Fontes de energia renováveis e não renováveis no Brasil

Publicado em 18.07.2024 por João Marcelo Gonçalves. Tempo de leitura: 9 minutos

Em perspectiva atual, a produção de energia é efetuada principalmente em duas subáreas principais, as energias renováveis, também nomeadas como “limpas”, e as formas não “limpas”, ou seja, aquelas que se esgotaram na era humana. Devido à sua natureza positiva e negativa, tornou-se o principal tema da controvérsia ambiental global. Esta publicação trata das fontes de energia renováveis e não renováveis ​​no Brasil e no mundo trazendo informações e dados relevantes para uma compreensão ampla e atualizada do assunto. Se você deseja escrever uma redação sobre este tema e precisa de ajuda, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudá-lo a criar uma redação completa e de alta qualidade.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Energias renováveis

Energias renováveis

Fonte: Unsplash

Fontes energéticas renováveis, provém de recursos naturais não escassos e são definidas como aquelas que são e/ou podem ser renovadas em tempo hábil de vida de um ser humano, sendo elas necessariamente menos danosas ao meio ambiente além de conseguirem produzir quantidades relevantes de eletricidade para o abastecimento de uma região.

Com isso, temos que alguns de seus benefícios são, a não emissão de gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa e por consequência a mitigação das mudanças climáticas, além disso, são isentas de combustíveis fósseis e possuem baixo custo de produção.

Devido a esses pontos sobressalentes, o fomento a criação e ao melhoramento de tecnologias que contribuam ainda mais com esse meio de produção energética tomou proporções mundiais, com os países auxiliando cada vez mais em pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área.

Os estados brasileiros em sua maioria estão em processo de modernização da produção energética já começou, essas são as principais formas utilizadas:

  1. Hidrelétrica: atualmente a maior fonte de energia elétrica do Brasil, que responde por mais de 60 % da capacidade instalada do país produzida por meio de usinas hidrelétricas instaladas em barragens fluviais.
  2. Energia solar: o país tem uma das maiores ocorrências de energia solar do mundo principalmente na região nordeste, produzimos através de painéis fotovoltaicos.
  3. Eólica: o país possui a oitava maior potência eólica instalada do mundo e tem grande potencial de expansão, gerada por meio de aerogeradores que compõem um parque eólico.
  4. Biomassa: ela é usada principalmente para gerar eletricidade e produzir biocombustíveis, que são produzidos por meio de processos de pirólise, gaseificação e combustão.

Energias não renováveis

Energias Não Renováveis

Aprenda sobre a mudança na estrutura de produção energética mundial. Fonte: Unsplash

Esta designação refere-se a recursos que não podem ser naturalmente renovados ou levam milhões de anos para se recuperar. O mesmo vale para petróleo, gás natural, minério de carvão e urânio. Seu combustível geralmente é extraído do subsolo e, quando acaba, não há maneira mais rápida e natural. Esta modalidade é utilizada por todos os países que produzem a sua própria energia, principalmente para alimentar a sua indústria, devido à sua elevada capacidade energética e à tecnologia de extração e exploração existente.

Porém, são cada vez mais criticadas por suas consequências destrutivas no planeta, como a emissão de gases poluentes, e com ela a contaminação da atmosfera e dos cadáveres d'água, além de acidentes ecológicos, como manchas de óleo na extração em águas profundas plataformas..

A disponibilidade limitada dessas fontes de energia e a crescente demanda global podem causar escassez em alguns anos e aumento de preços, por isso é urgente desenvolver meios mais limpos, seguros e sustentáveis.

Apesar de ainda termos muitas alternativas mais eficientes, continuamos a utilizar métodos de produção não renováveis, nomeadamente:

  1. Usina termelétrica por queima do carvão mineral, GN e de derivados do petróleo;
  2. Usina nuclear (Angra I e Angra II), é gerada a partir da fissão do núcleo de átomos pesados e radioativos.

As diferenças entre os tipos de fontes

As diferenças entre os tipos de fontes

Explore mais curiosidades sobre os diferentes métodos de produção. Fonte: Unsplash

A principal diferença entre eles está na forma como são produzidos e no impacto que causam no meio ambiente. As formas mais puras são feitas de fontes que não emitem gases de efeito estufa, não produzem resíduos tóxicos e não causam danos irreversíveis à natureza mas não são inofensivos, mas são reversíveis e insignificantes em comparação com outras. Alguns exemplos incluem energia solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica. Em relação aos métodos "menos limpos", são aqueles que geram resíduos poluentes, como o dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), além de causar danos ambientais significativos, como é o caso da nafta hulha e gás natural. A utilização de fontes de energia mais modernas e que causam pouco ou nenhum dano ao planeta é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A energia limpa ganhou destaque, nas últimas décadas, por meio dos empenhos dos principais governos mundiais e corporações globais, que são os principais responsáveis ​​pelos impactos negativos no planeta devido à falta de regulamentação e preocupação com as consequências de suas ações. Isso levou a uma maior adoção de meios mais seguros e coerentes com a realidade atual, com alguns países substituindo completamente sua matriz por fontes mais limpas que causam menos impacto na natureza. Isso significa que as fontes de energia renováveis ​​se tornam mais acessíveis e baratas tanto para o edifício quanto para os usuários.

Prós e Contras das fontes de energia renováveis e não renováveis

A energia é fundamental para o funcionamento da sociedade e atende às necessidades básicas do ser humano, como iluminação, aquecimento e funcionamento de máquinas. Cada uma delas possui suas próprias particularidades, pontos positivos e negativos, e entender essas diferenças é fundamental para tomar decisões conscientes sobre o uso de energia.

Renováveis
Vantagens Desvantagens
  • São abundantes e inesgotáveis;
  • Geralmente mais caras inicialmentes;
  • Não produzem poluição ou resíduos tóxicos;
  • Dependem de condições climáticas;
  • São mais baratas a longo prazo;
  • Requerem espaço físico para instalação;
  • Auxiliam na redução da dependência de fontes não renováveis e na proteção do meio ambiente.
  • Demoram para serem construídas e colocadas em funcionamento.
Não renováveis
Vantagens Desvantagens
  • São fáceis e convenientes de usar;
  • São limitadas;
  • São economicamente viáveis ​​e têm preços estabelecidos;
  • Produzem CO2 e outros resíduos tóxicos;
  • São mais conhecidas e compreendidas;
  • São suscetíveis à variação de preço;
  • São mais confiáveis.
  • São responsáveis por conflitos regionais e internacionais.

As fontes de energia no Brasil

Possuímos uma miscelânea meios e métodos de exploração de recursos para a obtenção de “luz”, tendo em cada região o seu procedimento padrão e o mais indicado para a realidade local, contamos também com um dos parques produtivos mais diversificados do mundo, o que não nos deixa refém de nenhum recurso, nem mesmo de outro Estado. Contudo, utilizamos massivamente fontes limpas e outras não, apesar dos danos que causam ao meio ambiente, que com essa combinação de métodos garante uma produção estável o ano todo.

As fontes de energia renovável no Brasil são algumas delas: usinas hidrelétricas (por exemplo, Usina de Itaipu), energia eólica (por exemplo, parque Eólico ventos do Araripe III), energia solar (por exemplo, Solar Pirapora, em Minas Gerais) e usinas de biomassa (por exemplo, Usina Termelétrica (UTE) Norte Fluminense, que usa bagaço de cana, resíduos de madeira e hulha como combustível).

Mas também há uma grande utilização de meios não renováveis, devido a sua durabilidade e facilidade de implantação, devido ao forte desenvolvimento (técnico e tecnológico) desta área, tomando como exemplos as usinas termelétricas o carvão mineral é a usina termelétrica Candiota. A maior usina termelétrica a gás natural é a Usina Termelétrica Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Transformação das fontes de energia

À medida que o nosso mundo evolui, necessitamos cada vez mais de produção de energia para fornecer a toda a população serviços básicos como o acesso à eletricidade. Com o aumento da demanda novas formas foram desenvolvidas, como usinas termelétricas que incineram carvão betuminoso para gerar energia. Como resultado, a poluição pela emissão de CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d'água, que são os principais agentes poluentes.

Diante de tamanho crescimento, foi necessário utilizar fontes mais limpas e menos agressivas ao meio ambiente. Assim, efetuando investimentos exponenciais em enquête e desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias e no aprimoramento das tecnologias já existentes, para que sejam cada vez mais eficazes com o menor impacto possível no planeta.

Desta forma, a actualização dos meios de produção deste recurso, que hoje em dia é considerado vital para a nossa existência, está "a todo o vapor" pelos principais governos mundiais e pelas principais empresas que beneficiam da produção de energia para o seu funcionamento.

Exemplos de trabalhos acadêmicos

  • "Análise comparativa das fontes de energia renováveis e não renováveis no Brasil e sua importância para a transição energética" - Trabalho de conclusão de curso em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • "Viabilidade econômica da utilização de fontes de energia renovável em empresas do setor industrial" - Dissertação de mestrado em Administração, Universidade de São Paulo.
  • "Impactos ambientais e socioeconômicos da geração de energia a partir de fontes renováveis e não renováveis no mundo" - Artigo publicado na revista científica "Renewable and Sustainable Energy Reviews".
  • "A política energética brasileira e a expansão das fontes de energia renovável: desafios e oportunidades" - Artigo publicado na revista científica Energy Policy.

Confira este vídeo explicativo

Veja por onde começar sua pesquisa:

Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda para escrever uma redação sobre fontes de energia renováveis e não renováveis? Não se preocupe, há várias informações disponíveis aqui no Studybay que podem te ajudar a compor um bom texto. Não hesite em solicitar ajuda caso precise, estamos à disposição! Entre em contato e faça seu orçamento.

Perguntas frequentes

O que são fontes de energia não renováveis?

Essas coisas não ocorrem naturalmente ou se formam ao longo de milhões de anos, como nafta, carvão, mineral e gás natural. Suas ações podem causar enormes danos ao meio ambiente e são definitivas.

O que é energia renovável?

A fonte renovável é formada por recursos onde se renovam em um ciclo de vida humana, exemplos como a energia solar e eólica são naturalmente estabelecidos e considerados mais sustentáveis ​​e limpos do que as fontes provenientes da queima de combustível.

Qual é o meio mais indicado para ser explorado em nosso território?

Em geral, o número de rios aptos para a construção de barragens, torna-se uma das fontes mais interessantes e atualmente pesquisadas, algumas outras, como a eólica e a solar, são igualmente atrativas devido às capacidades naturais oferecidas pelo país dos métodos.

Quais são as duas maiores fontes de eletricidade no Brasil?

As usinas hidrelétricas e termelétricas são os dois métodos de produção mais aplicados por nós, devido à sua capacidade de produção e estabilidade. As hidrelétricas respondem por cerca de 65%, enquanto as termelétricas respondem por cerca de 25% da produção nacional. A maior parte da energia termelétrica é usada durante o pico de demanda ou quando há pouca chuva.

O que você pode fazer para reduzir os seus gastos diários?

Desligar aparatos eletrônicos que não estão em uso e usar lâmpadas mais eficientes. E reduzir o tempo do banho são algumas das maneiras de economizar na conta de luz. Além disso, os dispositivos eletrônicos modernos que lidam com esse problema podem ser bastante reduzidos. Políticas públicas também são essenciais para promover a economia de energia, como a criação de programas de eficiência energética e a promoção do uso de transporte público e bicicletas.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
João Marcelo Gonçalves

Autor do Studybay

Meu nome é João Marcelo, sou redator SEO e Copywriter há mais de 5 anos. Possuo uma ampla experiência em escrita persuasiva, monografias, trabalhos acadêmicos, trabalhos científicos e artigos, 100% autorais com garantia anti plágio.

Avaliações dos usuários:

5/5 (10 votos)