Carta de reclamação: tudo que você precisa saber para fazer passo a passo

Publicado em 22.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 10 minutos

Se você já experimentou o sentimento de insatisfação com determinada situação e necessitou fazer uma reclamação para uma empresa por conta de problemas ou serviço defeituoso, você já tem uma certa noção do que é uma carta de reclamação. Esse gênero textual serve para que o consumidor através de um texto argumentativo descreva o porquê de estar insatisfeito, além de demonstrar como gostaria que o problema fosse resolvido. Essa modalidade de carta é bastante utilizada no cotidiano, ainda que muitas pessoas não se deem conta de que a estão utilizando. Ela também é conhecida como carta de reivindicação, tendo como objetivo externalizar a insatisfação do indivíduo, demonstrando seu posicionamento sobre a questão. Devido a sua importância, neste artigo vamos te explicar as características e como fazer uma carta de reclamação formal.

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O que é carta de reclamação

O que é carta de reclamação

Foto: unsplash.com

O próprio nome do gênero textual já permite inferir que se trata de um texto no qual o interlocutor descreve situações ou situação que o tenha desagradado de alguma forma. Seja porque ocorreu da forma que este não esperava, seja porque houve algum problema na transação, ou qualquer outra situação que tenha feito com que o serviço não tenha se completado perfeitamente.

Com isso, através dessa mensagem o remetente comunica ao receptor as circunstâncias que levaram ao seu desagrado, e ainda, informa a solução que acredita ser a necessária. A carta de reclamação tem a função social de corrigir situações em que os serviços não foram prestados a contento. Como, por exemplo, em cartas de reclamação enviadas a prefeitura solicitando o conserto de uma via, ou troca de postes de energia, entre outras.

Assim, sobre o gênero carta de reclamação é correto afirmar que além de servir para reclamações de direitos de consumidor, como em compra, produto ou serviço defeituoso. Ela também tem caráter social, tendo como finalidade a comunicação com órgãos públicos, como é o caso de uma carta de reclamação ao prefeito de uma cidade.

Dessa maneira, não é incorreto assumir que além de reclamar a carta faz uma solicitação qual seja, de restauração, conserto, instalação de internet, entrega de vias públicas e muito mais. Tal documento tem uma extensa usabilidade. Assim, vamos mostrar como escrever uma carta de reclamação.

Características da carta de reclamação

Características da carta de reclamação

Foto: unsplash.com

Agora que você já entendeu o que é uma carta de reclamação, sabe que a principal e mais forte característica da carta de reclamação é a demonstração da insatisfação do remetente utilizando-se de argumentos válidos para corroborar suas reclamações. De forma geral possui características semelhantes ao gênero a que pertence, ou seja, o das cartas.

Entretanto, se destaca, pois não tem apenas o caráter de trazer informação, mas sim de relatar uma questão, fazendo com que o destinatário compreenda os fatos pelo ponto de vista do autor e de comum acordo busquem uma solução.

Assim, o que aparece no aspecto composicional da carta de reclamação a difere dos outros exemplos de carta. Como a carta aberta e a carta pessoal, por exemplo. Nessa ótica, separamos algumas características do gênero para que você possa identificá-lo dos demais gêneros de cartas:

  • Presença do local e data de onde o autor está escrevendo;
  • O corpo do texto é composto por argumentos que além de transmitir a mensagem, tem o intuito de fazer o destinatário enxergar o fato pelo ponto de vista do autor;
  • Há um posicionamento claro acerca dos fatos narrados;
  • Presença de uma linguagem direta, clara e objetiva;
  • A assinatura do autor acompanhada, se necessário, do cargo que ocupa.

Além dessas características apontadas acima, na carta de reclamação, a depender da situação, é possível que tenha a presença do método que o autor acredita ser mais eficaz para a resolução do problema narrado. Assim, por exemplo, pode vir um trecho informando:

“Para resolução da questão narrada, acredito que seja necessário o imediato posicionamento de Vossa Senhoria. Convocando uma reunião para discussão dos fatos relatados, com a consequente decisão sobre o que será feito na Rua Altino Marques, a qual se encontra em estado de calamidade.”

Estrutura de uma carta de reclamação

Estrutura de uma carta de reclamação

Foto: unsplash.com

Importante ressaltar que, não há um exemplo de carta de reclamação melhor ou mais perfeito que o outro. Inclusive, não há um modelo mais correto, mas sim uma série de itens que devem constar na estrutura padrão da carta de reclamação para que está atenda aos requisitos que a caracterizam.

Dessa forma, trouxemos a estrutura carta de reclamação, com itens que obrigatoriamente devem constar no gênero para que este se caracterize adequadamente. De modo geral o texto serve para demonstrar a insatisfação com algo, mas além disso deve constar as informações:

Elementos identificatórios Como o nome do autor, que caso seja necessário deverá também vir acompanhado do cargo ocupado ou de alguma instituição que faz parte, como no exemplo: José Serafim Borges, Presidente do Sindicato dos Moradores de Serrinha”.
Elementos que indicam o local e a data Tais itens podem vir no começo da página ou no fim, ficando a critério do remetente. Exemplo: Caxias do Sul, 19 de janeiro de 2022.
Pronome de tratamento É nesse momento que o autor deverá se dirigir ao destinatário, no entanto, deverá tratar este de acordo com o cargo que ocupa, mas ainda que não ocupe cargo importante, deverá ser tratado com respeito, use palavras como: Ilustríssimo, Digníssimo, Vossa Senhoria, Senhor…
Elementos do corpo do texto É nesse momento que de fato a carta começa a ser redigida, é onde irá trazer informações sobre a reclamação, se foram direitos confrontados, serviços mal-executados, um produto defeituoso, ou uma compra que não deu certo. Enfim, esse é o momento de descrever o porquê escreveu a carta, a informação que o levou a tomar tal medida.
Conclusão É válido finalizar a carta deixando o receptor entender que a carta está sendo finalizada. Dessa forma, se despeça adequadamente e se possível apresente uma solução par ao problema narrado, exemplo: “Agradeço que o sr. tenha despendido seu tempo para observar o problema. No entanto, precisamos de uma solução rápida e eficaz para impedir que durante as fortes chuvas a água continue acumulando na rua. Espero ansiosamente pela resposta do Ilustríssimo”.
Assinar Por fim, o autor deverá assinar a carta, colocando novamente o cargo ou posição que ocupa, se necessário for.

É imperioso ressaltar que, além destes elementos a linguagem da produção deve ser clara, objetiva e apresentar as informações da mensagem com argumentos suficientes para convencer o leitor a observar a situação de acordo com seu ponto de vista.

Um exemplo pronto de texto do gênero

Para que você consiga compreender ainda melhor como esse tipo de texto é redigido, selecionamos um modelo abaixo. Vale lembrar que, não um modelo padrão, nem mesmo um modelo que seria considerado mais correto que outro, apenas alguns itens que obrigatoriamente devem constar na produção, vejamos:

Santana, 12 de janeiro de 2022
Vossa Excelência,
Prefeito de Santana, Joaquim Gilberto

Como Presidente do Sindicato do bairro de Nazaré, venho através desta carta relatar os fatos ocorridos no bairro, no período da primeira semana de dezembro de 2021. Após a narração de tais fatores, gostaria de solicitar que V. Ex.ª atenda os requerimentos solicitados na prefeitura.
Acontece que, no dia 01 de dezembro de 2021, as fortes chuvas atingiram a região de Santana. Chuvas essas que atingiram boa parte das regiões vizinhas. No entanto, o bairro de Nazaré não conta com sistema de escoamento pluvial. Assim, diante das chuvas ininterruptas que ocorrem no dia, a água se acumulou no bairro, não escoou e acabou invadindo as residências.
Várias famílias foram afetadas pela situação, perdendo móveis e sofrendo com avarias em suas residências. Diante do cenário, que apesar de catastrófico não é incomum no bairro, tendo em vista que já ocorreu outras vezes. Solicitamos que V. Ex.ª verifique meios de implementar um plano de escoamento melhorando a qualidade de vida dos moradores de Santana.
A população já solicitou os requerimentos necessários na Prefeitura. No entanto, até o momento não obtivemos respostas. Dessa maneira, volto a solicitar uma providência por parte de V. Ex.ª. Agradecemos desde o momento.

Cordialmente,
Reginavir Ferraz Santana
Presidente do Sindicato do Bairro de Nazaré.

Vídeo com exemplos de carta de reclamação

Você já deve ter entendido como confeccionar a carta até aqui, tendo em vista que não há nenhum bicho de sete cabeças em produzir o documento. Todavia, nesse vídeo você entenderá melhor os elementos que por padrão deverão constar na produção, além de ver exemplos prontos que poderão ajudar a compreender ainda mais como funciona.

A Studybay

Agora que você já compreendeu como elaborar uma carta de reclamação pronta, caso ainda possua alguma dúvida sobre a confecção da mesma, gostaríamos de dizer que os profissionais da Studybay podem te ajudar. É comum ter alguns questionamentos, principalmente quanto a estrutura da carta de reclamação. Assim, caso tenha alguma dúvida não hesite em nos contatar.

Exemplos de carta de reclamação

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Ademais, em nosso blog há diversos artigos relacionados com o tema que podem auxiliar com as dúvidas mais frequentes. Dessa maneira, visite nosso blog e conheça os demais artigos. A Studybay conta um enorme banco de dados no qual é possível localizar uma série de exemplos de carta de reclamação e demais trabalhos acadêmicos.

Perguntas frequentes

Como faz uma carta de reclamação?

Para fazer a carta de reclamação, primeiro é necessário existir o sentimento de insatisfação com alguma situação ou situações. Com isso, você deverá descrever ao destinatário o problema ocorrido, através de uma carta aberta ou de uma carta pessoal. Dessa forma, reúna os elementos que levaram a inconformação, descreve-os e caso tenha, solicite algum tipo de resolução. Por exemplo, determinada rua está sem energia elétrica devido à queda de um poste. O cidadão poderá escrever a carta de reclamação modelo para a autoridade. O mesmo poderia acontecer com um consumidor que se viu insatisfeito com um produto ou serviço defeituoso de uma empresa.

O que é a carta de reclamação?

Se trata de uma carta argumentativa indicando para o destinatário alguma insatisfação sofrida, seja o destinatário uma empresa, um órgão ou qualquer outro. A linguagem da carta é dissertativa-argumentativa, e com ela o autor descreve com argumentos como seu direito foi violado e como a situação poderá ser resolvida, aguardando a resposta do receptor. Diversas situações podem levar a escrita de uma carta de reclamação, como adquirir um produto com defeito, uma compra que não foi realizada por problemas da empresa, a ausência de respeito a algum direito fundamental, algum problema comunitário e diversos outros direitos. A medida tem se mostrado eficaz e auxilia na resolução do problema.

Como fazer uma carta de reclamação exemplos?

É possível localizar exemplos de cartas de reclamação na Internet. No entanto, não há dificuldade em confeccionar uma do zero. Vale lembrar que não há um modelo mais correto que o outro, para fazer uma boa carta de reclamação, estrutura como: local, data, nome do destinatário, fatos ocorridos, assinatura do remetente devem constar no documento. Mas além dessas informações, não há obrigatoriedade de seguir nenhum modelo ou padrão de como fazer carta de reclamação. Assim, foque em escrever a carta com os dados acima, e passando as reclamações de forma clara, objetiva e concisa.

Como fazer uma carta de reclamação 4º ano?

Apesar do gênero textual carta de reclamação não ser uma das atividades de classe mais solicitadas por professores, a produção pode ser cobrada. Dessa maneira, o aluno tem que estar ciente de como produzi-la. Ademais, se trata de um documento bastante utilizado no cotidiano, o qual traz informações, relatos do acontecido na relação que restou frustrada, além dos argumentos do remetente. Com isso, o estudante deve começar colocando a data e o local de onde está escrevendo as cartas de reclamação, exemplos: “28 de janeiro de 2022, Santana do Norte” ou “15.05.2020, Santiago”. Ambos os modos estão corretos. Depois, deve descrever as circunstâncias que o levaram a produção da carta, ou seja, o fato que ensejou a escrita, e após finalizar com a possível resolução da questão e por fim a assinatura do autor. Vale ressaltar que o texto da carta de reclamação não precisa ser extenso.

Como fazer uma reclamação de forma educada?

Uma das características da carta de reclamação é sua formalidade no tratamento do destinatário. Dessa forma, o documento deve ser redigido de forma polida e educada. Assim, deve contar na carta de reclamação, exemplo: Vossa Senhoria, Senhor, Ilustríssimo, Digníssimo e demais pronomes de tratamento que demonstrem respeito e sejam referidos aos cargos dos destinatários. Ademais, ainda que seja uma carta pessoal de reclamação, o conteúdo desta não deve ser de baixo calão, utilizando xingamentos ou quaisquer outras palavras de baixo cunho devem ser inseridas no texto. Comece informando a cidade, a data, dirija-se ao destinatário. Após, narre os fatos, indique uma solução se cabível e finalize assinando a carta.

Checklist

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.