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Aprenda como fazer sumário no word e tenha o seu pronto rapidamente

Um texto longo como o TCC, monografia, artigo científico, pesquisa científica e outros tipos de trabalhos acadêmicos, formatados nas normas ABNT, exigem a adição de um sumário. A sua função dentro do trabalho é muito importante, pois ele torna as buscas pelos capítulos e conteúdo abordado mais fáceis.

Para você que está finalizando o seu trabalho e não sabe como elaborar um sumário no word? Então este artigo é para você, fizemos um guia completo para ajudar você nessa etapa. Você vai aprender tudo o que precisa: como montar um sumário no word, as formatações necessárias, as normas da ABNT, como atualizar o sumário no word, como editar e muito mais. Então, continue lendo para aprender a  como ter o seu sumário feito rapidamente.

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Antes de aprender a como criar sumário no word, você precisa ter claro o que é um sumário. Também chamado de índice ele aparece logo no início do trabalho. É o último elemento pré-textual e deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo. Todos os elementos que aparecem antes, como a capa, folha de rosto, dedicatória, resumo, etc., não são registrados no sumário.

Você já imaginou como seria difícil encontrar os capítulos que você queira num livro, o conteúdo que você precisa numa pesquisa ou em artigos científicos sem ter um índice para consultar em que página estão os títulos? É por isso que o sumário é tão importante, o seu objetivo é  facilitar que os leitores encontrem facilmente os tópicos abordados no seu trabalho.

O sumário consiste de uma lista com todos os assuntos abordados no texto. Para criá-lo é preciso incluir os títulos dos capítulos, subtítulos, seções e tudo o que compõe o trabalho. Deve ser incluído o número das páginas onde cada um desses tópicos estão. Por isso ele será a última coisa que você irá criar no texto.

Agora que você já sabe o que é um sumário, vamos aprender como fazer sumário automático no word? Continue lendo para saber.

  Como fazer um sumário de uma forma simples segundo as normas da ABNT?

Criar um sumário não é tão difícil quanto muitos imaginam, existe uma forma simples de fazê-lo seguindo as normas da ABNT. A NBR 6027 Informação e Documentação – Sumário – Apresentação, é a norma ABNT que define um sumário como “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”. É também onde estão especificadas as regras de formatação. Veja como fazer um sumário no word, segundo a ABNT.

  Características de um sumários

Segundo a ABNT, para a elaboração do sumário é preciso seguir as seguintes regras:

  • Deve ser o último elemento pré-textual, depois das listas, de tabelas, figuras, siglas, etc., e antes do primeiro capítulo.

  • Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Ou seja, lista de tabelas, figuras, resuma, abstract, etc., não devem estar presentes no sumário.

  • Se o trabalho possui mais de um volume, o sumário deve ser repetido em todos eles, na íntegra.

  • A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.

  • A subordinação dos itens do sumário deve ser a mesma utilizada no texto. Ou seja, se o título do capítulo está em negrito, então esse item no sumário também deverá estar em negrito.

  Formatação do texto

O sumário também deverá ser formatado de acordo com as características estabelecidas pela ABNT. Veja quais são:

  • Alinhamento: centralizado (título da página); à esquerda (lista)

  • Fonte: Times New Roman ou Arial

  • Entrelinhamento: 1,5

  • Caracteres: letras maiúsculas (nos títulos); letra maiúscula na inicial (subtítulos e seções dos subtítulos)

  • Destaque: negrito (nos títulos e nos subtítulos)

  • Tamanho da fonte: 12

  Exemplo de sumário ABNT

Apesar de parecer complicado, criar um sumário seguindo as normas não é tão difícil. Mas para que você consiga visualizar melhor como é o resultado final de um sumário formatado nas normas ABNT, separamos um exemplo de sumário pronto no word, que segue o modelo exigido. Veja abaixo:

Exemplo de sumário ABNT

Neste exemplo você pode notar algumas características importantes que foram citadas. São alguns itens que estão em caixa alta, como os títulos. Outros estão em negrito, como os títulos e alguns subtítulos. Note também que todos os títulos e subtítulos estão incluídos, o mesmo para os nùmeros dos capítulos, além de ter a conclusão e as referências.

Por mais regras que tenha, é possível fazer um sumário de forma simple no word. Basta ter em mente as configurações necessárias e para facilitar mais ainda a elaboração do seu sumário, montamos um guia para você seguir e ter o seu feito de forma rápida. Veja a seguir como.

  Como fazer um sumário no Word

Você já aprendeu quais são as normas da ABNT que deve seguir na hora de montar o seu sumário, viu também um exemplo de como ele deve ficar. Agora vamos mostrar na forma prática a sequência que você deve seguir para criar o seu. Não é um processo difícil, você só precisa ter o seu texto pronto com cada item identificado em título, subtítulo e demais seções.

Veja a seguir o passo a passo para saber como adicionar sumário no word. Vamos mostrar como você poderá criar, formatar, editar e atualizar  o seu de forma simples e rápida. 

  Criando um estilo

O primeiro passo para fazer um sumário é a criação de estilos. Para fazer isso abra o arquivo, clique na aba “página inicial” do word, depois vá em “estilo”e clique no que você escolheu. Por exemplo, para os títulos dos capítulos escolha a opção “título 1”.

  Formatação

Após criar um estilo é possível fazer alterações se necessário, para isso clique em em “modificar estilo”, uma janela irá se abrir e você poderá configurar todas as formatações necessárias. Isso deve ser repetido em cada  título e subtítulo do sumário. Lembre-se de seguir as normas da ABNT.

Para o título do sumário: clique em “título 1”, sua configuração deve ser  em caixa alta, centralizado, em negrito. Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, com espaçamento entre linhas de 1,5.

Para o subtítulo: clique em “título 2”, a fonte deve ser Arial tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.  Lembrando que, segundo as normas ABNT, o subtítulo também deve estar em negrito, mas somente a primeira letra deve estar em caixa alta.

Se você tiver outros títulos dentro do subtítulo, é só configurar como título 3, em seguida. As outras formatações são importadas automaticamente dos títulos do seu trabalho. Por isso, e importante que ele esteja formatado nas normas da ABNT.

  Atribuindo estilos

Para aplicar um estilo aos itens do sumário é preciso selecionar o item escolhido com o mouse. Assim que estiverem selecionados uma janela se abrirá, e você deverá clicar em “estilos”. Ao fazer isso, uma nova janela será aberta e nesse momento você escolhe a opção que desejar. Você deverá fazer isso em todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos. 

  Como inserir o sumário

Depois de aplicar o estilo em todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos você poderá inserir o sumário. Para fazer isso o primeiro passo é ir até a página onde você criará o sumário, clique na aba “referências” e em seguida clique em “sumário”, dessa forma ele será adicionado.

  Como criar um sumário automático no word

Para criar um sumário automático, siga os passos citados acima, “referências” e em seguida clique em “sumário”, ao fazer isso selecione a opção “sumário automático 1” será aplicado em todos os títulos, subtítulos e seções dentro do subtítulos que você formatou com determinado estilo.

Aqui vale lembrar que existem dois tipos de sumário, o automático e o manual. O primeiro pode ser atualizado automaticamente. Veja no próximo tópico como atualizar o seu sumário.

  Como atualizar sumário no word 

Depois de inserir o sumário pode ser que ele necessite de ajustes e atualizações. A começar pelo título “sumário” que é gerado na cor azul e alinhado à esquerda, e deve ter sua formatação alterada para ficar centralizado, ter cor preta e ter todos os caracteres em letras maiúsculas.

A atualização será necessária caso você adicione um novo tópico no trabalho, faça alguma alteração em um título ou subtítulo e para que a informação no sumário esteja correta será necessário atualizar. Para isso siga o passo a passo: clique no sumário, depois vá na aba “referências” e clique em “atualizar sumário”. Selecione o que deseja atualizar, se é o número das páginas ou todo o índice, incluindo novas entradas, atualização dos títulos existentes e número da página. Depois é só clicar em ok e pronto, seu sumário estará atualizado.

  Como fazer sumário com hiperlink no Word

Você sabe o que é um sumário com hiperlink? Vamos explicar, basicamente significa que quando você clicar em um título ou subtítulo ele vai te direcionar automáticamente para a página correspondente ao item.

Um sumário com hiperlink ajuda muito quando o trabalho está muito extenso, pois ele ajudará o leitor encontrar os tópicos desejados com mais facilidade. Muitos têm  dúvida de como fazer um sumário com hiperlink, pois pensam ser muito difícil. Na verdade basta seguir alguns passos e você terá o seu pronto rapidamente. Para criá-lo siga o passo a passo a seguir.

Primeiro, com o texto selecionado, acesse a guia “referências”, depois clique em “grupo índice” e a seguir escolha a opção “marcar entrada”. Você deverá fazer isso com todos os títulos, subtítulos e outras seções que devem fazer parte do índice. Ao final, depois de criar o índice você deverá inseri-lo, para fazer isso, você deverá seguir o passo a passo:

Vá em guia e clique em “referência”, depois clique em grupo “índice”, a seguir escolha a opção “inserir índice”. Dessa maneira você terá o seu sumário com hiperlink feito rapidamente.

  Sumário no Google Docs

O word não é a única maneira de criar um sumário. O Google Docs é uma alternativa ao Microsoft Word, você pode usá-lo para escrever textos, criar documentos e fazer trabalhos acadêmicos. E assim como no word, é possível criar sumários por esse aplicativo também.

A criação de um sumário pelo Google docs é muito semelhante à forma como ele é feito no word. O passo a passo é praticamente o mesmo, mas para você não ter dúvidas vamos especificar como criar sumários no Google docs, confira a seguir para aprender.

A primeira etapa é identificar os itens que farão parte do sumário. Para identificá-los utilize a ferramenta “títulos”, seguindo a hierarquia: título 1 para o nome dos capítulos, título 2 para os subcapítulos, título 3 para as demais seções e assim por diante. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Selecione o capítulo do texto.

  2. Depois, clique no menu ''formatar'' e escolha ''estilos de parágrafos'', clique em ''título 1'' e a seguir clique em ''aplicar título 1''.

  3. Faça isso em todos os capítulos.

  4. Depois selecione os subcapítulos e formate como “título 2”.

  5. Repita o processo se houver mais itens, utilizando “título 3” e assim por diante.

  Alterar a formatação do sumário no Google Docs

Após seguir os passos acima você terá criado o seu sumário, mas caso precise fazer alguma alteração no estilo, faça o seguinte:

Clique em “formatar'', depois clique em  ''estilo de parágrafo'', escolha  ''título X'' e por fim ''atualizar título X para corresponder”. Todos os títulos e subtítulos com aquela formatação serão automaticamente atualizados.

  Inserir o sumário no Google Docs

Com o seu sumário criado e formatado, chegou a hora de inserir no seu trabalho. Para fazer isso vá até a página em branco, onde você quer que o sumário fique. Posicione o cursor no início da página, clique em “inserir'', em seguida em ''sumário”. Depois selecione o estilo desejado e você terá o seu sumário feito.

  Precisa de um sumário pronto? Nós podemos ajudar.

Para o aluno que já está com os seu trabalho feito e precisa de um sumário no word pronto, mas ainda tem dúvidas de como fazê-lo ou está sem tempo para se dedicar a isso. Não é preciso entrar em desespero, nós podemos ajudar você com isso.

Não importa se sejam artigos, trabalhos acadêmicos, pesquisas científicas ou qualquer outro tipo de trabalho. Nós temos uma equipe de escritores formada por profissionais qualificados que poderão ajudar você a finalizar essa etapa do seu trabalho.

Nós oferecemos um serviço de escrita personalizado, para atender às suas necessidades. Você contará com ajuda dos nossos profissionais e terá um assistente exclusivo. É muito fácil, você pode criar o seu pedido em apenas dois cliques, escolher o profissional que mais te agrada, de acordo com as avaliações, projetos prévios e ofertas, depois é só receber o seu pedido, dentro do prazo combinado.

Você vai poupar o seu tempo e receber um conteúdo de qualidade e original. Além disso, você terá acesso ao escritor durante todo o processo e poderá acompanhar a elaboração do seu trabalho de perto. 

  Quanto custa um sumário no word pronto?

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Ele será feito de acordo com as especificações que você mandar, como o tamanho do trabalho e sua composição, além disso, o valor também pode variar conforme o prazo de entrega e o escritor escolhido. Então, se você quiser saber o preço para ter o seu sumário, já sabe, vá até o nosso site e em poucos cliques faça a sua solicitação.

  Conclusão

Neste artigo ajudamos você a entender como colocar sumário no word. Falamos sobre a importância e qual o objetivo de um sumário em trabalhos que sejam longos, seja ele qual for. Esclarecemos também quais são as principais características que um sumário deve ter, mostrando o passo a passo de como fazer sumário no word para trabalhos acadêmicos, documentos e TCC, seguindo as normas da ABNT.

Por mais que possa parecer difícil, quando você aprender como inserir sumário no word, verá que é bem simples na realidade. Seguindo as regras da ABNT e o passo a passo que fizemos você terá o seu feito de maneira rápida.

E para aqueles alunos que ainda têm dúvida em relação a como fazer sumário, esclarecemos como é possível comprar sumário no word pronto e como a My Study Bay pode ajudar nesses casos. Se essa for a sua escolha, não exite em entrar em contato conosco, nós temos os melhores profissionais, e eles poderão ajudar você a fazer um sumário no word incrível para o seu trabalho. Você receberá o seu formatado corretamente e seguindo todas as regras exigidas. Então vá em nosso site e nos mande uma mensagem e para receber o seu orçamento.

 

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