Regras da ABNT para espaçamento entre linhas e parágrafos, recuos e fontes no trabalhos acadêmicos

Publicado em 22.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 12 minutos

As diretrizes para o espaçamento ABNT são uma das mais temidas pelos estudantes na hora de confeccionar o trabalho acadêmico. Apesar desse receio, a regra da ABNT para os espaçamentos não são complicadas, e uma vez que você compreende o necessário, se torna algo tranquilo de elaborar. Por isso, montamos esse artigo para falar um pouco das normas da ABNT para espaçamentos.

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Espaçamento ABNT

O terceiro item a ser analisado é o espaçamento do trabalho. Afinal, na questão visual, o espaçamento entre as linhas é talvez o mais importante dos elementos de formatação. Em linhas gerais, o espaçamento é a distância, esse pequeno espaço em branco que separa as linhas do mesmo parágrafo.

Quanto maior o espaçamento, mais distante ficam as linhas umas das outras. Uma boa experiência de leitura requer que as linhas sejam visíveis e construídas a uma distância adequada uma das outras, evitando que o cérebro se confunda com palavras que ficam acima ou abaixo e que não fazem parte da frase.

Segundo as normas ABNT o espaçamento correto é de 1,5 entre as linhas para todo o texto. Entretanto, assim como para as margens e recuos, a ABNT NBR citada acima também estabelece as regras de espaçamento para cada parte do artigo, monografia ou qualquer outro trabalho de natureza científica e acadêmica.

Espaçamento padrão 1,5 cm
Espaçamento simples Para citações longas, ou até mesmo notas de rodapé, bem como, para legendas, dados, resumo e nota indicativa
Espaçamento em branco de 1,5 cm Espaço entre seções e subseções
Espaçamento em branco simples Espaço utilizado entre as referências bibliográficas

Espaçamento utilizado nas citações

No caso de citações longas, notas de rodapé, legendas, referências bibliográficas e outros dados, o espaçamento deve ser simples, ou seja, as linhas ficam mais juntas. Essa é uma medida para diferenciar o bloco de texto citado do restante do conteúdo autoral do trabalho. Ao colocar o espaçamento simples, a informação se destaca do texto e facilita a leitura.

Espaçamento entre seções subseções

Ainda, vale destacar o espaçamento das seções e subseções dos trabalhos científicos, ou seja, a distância entre o último parágrafo de uma seção ou subseção e o título que abre a nova seção ou subseção.

Ao iniciar uma seção ou subseção é necessário dar um espaço em branco entre o bloco de parágrafo anterior e o título da seção ou subseção. Esse espaço é de uma linha em branco com medida de espaçamento de 1,5 cm.

Espaçamento referência bibliográfica

No caso de referência bibliográfica, ou seja, os dados da obra usada durante o trabalho, o espaço entre elas deve ser simples.

Os passos de como fazer espaçamento na ferramenta Word

Assim como o recuo, fazer o espaçamento dos principais editores de texto é bem simples. Basta acessar a mesma caixa de diálogo do recuo. No Word, ir em Layout e depois em Parágrafo.

No Word, basta acessar a área das medidas do parágrafo (Layout > Parágrafos). Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.

Os passos de como fazer espaçamento na ferramenta Word

Caixa de espaçamento do Microsoft Word

Como fazer espaçamento no Google Docs

Já no Google Docs, basta ir em Formatar > Espaçamento entre linhas e parágrafos. Uma janela será aberta com as opções padrões de espaçamento (Simples, 1,15 cm, 1,5 cm e Duplo). Escolha o espaçamento correto para o tipo de texto e pode começar a escrever.

Como fazer espaçamento no Google Docs

Janela de espaçamento do Google Docs

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Fonte: unsplash.com

Para projetos científicos, a organização de unificação possui uma norma específica, a NBR 14724 2011 que está disponível no site da instituição, acessível ao público. No documento de 15 páginas, a organização estabelece as regras que todo estudante ou cientista deve seguir durante a construção do seu trabalho, seja para a conclusão do curso ou durante a faculdade.

Nesse sentido, a NBR 14724 2011 diz qual é o papel certo, a fonte correta, como devem ser formatadas as margens, o espaçamento segundo a ABNT NBR 14724:2011 e o recuo parágrafo adequado. Todas essas medidas devem ser seguidas à risca, principalmente pelo estudante que pretende obter o diploma. Posto que a apresentação de um trabalho formatado de acordo com as regras ABNT NBR é pressuposto intrínseco da aprovação.

Conheça a seguir as principais medidas do seu projeto, necessárias para apresentar um trabalho acadêmico de qualidade e dentro dos padrões dos órgãos responsáveis, assim como, pelas determinações institucionais de muitas faculdades. Portanto, para ser obter uma aprovação, antes de começar a desenvolver o conteúdo, formate o seu trabalho com as medidas estabelecidas a seguir.

Margens nas normas da ABNT

As margens ABNT são regras de recuo de parágrafo de acordo com ABNT que não são complexas de entender. A regra é simples e em nosso artigo você conseguirá compreender passo a passo de como utilizá-la no trabalho acadêmico sem erro. Muitos estudantes têm receio das regras por desconhecimento da norma, mas uma vez que se compreende, é muito fácil de utilizar.

Recuo nas normas da ABNT

Passamos para o próximo marcador de qualidade, o recuo e o recuo de parágrafo da ABNT. Aprendemos no primário que para escrever textos no caderno ou na folha de almoço precisamos dar um espaço entre a margem, aprendida a cima, e a primeira palavra do parágrafo, com o espaçamento simples ABNT. Esse espaço, é chamado de recuo do parágrafo ABNT e serve para destacar os parágrafos, tornando facilmente identificáveis pelo leitor.

A partir do recuo, por meio do espaçamento simples, fica mais fácil visualizar onde o autor começa o parágrafo, de forma geral, um bloco de ideias com começo, meio e fim. Na internet estamos acostumados a ler textos sem recuo porque a dinâmica digital permite esse tipo de leitura. No entanto, ler um livro sem recuo é complicado. Por isso, a ABNT estabeleceu regras para fazer o espaço de parágrafo, além de, como o do início de parágrafo deve ser elaborado.

Nessa seção é importante deixar claro que existem vários tipos de recuo, um para cada momento do trabalho. Confira abaixo os três mais usados em trabalhos de faculdade.

  • Recuo dos parágrafos: 1,25 cm
  • Recuo nas citações: 4 cm
  • Recuo na folha de rosto: 7 centímetros

Recuo no parágrafo

O parágrafo, como bem sabem, é o conjunto de palavras e frases que forma um bloco de ideias que começa e tem fim sem pular uma linha. Para diferenciar o começo de um bloco de ideias de outro, portanto, é preciso escrever a uma distância de 1,25 cm entre a margem e a primeira letra da frase. Além disso, atente-se ao recuo das suas linhas antes de começar a escrever, evitando trabalho redobrado para adequar o recuo dos parágrafos um por um.

Recuo nas citações

É muito comum em trabalhos de conclusão de curso ou livros e artigos científicos, o uso de outros autores para embasar os argumentos defendidos ou refutar as ideias combatidas pela pesquisa. Esse uso é a citação e também é padronizado Para citar outro autor ou alguma outra fonte, deve-se seguir o que determina a ABNT para diferenciar o conteúdo original e autoral do trabalho.

A forma encontrada pela organização, para fazer essa diferenciação, foi estabelecer um recuo próprio de 4 cm da margem esquerda para blocos de textos de autoria de terceiros. Confira um exemplo de uma citação com o recuo adequado:

“Ainda sobre a citação, caso ela tenha mais de três linhas, deverá vir em separado do texto por 1,5 cm, e o bloco de citação deve ser apresentado com recuo à esquerda de 4 cm, além de espaçamento simples entre as linhas e fonte tamanho número 10.” (STUDYBAY, 2021)

Recuo na folha de rosto

Todo trabalho de faculdade tem partes essenciais que não podem faltar. Uma dessas partes é a folha de rosto. A segunda folha depois da capa, a folha de rosto serve para apresentar aos leitores novas informações que não estão na capa. Uma dessas informações é a nota indicativa, que diz qual é a natureza do trabalho, do que se trata o conteúdo.

Para dar destaque à nota indicativa, diante das outras informações da folha de rosto, a ABNT determinou que ela deve ser escrita com um recuo de 7 cm de distância da margem esquerda. Assim, a nota indicativa fica padronizada e facilita a leitura e a avaliação dos professores.

Como fazer recuo?

Nos editores de textos mais utilizados, Word e Google Docs, é possível definir o recuo automaticamente, por meio das ferramentas de formatação inseridas nesses softwares. Assim, com o recuo pré-definido, basta começar a escrever que, automaticamente, o editor dará o distanciamento adequado da primeira linha de todo parágrafo. Nos casos da citação e da nota indicativa, no entanto, é preciso definir os respectivos recuos manualmente.

Ferramenta de recuo no Word

No Word, basta acessar a área das medidas do parágrafo (Layout > Parágrafos). Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.

Ferramenta de recuo no Word

Caixa de recuo do Microsoft Word

Ferramenta de recuo no Google Docs

Já no Google Docs, basta ir em Formatar > Alinhar e recuar > Opções de recuo. Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.

Ferramenta de recuo no Google Docs

Caixa de recuo do Google Docs

Fazendo recuo com a régua

Além das ferramentas de formatação automática dos editores, é possível usar a régua dos editores para fazer os recuos adequados de acordo com o conteúdo do seu texto. Ela é indicada para quem tem mais experiência e fica no canto superior dos editores de texto.

Para fazer o recuo usando a régua é preciso observar colocar a seta indicativa na medida correta. Assim, o texto começa a ser digitado a partir do local onde a seta, que fica sobre a régua, está posta. Confira os quatro exemplos de recuo abaixo:

Fazendo recuo com a régua

Exemplo de um texto sem recuo (verde) e os três tipos de recuos dos trabalhos acadêmicos (azul, roxo e vermelho)

No mais, importante deixar claro que deve-se alterar nos trabalhos acadêmicos apenas o recuo da esquerda. Assim, o recuo da direita permanece sempre no 0. Lembre-se disso ao configurar o recuo adequado do seu texto para evitar perder pontos por configuração errada do trabalho.

Papel nas normas da ABNT

Além das margens, recuos e espaçamento, vale destacar que papel usado para trabalhos acadêmicos também é padronizado pela ABNT. Trata-se do papel branco, ou reciclado, no formato A4 com as medidas 21 cm x 29,7 cm.

Fonte nas normas da ABNT

Por fim, poucas pessoas sabem, mas a ABNT também determina o tipo da fonte que deve ser usado em editores de texto para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Isso porque, usar letras de tamanho muito pequeno pode prejudicar a leitura do trabalho. E letras muito grandes podem deixar o trabalho excessivamente volumoso no momento da impressão.

  • Fonte padrão. Dessa forma, a fonte deve ser Times New Roman ou Arial da cor preta e do tamanho 12 para o texto padrão de trabalhos voltados para o mercado científico ou para a academia.
  • Fonte exceção. No entanto, no caso de textos de terceiros ou outras informações complementares ao conteúdo principal do trabalho, para dar destaque ao conteúdo acessório, o tamanho da fonte sugerido é o 10.

Quadro resumo

Resumo principais formatações de trabalho acadêmicos ABNT
Papel A4

Fonte

Deve ser Arial ou até mesmo a Times New Roman. O tamanho dela é 12 para texto corrido e 10 para citações e outros.

Margens

Margem superior: 3 cm

Margem inferior: 2 cm

Margem direita: 2 cm

Margem esquerda: 3 cm

Recuo parágrafo Parágrafo padrão: 1,25 cm

Citação longa: 4 cm

Espaçamento Padrão: 1,5 cm

Citação e outros: 1,0 cm (simples)

Vídeo: como fazer espaçamento com as normas ABNT

Caso tenha dificuldades em fazer o espaçamento do seu trabalho, confira um vídeo sobre as normas ABNT espaçamento.

O que fazer e o que não fazer no espaçamento nas normas da ABNT

O que fazer O que não fazer
  • Seguir as normas de distância de parágrafos, linhas e referências bibliográficas estabelecidas pela ABNT.
  • Usar qualquer distância entre parágrafos, linhas e referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos.
  • Fazer citações de mais de três linhas com recuo de 4 cm e espaçamento simples entre as linhas
  • Citar autores sem se preocupar com as normas ABNT para recuo a esquerda ou espaçamento das referências em linhas
  • Usar as ferramentas do Google Docs e Word para usar o espaçamento correto do seu trabalho acadêmico
  • Ignorar as ferramentas de espaçamento do Google Docs e Word e tentar fazer o espaçamento manualmente

Trabalhe com as normas ABNT

Faça o seu trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT. Se já finalizou sem observar as regras da associação, contrate um dos nossos especialistas para formatar o seu trabalho da maneira adequada, como, por exemplo, para colocar espaçamento na capa do trabalho. Na StudyBay estão os melhores formatadores da ABNT. Encontre um especialista disponível e solicite um orçamento. É simples e rápido.

Perguntas frequentes sobre as normas da ABNT

Quanto é o espaçamento simples ABNT?

Vale ressaltar que, espaçamento nada mais é que uma distância entre as linhas de um mesmo parágrafo. No editor de texto, esse espaçamento antes e depois é de 1,0 cm conforme diz as normas da ABNT. Geralmente essa numeração é utilizada como espaçamento de citação. Essa padronização do documento do TCC é necessária para que todos tenham esses valores.

Qual o espaçamento entre parágrafos ABNT?

Esse espaçamento de parágrafo é necessário para que o texto não fique todo junto no TCC, impossibilitando a leitura do documento. Caso contrário, elementos pré-textuais, os elementos textuais e elementos pós-textuais ficariam todos juntos. Com isso, as regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, veio para criar essa padronização e evitar que cada trabalho fosse de um jeito diferente. Por isso o espaçamento de 1,5 é o indicado nessa forma. O próprio editor de texto já tem essa formatação, bem como o espaçamento entre linhas no Word, sendo fácil para o aluno colocar a tabulação e os demais.

Como colocar o espaçamento na ABNT?

Em editores de textos como Word ou Google Docs existe uma ferramenta própria para fazer espaçamento entre linhas e parágrafos. Basta selecionar o texto e escolher o espaçamento pretendido. Lembre que o espaçamento é padrão em quase todo o texto escrito de quase todo o trabalho, seja na folha de aprovação, folha de rosto e outros.

Como mudar o espaçamento no Word ABNT?

No editor do Word selecione a ferramenta espaçamento de linhas e parágrafos, e escolha o tipo de espaçamento para aumentar ou diminuir espaço entre parágrafos no Word.

Qual o espaçamento entre linhas ABNT 2023?

O espaçamento entre letras das linhas em todo o documento deve ser de 1,5. Tal normativa vale para documentações no geral, pois com esse espaço o texto fica visualmente melhor de ler.

Como tirar espaçamento entre palavras no Word?

O espaço e o alinhamento do texto é necessário nos trabalhos, para facilitar que o leitor entenda o conteúdo tratado. Ninguém gosta de pegar um TCC mal formato, e isso é até mesmo um motivo para a nota ser zerada. Assim, deve ter espaçamento entre título e texto, e vários outros no decorrer do documento. No entanto, para tirar o espaçamento entre palavras Word, o estudante só precisará ir na ferramenta, clicar em “Espaçamento” e depois ver se quer que isso seja expandido ou condensado.

Qual o valor do espaçamento simples é 1 ou 1,5?

A resposta é 1. E ele é utilizado em citação direta, quando essa é longa e colocada em outro parágrafo. No espaçamento entre referências o valor diferencia. Assim como no recuo de primeira linha, que é outro valor. No geral, o espaçamento no TCC é necessário para tornar o texto esteticamente melhor e mais fácil de entender.

Qual deve ser o alinhamento do texto nas normas da ABNT?

Justificado, para que fique certinho em ambos os lados. Já o espaçamento de primeira linha, deve ser de 1,25. Esses valores servem tanto para trabalhos de graduação, como pós-graduação, como qualquer outro texto que seja necessário manter uma boa estética.

Checklist

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.