Falar sobre o apêndice e anexo é citar apenas dois dos itens contemplados nas normas da ABNT. Também é possível, por exemplo, mencionar o sumário, a folha de rosto, as regras de formatação do documento, entre outras. Abaixo, vamos entender melhor como devem ser os trabalhos acadêmicos contendo estes dois itens tão importantes. Confira:
Você vai encontrar aqui:
O que se coloca no anexo?
Tudo o que não fizer parte integral do corpo do texto do seu TCC ou trabalho acadêmico, mas que foi utilizado para a escrita do mesmo, deve ser considerado um anexo ou apêndice.
Um exemplo de anexo ABNT em um TCC é a inclusão de uma entrevista completa com um especialista no assunto abordado na pesquisa. Além disso, o anexo e apêndice ABNT pode conter documentos complementares, como gráficos, tabelas, questionários, entre outros, que foram utilizados na coleta de dados ou na análise dos resultados. Esses anexos fornecem embasamento adicional ao TCC, permitindo ao leitor acessar informações mais detalhadas e complementares no apêndice documento.
No caso do anexo, pode se tratar de qualquer documento utilizado durante o projeto de pesquisa, e que ajude a reforçar ou a ilustrar a ideia proposta ao longo da monografia.
Para que a ABNT suporte os anexos inclusos, eles também devem estar formatados adequadamente, podendo ser:
- Uma tabela com informações relevantes
- Uma reportagem ou matéria citada
- Uma imagem que não faz parte da lista de ilustrações
- Quaisquer documentos que sejam relevantes para a pesquisa
Como elaborar um anexo nas normas da ABNT
Para um anexo nas normas da ABNT ser considerado correto, o mesmo deve seguir a formatação adequada.
Os nomes dos anexos devem ser formatados da seguinte maneira:
Indicação do Anexo ABNT
Deve haver uma correspondência direta entre os anexos ao longo do TCC ou da monografia, ou seja, no corpo do texto, com a forma que os mesmos estão dispostos no final.
Isso vai facilitar a consulta de quem está lendo o seu trabalho, indo até o pós texto para verificar como a argumentação e o anexo se conectam.
Veja este exemplo de anexo sendo indicado e depois como o mesmo é colocado na seção de anexos:
“...conforme descrito no Anexo C, …” → em seguida, a fundamentação que o conteúdo do anexo traz para o TCC
Como o anexo está descrito na lista:
“ANEXO C - MATÉRIA INFORMATIVA…” → A comprovação do que o autor escreveu, com o anexo organizado pela letra correta e incluído no sumário.
Posição do anexo no trabalho acadêmico
Assim como outros elementos do TCC, por exemplo a folha de rosto, folha de aprovação, lista de siglas, entre outras, os anexos de um trabalho têm uma posição correta para serem organizados, tal qual o apêndice no tcc.
Sua posição deve ser pós texto, após a referência bibliográfica, e a lista de anexos também deve respeitar o formato exato de construção. Veja abaixo como deve ser o sumário do projeto, para não haver dúvidas ao colocar anexo no modelo de TCC pronto:
Nome dos Anexos
A regra principal de anexos (ABNT) no que diz respeito às letras utilizadas nos textos é bem flexível, já que cada anexo pode ter um tipo de formatação devido à sua origem.
Entretanto, a ABNT é clara em suas normas quando falamos sobre a correspondência entre indicação e o nome dos documentos na lista. Para não deixar dúvidas, confira abaixo esse exemplo de anexos em TCC:
ANEXO A - LISTA DE INSTITUIÇÕES NO ANO DE 2015
ANEXO B - MAPA DA REGIÃO
ANEXO C - MATÉRIA INFORMATIVA
Observe que os anexos seguem as normas ABNT descritas anteriormente, estando em caixa alta, negrito, e em ordem alfabética. Isso tudo localizado na parte correta do trabalho - ou seja, no pós textual, fora do conteúdo, e respeitando a ordem que houve a indicação ao longo do texto principal.
Como fazer um apêndice?
Assim como o anexo, o apêndice é um dos elementos pré textuais de um trabalho acadêmico, que ajuda na comprovação da argumentação do autor, porém, a diferença é que o próprio autor elaborou durante sua pesquisa, considerando tratar como um arquivo à parte, não o incluindo no conteúdo principal.
Por essa razão, não é um elemento obrigatório, entretanto, se houver a indicação dentro do texto, deve seguir a ordem alfabética dos documentos - de acordo com o que foi colocado na argumentação - e, desta vez, os textos devem seguir um padrão de formatação.
Vídeo sobre as normas ABNT
Acompanhe agora este vídeo sobre o assunto, para esclarecer todas as dúvidas e poder tornar seus trabalhos ainda melhores, assim como inserir um anexo nas normas da ABNT:
Podemos te ajudar com seu Anexo e Apêndice em seu TCC
Temos uma equipe de profissionais, formadas por escritores experientes, que estão prontos para lhe atender e auxiliar e todas as suas necessidades referentes à elaboração de TCC, construção e formatação, bem como inserção de anexos nas normas ABNT, ilustração, modelo de apêndice (ABNT), entre outros. Entre em contato através do formulário abaixo e receba em seu e-mail todos os detalhes sobre como podemos lhe ajudar.
Perguntas frequentes
O que é um anexo no TCC?
Anexos são elementos que servem para colaborar e reforçar parte do texto do autor do TCC, sendo inclusos na seção específica para consulta, e tendo recebido indicação ao longo do conteúdo do texto. Sua característica principal é que o mesmo pertence a outro autor, não sendo o mesmo do TCC.
Como colocar anexo em trabalho acadêmico?
Deve-se fazer a indicação dentro do texto, e incluir o documento na seção específica de anexos, em ordem alfabética e respeitando a mesma ordem de indicação que o autor executou no corpo do texto.
Qual a diferença de anexo e apêndice?
Um anexo é um documento de outra fonte, sendo uma informação adicional à pesquisa, e pertencente a um autor terceiro. O apêndice, por sua vez, possui informações trazidas pelo próprio autor do trabalho, porém que o mesmo considerou conveniente não incluir dentro do texto em si.
Como fazer um apêndice no Word
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.