Seja para buscar uma vaga no mercado de trabalho, na vida acadêmica ou em qualquer local, o currículo é um dos documentos mais importantes da vida de uma pessoa. Afinal, ele é o “expositor” do trajeto profissional percorrido. Neste guia abordaremos como confeccionar esse currículo para estágio de engenharia civil ou para trabalho.
Você vai encontrar aqui:
Partes fundamentais de currículo de engenheiro civil
O documento mais importante para quem quer conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, é sem dúvidas o currículo vitae. Dependendo do que estiver escrito no documento, você poderá participar ou não do processo seletivo do projeto desejado.
Pensando nisso, disponibilizamos para você as partes fundamentais que um portfólio de engenheiro deverá obrigatoriamente conter. Aqui, entram as partes vitais de seu currículo, considerados os alicerces para uma boa apresentação, tudo deve ser minimamente calculado para que o resultado seja claro e objetivo para o empregador que irá avaliar.
Nesse passo, certifique se que seu documento esteja atendendo aos requerimentos da vaga aplicada. Primeiramente, escolha um bom tamanho de fonte e o modelo, formate os espaçamentos de 1,15 cm, além do tamanho para a letra de 11.
Já nas margens deverá conter a mesma distância em cada lado, assim o seu currículo ficará em destaque para uma fácil leitura do recrutador para a vaga de engenharia, o qual poderá ou não ser avaliado por engenheiros mais experientes. Seguindo isso, vamos introduzir os fundamentos do CV:
Introdução
Fique atento ao cabeçalho, pois ele é de suma importância, deve conter todos os seus dados pessoais como estes no curriculum vitae:
- Nomenclatura com sobrenome;
- Para qual vaga está indo (engenheiro civil);
- Data de nascimento;
- Endereço residencial;
- Endereço Eletrônico;
- Linkedin (atualmente é interessante fornecer);
- Número de telefone.
Atenção, atualmente, não há mais necessidade de foto, pois isso pode interferir diretamente no momento de escolha do recrutador. Se destaque apenas por suas habilidades e estudos profissionais e não por sua aparência física.
A estatística descritiva é o que conta para as construtoras, além dos seus conhecimentos técnicos, não seu perfil corporal. No modelo de currículo de engenheiro civil atual não há espaço para essa estética.
Experiência
Nesse momento, a visibilidade dos recrutadores é plena, afinal ele precisa te conhecer com bases nas suas aptidões de engenheiro civil. Tenha um cuidado mais especial com esse momento, já que pesquisas confirmam que a experiência laboral é uma das primeiras coisas que entram no campo de visão de um avaliador.
Assim, ao invés de colocar atribuição, coloque conquistas, a maioria dos candidatos a engenheiro civil colocam responsabilidade de cada cargo no currículo. Porém, você colocará conquistas, isso aumentará a sua chance, e sempre que for possível coloque números e métricas que provem a sua aptidão de engenheiro civil nas funções, aqui você candidato irá listar apenas as conquistas inerentes a vaga cadastrada.
Sem experiências
Caso não haja experiência de carreira de engenharia para serem atestadas no currículo das construtoras, liste aquilo que foi relevante no seu processo de aprendizagem e que você acha que pode contribuir positivamente.
Acontece de não ter experiências e isso é normal tanto na engenharia civil, como em qualquer área. Então, insira nesse momento, outras atuações suas. Se deu aulas, se participou de algum projeto com familiares ou amigos, mesmo que não tenha recebido monetariamente, pois para o engenheiro civil recém-formado essas partes são importantes.
Formação
Após o preenchimento das partes mais importantes do currículo de engenheiro civil, esta seção será uma parte igualmente importante, e deverá chamar atenção do recrutador, abaixo segue os destaques para falar de projetos no curriculum vitae de engenheiro civil.
É muito importante listar a sua formação acadêmica de engenheiro civil. Isso até mesmo para engenheiro civil recém-formado. Vale destacar que, essa parte não poderá ser maior que a parte laboral, a qual é a principal, por isso muito cuidado.
Nessa parte, você poderá atestar a sua graduação e pós-graduação de engenheiros, projetos, conhecimento técnico, além da experiência profissional, veja essas dicas profissionais para experiência laboral CV abaixo:
- Escolha qual curso colocar: primeiro coloque o último curso feito, mas até o colegial deve ser incluído, ficando assim por último o que tem mais tempo na área de engenheiro civil;
- Insira informações satisfatórias: nomes e instituições não podem ficar de fora aqui, poderá ser incluído as datas de conclusão, carga horária ou nome de professores das áreas estudadas no currículo para a melhor atuação das vagas ofertadas.
Por exemplo, no currículo de engenheiro civil, coloque cursos, bem como, caso tenha participado de palestras de construção civil ou até mesmo qualquer outro curso da área de engenharia civil que tenha visto.
Se você não possui experiência profissional, ou é um engenheiro civil recém-formado, nesses currículos CV, você poderá colocar em jogo todas as suas formações técnicas e formação acadêmica, inserindo o máximo de informação possível. Por exemplo, no CV de engenheiros coloque algo que realizou.
Habilidades
Imperioso destacar que, as habilidades são importantes e relevantes. Nesses pontos, é preciso ler atentamente a descrição da proposta de engenheiro civil, quais conhecimentos técnicos é necessário. Faça uma lista contendo as suas qualidades e competências profissionais e em gestão de pessoas. Pode algo similar para o currículo de engenheiro, como:
Softwares | Hard Skills | Soft Skills |
Revit | Inglês intermediário | Líder |
Autocad civil 3d | Planejamento financeiro | Determinação |
TQS | Dinâmica dos solos | Boa comunicação |
Ftool | Desenho técnico | raciocínio lógico |
Sienge | Habilidade mecânica | Proatividade, lida bem com prazos |
Microsoft Excell | Concreto armado em pontes | Dedicado |
Como uma espécie de complementação do currículo de engenheiro civil, informe os dados pertinentes a vaga de emprego disposta, segue alguns exemplos para currículo de engenheiro:
- Cursos extracurriculares;
- Informe conferências das quais participou;
- Se teve algum artigo que foi publicado e quando foi;
- Trabalhos voluntários;
- Possui carteira do Crea;
- Participante da Associação brasileira dos Engenheiros Civis;
- Trabalho Voluntário na ACD.
Passos para elaboração de bio profissional
No mundo profissional, além de um CV de engenheiro que irá determinar suas experiências trabalhadas, bem como sua formação profissional, é necessário ter uma bio, ou seja, uma biografia informando um pouco sobre seu ato profissional. Você já deve ter visto isso, não é incomum vermos um pequeno parágrafo abordando um pouco sobre o profissional.
Tal biografia é tão importante quanto o próprio currículo de engenharia civil, e serve para ser exposto em diferentes áreas. Como, por exemplo, no seu LinkedIn, ou para colocar em outros perfis e ramais das áreas de engenharia e construção civil. É interessante, pois caso o empregador veja sua rede, ele poderá ter uma noção inicial das suas habilidades.
Atualmente, com tantas contratações ocorrendo de maneira virtual, esse fator é muito interessante para a área, mesmo para o engenheiro civil. Pois, no mundo atual as redes sociais tem sido responsáveis por várias contratações. Nesse passo, aqui está um exemplo de bio de perfil para você utilizar. Obviamente que deve ser adaptada a sua realidade, mas é um bom começo:
“Atuo na área como engenheiro civil há 15 anos, trabalhando em obras de edificações da empresa Camargo Corrêa. Sou devidamente certificado CREA, possuo experiência em Microsoft Excel e já entreguei 100 construções com sucesso.”
Esse é apenas um exemplo do que pode ser inserido na bio do perfil. Fale das obras, aborde sucintamente sua experiência como engenheiro civil, diga se tem certificado MOS e muito mais.
Atente-se que nesse momento não é informação de experiência para vaga de emprego, então coloque coisas extremamente importantes mesmo. Pois, o espaço para o esboço é pequeno.
Passos para fazer uma carta apresentativa
A carta de apresentação é o que aumenta as suas chances de conseguir uma vaga como engenheiro civil. Tal documento, é uma boa maneira de se apresentar ao seu recrutador, causando assim uma boa impressão, já que se trata de um documento auxiliar ao currículo. Tente escrever no máximo 300 palavras, com 3 parágrafos, use a fórmula abaixo para conseguir destaque:
- Escolha o melhor modelo de apresentação que combine com a vaga, isso pode variar conforme a empresa a ser enviada o currículo e o cargo, podendo ser mais tradicional ou criativo. Importante ressaltar que, deve combinar com o modelo do seu currículo de engenharia.
- Insira suas referências pessoais, o ideal é que seja semelhante ao modelo do currículo.
- Assim como qualquer carta, você deverá adicionar a data e o local, ex: “São Paulo, 04 de fevereiro de 2023”.
- Faça uma pequena saudação ao recrutador, que pode ser simples como, por exemplo: “Prezados senhores”.
- Pule uma linha, e você começa a sua carta, contendo 3 parágrafos, esboçamos abaixo cada um.
Dicas para carta de apresentação
Nesse momento da carta de apresentação é necessário ser bastante cordial. Nesse ponto da sua vida profissional não é mais o momento de trazer nada relacionado a trabalho. Mas sim, de esboçar um pouco das suas particularidades e do que te faz ser a pessoa que é. Isso porque, tal carta serve como forma de quem vai lhe entrevistar, te conhecer um pouco.
Então a lógica aqui é deixar questões de trabalho de lado e focar somente em passar pontos sobre quem é você. Quais características fazem você ser essa pessoa, informe pontos interessantes do que te fez chegar nos caminhos profissionais, e permita que o recrutador conheça um pouco mais sua trajetória pessoal.
Pois, nessa parte o objetivo é trazer dados de quem você é. O currículo de engenheiro já foi entregue, aqui é uma oportunidade para você falar um pouco mais de si próprio para que possam te conhecer. Já a dica de carta para quem não possui experiência no currículo é encontrar um ponto focal, uma boa argumentação em favor da sua contratação.
Nesse momento a criatividade é uma grande, você precisa entender e expressar qual é o seu ponto forte, por exemplo, pontue suas conquistas acadêmicas, ou outra habilidade específica, assim aumentará a sua chance de conseguir uma entrevista.
Exemplos de currículo de engenheiro civil prontos
Elaborar um curriculum vitae para entrevistas pode parecer algo muito complexo à primeira vista, mas, na verdade, é simples. Veja alguns modelos de currículo para engenharia civil que separamos:
- Engenharias civil;
- Currículo para engenheiro civil com pontos de destaque;
- Currículo engenheiro civil com ampla experiência.
Vídeo explicando o assunto
No vídeo há uma explicação mais detalhada sobre a questão de elaborar um currículo de engenheiro, com dicas e macetes que podem ser utilizados por quem pretende seguir a carreira.
Auxílio profissional
Caso necessite de ajuda profissional para cumprir as exigências solicitadas no currículo de engenheiro civil, entre em contato e tire suas dúvidas com um especialista experiente no assunto da demanda.
Perguntas frequentes
O que colocar no currículo de engenheiro civil?
Todas as informações que facilitem o contato. Além de suas experiências vigentes ou anteriores, e por fim, suas habilidades pessoais.
O que postar no perfil de engenharia?
A bio de um perfil de engenharia civil deverá conter suas habilidades pessoais e habilidades técnicas, de maneira que fique clara ao seu avaliador o porquê você é o candidato apto para a função.
O que colocar no objetivo do currículo de engenheiro?
Colocar as suas pretensões no seu currículo de engenheiro civil, informando que você está pronto para aceitar novos desafios, colaborando com o crescimento e desenvolvimento do local pretendido, pontue que você está apto para introduzir novas dinâmicas.
Como elaborar um currículo de engenheiro?
Verifique o que a vaga está pedindo. Seu norteamento dependerá exclusivamente das informações que estão sendo ali solicitadas. Informe tudo o que for necessário para o bom preenchimento desses detalhes, sem esquecer de mencionar sua formação profissional obviamente. Além disso, é necessário informar experiências que tem em emprego ou até autônoma.
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.