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As características e a estrutura de uma dissertação argumentativa

Uma dissertação argumentativa é o tipo de texto mais solicitadonas provas de vestibulares, concursos e também no Exame Nacionaldo Ensino Médio (Enem). Este texto que pede que o autordesenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com umaconsideração final que deve estar de acordo com os argumentosexpostos. É importante, também, que o estudante saiba colocarideias favoráveis e contrárias à sua própria opinião.

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Dissertar consiste no ato de discorrer sobre determinado assunto,buscando sempre argumentações que levem a alguma conclusão. Essamodalidade de redação costuma ser pedida em quase todos osprocessos seletivos atuais.

Nessa modalidade de texto deve prevalecer o sentido denotativodas palavras, ou seja, aquele retratado pelo dicionário, poiscaso contrário, o uso da linguagem figurada descaracteriza otexto, tornando-o demasiado subjetivo.

Este tipo de texto pretende avaliar as competências do estudante,tais como domínio da norma padrão da língua escrita e capacidadede selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaçõespara defender um ponto de vista. O estudante ainda precisademonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessáriospara a construção da argumentação compreensão da proposta daredação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimentopara desenvolver o tema e elaborar uma proposta de intervenção aoproblema abordado, respeitando os direitos humanos.

Passo 1. Compreender o tema.

Entender a proposta de redação é fundamental. Porém, paradesenvolvê-la, é necessário conhecer bem o tema. Busque leiturassobre o assunto que lhe trarão ideias contextualizadas. Uma ótimaalternativa é promover debates em sala de aula ou com amigos,pois neles costumam surgir novos pontos para explorar. Emseguida, faça uma reflexão individual sobre o que foi discutidopara identificar posicionamentos que você poderia defender.

Passo 2. Organizar as ideias.

Antes de sair escrevendo o texto, organize as ideias. Planejar aredação é importante porque, depois de debater e refletir, vocêteve contato com uma série de ideias - e não há espaço para falarde todas. Para não transformar seu texto em uma "colcha deretalhos", selecione um ou dois pontos para desenvolver naargumentação. Esquematize sua redação com flechas epalavras-chave para indicar o ponto de partida, os argumentos e asua tese.

Passo 3. Elaborar o rascunho.

É hora de começar a escrever o texto conforme o esquema que vocêpreparou anteriormente. Use o rascunho para testar exemplos eargumentos. Como você vai cortar e reescrever, é o momento maisdemorado. Um bom texto é resultado de um bom rascunho. O uso dosverbos na terceira pessoa do singular é o mais recomendável, poisfazer a opção do uso de formas verbais expressas na primeirapessoa do singular revela caráter pessoal, fazendo com que otexto não demonstre tanta credibilidade para o leitor, assim comodeveria.

Passo 4. Corrigir a gramática.

Depois de finalizar o rascunho, é o momento de bancar o professorde português e corrigir os aspectos gramaticais do seu texto.Verifique a pontuação (vírgulas, pontos), acentuação (não esqueçadas novas regras) e os parágrafos. Confira se os verbos estãoconjugados corretamente (fique atento a variações de singular eplural, bem como a locuções verbais).

Passo 5. Passar a limpo.

Redigir a versão definitiva da sua redação exige muita atençãoaos aspectos formais do texto. Primeiro, tenha cuidado eesforce-se para escrever com letra legível. Fique atento àabertura dos novos parágrafos, ao alinhamento da escrita àsmargens e à separação de sílabas. Não rasure, nem esqueça decolocar o título.

O texto dissertativo estrutura-se em, basicamente, três partes:

Introdução – É a primeira etapa de uma redaçãoonde se apresenta ao leitor o tema e a tese que o autor do textodefende em relação ao assunto. A introdução deve ser breve, porémbastante clara para que o leitor compreenda sobre o que se estáfalando no texto.

Existem várias maneiras de começar uma introdução. Veja:

  • Declaração: Essa é a forma mais comum de começar um texto. Oaluno deve elaborar uma declaração forte e surpreendente, capazde prender a atenção do leitor.
  • Definição: A definição é uma forma bem simples e frequente decomeçar uma introdução.
  • Oposição: Essa forma de introdução cria um contraste que iráconduzir a argumentação.
  • Alusão histórica: Fatos históricos citados na introdução.Servem para o leitor compreender de melhor forma sobre o quetrata o texto.
  • Pergunta: Essa forma de introdução exige a necessidade de umaresposta concreta na parte do desenvolvimento.
  • Apresentação de dados estatísticos: Consiste na utilização denúmeros, fornecendo dados ao leitor sobre o assunto tratado nadissertação.

Desenvolvimento – Esta parte é destinada para aargumentação. Neste parágrafo, o estudante partindo da teseapresentada na introdução, mostrar para o leitor a validade.

Conclusão – É o último parágrafo da dissertaçãoque tem duas funções muito importantes: em primeiro lugar, aqui oseu texto precisa retomar a tese para logo ser seguido por umaapresentação de propostas de intervenção.

A conclusão também pode ser elaborada de várias maneiras:

  • Retomada da tese: É uma espécie de fechamento onde sepretende fazer novamente a apresentação e a visão geral doassunto tratado.
  • Perspectiva: Este tipo de conclusão providencia umaperspectiva, ao apresentar possíveis soluções para os problemasexpostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados.
  • Oração Coordenada Conclusiva: Pode-se ainda iniciar aconclusão com o uso de – «logo», «portanto», «por isso», «porconseguinte», «então» – apresentando, posteriormente, soluçõespara os problemas expostos no desenvolvimento.

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