Quem nunca teve um dia ruim? Daqueles que queremos esquecer assim que colocamos a cabeça no travesseiro? Infelizmente, dias ruins são algo muito comum na vida de todo mundo. O lado positivo é que um dia ruim dura, no máximo, 24 horas. Mas o que acontece quando um dia ruim cai justamente no dia de uma prova na faculdade? Normalmente, o resultado é também uma nota ruim.
Você vai encontrar aqui:
- Lidando com o resultado
- Afaste sua raiva
- Tire um tempo para você
- Revise e analise seus erros
- Estude e aprenda
- Aproveite uma nova oportunidade
- Vídeo com dicas para superar notícias como a de uma nota ruim
- Precisando de ajuda? Conte com a StudyBay
- Perguntas e respostas mais frequentes
- Checklist para se tranquilizar após tirar uma nota ruim na faculdade
Se você foi o sorteado da vez e teve um dia ruim que acabou em uma prova ruim e uma nota ruim na faculdade, se acalme. Assim como o dia ruim vai acabar e o próximo dia pode ser o seu dia de sorte, uma nota na faculdade também pode se tornar uma oportunidade. Uma nova chance de descobrir quais habilidades precisam aprimorar para quem na próxima prova, sua nota seja melhor.
É comum ter sentimentos ruins após uma nota ruim, e nesse artigo vamos ajudar você a lidar com isso.
Etapas para lidar com uma nota ruim | Descrição |
Aceitação | Aceite a nota como um fato e entenda que não pode ser alterada. |
Controle de Raiva | Afaste-se da raiva e evite que ela consuma suas energias. |
Tempo para si mesmo | Tire um tempo para relaxar e fazer atividades que você gosta. |
Revisão e Análise | Analise a prova e entenda onde você errou. |
Estudo e Aprendizado | Estude o tema da prova para melhorar seu entendimento. |
Aproveite uma nova oportunidade | Se houver uma nova chance, aproveite-a ao máximo. |
Lidando com o resultado
As fases pelas quais uma pessoa passa ao lidar com uma notícia ruim podem variar dependendo da pessoa e da situação. No entanto, muitos psicólogos se referem ao "Modelo Kübler-Ross" para descrever as fases comuns que as pessoas passam quando enfrentam uma notícia ruim ou uma perda significativa.
Este modelo é frequentemente aplicado ao luto, mas também pode ser relevante para outras situações de perda ou mudança significativa. As cinco fases do Modelo Kübler-Ross são:
- Negação: Esta é uma reação comum à notícia ruim. A pessoa pode ter dificuldade em acreditar ou aceitar o que aconteceu.
- Raiva: À medida que a realidade da situação começa a se instalar, é comum que a pessoa sinta raiva. Isso pode ser direcionado a si mesmo, a outros, ou à situação em geral.
- Negociação: Nesta fase, a pessoa pode tentar negociar ou fazer um acordo para tentar evitar ou minimizar a dor da notícia ruim.
- Depressão: À medida que a pessoa começa a confrontar a realidade da notícia ruim, ela pode se sentir triste, desesperada ou oprimida.
- Aceitação: Esta é a fase em que a pessoa começa a aceitar a realidade da situação. Isso não significa necessariamente que a pessoa está "bem" com o que aconteceu, mas sim que ela está começando a aprender a viver com isso.
Por isso, como primeira etapa para ficar tranquilo após uma nota ruim, é importante que você aceite a sua nota. Compreenda que ela é um fato e que não há nada que possa ser feito para apagá-lo. Aceitar que você tirou uma nota ruim vai ajudar a trabalhar o seu emocional para superar essa situação.
Afaste sua raiva
Muitos alunos costumam relatar que, após receberem a notícia de uma nota ruim, são possuídos por um sentimento de raiva. Raiva do professor, raiva do colega de classe que passou a informação errada, raiva da faculdade, raiva de tudo. Para conseguir chegar a um momento de tranquilidade e conseguir reverter a situação, é importante afastar-se da raiva.
Afinal, a raiva não vai ajudar você a mudar sua nota. Pelo contrário, só vai consumir suas energias e impedir que você se prepare para a próxima prova e consiga alterar o resultado. Procure fazer atividades que te fazem relaxar, como praticar algum esporte, jogar vídeo game, assistir filmes ou até mesmo dormir. O importante é não sentir raiva nesse momento.
Tire um tempo para você
Agora que você aceitou o resultado da sua prova e está conseguindo controlar melhor os seus sentimentos, é hora de descansar. Se for possível, tire alguns dias para você, crie novas rotinas, faça passeios em lugares desconhecidos, viaje para uma praia perto de casa, ou até mesmo passe o dia no parque mais próximo.
Para encontrar a paz necessária para conseguir lidar com a nota ruim e resolver essa situação, reservar um tempo para fazer atividades não relacionadas ao assunto da prova é importante. Essas atividades vão abrir novas perspectivas e mostrar que existem um mundo para além da faculdade e daquela nota baixa.
Além disso, você vai compreender que uma nota baixa na faculdade não quer dizer nada na realidade. Pelo contrário, mesmo com a nota baixa, sua vida continua normal, seus amigos são os mesmos, as pessoas continuam gostando de você igual. Tirar um tempo para você vai ajudar a compreender melhor que a sua nota baixa não interfere em quem você é.
Revise e analise seus erros
Após aceitar a nota baixa, controlar a raiva e compreender que sua vida continua igual, chegou o momento de entender onde errou. É importante que a revisão não seja logo após o recebimento da nota, caso contrário, isso só vai agravar a situação. Com a cabeça fria, pegue sua prova e comece a analisar onde você errou.
É nesse momento que conseguimos ter a clareza de compreender que a maioria dos erros foram erros evitáveis. Em alguns casos, esses erros poderiam ter sido evitados com um pouco mais de atenção. Atenção que estava faltando para você naquele dia. Se algum erro foi por ausência de conhecimento, faça uma anotação mental.
Estude e aprenda
A melhor maneira de superar uma nota ruim é estudando. Isso porque, a nota ruim é um sinal de que estamos falhando em algum ponto. E aprimorar nesse ponto é a melhor resposta que você pode dar, seja interna ou externamente. Nesse caso, o estudo adequado do tema em questão vai ajudar na compreensão de suas capacidades.
Entendendo o assunto da prova, mesmo que esse fato não vá mudar o resultado, vai te ajudar a se sentir mais confiável. Afinal, essa prova não é um bicho de sete cabeças como você havia imaginado. Ela é perfeitamente superável e, agora, com o conhecimento adequado, você consegue superá-la.
Aproveite uma nova oportunidade
Se por algum motivo você tiver uma nova oportunidade, aproveite da melhor maneira. Pode acontecer da sua faculdade ter mais de uma prova para calcular a média final, e se você for bem nas provas seguintes, essa nota baixa será desconsiderada no cálculo. Se esse não for o caso da sua faculdade, sua chance pode estar na prova de recuperação.
Preparado para encarar os novos desafios, você saberá como lidar com a sua nova oportunidade. E se você alcançou a tranquilidade diante da notícia de uma nota baixa, você também consegue alcançar a nota necessária para passar de ano na faculdade. Lembre-se que você é o seu único adversário, e seu objetivo deve ser superar suas próprias dificuldades.
Vídeo com dicas para superar notícias como a de uma nota ruim
Precisando de ajuda? Conte com a StudyBay
Somos uma plataforma de educação disponível 24 horas por dia. Com ajuda dos nossos especialistas, você estará em boas condições para superar suas notas ruins. Encontre um professor particular ou até mesmo alguém para escrever seu trabalho que vai compor a sua nota final na faculdade. Saia da deprê pós-nota ruim e entre em contato conosco. Vamos resolver seu problema!
Perguntas e respostas mais frequentes
O que devo fazer após receber uma nota ruim na faculdade?
Siga as etapas de aceitação, controle da raiva, tempo para si mesmo, revisão e análise, estudo e aprendizado, e aproveite uma nova oportunidade.
Como posso controlar minha raiva após receber uma nota ruim?
Faça atividades que te relaxem e ajudem a afastar a raiva.
Como posso melhorar após receber uma nota ruim?
Revise sua prova, entenda onde errou, estude o tema e aproveite uma nova oportunidade para melhorar.
Checklist para se tranquilizar após tirar uma nota ruim na faculdade
Autor do Studybay
Advogado de formação, sempre gostou de ler, mas nunca foi de escrever. Começou a escrever mesmo durante o curso de direito, onde era escolhido para digitar os trabalhos da faculdade, por escrever muito bem, como dizia os amigos. Nunca acreditou nisso, até que começou a ganhar dinheiro escrevendo. Desde então, se dedica à escrita e busca ajudar outras pessoas a escreverem. Além de manter vivo no horizonte o sonho de escrever o seu primeiro romance. É fã de Hemingway e Adoniran Barbosa.