendam o que está sendo passado e estejam “na mesma página” em relação à interpretação, evitando assim a interpretação errônea e até mesmo a semântica. Leve sempre em consideração que seu texto deve ser acessível também para acadêmicos que não são especialistas em sua área.
O glossário situa-se no final do trabalho, precedendo apenas o apêndice e o anexo. Caso o autor do trabalho acadêmico opte por não escrever o glossário, o significado de termos poucos utilizados no texto devem ser esclarecidos em notas de rodapé ou dentro do próprio texto.
Assim, para que a sua carreira acadêmica prossiga com sucesso, é essencial que você saiba como fazer um glossário, e para isso é fundamental entender o que é um glossário.
Como montar um glossário
Primeiramente, para montar um glossário você precisa entender o que é um glossário. Dito isso, o glossário é uma seção do seu trabalho acadêmico que irá indicar o significado de siglas, termos específicos e palavras que serão utilizadas futuramente no texto.
Há diversas variações do glossário, uma delas sendo o glossário bilíngue. Por exemplo: o glossário em inglês irá apresentar o significado de palavras em Inglês utilizadas ao longo do trabalho. Isso pode ser aplicado para diversas linguagens e geralmente é utilizado em trabalhos de cursos como relações internacionais, porém também pode ser útil quando há conexão do material com estudos ou teorias estrangeiras.
Para começar a montar o glossário é fundamental que você tenha uma lista com todos os termos fundamentais utilizados no seu trabalho, os quais podem ter significados ambíguos ou necessitar de especificação.
Após escrever a lista de palavras e colocá-las junto aos seus respectivos significados (esses sempre sendo bem fundamentados) você deve organizá-las em ordem alfabética. A maioria dos serviços de escrita oferecem opções de formatação que possibilitam a organização automática dos termos em ordem alfabética, facilitando assim a formatação e poupando seu tempo.
Por exemplo: para automatizar a ordenação da lista de palavras em ordem alfabética no Word, você precisa:
- ir para a aba de recursos (ferramentas)
- selecionar a opção "parágrafos"
- clicar na opção “ordenar por”
- clicar em “ascendente”.
Assim, toda a sua lista de termos será organizada em ordem alfabética, sem abrir margem para erros ou gastar o seu tempo.
De acordo com as normas da ABNT, não há restrições para a formatação do glossário exceto pelo título, o qual não deve ser precedido de numeração e deve ser centralizado na página.
Lembre-se de informar a fonte bibliográfica após finalizar o seu glossário, assim a banca saberá a informação e estudos base utilizados como pilares de seu texto.
O que fazer e não fazer no glossário
Fazer | Não fazer |
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Vídeo sobre glossário de palavras para TCC
Caso ainda tenha dúvidas acerca da escrita do glossário para seu trabalho acadêmico, assista o vídeo a seguir o qual aborda a temática da escrita de glossários de maneira multifacetada, explicando a aplicação das regras ABNT, função do glossário e outros aspectos fundamentais dessa seção do seu TCC.
Como podemos ajudar
Embora a escrita de trabalhos acadêmicos seja um processo fundamental que irá definir o seu perfil acadêmico, possibilitando que o estudante consiga sua graduação e ganhe reconhecimento por seus estudos, o processo de escrita pode ser cansativo, estressante e promover a ansiedade entre membros da comunidade acadêmica.
Mas não se preocupe, a equipe de profissionais qualificados da Mystudy Bay tem anos de experiência em seus respectivos campos do conhecimento, adquirindo expertise na escrita e estrutura ideal de trabalhos acadêmicos ao longo de sua jornada como profissional. Para aliviar a pressão e estresse de escrever o trabalho perfeito entre em contato com a nossa equipe para que um de nossos profissionais possa te mandar uma proposta!
Perguntas frequentes sobre glossário nas normas da ABNT
Qual é a função de um glossário?
O glossário de um trabalho acadêmico especifica palavras e termos técnicos que demonstrem ser cruciais para o entendimento do conteúdo do texto.
Como fazer um glossário no Word?
Selecione a opção “parágrafos” na barra de ferramentas do word, em seguida clique em “ordenar por” e selecione a opção “ascendente”. Assim, todas as palavras utilizadas no glossário serão organizadas por ordem alfabética automaticamente. Lembre-se também de justificar o significado das palavras utilizando apenas fontes confiáveis de informação ao elaborar seu glossário no word.
Qual a importância de um glossário em trabalho acadêmico?
O glossário irá situar o leitor do trabalho acadêmico em relação ao significado de uma lista de palavras e termos técnicos essenciais para a compreensão do conteúdo, evitando assim a confusão muitas vezes causada pela ambiguidade de certos termos e a livre interpretação.
Para que serve um glossário?
O glossário básico tem a função de especificar o significado de uma lista de palavras que serão utilizadas ao longo do trabalho acadêmico. Por exemplo: um glossário de TCC de química irá especificar qual o ponto zero ou calor específico de substâncias analisadas ou citadas a fim de situar melhor o leitor em relação ao estudo realizado.
Como construir um glossário?
Para construir um glossário é fundamental que você entenda a estrutura do trabalho e os requerimentos para o glossário ao ler exemplos de glossário ou ao utilizar um modelo de glossário pronto e apenas modificar o conteúdo. Geralmente, os termos devem ser organizados em ordem alfabética.
Checklist glossário nas normas da ABNT
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.