Pesquisas apontam que empresas baseadas em equipes evitam condições opressivas de trabalho e as substituem por processos e políticas que estimulam as pessoas a trabalharem efetivamente visando objetivos comuns. As organizações no mundo de hoje, estão se atentando ao trabalho em equipe devido às exigências advindas de seus clientes, fornecedores, concorrentes dentre outras pressões. Nesse contexto, a equipe se torna uma estratégia empresarial que visa ser o diferencial da organização perante o mercado cada vez mais competitivo e sujeito as mudanças aceleradas. Por isso a essencialidade de conhecer o curso Trabalho em Equipe e implementá-lo.
Através do trabalho em equipe, a empresa valoriza seu cliente interno possibilitando o aumento da autonomia na tomada de decisões, a participação ativa e a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades por parte dos funcionários. Desse modo, a organização atribui maiores responsabilidades para os trabalhadores o que, por vezes, tende a aumentar o grau de segurança, a autonomia, o sentimento de pertença e a importância do funcionário perante a organização.