As diretrizes para o espaçamento ABNT são uma das mais temidas pelos estudantes na hora de confeccionar o trabalho acadêmico. Apesar desse receio, a regra da ABNT para os espaçamentos não são complicadas, e uma vez que você compreende o necessário, se torna algo tranquilo de elaborar. Por isso, montamos esse artigo para falar um pouco das normas da ABNT para espaçamentos.
Você vai encontrar aqui:
- Espaçamento ABNT
- Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
- Margens nas normas da ABNT
- Recuo nas normas da ABNT
- Como fazer recuo?
- Papel nas normas da ABNT
- Fonte nas normas da ABNT
- Quadro resumo
- Vídeo: como fazer espaçamento com as normas ABNT
- O que fazer e o que não fazer no espaçamento nas normas da ABNT
- Trabalhe com as normas ABNT
- Perguntas frequentes sobre as normas da ABNT
- Checklist
Espaçamento ABNT
O terceiro item a ser analisado é o espaçamento do trabalho. Afinal, na questão visual, o espaçamento entre as linhas é talvez o mais importante dos elementos de formatação. Em linhas gerais, o espaçamento é a distância, esse pequeno espaço em branco que separa as linhas do mesmo parágrafo.
Quanto maior o espaçamento, mais distante ficam as linhas umas das outras. Uma boa experiência de leitura requer que as linhas sejam visíveis e construídas a uma distância adequada uma das outras, evitando que o cérebro se confunda com palavras que ficam acima ou abaixo e que não fazem parte da frase.
Segundo as normas ABNT o espaçamento correto é de 1,5 entre as linhas para todo o texto. Entretanto, assim como para as margens e recuos, a ABNT NBR citada acima também estabelece as regras de espaçamento para cada parte do artigo, monografia ou qualquer outro trabalho de natureza científica e acadêmica.
Espaçamento padrão | 1,5 cm |
Espaçamento simples | Para citações longas, ou até mesmo notas de rodapé, bem como, para legendas, dados, resumo e nota indicativa |
Espaçamento em branco de 1,5 cm | Espaço entre seções e subseções |
Espaçamento em branco simples | Espaço utilizado entre as referências bibliográficas |
Espaçamento utilizado nas citações
No caso de citações longas, notas de rodapé, legendas, referências bibliográficas e outros dados, o espaçamento deve ser simples, ou seja, as linhas ficam mais juntas. Essa é uma medida para diferenciar o bloco de texto citado do restante do conteúdo autoral do trabalho. Ao colocar o espaçamento simples, a informação se destaca do texto e facilita a leitura.
Espaçamento entre seções subseções
Ainda, vale destacar o espaçamento das seções e subseções dos trabalhos científicos, ou seja, a distância entre o último parágrafo de uma seção ou subseção e o título que abre a nova seção ou subseção.
Ao iniciar uma seção ou subseção é necessário dar um espaço em branco entre o bloco de parágrafo anterior e o título da seção ou subseção. Esse espaço é de uma linha em branco com medida de espaçamento de 1,5 cm.
Espaçamento referência bibliográfica
No caso de referência bibliográfica, ou seja, os dados da obra usada durante o trabalho, o espaço entre elas deve ser simples.
Os passos de como fazer espaçamento na ferramenta Word
Assim como o recuo, fazer o espaçamento dos principais editores de texto é bem simples. Basta acessar a mesma caixa de diálogo do recuo. No Word, ir em Layout e depois em Parágrafo.
No Word, basta acessar a área das medidas do parágrafo (Layout > Parágrafos). Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.
Como fazer espaçamento no Google Docs
Já no Google Docs, basta ir em Formatar > Espaçamento entre linhas e parágrafos. Uma janela será aberta com as opções padrões de espaçamento (Simples, 1,15 cm, 1,5 cm e Duplo). Escolha o espaçamento correto para o tipo de texto e pode começar a escrever.
Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
Para projetos científicos, a organização de unificação possui uma norma específica, a NBR 14724 2011 que está disponível no site da instituição, acessível ao público. No documento de 15 páginas, a organização estabelece as regras que todo estudante ou cientista deve seguir durante a construção do seu trabalho, seja para a conclusão do curso ou durante a faculdade.
Nesse sentido, a NBR 14724 2011 diz qual é o papel certo, a fonte correta, como devem ser formatadas as margens, o espaçamento segundo a ABNT NBR 14724:2011 e o recuo parágrafo adequado. Todas essas medidas devem ser seguidas à risca, principalmente pelo estudante que pretende obter o diploma. Posto que a apresentação de um trabalho formatado de acordo com as regras ABNT NBR é pressuposto intrínseco da aprovação.
Conheça a seguir as principais medidas do seu projeto, necessárias para apresentar um trabalho acadêmico de qualidade e dentro dos padrões dos órgãos responsáveis, assim como, pelas determinações institucionais de muitas faculdades. Portanto, para ser obter uma aprovação, antes de começar a desenvolver o conteúdo, formate o seu trabalho com as medidas estabelecidas a seguir.
Margens nas normas da ABNT
As margens ABNT são regras de recuo de parágrafo de acordo com ABNT que não são complexas de entender. A regra é simples e em nosso artigo você conseguirá compreender passo a passo de como utilizá-la no trabalho acadêmico sem erro. Muitos estudantes têm receio das regras por desconhecimento da norma, mas uma vez que se compreende, é muito fácil de utilizar.
Recuo nas normas da ABNT
Passamos para o próximo marcador de qualidade, o recuo e o recuo de parágrafo da ABNT. Aprendemos no primário que para escrever textos no caderno ou na folha de almoço precisamos dar um espaço entre a margem, aprendida a cima, e a primeira palavra do parágrafo, com o espaçamento simples ABNT. Esse espaço, é chamado de recuo do parágrafo ABNT e serve para destacar os parágrafos, tornando facilmente identificáveis pelo leitor.
A partir do recuo, por meio do espaçamento simples, fica mais fácil visualizar onde o autor começa o parágrafo, de forma geral, um bloco de ideias com começo, meio e fim. Na internet estamos acostumados a ler textos sem recuo porque a dinâmica digital permite esse tipo de leitura. No entanto, ler um livro sem recuo é complicado. Por isso, a ABNT estabeleceu regras para fazer o espaço de parágrafo, além de, como o do início de parágrafo deve ser elaborado.
Nessa seção é importante deixar claro que existem vários tipos de recuo, um para cada momento do trabalho. Confira abaixo os três mais usados em trabalhos de faculdade.
- Recuo dos parágrafos: 1,25 cm
- Recuo nas citações: 4 cm
- Recuo na folha de rosto: 7 centímetros
Recuo no parágrafo
O parágrafo, como bem sabem, é o conjunto de palavras e frases que forma um bloco de ideias que começa e tem fim sem pular uma linha. Para diferenciar o começo de um bloco de ideias de outro, portanto, é preciso escrever a uma distância de 1,25 cm entre a margem e a primeira letra da frase. Além disso, atente-se ao recuo das suas linhas antes de começar a escrever, evitando trabalho redobrado para adequar o recuo dos parágrafos um por um.
Recuo nas citações
É muito comum em trabalhos de conclusão de curso ou livros e artigos científicos, o uso de outros autores para embasar os argumentos defendidos ou refutar as ideias combatidas pela pesquisa. Esse uso é a citação e também é padronizado Para citar outro autor ou alguma outra fonte, deve-se seguir o que determina a ABNT para diferenciar o conteúdo original e autoral do trabalho.
A forma encontrada pela organização, para fazer essa diferenciação, foi estabelecer um recuo próprio de 4 cm da margem esquerda para blocos de textos de autoria de terceiros. Confira um exemplo de uma citação com o recuo adequado:
“Ainda sobre a citação, caso ela tenha mais de três linhas, deverá vir em separado do texto por 1,5 cm, e o bloco de citação deve ser apresentado com recuo à esquerda de 4 cm, além de espaçamento simples entre as linhas e fonte tamanho número 10.” (STUDYBAY, 2021)
Recuo na folha de rosto
Todo trabalho de faculdade tem partes essenciais que não podem faltar. Uma dessas partes é a folha de rosto. A segunda folha depois da capa, a folha de rosto serve para apresentar aos leitores novas informações que não estão na capa. Uma dessas informações é a nota indicativa, que diz qual é a natureza do trabalho, do que se trata o conteúdo.
Para dar destaque à nota indicativa, diante das outras informações da folha de rosto, a ABNT determinou que ela deve ser escrita com um recuo de 7 cm de distância da margem esquerda. Assim, a nota indicativa fica padronizada e facilita a leitura e a avaliação dos professores.
Como fazer recuo?
Nos editores de textos mais utilizados, Word e Google Docs, é possível definir o recuo automaticamente, por meio das ferramentas de formatação inseridas nesses softwares. Assim, com o recuo pré-definido, basta começar a escrever que, automaticamente, o editor dará o distanciamento adequado da primeira linha de todo parágrafo. Nos casos da citação e da nota indicativa, no entanto, é preciso definir os respectivos recuos manualmente.
Ferramenta de recuo no Word
No Word, basta acessar a área das medidas do parágrafo (Layout > Parágrafos). Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.
Ferramenta de recuo no Google Docs
Já no Google Docs, basta ir em Formatar > Alinhar e recuar > Opções de recuo. Abrirá uma caixa com as medidas do Recuo. Defina o recuo do seu texto e clique em aplicar.
Fazendo recuo com a régua
Além das ferramentas de formatação automática dos editores, é possível usar a régua dos editores para fazer os recuos adequados de acordo com o conteúdo do seu texto. Ela é indicada para quem tem mais experiência e fica no canto superior dos editores de texto.
Para fazer o recuo usando a régua é preciso observar colocar a seta indicativa na medida correta. Assim, o texto começa a ser digitado a partir do local onde a seta, que fica sobre a régua, está posta. Confira os quatro exemplos de recuo abaixo:
No mais, importante deixar claro que deve-se alterar nos trabalhos acadêmicos apenas o recuo da esquerda. Assim, o recuo da direita permanece sempre no 0. Lembre-se disso ao configurar o recuo adequado do seu texto para evitar perder pontos por configuração errada do trabalho.
Papel nas normas da ABNT
Além das margens, recuos e espaçamento, vale destacar que papel usado para trabalhos acadêmicos também é padronizado pela ABNT. Trata-se do papel branco, ou reciclado, no formato A4 com as medidas 21 cm x 29,7 cm.
Fonte nas normas da ABNT
Por fim, poucas pessoas sabem, mas a ABNT também determina o tipo da fonte que deve ser usado em editores de texto para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Isso porque, usar letras de tamanho muito pequeno pode prejudicar a leitura do trabalho. E letras muito grandes podem deixar o trabalho excessivamente volumoso no momento da impressão.
- Fonte padrão. Dessa forma, a fonte deve ser Times New Roman ou Arial da cor preta e do tamanho 12 para o texto padrão de trabalhos voltados para o mercado científico ou para a academia.
- Fonte exceção. No entanto, no caso de textos de terceiros ou outras informações complementares ao conteúdo principal do trabalho, para dar destaque ao conteúdo acessório, o tamanho da fonte sugerido é o 10.
Quadro resumo
Resumo principais formatações de trabalho acadêmicos ABNT | |
Papel | A4 |
Fonte |
Deve ser Arial ou até mesmo a Times New Roman. O tamanho dela é 12 para texto corrido e 10 para citações e outros. |
Margens |
Margem superior: 3 cm
Margem inferior: 2 cm Margem direita: 2 cm Margem esquerda: 3 cm |
Recuo parágrafo | Parágrafo padrão: 1,25 cm
Citação longa: 4 cm |
Espaçamento | Padrão: 1,5 cm
Citação e outros: 1,0 cm (simples) |
Vídeo: como fazer espaçamento com as normas ABNT
Caso tenha dificuldades em fazer o espaçamento do seu trabalho, confira um vídeo sobre as normas ABNT espaçamento.
O que fazer e o que não fazer no espaçamento nas normas da ABNT
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
Trabalhe com as normas ABNT
Faça o seu trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT. Se já finalizou sem observar as regras da associação, contrate um dos nossos especialistas para formatar o seu trabalho da maneira adequada, como, por exemplo, para colocar espaçamento na capa do trabalho. Na StudyBay estão os melhores formatadores da ABNT. Encontre um especialista disponível e solicite um orçamento. É simples e rápido.
Perguntas frequentes sobre as normas da ABNT
Quanto é o espaçamento simples ABNT?
Vale ressaltar que, espaçamento nada mais é que uma distância entre as linhas de um mesmo parágrafo. No editor de texto, esse espaçamento antes e depois é de 1,0 cm conforme diz as normas da ABNT. Geralmente essa numeração é utilizada como espaçamento de citação. Essa padronização do documento do TCC é necessária para que todos tenham esses valores.
Qual o espaçamento entre parágrafos ABNT?
Esse espaçamento de parágrafo é necessário para que o texto não fique todo junto no TCC, impossibilitando a leitura do documento. Caso contrário, elementos pré-textuais, os elementos textuais e elementos pós-textuais ficariam todos juntos. Com isso, as regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, veio para criar essa padronização e evitar que cada trabalho fosse de um jeito diferente. Por isso o espaçamento de 1,5 é o indicado nessa forma. O próprio editor de texto já tem essa formatação, bem como o espaçamento entre linhas no Word, sendo fácil para o aluno colocar a tabulação e os demais.
Como colocar o espaçamento na ABNT?
Em editores de textos como Word ou Google Docs existe uma ferramenta própria para fazer espaçamento entre linhas e parágrafos. Basta selecionar o texto e escolher o espaçamento pretendido. Lembre que o espaçamento é padrão em quase todo o texto escrito de quase todo o trabalho, seja na folha de aprovação, folha de rosto e outros.
Como mudar o espaçamento no Word ABNT?
No editor do Word selecione a ferramenta espaçamento de linhas e parágrafos, e escolha o tipo de espaçamento para aumentar ou diminuir espaço entre parágrafos no Word.
Qual o espaçamento entre linhas ABNT 2023?
O espaçamento entre letras das linhas em todo o documento deve ser de 1,5. Tal normativa vale para documentações no geral, pois com esse espaço o texto fica visualmente melhor de ler.
Como tirar espaçamento entre palavras no Word?
O espaço e o alinhamento do texto é necessário nos trabalhos, para facilitar que o leitor entenda o conteúdo tratado. Ninguém gosta de pegar um TCC mal formato, e isso é até mesmo um motivo para a nota ser zerada. Assim, deve ter espaçamento entre título e texto, e vários outros no decorrer do documento. No entanto, para tirar o espaçamento entre palavras Word, o estudante só precisará ir na ferramenta, clicar em “Espaçamento” e depois ver se quer que isso seja expandido ou condensado.
Qual o valor do espaçamento simples é 1 ou 1,5?
A resposta é 1. E ele é utilizado em citação direta, quando essa é longa e colocada em outro parágrafo. No espaçamento entre referências o valor diferencia. Assim como no recuo de primeira linha, que é outro valor. No geral, o espaçamento no TCC é necessário para tornar o texto esteticamente melhor e mais fácil de entender.
Qual deve ser o alinhamento do texto nas normas da ABNT?
Justificado, para que fique certinho em ambos os lados. Já o espaçamento de primeira linha, deve ser de 1,25. Esses valores servem tanto para trabalhos de graduação, como pós-graduação, como qualquer outro texto que seja necessário manter uma boa estética.
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.