Antes de começar a escrever seu texto dissertativo sobre sustentabilidade, vamos abordar seus antecedentes gerais. Asustentabilidade significa, literalmente, a capacidade desuportar. Em 1987, Brundtland, então primeiro-ministro daNoruega, escreveu um relatório para a Comissão Mundial sobre MeioAmbiente e Desenvolvimento chamado "Nosso Futuro Comum". Nele,descreveu um conceito de desenvolvimento sustentável como"desenvolvimento que atende às necessidades do presente semcomprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suaspróprias necessidades". Essa tornou-se a declaração definitivasobre o desenvolvimento humano sustentável. A sustentabilidade seconcentra na equidade para as gerações futuras, assegurando queos ecossistemas em que toda a vida dependa não sejam perdidos oudegradados e a pobreza seja erradicada. O desenvolvimentosustentável busca esses objetivos de proteção ambiental e acabarcom a pobreza através da implementação de vários conceitos-chavenas políticas e práticas de desenvolvimento.
Você vai encontrar aqui:
O livro 1999 do Capitalismo Natural recomenda a inclusão dequatro tipos de capital em qualquer modelo de desenvolvimentosustentável: capital financeiro, capital de fabricação, capitalnatural e capital humano.
As Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento tornaram-se os fóruns nos quais essesconceitos-chave foram transformados em declarações de políticasimplementáveis. Talvez a mais famosa dessas conferências tenhasido a Eco-92, Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em1992.
Nesta conferência, as nações do mundo concordaram em implementar7 conceitos-chave para garantir o desenvolvimento sustentávelatravés da Declaração do Rio, e escreveram um plano de trabalhochamado Agenda 21, que continua a ser a fonte de muitacontrovérsia internacional até hoje.
Os sete princípios fundamentais emergentes da Cúpula da Terra eencontrados na Declaração do Rio e na Agenda 21 são:
- Tomada de decisão integrada (ambiente, equidade social eeconomia)
- Diferenciar responsabilidades e liderança
- Poluidor paga
- Consumo e produção sustentáveis
- Princípio de precaução
- Equidade intergeracional
- Participação pública
Outra conferência baseada nesse mesmo plano de Conferências dasNações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento foi realizadaem Kyoto, Japão, em 1997, resultando no Protocolo de Quioto sobreas mudanças climáticas e os limites das emissões de gases deefeito estufa.
O Acordo de Copenhague, redigido em dezembro de 2009, enfocou oaquecimento planetário e o resfriamento como uma questão globalque exige que as nações trabalhem juntas para investigar maneirasde sustentar a vida na Terra. Embora o estabelecimento de limitesde emissões fosse fundamental para as negociações de Copenhague,não resultaram compromissos.
Sobre o Desenvolvimento Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável depende de ideias queapoiem qualquer prática colocando igual ênfase no meio ambiente,economia e equidade, e não apenas em interesses econômicos. Écontroverso, porque limita as atividades humanas à luz de seusimpactos ambientais equitativos em todas as comunidades afetadas.
Por isso, na produção de texto sobre sustentabilidade é essencial que isso seja apontado. Afinal, um dos maiores motivos para que o desenvolvimento sustentável não tenha avançado tudo é a resistência à adaptação que essas limitações exigem. Tendo esse ponto como foco fica mais fácil saber como fazer uma redação sobre sustentabilidade.
O desenvolvimento sustentável assume um crescimento econômicocontínuo sem prejudicar de forma irreparável ou irreversível omeio ambiente. A ideia de desenvolvimento sustentável é um modelode crescimento fundamentalmente diferente do modelo de negóciosdo progresso colonial e industrial. Enfatiza a igualdade nadistribuição de benefícios. Este modelo igualitário dedesenvolvimento reconhece os encargos econômicos da sociedadecriados pelas políticas opressivas associadas ao capitalismoindustrial e aos poderes soberanos.
Além disso, o modelo sustentável exige que os governos coloquemrestrições sobre os desenvolvimentos, incluindo a construção deestradas, pontes e barragens. Também se concentra em novosmétodos de fabricação. O desenvolvimento sustentável requercompromisso com os princípios e práticas de produção limpa etécnicas de fabricação em vez de depender continuamente decombustíveis fósseis ou outras energias sujas para impulsionar afabricação.
Controvérsias para Empresas e Indústrias
Um dos assuntos que você pode abordar em seu texto dissertativo sobre sustentabilidade diz respeito às consequências paraempresas e indústrias. O desenvolvimento sustentável geralmentesignifica projetar poluição e desperdício do ciclo de fabricação(ecologia industrial) e pensar em um produto em termos de vidatotal, além de seu ponto de venda (também conhecido comogerenciamento do ciclo de vida do produto). Além disso, aprodução limpa pode exigir um investimento substancial em novastecnologias e plantas que é proibitivo para pequenas empresas.Esses requisitos desafiam empresas e indústrias em praticamentetodos os setores de uma economia para mudar o que estão fazendo ecomo estão fazendo isso.
Mas algumas empresas foram pioneiras na mudança, abraçandoconceitos de economia restauradora e capitalismo natural. Asempresas que levaram perdas de transição a curto prazo paraeliminar resíduos e toxinas em seus produtos e métodos deprodução foram recompensadas em ganhos econômicos de longo prazoe criaram melhorias mensuráveis em seus impactos ambientais.
Ambientalistas e Sustentabilidade
Para saber como começar uma redação sobre sustentabilidade, a melhor forma é se familiarizar com os principais estudos de especialistas na área. Isso vai te dar uma excelente base para construir seus argumentos e certamente ter a credibilidade de ambientalistas respeitados apoiando seus argumentos irá gerar bons resultados.
Os ambientalistas documentaram o alcance da degradação ambientale podemos confirmar que todos os ecossistemas estão sofrendo comoresultado de atividades humanas. As notícias que eles entregamsão problemáticas. A atividade humana está ameaçando causar ocolapso dos sistemas vivos dos quais depende toda a vida em nossoplaneta.
Tentando determinar as causas desse perigoso estado do meioambiente, alguns ambientalistas identificam:
- Crescimento da população como o fator mais substancial;
- Uso de combustíveis fósseis para impulsionar nossasatividades;
- Consumo excessivo de recursos como base para esse estado dedegradação ambiental.
Comunidades e Sustentabilidade
As comunidades e seu bem-estar físico e econômico são muitasvezes excluídos da tomada de decisão sobre oportunidadeseconômicas e consequências ambientais com as quais eles devemviver. Essa exclusão pode resultar da separação estrutural entrediferentes ramos administrativos do governo ou da separação entrediferentes níveis de governo. Também pode surgir de forçasculturais e sociais que operam para excluir pessoas pobres oupessoas estigmatizadas por discriminação histórica. A exclusão deinteresses e participação da comunidade afeta a viabilidade e aeficiência dos esforços para proteger o meio ambiente e paradesenvolver uma comunidade economicamente de várias maneiras.
- As pessoas impulsionadas pela insegurança em relação às suascondições de vida básicas são susceptíveis de aceitaroportunidades de emprego, independentemente das consequênciaspara a saúde humana e ambiental. Isso elimina o trabalho comoagente de mudança para tecnologias de produção sustentáveis epermite que a poluição contínua e os resíduos sejamexternalizados para o meio ambiente com consequências desastrosasa longo prazo para a saúde humana.
- As pessoas confrontadas com a exposição e a fome tambémcontribuirão com a degradação ambiental para atender àsnecessidades básicas de vida. Seja em um país desenvolvido ou emdesenvolvimento, a pobreza e a incapacidade de atender àsnecessidades básicas de alimentação, abrigo e cuidados tornam ascomunidades humanas ainda mais vulneráveis a condições detrabalho, vida, recreação e educação ambientalmente degradadas.
Confira neste vídeo: como escrever melhor
Conclusões para Seu Texto Dissertativo sobre Sustentabilidade
A sustentabilidade será sempre controversa porque:
- Abrirá antigas controvérsias, como leis de direito aconhecer, leis de auditoria corporativa e leis antidiscriminação;
- Impactos cumulativos
- Monitoramento do cidadão sobre decisões ambientais
- Princípio de precaução
- Contabilidade de custos que seja verdadeira
- Aplicação desigual das leis ambientais
Existe um forte impulso internacional para um novo tipo deambientalismo que inclui o desenvolvimento sustentável. Comotodas as políticas ambientais, as políticas de desenvolvimentosustentável precisarão que os dados precisos, oportunos econtínuos de todos os impactos ambientais sejam verdadeiramenteeficazes. Até agora, as necessidades de conhecimento sobreimpactos ambientais geram fortes controvérsias políticas.
Contate nossos especialistas sobre sustentabilidade. Temosescritores prontos a ajuda-lo.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.