A gestão pública é um termo que engloba a gestão de servidores públicos. É essencial, pois, auxiliam no recrutamento e retenção de colaboradores, bem como no desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas. Neste artigo, você aprenderá mais sobre a temática e a selecionar um bom tema de TCC em gestão de pessoas.
Você vai encontrar aqui:
- Gestão de pessoas - graduação e pós-graduação
- O currículo do curso
- Qual a melhor forma para escolher o seu tema?
- Temas para TCC gestão de pessoas
- Dicas para compor o tema do trabalho de conclusão de curso
- Confira neste vídeo: TCC em gestão de pessoas
- Fontes para aprofundar a pesquisa
- Como podemos te ajudar?
- Perguntas frequentes
- Checklist
Gestão de pessoas - graduação e pós-graduação
Gestão de pessoas é um campo de estudo e profissão que envolve liderança, coaching, desenvolvimento e motivação de pessoas, evitando até a síndrome de burnout no ambiente de trabalho. A sua importância aumentou nas últimas décadas para a qualidade de vida melhor dos trabalhadores. A necessidade do gerenciamento das força de trabalho tem sido um problema antigo, sendo considerada:
É a arte e a ciência de administrar pessoas para atingir os objetivos organizacionais.
É um sistema complexo responsável pela coordenação de recursos, serviços e atividades para alcançar os resultados desejados. Os gestores públicos são responsáveis por alocar recursos, supervisionar as operações e garantir que as organizações públicas operem em conformidade com os requisitos legais.
Por fim, o curso de graduação em gestão pública é um programa de quatro anos que prepara os graduados para carreiras em gestão de pessoas no setor público. Ele ensina os alunos sobre as teorias e práticas da administração pública, incluindo gestão estratégica, orçamento, gestão de pessoal, design de organização, análise e a busca da avaliação de políticas. A pós-graduação é um programa de até dois anos que prepara os graduados para carreiras como líderes em agências governamentais ou organizações sem fins lucrativos.
Dito isso, veja algumas das áreas de atuação da cultura organizacional:
Área | Atuação |
Recrutamento e seleção | Nesta atividade, que dependendo do tamanho da companhia pode compor um setor inteiro, os gestores de pessoas recrutam e selecionam pessoas para o ambiente de trabalho. Os profissionais cuidam do processo inteiro, desde a comunicação de vagas para o mercado, recebimento e avaliação de currículos e contato com candidatos. |
Departamento pessoal | Este setor cuida da questão formal e legal que envolve as contratações. O controle e a execução de atos como admissão, demissão, concessão de férias, licenças, pagamento em geral etc |
Treinamento e desenvolvimento | Quando uma empresa possui uma divisão de treinamento e desenvolvimento, significa que os trabalhadores terão uma equipe com afinidade e responsável por acompanhar seu progresso e por promover ações para a capacitação dentro e fora da companhia. Ou seja, é um setor que alinha capacidades e potenciais estagiários ao que se espera para a empresa. |
Remuneração e benefícios | Muito mais do que “cuidar de pagamentos”, essa divisão faz análises aprofundadas sobre os cargos e suas remunerações, olhando para a deficiência de um setor, mas também para o exterior da empresa, bem como para a legislação. |
Além destas funções, em empresas de pequeno e grande porte, o gestor de recursos humanos pode trabalhar também com consultoria. Nessa situação, os profissionais exercem um olhar externo para as empresas, prestando serviços de gerenciamento.
O currículo do curso
Apresentaremos a você, em linhas gerais, quais disciplinas você estudará no curso, tanto no tecnólogo quanto na especialização. Como você já deve imaginar, isso muda conforme a instituição de ensino.
O currículo do curso é projetado para ajudar os alunos a compreender os conceitos de gestão pública e gestão de pessoas. Eles serão capazes de aprender as habilidades necessárias para gerenciar suas próprias carreiras em uma organização pública, bem como entender como trabalhar com outras pessoas em um ambiente de equipe.
Desse modo, é projetado para ajudar os alunos a desenvolver sua compreensão dos princípios de gestão pública e gestão de pessoas. O curso abrange uma ampla gama de de exemplos dos temas essenciais para qualquer gestor do setor público - liderança e tomada de decisão; éticas e valores; desenvolvimento Econômico; gestão de Recursos Humanos; mudança organizacional - entre outros.
Qual a melhor forma para escolher o seu tema?
Escolher entre os temas para TCC pós-graduação em gestão pública é uma das decisões mais importantes que você tomará em sua carreira de como um gestor(ra) público(a). A melhor forma de escolher o seu tema é analisar o que você está tentando alcançar com e depois pensar nas organizações que são o seu público-alvo. Você também deve considerar se há ou não restrições que possam afetar o desenvolvimento de projeto do seu TCC, bem como diretrizes ou políticas governamentais.
Dito isso, a melhor forma de escolher o tema TCC na gestão pública e gestão de pessoas é através de uma decisão individualizada com seu respectivo interesse em determinada ênfase. Por exemplo, se você decidir abordar a gestão de pessoas, é interessante entender como ocorre o desenvolvimento do capital humano, de forma a maximizar o desempenho das pessoas e os objetivos de uma organização.
O objetivo é criar um ambiente que estimule a motivação, produtividade, criatividade e inovação, proporcionando um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional no setor público para o futuro desta área cada vez mais importante.
Assim, de maneira geral, podemos dizer que os modos de escolher sua temática são:
- O primeiro passo para escolher a sugestão de temas para TCC em gestão pública é entender o que você quer fazer da carreira. Você quer trabalhar para uma organização ou quer se tornar um consultor independente? Se você está procurando uma organização, talvez seja melhor se concentrar em agências governamentais ou outras grandes corporações que lidam com serviços públicos;
- O segundo passo é decidir o que você está procurando, seja uma posição mais independente, talvez é melhor procurar empresas de consultoria especializadas em assuntos governamentais, organizações sem fins lucrativos e agências de desenvolvimento internacional.
- E, por último, pode se decidir a partir da leitura de outros TCCs de gestão pública e gestão de pessoas, tal como, será abordado, neste artigo, para você!
A gestão pública é um campo amplo, que cresceu ao longo dos anos à medida que os serviços públicos se tornaram mais complexos e variados. Isto é, inclui temas como gestão de pessoas, gestão de riscos, desenvolvimento organizacional e os seus impactos.
Temas para TCC gestão de pessoas
Agora, proponho sugerirmos você a analisar alguns temas de TCC de recursos humanos e gestão de pessoas, para que seja possível compreender a estrutura e como deve ser conduzida.
Não apenas por surgirem ideias em sua mente, mas por você conseguir enxergar um futuro,, assim como, o destas pessoas que concluíram seus trabalhos e seus cursos. Assim, quem sabe você se motiva e procura temas para TCC em gestão de pessoas de maneira mais motivada?
Temas de TCC: gestão de pessoas | Descrição |
Competências e serviço público | O autor propõe novos métodos de gestão de recursos humanos, nos quais estariam integrados competências, desenvolvimento e desempenho, o que é inovador no setor público. O trabalho acadêmico foi feito por meio de pesquisa bibliográfica. |
Liderança e saúde pública | Neste estudo, o autor abordou a complexa vantagem da gestão de equipes em setores públicos, apontando as competências necessárias para os cargos de gestão, junto ao setor público de saúde. |
Ergonomia e postos de trabalho | Este trabalho acadêmico analisou empregos informatizados em uma cooperativa de crédito por meio do método de estudo de caso. Nesta pesquisa, o autor buscou investigar se havia problemas como falta de conforto, segurança e bem-estar para os trabalhadores, o que acarretaria prejuízos para a instituição e principalmente entre os funcionários. |
Gestão hospitalar e capacitação | O objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de treinamento para funcionários de uma clínica. Para isso, foram criadas ações específicas, como pesquisar outras instituições de saúde congêneres e identificar as áreas críticas da clínica que mais precisavam de atualização, além do desenvolvimentos de cursos. |
Desenvolvimento humano e organização empresarial | Esta pesquisa analisou, por meio de entrevistas, as oportunidades e dificuldades de crescimento dos funcionários de uma empresa. As conclusões do trabalho académico apontaram mais fatores complicadores do que facilitadores ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores desta empresa. |
Gestão de pessoas em startups | O estudo analisou a gestão de pessoas em startups digitais, apontando dificuldades e descrevendo atividades, além de apresentar sugestões de melhoria. Por serem em sua maioria empresas novas e de pequeno porte, poucas possuem um setor ou mesmo uma pessoa específica dedicada ao âmbito da gestão de pessoas. |
Gestão de pessoas e a comunicação interna | O TCC visou enfatizar a importância da integração das duas áreas, como forma de estreitar os relacionamentos internos. Também apontou a possibilidade de atuação conjunta dos profissionais da área de gestão de pessoas e da área de comunicação. |
Gestão de pessoas, diversidade e recrutamento | Este estudo examinou como as empresas de TI, estão incorporando a diversidade em suas práticas de contratação. A partir das entrevistas, foram analisadas as respostas, verificando que a diversidade está presente nessas empresas, sendo necessário a produção de um ambiente mais tolerante e acolhedor para estas pessoas. |
Essa é uma ótima forma de ter ideias para o seu próprio TCC! Sabe por quê? Ao ler trabalhos bem sucedidos, já avaliados e entregues de outras pessoas, você se inspira e se motiva a fazer a sua pesquisa também.
Mais temas para TCC gestão de pessoas
- TCC gestão de pessoas: liderança inclusiva e diversidade no ambiente de trabalho
- Gestão (TCC) do trabalho remoto: desafios e oportunidades no meio virtual
- O impacto das novas tecnologias na gestão de pessoas
- Saúde mental: estratégias na promoção de uma jornada de trabalho saudável
- Flexibilização de trabalho: os desafios ocasionados na adoção de modelos alternativos de trabalho
- Sustentabilidade e responsabilidade social: critérios ambientes e sociais para os colaboradores
- Gestão de conflitos nas relações de trabalho
- Liderança transformacional: lideres que inspiram os colaboradores
- Qualidade de vida no trabalho: como promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- TCC sobre gestão de pessoas: a importância da comunicação interna na construção de uma cultura organizacional sólida
- A importância do estabelecimento de políticas de remuneração para uma maior retenção
- TCC sobre gestão de pessoas: a necessidade do desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho
Dicas para compor o tema do trabalho de conclusão de curso
A gestão pública e a gestão de pessoas são duas das áreas de estudo mais importantes da administração pública. Eles também são duas das áreas de estudo mais difíceis de compreender, pois não são ensinados de forma linear. É preciso ser capaz de ver como esses dois campos se sobrepõem e como eles se relacionam com outros campos. Portanto, esteja atento as nossas próximas dicas para TCC sobre gestão de pessoas:
Cuide da delimitação
O tema da obra e sua delimitação podem ser uma tarefa difícil de ser realizada através de temas sobre gestão de pessoas. É importante saber do que se trata o trabalho, para quem se destina e o que eles precisam saber sobre temas para TCC gestão pública. Uma boa maneira de começar um trabalho de monografia de gestão de pessoas é lendo o que outros já escreveram sobre o tema. Isso permitirá que você veja como outras pessoas estão abordando o mesmo tópico e como o estão enquadrando.
Sendo, um termo amplo que abrange todos os aspectos da gestão de organizações pertencentes a autoridades públicas ou que prestam serviços ao público. Esse aspecto, inclui o planejamento, organização, pessoal, liderança e controle de pessoas na organização, por isso, deve ser bem delimitado e estruturado antes de escolher a sua temática.
Para garantir que os leitores entendam seu ponto de vista, certifique-se de usar uma linguagem clara, mantenha suas frases curtas e evite jargões ou termos técnicos que tenham chances de confundi-los.
Escolha um assunto geral
A gestão pública é um termo amplo que pode ser aplicado a muitas áreas de trabalho diferentes. É usado no contexto de serviços públicos e como uma forma de liderança. Os gestores públicos são responsáveis pela implementação de políticas, feitas por políticos e servidores públicos, a fim de fornecer bens ou serviços públicos.
Ademais, precisam ser hábeis na gestão de pessoas e recursos e, ao mesmo tempo, serem criativos na resolução de problemas. Eles precisam ser capazes de trabalhar com grupos de outras organizações, como empresas privadas e instituições de caridade, a fim de garantir que forneçam o melhor serviço possível. Visto que, ambos campos estão intimamente relacionadas, pois ambas lidam com pessoas que trabalham para uma organização.
A principal diferença entre elas é que a gestão pública trata da gestão de organizações que fornecem bens ou serviços a um grande número de pessoas fora de sua organização, enquanto a gestão de pessoas se concentra na gestão de funcionários que trabalham na organização que fornece esses bens ou serviços.
Sendo assim, há diversas opções que você pode escolher para o tema de TCC em gestão pública e gestão de pessoas, basta sentir-se confortável com a temática, fazer as devidas pesquisas e discorrer sobre o assunto.
Confira neste vídeo: TCC em gestão de pessoas
O vídeo abaixo apresenta algumas das principais delimitações para um TCC em gestão de pessoas e como você pode abordar:
Fontes para aprofundar a pesquisa
Quando se trata de um TCC de gestão pública, existem muitas fontes para novas pesquisas. Podemos encontrar muitas informações sobre as histórias de sucesso de organizações do setor público e como elas conseguiram implementar novas tecnologias que lhes permitiram, por exemplo, reduzir custos e aumentar sua produtividade que pode ser expresso também, em temas para artigo científico em gestão pública.
Quando se trata, por exemplo, de um TCC sobre segurança pública, também existem muitas fontes para pesquisas futuras. Existem artigos sobre como lidar com as diretrizes do cumprimento dos deveres, como gerenciar uma equipe e, assim por diante, portanto, fique atento as fontes de pesquisas sugeridas em seguida.
Fonte de pesquisa | Descrição |
Monografia em administração pública | A administração pública é um campo amplo com muitas especialidades que podem ser estudadas. Este artigo, irá explorar os vários aspectos do setor, para um bom TCC de gestão de pessoas, concentrando-se na gestão de pessoas no que se refere às organizações. |
Metodologia em pesquisa | Existem muitas maneiras de coletar dados para pesquisa e é por isso que os pesquisadores precisam escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades. Existem métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Assim, este artigo, explorará um pouco mais sobre esses aspectos. |
Aprenda a estruturar uma monografia | Uma monografia é um trabalho acadêmico que apresenta a pesquisa de um autor sobre um determinado tópico. Saber estruturá-la de maneira correta, é essencial para o término, seja da graduação ou um TCC de pós-graduação em gestão de pessoas, aquém das contribuições originais do autor para o conhecimento. |
Entenda sobre a gestão de pessoas | Compreender a gestão de pessoas é uma habilidade crucial para qualquer gestor. A liderança e gestão de pessoas se trata apenas de gerenciar pessoas, mas também de entendê-las e entender o que elas precisam para ter sucesso em seu trabalho. |
Como podemos te ajudar?
Na Studybay, estamos comprometidos em fornecer os melhores serviços de trabalhos acadêmicos. Há uma equipe de escritores altamente qualificados, especialistas em vários campos. Eles irão ajudá-lo com qualquer tipo de trabalho acadêmico, seja um artigo sobre gestão de pessoas ou TCC sobre gestão pública. Estamos no mercado há anos e nos orgulhamos da nossa reputação e o atendimento ao cliente.
Perguntas frequentes
Como fazer um TCC de gestão de recursos humanos?
O TCC de gestão de recursos humanos deve abordar os diferentes aspectos da gestão de recursos e é relevante concentrar-se em certos tópicos, tais como: no processo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Também pode explorar as várias políticas de gestão de recursos, além do que, é importante escolher o direcionamento de sua temática de pesquisa a partir de um tópico de interesse. Lembre-se de conversar anteriormente com um orientador sobre o seu trabalho acadêmico.
O que falar sobre gestão de pessoas?
Em um TCC de gestão de pessoas e recursos humanos, enaltece um termo amplo que pode ser definido e abordado como: as funções relacionadas ao recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e manutenção da força de trabalho de uma organização. A gestão de recursos humanos pode ser dividida em três áreas principais:
- Recrutamento: inclui a captação de potenciais colaboradores e a seleção de integrantes para o quadro de colaboradores da empresa;
- Treinamento/Desenvolvimento: inclui todas as atividades que ajudam os funcionários a aprimorar suas habilidades e conhecimentos;
- Manutenção: inclui todas as atividades relacionadas à manutenção dos funcionários após a contratação.
Qual é o principal objetivo da gestão pública?
O objetivo geral dos gestores públicos são responsáveis por direcionar e implementar políticas, gestão da qualidade de projetos que contribuam para a prestação de serviços e benefícios públicos. Eles também trabalham para proteger os direitos dos cidadãos, promover a justiça social, supervisionar a responsabilidade financeira e garantir eleições justas.
Quais os melhores temas para TCC?
Essa é uma pergunta para a qual não há uma única resposta. O “melhor tema” para monografia é uma combinação de gostos e afinidades com oportunidades. Por exemplo, o melhor tema pode ser um assunto de uma disciplina que você se interessou, que tenha a ver com um estágio que você fez e que haja um orientador disponível para o semestre.
Qual o melhor tema para TCC de administração?
A administração é uma área muito ampla. Inclusive, a gestão de pessoas até certo tempo atrás era uma ramificação dela. Por isso, para determinar o melhor tema em administração para uma monografia, olhe para as tendências do mercado, da literatura e para seus gostos pessoais.
O que há de novo na gestão de pessoas?
Algumas tendências em gestão de pessoas são mobilidade no trabalho (conhecido também como home office), job rotation, remuneração variável e gamificação.
O que é gestão de pessoas TCC?
Um TCC sobre gestão de pessoas, é o trabalho acadêmico que confere o diploma a um profissional de RH, possibilitando que atue no mercado de trabalho. Assim, o trabalho de conclusão de curso busca contribuir com o conhecimento na área de gestão de pessoas, podendo abordar aspectos, como: recrutamento, treinamento, remuneração, liderança, dentre outros. .
Tem TCC no curso de recursos humanos?
Sim, o curso de recursos humanos requer a realização do trabalho de conclusão de curso para habilitação do profissional no mercado de trabalho.
Como elaborar um projeto de gestão de pessoas?
Para fazer um TCC de gestão de pessoas, é necessário que seja definido o tema, e logo após, seja selecionado o professor orientador. Assim, é necessário que seja feito uma pesquisa, e assim, definir os assuntos que serão tratados. Também pode-se procurar por TCC pronto, com o intuito de possuir uma melhor base de como desenvolver.
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.