O que é análise temática de conteúdo e como fazer no trabalho acadêmico passo a passo

Publicado em 18.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 5 minutos

Imagine-se sendo um pesquisador e deseja entender porque as pessoas estão utilizando, cada vez mais cedo, as redes sociais. Uma das formas de compreender é, por exemplo, através de entrevistas elaboradas pelo pesquisador com analise qualitativa. Feito isso, todo o conteúdo adquirido através da entrevista será analisado. Essa tarefa é chamada análise de conteúdo. Objetiva esclarecer de forma sistemática o material adquirido através da pesquisa qualitativa. Neste post vamos dar uma visão  didática sobre o assunto para você utilizar essa técnica ao realizar uma pesquisa científica.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

O que é análise de conteúdo?

O que é análise de conteúdo

Foto: unsplash.com

A análise do conteúdo é um dos formatos de estudo dos dados de uma pesquisa qualitativa que busca descrever determinada realidade. Esse estudo é possível de ser realizado através de uma entrevista, de vídeos, documentos, diário de campo, comunicação, entre outros.

Características e importância da análise de conteúdo

As pessoas que se propõem a realizar uma pesquisa, objetiva responder uma pergunta problema. Essa resposta será através da análise de dados. Quando as informações completas adquiridas, dentro de determinado contexto, são observadas para responder ao questionamento inicial, faz-se análise de conteúdo.

Essa ferramenta possui características que têm grande relevância para realizar um trabalho de análise qualitativa de um dado conteúdo mediante um cenário social. Tem importância porque dá maior rigor científico às pesquisas com perspectiva social.

Variantes dos métodos

As variantes se modificam de acordo com o que se pretende analisar, portanto, seu método também vai se modificar. Elas podem ser:

  • Temática: identifica questões sociais a partir da investigação de documentos;
  • Formais: buscam verificar o discurso e como ele se dá, comparando-os através de categorias;
  • Estruturais: analisa o significado para além do texto.

Três etapas de análise de conteúdo

Três etapas de análise de conteúdo

Foto: unsplash.com

Diversos pesquisadores buscaram possibilidades de estudar esse método e se tornaram referências. Dentre eles, Norman K. Denzin e Yvonna S. Lincoln, na obra “O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens”, publicado em Porto Alegre.

No caso do Brasil, hoje, Laurence Bardin se destaca no assunto após criar sua teoria, com metodologia própria, no livro de referência “BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, v 1, n 1, r c, 1977, 223 p, Lisboa”, que teve uma nova edição publicada em São Paulo. Ela divide a pesquisa qualitativa em três etapas:

  1. Pré-análise;
  2. Exploração do material;
  3. Tratamento dos resultados e interpretação.

Como fazer análise de conteúdo passo a passo

Etapa Método
Pré-análise A primeira etapa trata-se de uma abordagem geral de todo o material de pesquisa. Neste momento, deve-se fazer a coleta de todas as informações do caso. Pode-se construir interpretações e hipóteses prévias.
Exploração do material Investigação aprofundada e seleção de palavras chave e pontos mais importantes. Separação de convergências e divergências em conjunto que aparecem no material com frequência. Criação de categorias.
Tratamento dos resultados e interpretação Sintetização dos pontos importantes e a comparação entre eles, fazendo inferência. Cria-se uma interpretação final do material de estudo.

Vídeo explicando o assunto

Além da publicação de Bardin, outros estudiosos já construíram artigo sobre o tema. Vários documentos falam sobre o assunto, como é o exemplo de vídeos disponíveis na internet. O vídeo abaixo vai te ajudar a compreender os métodos de pesquisa e dará mais sentido ao texto aqui explícito.

Ajuda profissional

Compreendemos que algumas dúvidas podem surgir no decorrer de qualquer análise e confecção de trabalho. No entanto, não é necessário permanecer com elas. Isso porque, você poderá entrar em contato conosco e obter auxílio de uma equipe de profissionais capacitados e experientes, que podem ajudar na resolução de diversas temáticas.

Perguntas frequentes

O que é análise do conteúdo?

É um instrumento de investigação e tratamento de dados, que tem relação com as ciências sociais, a partir de um conjunto de técnicas aplicadas a cada caso. A pessoa que a realiza, assume postura de investigador. Seu objetivo é realizar descrição sistematizada de um conteúdo através da comunicação ou textos, por meio da pesquisa qualitativa, através da técnica dessa ferramenta.

Quais são os tipos de análise de conteúdo?

A escolha do modelo depende do que se pretende alcançar através do estudo e assim, escolhe-se a técnica que corresponde com a natureza da pesquisa. Temática (identifica questões sociais a partir de temáticas); formais (analisa o discurso) e estruturais (analisa o sentido implícito).

Quais são as etapas da análise de conteúdo?

Estudo e investigação geral do conteúdo. Além de aprofundamento do conteúdo, levantando os dados importantes, bem como, separação de elementos repetitivos, criam-se categorias para investigação aprofundada. Há o estudo das categorizações, e por fim, a construção da interpretação final.

Qual o objetivo da análise de conteúdo?

Tem o intuito de buscar o real sentido de uma informação dada por um conjunto de indivíduos, de modo que torne possível uma interpretação sistematizada.

Como realizar uma análise de conteúdo temática?

Para aplicação da análise de conteúdo temática é necessário ter conhecimento dos documentos de estudo da pesquisa, com métodos prévios. Inicialmente se faz um apanhado geral das mensagens do material. Depois, uma investigação minuciosa de termos recorrentes. Posteriormente deve-se comparar e categorizar os termos que se repetem Por fim, construir uma ideia fundamentada acerca do caso em questão, utilizando teorias que discorrem sobre o assunto para que os estudos tenham maior rigor científico.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.8/5 (16 votos)