Carta de agradecimento: modelos e exemplos prontos

Publicado em 18.07.2024 por Angela Oliveira. Tempo de leitura: 9 minutos

Existem muitas ocasiões onde a carta de agradecimento é, não apenas interessante, mas até necessária. Além de um gesto de gratidão, ela carrega também um traço mais humano, tão necessário nos negócios e relacionamentos atuais. Veja como fazer vários tipos de cartas e a importância delas.

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O que é uma carta de agradecimento

O que é uma carta de agradecimento

Agradecer é sempre uma boa forma de reforçar laços. Fonte: Unsplash

Uma carta de agradecimento é um documento feito com o intuito de mostrar gratidão, seja para um cliente, colega, professor ou tantas outras formas de relacionamento possíveis na vida profissional ou pessoal.

Ela deve expressar sua gratidão, sempre com o tom adequado, pronome de tratamento correto e endereçada às pessoas e não instituições. A forma de envio pode ser a tradicional, em papel ou via digital, que é normalmente a mais usada.

Porque escrever uma carta ou nota de agradecimento

É importante fazer uma carta de agradecimento periodicamente para os stakeholders da empresa, mas também existem momentos que pedem uma especial. Afinal, agradecer é reconhecer a importância do papel do outro na nossa jornada.

Existem diversas situações que pedem uma demonstração de gratidão mais estruturada, seja através de uma nota de agradecimento em uma rede social ou até mesmo uma carta manuscrita, agradecendo pela preferência. Além do motivo óbvio, que é agradecer, há outros motivos para escrever cartas, como as que vamos citar a seguir.

Melhorar o pós vendas Mimar o cliente é fundamental, se feito da forma correta. Por exemplo, dar apenas desconto acostuma o cliente e deixa de ser um diferencial. Mas o que dizer de uma carta personalizada? Certamente vai encantar e deixar o pós venda ainda mais interessante.
Fidelizar o cliente Além de manter o diálogo aberto com o cliente, uma carta de agradecimento ajuda a manter o cliente feliz com a compra e retornar mais vezes. Além dessa fidelização, ainda pode conseguir novos clientes, apresentados pelos que foram fidelizados.
Melhorar a experiência do cliente Há uma grande diferença entre apenas atender e encantar. O cliente é o foco e o coração de qualquer empresa, por isso é fundamental procurar novas formas de melhorar a experiência que ele tem em cada contato com o negócio.
Reforçar a imagem Conseguindo uma comunicação eficaz, entregando o produto no prazo e qualidade corretos e seguindo todos os passos necessários para uma boa entrega, há grandes chances de encantar o cliente. Nesse caso, as cartas passam a ser um reforço à imagem, ajudando a fixá-la na mente das pessoas que estão consumindo seu produto ou serviço.

Como escrever uma carta de agradecimento

Como escrever uma carta de agradecimento

Saia do bloqueio criativo e contrate especialistas para sua carta. Fonte: Unsplash

Fazer toda a estratégia de comunicação sem saber como escrever o texto de agradecimento, não é o melhor caminho. Afinal, fazer de cada contato um exemplo de como a empresa é profissional é fundamental. Mas saiba que, muito além de um papel de agradecimento, o texto deve passar sinceridade e pessoalidade. Dessa forma, o ideal é fugir do que é enlatado e personalizar a mensagem.

Lembre-se de que a carta de agradecimento não é voltada apenas para clientes, mas pessoas importantes que passaram pela sua vida ou trajetória profissional. Veja então alguns tipos mais comuns.

Carta de gratidão ao cliente

Essa é provavelmente uma das mais conhecidas entre as cartas de agradecimento, pois funcionam também como uma ótima oportunidade de reforçar os laços entre a empresa e o cliente, evidenciando a parceria e agradecendo o apoio ao negócio.

Carta de agradecimento profissional formal

Você pode escrever tanto no tom formal, quanto informal. Isso vai depender muito do tipo de produto ou serviço oferecido, bem como do perfil do cliente. Além disso, a carta formal é bem utilizada para agradecer pessoas importante na sua carreira, que servem de modelos ou te ajudaram de alguma forma.

Por exemplo, você pode fazer uma carta de agradecimento para um colega de trabalho que te ajudou a resolver um bug de um aplicativo, que trouxe algum novo cliente ou que simplesmente traz alegria para seu dia. Também pode fazer uma carta de agradecimento para professora pelos ensinamentos, na vida e na profissão.

Outras cartas ou meios de agradecimento

Claro que existem diversas outras situações onde você pode usar as palavras para levar alegria e gratidão para outras vidas, então veja algumas outras possibilidades:

Informal uma carta de agradecimento informal é perfeita para negócios mais pessoais ou até para colegas de longa data
E-mail de agradecimento formal Para chefes ou colegas mais distantes, fornecedores, clientes corporativos e afins, um tom mais formal pode ajudar
Carta de reconhecimento Reconhecer o bom serviço prestado ou produto entregue é sempre uma boa prática
Carta de parabenização formal Se alguém foi promovido, conquistou uma meta ou algo do tipo, é sempre bom parabenizar com uma carta
Declaração de agradecimento nas redes sociais Outro meio interessante de agradecer com palavras é postar uma mensagem para a pessoa ou empresa, nas redes sociais
Mensagem de agradecimento em imagem ou cartinha de agradecimento É bem comum atualmente que fornecedores menores enviem cartão de agradecimento como forma de surpreender e agradar o cliente
Carta de agradecimento por serviços prestados Não apenas as pessoas que ofertam produtos devem ser o centro das atenções, mas também aquelas que entregam um bom serviço

Agora que você já tem vários modelos de agradecimento para aplicar tanto na vida pessoal, quanto na profissional, veja um modelo de carta de agradecimento mais formal para se inspirar:

Modelo de agradecimento

Fonte: Canva

Para aqueles casos em que pode usar mais cores, formas e criatividade, aqui está outro modelo, bem mais informal:

Modelos de agradecimento

Fonte: Canva

O que fazer e o que evitar

Apesar de ter uma estrutura simples e ser relativamente fácil de fazer, essa carta depende de alguns fatores importantes para ter o resultado esperado. Não é uma questão de vida ou morte, mas uma mensagem equivocada pode colocar tudo a perder, desde o processo de captação da pessoa compradora ou a outra parte na negociação.

Veja então o que fazer e o que evitar para gerar oportunidade ao invés de focar em algo que não ajuda, ou pior, pode atrapalhar parte do seu processo ou até afastar a pessoa da empresa:

O que fazer O que não fazer
  • Escolher um design que esteja de acordo com a paleta de cores e todo o arcabouço de branding da sua empresa ou com seus valores pessoais
  • Fazer um material todo colorido ou que não tenha nenhuma relação com o branding da sua empresa, com formas inadequadas e estrutura estranha à sua comunicação
  • Caprichar na redação do texto que será enviado para a pessoa, utilizando uma linguagem clara e adequada ao nível de relacionamento
  • Mandar um texto sem graça, feito no Word e sem criatividade, demonstrando a falta de empenho e até mesmo descaso, gerando efeito contrário na outra parte
  • Procurar algum modelo disponível na internet e outros meios para se inspirar, porém fazer sempre o seu próprio texto e arte, adequando todos os detalhes
  • Copiar um modelo pronto integralmente, ou frases de Deus, bênçãos, amor, amigo ou algo que não tenha absolutamente nada a ver com cartas de agradecimento comerciais
  • Solicitar apoio, ajuda ou fazer parceria com pessoas que dominam a arte de escrever cartas de agradecimento e outros textos similares
  • Tentar fazer tudo sozinho, centralizando todos os esforços e pecando por deixar de lado a parceria com especialistas que podem converter cartas de agradecimento em artigos capazes de fidelizar e converter

Deu para perceber bem a diferença entre o que deve ser o documento e o que ele não pode ser, em hipótese alguma. Então, veja agora o que fazer, passo a passo, para ter uma carta de agradecimento de sucesso:

  • Sempre indique para quem é a carta: logo no cabeçalho, coloque o pronome de tratamento mais adequado (se mais formal ou informal) e o nome da pessoa para a qual a carta se destina. Se necessário, adicione também a empresa e o setor ao qual ela está ligada.
  • Introdução de quem está escrevendo: apresente a sua empresa ou a si mesmo, dizendo o nome dela e o seu próprio. Relembre de onde se contactaram (se foi uma compra, uma conversa, conselho ou afins), a fim de estabelecer uma relação com sua empresa ou contigo.
  • A razão pela qual você é grato: apresente de forma clara o motivo pelo qual você é grato, deixando de lado a ideia de estar falando com alguém muito íntimo (mesmo que seja). Então, evite o uso da palavra amigo, amor, Deus ou qualquer conteúdo que não faça parte da semântica padrão no seu branding.
  • O motivo que leva à valorização disso: explique o porquê dessa ação ou palavra ser tão importante, procurando citar o nome do destinatário mais de uma vez ao longo do texto, claro que de forma natural e profissional.
  • Finalização com uma call to action: terminada a carta, faça uma chamada para a ação, seja uma visita ao site, um café ou até mesmo uma nova compra.

Vídeo sobre carta de agradecimento

Já está pensando em criar o material sozinho? Então confere esse vídeo que te mostra de forma simples e completa, tudo o que é necessário para criar um cartão de agradecimento para o cliente de uma loja digital:

Como podemos te ajudar

Excelente carta de agradecimento

Tenha uma excelente carta de agradecimento com o apoio de especialistas. Fonte: Unsplash

Fazer uma carta de agradecimento requer alguns conhecimentos básicos e deve ter cautela, foco e acuracidade. Por isso, é sempre bom contar com um time de especialistas para deixar o material ainda mais rico. Pode ser um design exclusivo para sua empresa ou aquele texto arrebatador - ambos você encontra aqui.

Entre em contato pelo formulário e solicite sua carta de agradecimento em detalhes. Em pouco tempo, você vai encontrar o profissional com a proposta perfeita para o seu caso. Surpreenda e encante com a qualidade de quem sabe o que está fazendo.

Perguntas frequentes

O que escrever em uma carta de agradecimento?

Esse é o espaço para colocar tudo o que é mais importante na relação de vocês em palavras. Ou seja, agradecer pela confiança, qualidade ou o que for fundamental. Ela deve sempre ser pessoal, citando o nome da pessoa que vai receber e não somente da empresa.

Como responder um agradecimento formal?

Isso vai depender de cada situação. Por exemplo, se você é um cliente, pode responder postando em suas redes sociais e marcando quem fez o agradecimento. Também pode simplesmente agradecer a atenção por e-mail ou até presencialmente, se a empresa estiver a seu alcance e isso for adequado.

Como responder um email de agradecimento formal?

Nesse caso, o padrão é responder com outro e-mail, utilizando linguagem formal e citando também o nome de quem enviou a carta, além do nome da empresa. Não precisa seguir modelos ou procurar dar alguma lição de vida, basta expressar tudo de forma clara e dentro da norma da formalidade.

Como posso escrever uma mensagem de agradecimento?

Você pode escolher o canal mais conveniente para o seu caso, desde um e-mail, redes sociais, carta e afins. Atualmente, a forma mais utilizada é o meio digital, mas se quer surpreender, a carta física pode ser uma solução interessante, surpreendendo a pessoa que está recebendo o agradecimento.

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Angela Oliveira

Autora do Studybay

Redatora SEO, editora, proofreader e Copywriter sênior, amo explorar novos mundos, compartilhar ideias e saberes, através das palavras. Sou administradora habilitada e apaixonada por marketing, sempre em busca de novos desafios. Vamos crescer juntes? Fique à vontade para se conectar!

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