Como fazer citação de monografia de acordo com as normas ABNT

Publicado em 09.09.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 20 minutos

Aprender como fazer uma citação de monografia em artigo ou TCC, conforme as normas ABNT, é fundamental. Afinal, ela será útil para a publicação do trabalho de qualquer estudante universitário, não importa o curso. Citações são recortes de uma determinada ideia de um autor e ajudam a fundamentar, com base na ABNT, TCC (trabalho de conclusão de curso), como monografias , as teses e outros documentos importantes.

Você vai encontrar aqui:

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Por que usar citação ABNT: TCC, Monografia e Teses

Em um texto acadêmico, você vai rever conceitos acerca do seu tema. Para isso, precisa de referências bibliográficas que forneçam alguma citação, direta ou indireta, que ajudem a fundamentar e dar credibilidade à sua tese.

Citações funcionam como um embate de ideias através de diversos autores, discutindo argumentos entre si. No texto acadêmico, elas podem ser complementares, reforçando a tese. Por outro lado, podem também ser opositoras, enriquecendo a discussão.

Qual é o ponto de partida de uma citação?

Para começar a encontrar citações de qualidade, é preciso usar ideias de editoras variadas, obras de renome e atualizações de estudos. Assim, tem-se um ponto de partida com fontes diferentes para confirmar ou refutar sua tese.

Além disso, para defender sua tese com dados citados corretamente pela ABNT (TCC, artigo, monografia e afins), você precisará explorar sua bibliografia. Isso valida e traz um fundamento sólido às suas ideias.

Citando ou parafraseando no texto acadêmico?

Existem duas maneiras de inserir a publicação de outra pessoa na sua monografia: citando diretamente ou parafraseando (citação indireta) o trabalho dela. Mas o que exatamente isso significa?

Citação direta nas normas ABNT

A citação direta é aquela, em que você copia parte de um texto e coloca o trecho integralmente, entre aspas ou em um bloco de texto, no seu trabalho. Ela vem acompanhada do nome do autor, ano de publicação e página da obra. Veja a definição dada pelo guia da USP:

Citação direta

Você pode encontrar o assunto alvo do estudo em publicações impressas, como uma monografia, e deve citar sem alterar nenhum dado no texto. Toda citação no texto terá uma referência correspondente da obra, que apresentará dados como a autoria, título, editora, ano de publicação, entre outros.

Citação indireta nas normas ABNT

Também conhecida como paráfrase, a citação indireta é aquela forma de citação em que você utiliza as ideias das obras de outro autor na sua monografia ou TCC, sem transcrever literalmente, utilizando só como um guia para as suas próprias palavras no trabalho. Veja o que diz o guia ABNT da USP:

Citação indireta

Ou seja, muda a maneira de citar, mas não as referências bibliográficas, pois ainda transmite a mesma ideia em ambos os trabalhos. É mais ou menos a sua descrição de uma citação de outra pessoa, porém com as ideias do seu trabalho como guia.

Citação ou plágio? O que não deve estar no seu relatório

Referência de TCC (ABNT)

Fazer referência de TCC nas normas ABNT, citar trabalho de conclusão de curso, referência de monografia da internet com citação de TCC e outras fontes, exige a devida referência (de monografia, livro e até letra de música) para não ser considerado plágio. Fonte: Pixabay

Se você fizer uma citação direta de um determinado trecho de livro na sua dissertação, sem citar no texto autor (ou autores), ano e página, e depois referenciar na lista de referências os dados completos das obras, você estará automaticamente cometendo plágio.

O mesmo acontece com a citação indireta, quando ocorrer apropriação do pensamento de outros autores sem citar o nome no trecho. Afinal, mesmo que seja uma ideia já difundida, ela teve origem em algum lugar e precisa ser referenciada.

Plagiar é copiar dados dos trabalhos de outros, ideias de autores ou até mesmo trechos de documentários, sem citar a fonte. Muito cuidado, pois isso pode invalidar o seu trabalho e até mesmo ser considerado crime.

Então lembre-se sempre de seguir as normas ABNT, inserindo as citações com o nome do autor, ano de publicação e página (se for citação direta) e, ao final do trabalho, da bibliografia completa. Veja o que deve e o que não deve fazer em citações para TCC:

O que fazer

O que não fazer

  • Citar o trecho entre aspas, para enfatizar que é uma citação direta
  • Unir a fala do autor à sua, sem demarcar com aspas o trecho citado, quando a citação for direta
  • Colocar somente o trecho necessário, ocultando conteúdo irrelevante com [...]
  • Colocar um trecho muito maior do que o necessário para passar a ideia central
  • Manter-se fiel ao conceito do autor durante a paráfrase
  • Fazer uma paráfrase impura, adicionando seus próprios conceitos a ela
  • Usar as ideias do autor para discutir e embasar a tese, sempre com a devida referência
  • Parafrasear o autor e não fazer referência ao seu trabalho

Conceitos gerais sobre citações e lista de referências (bibliografia)

É fundamental para todos os estudantes, conhecer alguns conceitos básicos que podem expressar seu alinhamento às normas ABNT e saber como fazer referência de TCC. Eles mostram a forma com que seu conteúdo será organizado, já no editor de texto. Ou seja, o que vem antes do conteúdo textual e depois, além, é claro, da obra e de como referenciar monografia na ABNT 2023.

Segundo o guia ABNT feito pela USP (Universidade de São Paulo), o único local onde a citação é aceita, entre os elementos pré-textuais, é a epígrafe através da referência de TCC como exemplo. No mais, elas são usadas nos elementos textuais, para reforçar ou refutar a tese e nos pós-textuais por meio da citação de TCC.

Antes dos elementos pós-textuais, você deve colocar a lista de referências ou bibliografia das citações feitas no texto, podendo constar vídeos, websites, artigos científicos e todo recurso necessário para desenvolver o conceito da sua obra. Essa é a definição da USP sobre referências:

 citações e lista de referências

Ou seja: cada citação de uma nova obra, gera uma nova referência. Várias referências juntas formam uma lista de referências, também chamada por muitos de bibliografia ou referências bibliográficas

Você precisa ter em mente o que são referências em geral, o que é bibliografia e como citar e referenciar corretamente uma fonte no seu tipo de trabalho. Muito além de respeitar a formatação, você vai evitar receber a acusação de plágio.

Lembrando que plágio está relacionado ao roubo de ideias, ao se apropriar do trabalho de outro autor, sem fazer uma chamada de citação no texto e incluindo a obra na lista de referências. Ou seja, é como se você apresentasse uma ideia que já existe, como se fosse sua. Isso é uma fraude e será tratado nesse viés.

Referências ou referências bibliográficas?

citar um TCC ou referenciar um TCC nas normas ABNT

Atualmente, ter que referenciar uma monografia online é bem comum, pois a internet está para todos. Porém, ao citar um TCC nas normas ABNT ou referenciar um TCC em outro TCC, as regras são mais específicas. Fonte: Pixabay 

Para escrever um texto científico, é fundamental buscar o conhecimento, para fundamentar sua tese. Para isso, deve buscar informações já disponibilizadas em livros, revistas científicas — físicas ou digitais — e diversas outras fontes.

Uma fonte é o meio pelo qual você consegue a informação. Pode ser desde uma entrevista, livro, documentário ou até mesmo música, se corresponder ao foco do seu assunto. Ou seja, ela vai muito além de apenas livros e artigos.

Em outras palavras, vai desde um artigo no jornal a uma tabela, de onde extraiu informações para a sua tese. Por isso, o mais atual, segundo a NBR 6023 (Referências - Elaboração) da ABNT, é chamar apenas de referências e não mais referências bibliográficas.

Como usar fontes de outros autores para fundamentar a tese?

Existem algumas formas de referenciar um autor, seja qual for o seu tipo de texto, como uma dissertação, um artigo ou qualquer outro meio. Ao utilizar o autor para validar sua tese do TCC, você precisa escolher entre citar diretamente ou fazer uma citação indireta (paráfrase) da fonte do trabalho, conforme as normas.

Existem técnicas e normas que devem ser aplicadas de acordo com cada situação. E você precisa saber que há três elementos diferentes quando se trata disso:

  • o texto que você cita, de forma direta ou indireta que gera uma
  • chamada de citação, que é aquele parênteses que indica que ali há uma citação, quem é o autor, em que ano e página, ligada a uma
  • referência, que é um conjunto de informações que identifica obras.

Por exemplo, não basta fazer uma lista de referências sem passar pelo processo correto de identificação da obra, que vai além do nome do autor no trecho citado, que, como você já sabe, se chama chamada de citação.

Veja como isso é na prática:

Como usar fontes de outros autores

Fonte: Soares, 2019

Referências bibliográficas

Fonte: Soares, 2019

É fundamental saber como referenciar monografia em TCC, pois a citação de monografia ABNT mostra o caminho pelo qual você percorreu até comprovar ou refutar a sua tese, gerando uma experiência mais rica para o leitor.

Assim, o compartilhamento de saberes — objetivo maior de textos científicos — é priorizado, dando credibilidade ao trabalho. Um texto com citação (monografia, TCC, tese etc) tem muito mais embasamento do que uma ideia sem base em dados.

Veja outras vantagens ao citar a referência de origem de um trecho:

  1. Permite que você homenageie o autor e seu trabalho, através da citação do nome dele e da obra;
  2. Proporciona ao leitor do seu TCC a oportunidade de procurar diretamente as referências ou a edição da fonte utilizada no seu trabalho acadêmico, ampliando o acesso ao conhecimento;
  3. Evita a perda de pontos preciosos ou horas no processo de retrabalho, buscando as fontes — que serão exigidas do aluno, inevitavelmente;
  4. Evita que você responda judicialmente a um processo de plágio, com acusação de cópia do conceito ou ideia no seu TCC, dissertação, tese ou outras obras.

Regras de Citação da Monografia nas normas de formatação ABNT

Referenciar TCC - normas da ABNT

Referenciar um TCC vai além de apenas citar monografia nas referências ou citar autores no TCC, é preciso conhecer mais a fundo as normas da ABNT. Fonte: Pixabay

Se você quer saber como citar monografia em TCC, ou qualquer outra obra (como artigos, trabalhos de congressos, reportagens), é fundamental seguir algumas regras básicas. A ideia é sempre conectar a uma lista de referências, que pode ser feito em seu editor de texto. Então, a chamada de citação, que explicamos acima, deve acompanhar o modo da referência ser apresentada na lista.

Porém, há muitos detalhes importantes que devem ser observados nos seus trabalhos acadêmicos. Veja a seguir.

Use a citação direta de forma equilibrada

Limite o uso de citação direta nas referências do seu trabalho acadêmico, pois isso pode tirar a credibilidade da sua tese no TCC. Se você exagerar nas citações, pode parecer preguiçoso ou que você não entendeu algumas partes da fonte que escolheu.

Também pode levar a crer que você não leu a edição da sua referência por inteiro. Então, faça o uso da citação de outro autor como um ponto de partida para a discussão, só quando for realmente necessário para o tipo de trabalho e sempre seguindo as normas ABNT.

Faça citações breves, sempre que possível

Mantenha a citação o mais breve possível no TCC, pegando somente o conceito-chave que pretende explicar ou usar de outras formas. Mantendo apenas o cerne da fala do autor, você consegue desenvolver melhor a tese, com suas próprias palavras.

Tente não utilizar mais do que algumas poucas frases como referências em uma citação. Por exemplo, substitua partes redundantes ou irrelevantes de uma citação pelas reticências entre colchetes, no seu trabalho acadêmico, como mostra a USP:

citações breves

Só use a parte que for necessária

Remova citações fora do contexto do trabalho, mesmo que elas tenham alguma ligação distante com o tema, ou seja, um autor ou frase de sua preferência pessoal. Isso tira o foco do que é essencial e faz com que sua obra perca valor.

Cite somente os trechos de trabalhos acadêmicos que darão base à sua pesquisa, eliminando o que é desnecessário. Assim, evita se contradizer nas informações do TCC. Tudo seguindo as normas, é claro!

Use a formatação ABNT para citações diretas curtas e longas

Você pode precisar de alguma citação indireta ou direta na sua dissertação, porém não deve fazer isso de forma arbitrária. Conheça as normas de formatação do trecho citado e melhore a experiência do leitor, aumentando sua credibilidade:

  • Se a citação no TCC tiver até 3 linhas: a melhor forma de fazer seu leitor consciente de que está lendo uma citação, é colocando a mesma entre aspas, sem itálico, segundo as normas do trabalho de conclusão de curso ABNT. Deve também citar o nome do autor, ano e página, antes ou depois do trecho, conforme o caso;
  • Se a citação no TCC tiver mais que 3 linhas: nesse caso, as normas definem o acréscimo do recuo de 4 cm à esquerda, o espaçamento entrelinhas é simples, e o tamanho da fonte geralmente é 10 nos trabalhos acadêmicos.

Referencie os pesquisadores ou autores das citações corretamente

Depois da citação no trabalho, chegou a hora de referenciar sua fonte, ligando o trecho citado ao longo do trabalho à lista de referências. Para isso, você precisa seguir o seguinte formato da norma ABNT NBR 6023 no seu trabalho de conclusão de curso:

Para citar um ou mais autores

Quando se trata de um até três autores, coloque o sobrenome do autor e o ano da publicação. Quando se trata de mais de três autores do TCC, coloque o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al., além do ano de publicação. Se você preferir ou se for necessário, a norma permite que todas sejam citados, mesmo sendo mais de três.

Diferenças na chamada de citação direta e indireta (paráfrase)

Quando você cita diretamente o autor, colocando entre aspas o trecho no trabalho, precisa colocar o número da página onde ele se encontra. Já na paráfrase, isso não é necessário.

Recursos para citar autores em seu trabalho

“Cite o texto aqui” (SOBRENOME, 2008, p. 67) - use este formato quando o nome do autor não está incluído no seu texto; ou: De acordo com Sobrenome (2008, p. 67) “cite o texto aqui” - use este formato quando puder incluir o nome do autor(es) no seu texto, sempre colocando o trecho citado entre aspas.

Como escrever uma citação de monografia e uma paráfrase: casos especiais

Como citar uma monografia em um trabalho de conclusão de curso? Você pode utilizar um trecho de monografia ABNT, quando quiser fornecer uma definição de um determinado assunto dentro das normas ABNT, no seu TCC.

Considere essa opção no seu trabalho acadêmico apenas quando o autor da monografia escreveu uma frase tão relevante que parafraseá-la diminuiria a qualidade do TCC.

Em algumas disciplinas, as citações podem ser usadas como evidência, porém, ainda assim, é importante seguirem as normas. Por exemplo, a análise de uma poesia em seu trabalho de conclusão de curso, ao cursar Letras ou de uma obra pictográfica, em um estudo de semiótica.

Exemplo:

Uma das pinturas mais famosas do impressionismo, Ponte Japonesa, (MONET, 1897), [...]

Ou

Uma das pinturas mais famosas do impressionismo, Ponte Japonesa, criada por Monet (1897), [...] 

Outras considerações importantes

Agora que você já sabe como citar em um TCC ou em outro trabalho acadêmico (utilizando a ABNT como regra), precisa prestar atenção a alguns pontos importantes:

  1. Cite sempre a fonte assim que começar a escrevero trabalho de conclusão de curso, pois evita retrabalho;

  2. Parafraseie ou cite somente os autores de trabalhos que sejam autoridades em sua área;

  3. É importante que o trecho tenha relevância para a sua pesquisa de TCC. Seja na monografia ou na tese, a citação direta ou indireta (paráfrase) deve ter conexão com o restante do texto. Se for um apud, precisa utilizá-lo conforme recomendado pela ABNT;

  4. Ao utilizar fontes da internet, respeite o formato do documento consultado. Por exemplo: um artigo de periódico na internet é citado e listado nas referências do mesmo modo que um artigo impresso. Apenas acrescente na referência o endereço eletrônico e a data de acesso.

  5. Se tiver dúvidas de como fazer citação de rodapé, utilize os modelos prontos do seu editor de texto.

  6. Selecione a confiabilidade das informações que você busca na Web. Considere fontes oficiais para a escrita e a citação de lei em monografia ABNT.

Como citar outra monografia nas normas ABNT

Como citar uma monografia no TCC, de acordo com a ABNT? Especialmente quando os estudantes estão desenvolvendo a elaboração de seus trabalhos em áreas com uma quantidade menor de referências publicadas, citar outras monografias pode ser uma ótima ferramenta de base.

Vejamos como citar monografia como referência, seguindo as regras ABNT no TCC de forma correta.

E como fazer citação na sua monografia, conforme a ABNT? Bem, existem duas formas para se referenciar uma outra publicação monográfica no seu TCC: indireta (paráfrase) e direta. São as mesmas formas que explicamos mais acima. E não esqueça de adicionar sempre as citações à lista de referências.

Citação Indireta (paráfrase) de outra monografia

Por meio dela, o aluno transcreve, com suas próprias palavras no TCC, o conceito que o autor da monografia original propôs. Nesse caso, a aplicação das aspas é dispensada.

Na elaboração de sua tese, a professora da Universidade de São Paulo, Martiniani Abdal apresenta a teoria em seu artigo, de como o estado exerce seu poder inegável em certas particularidades dos países subdesenvolvidos, atuando diretamente no papel de ignição daqueles que possuem pouca ou nenhuma industrialização. (ABDAL, 2011)

Citação Direta de outra monografia

Em sua forma direta, retiramos o trecho da monografia na íntegra e a transcrevemos na elaboração das monografias, tudo entre aspas.

“O ponto crucial da pesquisa da dinâmica demográfica do espaço é o que herdamos. A distribuição estrutural da população territorial é consequência da sedimentação presente desde nossa colonização, que passam por diferentes ciclos sociais e econômicos, chegando resumidas nos processos de industrialização e urbanização históricos.” (ABDAL, 2011, p.37)

Como citar sua monografia nas Referências Bibliográficas ABNT

Sua monografia apresenta as informações de referência para a própria Na ficha catalográfica, localizada nos elementos pré-textuais, constam todas as informações descritivas sobre seu trabalho. É onde são inseridas todas as informações pertinentes à sua obra. A ficha deve ser elaborada na biblioteca de sua instituição.

De posse destas informações das fichas, você pode elaborar a referência de uma monografia que tenha utilizado.

Para fazer uma referência de uma monografia - tese, TCC ou dissertação , faça uma entrada pelo sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido pelos prenomes. Depois, acrescente o título com algum tipo de destaque gráfico (como negrito ou itálico), seguido pelo ano de depósito, pela natureza do trabalho (tese, dissertação, TCC, dentre outros), pelo grau (mestrado, doutorado, graduação etc), nome do curso, cidade de produção e ano de defesa:

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. 2015. 261 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Como citar o código civil em monografia?

Como citar o código de processo penal em monografia ou o civil? Essa dúvida atinge muitos estudantes e pode ser motivo de reprovação. Então, veja o processo correto para citar leis segundo as normas da ABNT e como apresentá-las na lista de referências.

Existe um conjunto de regrinhas para citações de leis que os formandos têm que conhecer, pois mudam conforme a jurisdição: federal, estadual ou municipal. O recurso é simples, mas é sempre assunto para o tira-dúvidas. Veja como citar o código de defesa do consumidor em monografia ou outras leis:

  1. Você faz a citação no texto, direta ou indireta (parafraseando);

  2. Em vez do “nome do autor”, utilize o título: “jurisdição da lei”;

  3. (Brasil) para lei de título Federal;

  4. (Rio de Janeiro) para lei de título Estadual;

  5. (Campinas) para lei de título Municipal.

  6. No caso de cidade capital que tem o mesmo nome do estado, utilize o local São Paulo (Estado) para leis de título estadual, São Paulo (SP) no caso das leis de título municipal. Por último, adicione o ano em que a lei foi promulgada.

Precisa de ajuda com suas citações?

Referenciar TCC corretamente - foto

Conte com nossa equipe de profissionais para fazer referência de monografia, referenciar TCC corretamente e te ajudar em cada etapa da escrita. Fonte: Unsplash

Certamente essas dicas vão te ajudar a deixar o seu texto científico mais próximo do que é exigido nas normas ABNT, mas nem todo mundo tem tempo para observar tantos detalhes.

Além disso, as atribuições profissionais e familiares não permitem escrever como gostaria, gerando desgaste e às vezes até desistência.

Se estiver nessa situação, nós podemos te ajudar. Somos uma empresa com vasta experiência em trabalhos acadêmicos e temos como objetivo ajudar a criar trabalhos de altíssima qualidade.

Entre em contato com nossos consultores e veja como podemos te ajudar!

Mais dicas para citação para trabalho acadêmico

Uma boa saída para facilitar a organização é optar pelo serviço de formatação eletrônica de referências bibliográficas do Word.

Cite outras monografias (do tipo não publicado, como outro TCC de graduação, ou dissertações e teses, ou do tipo publicado, como livros) que sirvam de base, mas evite que sejam a fonte principal de seu trabalho de conclusão de curso.

Em qualquer trabalho, o peso de uma tese de doutorado citada, por exemplo, será muito maior do que o de um TCC.

Outra parte essencial dos trabalhos acadêmicos para dar peso é a adição de lei aos seus argumentos.

Viu como é simples usar as normas ABNT? Lembre-se de contar com o auxílio do seu orientador!

Boas citações e, se precisar de ajuda, entre em contato conosco aqui ou mande um e-mail, que encontraremos a melhor forma de elaborar o seu artigo científico ou TCC, na norma ABNT.

Vídeo: como fazer citações no seu TCC

Perguntas frequentes sobre citações

O que é citação de monografia?

Citar uma monografia é retirar um trecho pertinente e utilizar para reforçar ou refutar a sua tese, dando mais valor à argumentação. Ela deve ser feita sempre segundo as normas da ABNT, citando o autor do texto original e o ano em que a obra foi escrita.

Qual é o objetivo da citação de monografia?

O principal objetivo da citação de monografia é embasar, enriquecer a discussão, seja para fundamentar a tese ou gerar discussão acerca da mesma. É de extrema importância verificar as normas corretas para fazer a citação, pois em caso de falta de informações, pode ser considerado plágio.

Como fazer citação de monografia em 2023?

De forma resumida, você cita qualquer texto ou obra, reproduzindo uma parte dela em seu trabalho, segundo as normas da ABNT. Para isso, deve colocar o trecho sem modificações entre aspas ou sua paráfrase sem elas, sempre citando o autor e ano de publicação da obra.

Exemplo de citação de monografia ABNT em 2023

Uma citação deve contar com o trecho citado entre aspas e a fonte (chamada de citação), podendo ser na lista de referências ou em nota de rodapé, como no caso de se usar como fonte a informação passada verbalmente. Veja o exemplo dado pelo manual da USP:

Silva (1983) afirma que o calor se constitui em fator de estresse [...] (informação verbal)1 .

Nota de rodapé: “1 Informação fornecida por Silva em Belo Horizonte, em 1983”.

Como fazer citação de monografia da internet?

Para citar qualquer documento disponível na internet, você precisa colocar apenas o nome do autor, empresa ou site e ano. Além disso, precisa referenciar o autor e o título do trabalho, além, é claro, do endereço eletrônico e da data de acesso.

Como fazer citação de monografia na referência bibliográfica?

Se a monografia estiver disponível online, deve utilizar a regra de referencial voltada para documentos digitais. Porém, se ela for utilizada em sua versão impressa — como se encontra em acervos de faculdades — deve seguir o padrão de outras obras impressas, como revistas, por exemplo.

Como fazer citação de monografia em outra monografia?

Ao citar um estudo em seu TCC, deve fazer a citação conforme as regras e referenciar com sobrenome e ano, como se faz com outras obras. Mesmo que sua origem seja digital, não se deve colocar o endereço eletrônico ao lado da mesma, somente nas referências, deixando a leitura mais fluida.

Quais são os tipos de citação para monografia?

Você pode utilizar a citação direta e indireta, que consistem, respectivamente, na reprodução integral do trecho da obra ou na paráfrase da mesma. É importante lembrar que deve-se evitar ao máximo utilizar muitas citações diretas, dando prioridade às paráfrases.

Como fazer citação direta de monografia?

Você deve colocar o trecho citado entre aspas e citar o autor e ano da obra. Isso é válido para citações com até três linhas. Acima disso, deve fazer o recuo, segundo as normas da ABNT. Lembrando que é fundamental procurar ser o mais sucinto possível, evitando informações que não são necessárias para o tema discutido.

Checklist na hora de fazer citação na monografia

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

5/5 (18 votos)