m ensaio persuasivo é um dos trabalhos de casa mais populares, porque lida com a sua capacidade de persuadir o leitor do seu ponto de vista - uma habilidade que é indispensável em praticamente todas as esferas da vida. A ideia principal de um ensaio persuasivo é convencer o leitor a tomar seu lado do problema e compartilhar sua opinião. Você pode receber o tópico imediatamente pelo seu professor, ou você pode ser livre para escolher o tópico sozinho. Se este for o caso, o tópico deve ser escolhido com base em sua profundidade e natureza controversa. Por exemplo, você pode persuadir o leitor de que adora maçãs, mas há realmente um ponto para fazer isso? E quantos argumentos você pode realmente fornecer em favor de maçãs? E, mais importante, quantas pessoas discordam fortemente de que as maçãs são boas para você? Alguns bons tópicos para um ensaio persuasivo são: direitos de gênero, educação universal, aborto, eutanásia, consumo de álcool e assim por diante. Os múltiplos tópicos podem ser encontrados, por exemplo, na dissertação de resumos do banco de dados internacional. Escrever um bom ensaio persuasivo não é uma tarefa fácil, no entanto, é possível.
Tendo em conta que muitos ensaios persuasivos dizem respeito a tópicos controversos, antes de escrever, pode precisar de se sentar e pensar qual é a sua opinião sobre o assunto. O planejamento é essencial em qualquer tipo de tarefa de casa, desde fazer uma apresentação em powerpoint até fornecer ajuda de lição de casa do governo americano ao seu amigo. Então escolha um lado no problema dado e pense por que você pensa assim. Quando o brainstorming anterior estiver concluído, você pode começar a redigir seu texto.
O conteúdo de um ensaio persuasivo
Um ensaio persuasivo é diferente de um ensaio argumentativo de uma forma que, quando você tenta persuadir o leitor, pode confiar não apenas em fatos e evidências (o que você normalmente faria com um ensaio argumentativo), mas também em fatos emocionais. apelos para o leitor. Então, ao escrever um ensaio convincente, evidências como “80% das baleias vagam pela costa por causa da poluição oceânica causada pelo homem” são tão válidas para o seu ensaio quanto “Você pode imaginar a morte horrível que uma baleia sofre, sufocando na praia? “A persuasão é sobre opiniões e evidências fortes.
A estrutura do ensaio é padrão, como, por exemplo, é sugerido no modelo de relatório de livro de ensino médio: introdução, parágrafos de corpo e conclusão. A declaração introdutória deve explicar a importância e a controvérsia do tópico dado. Essa importância pode ser transmitida por meio de uma primeira sentença “gancho”, que imediatamente captará a atenção do leitor. Por exemplo, “Imagine oceanos vazios, sem vida subaquática”. Seu leitor visualizará instantaneamente o problema e, assim, será obrigado a continuar lendo. No final da parte introdutória, sua visão deve ser claramente dada. A conclusão de um ensaio convincente deve reafirmar brevemente sua visão e os principais argumentos que o apóiam mais uma vez, e fazer previsões sobre o desenvolvimento futuro da área de assunto.
Lista de verificação para seu ensaio persuasivo
Depois de escrever um ensaio convincente, você precisará verificar o formulário e o conteúdo. Sob o formulário, entendemos gramática, vocabulário e pontuação, e também parágrafos e links em todo o texto. Sob o conteúdo, entendemos os argumentos em si, ou seja, o que foi dito.
Aqui estão alguns pontos que você deve prestar atenção:
- revisar a primeira vez para corrigir a gramática e a ortografia, sem prestar atenção ao conteúdo da sua redação
- veja se os parágrafos são uniformemente dimensionados e têm aproximadamente o mesmo número de frases
- verifique se as partes do texto estão vinculadas corretamente, se você usou palavras de vinculação suficientes, elas são todas diferentes e usadas em locais apropriados. Lembre-se de que muitas palavras de ligação também são uma má ideia.
- veja se cada parágrafo contém um argumento central que você deseja criar e não pula de um tópico para outro. Certifique-se de que o argumento central seja apresentado na primeira frase (tópico) de cada parágrafo.
- mencione não apenas evidências e comentários sobre por que sua visão está correta, mas também o contra-argumento. Você precisa não apenas mostrar que está certo, mas que a visão oposta está errada por si mesma.
- certifique-se de que os argumentos apresentados realmente diferem um do outro. Por exemplo, se o primeiro argumento foi sobre a escassez de dinheiro em lojas de imigrantes, e o segundo foi sobre a diminuição das taxas de vendas em lojas de imigrantes, este pode ser o mesmo argumento. Claro, tudo depende do seu raciocínio e sua capacidade de provar o seu ponto
- verifique se o objetivo geral de ser persuasivo foi alcançado e se o leitor realmente gostaria de concordar com você. Além disso, verifique se a sua redação está suficientemente carregada emocionalmente, mas não contém argumentos ofensivos e é tolerante
Muitas vezes penso que gostaria que alguém escrevesse um trabalho de pesquisa para mim ou escrevesse meus ensaios. É compreensível devido à falta habitual de tempo e carga acadêmica. No entanto, um ensaio persuasivo é uma boa ferramenta para realmente se expressar e pesquisar o tema do seu ensaio, ampliando assim o seu conhecimento em muitas esferas. Então, às vezes você pode comprar uma dissertação persuasiva ou simplesmente fazer o trabalho por conta própria.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.