ID DE TAREFA
839878
DISCIPLINA História
CRIADO 14th Fevereiro 2019
CONCLUÍDO 31st Março 2019
VALOR
R$30
TOTAL DE 15 OFERTAS RECEBIDAS.
Escritor contratado: Laís Borges

imaginário acerca da colonização da América portuguesa

NORMAS PARA ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL a) A capa do trabalho deverá conter o nome do aluno e o título da produção textual, ou seja, do minicapítulo de livro didático; b) A produção textual deverá ser postada na pasta especifica, no prazo estipulado no Colaborar; c) A Sala do Tutor é o ambiente indicado para que as dúvidas que surgirem durante a execução da atividade sejam solucionadas; d) O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para ter acesso a estas normas, visite a Biblioteca Digital: Clique no item “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. e) O formato do trabalho deverá ser Word. CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para a elaboração do minicapítulo de livro dide) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. 1.Neste trabalho de produção textual, você deve se colocar no lugar da personagem Ana e produzir um minicapítulo de livro didático de, no mínimo 6 e no máximo 8 laudas. Para isso, siga as orientações abaixo: 1. Leia os textos a seguir, sobre o conceito de imaginário: Texto 1: “A representação do imaginário colonial a partir dos relatos dos colonizadores”, autoria de Douglas Coelho Rodrigues; Texto 2: “Do Apolo de Belvedere ao Guerreiro Tupinambá: etnografia e convenções renascentistas”, de Yobenj Aucardo Chicangana. Esses textos estão disponibilizados com esta orientação. Leia esses materiais para produzir o minicapítulo de livro didático sobre o tema “O imaginário acerca da colonização da América portuguesa”.2. A partir dos textos indicados, elabore a produção textual, que consiste em um minicapítulo de livro didático. O minicapítulo deverá ser composto por:a) Parte textual: texto sobre o imaginário acerca da colonização da América portuguesa. Para elaborar a parte textual do minicapítulo, siga as orientações abaixo: - Os dois textos acadêmicos indicados anteriormente precisarão ser adaptados para a realidade da sala de aula. Esse é um processo que costumamos fazer ao planejar aulas: pensar teorias a partir de textos acadêmicos e elaborarmos discussões eproblematizações que se adequem a realidade dos nossos alunos. Para direcionar a leitura e produção, elaboramos algumas questões que devem ser analisadas no processo de construção do texto. Contudo, fique atento, trata-se de uma dissertação, um texto que contemple essas questões e que pode (e deve!) pensar em outras também, portanto, não elabore perguntas e respostas, ou itens referentes a essas questões que seguem. Texto 1 1. Quando esses relatos foram produzidos? Quem os produziu? 2. O que seriam esses “locais fantásticos e paradisíacos” mencionados no texto? De onde essa ideia surgiu? 3. Qual a essência das crônicas apresentadas no texto? Como os indígenas eram percebidos e caracterizados nessas crônicas? 4. Qual a relação entre as crônicas e a produção de imagens sobre os indígenas naquele contexto? Texto 2 1. Quando essas imagens foram produzidas? Em que contexto? 2. De que maneira o indígena foi representado? 3. O que essa representação carrega de carga simbólica em relação a forma de se entender/não entender a cultura e os hábitos indígenas? 4. Existe um padrão de representação nessas imagens?- Ao redigir o texto é importante que faça uso de uma linguagem adequada para alunos do 1º ano do Ensino Médio.- O minicapítulo poderá ter o texto dividido em várias partes, onde cada parte abordará um aspecto sobre o imaginário colonial.b) Documento histórico imagético: O minicapítulo deverá conter ainda o documento histórico indicado abaixo: - Imagem “O açougue humano” - Theodore de Bry, Tyrannies et Ceruautez des espagnols, Frankfurt, 1599. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=O+a%C3%A7ougue+humano+-+Theodore+de+Bry Acesso em 01 nov. 2018.A imagem intitulada “O açougue humano” pode ser tomada como documento histórico que permite discutir sobre o imaginário colonial. Essa imagem deve ser incluída no minicapítulo junto com uma análise sobre a mesma. Para isso é muito importante pesquisar sobre esse material e analisar seu conteúdo e o contexto histórico de sua produção. O texto referente à essa imagem, no minicapítulo, deverá contemplar: - Identificação do documento: Informar o que diz o documento, a datação, o autor. - Análise do documento: a) Explicar o contexto, situá-lo no tempo e no espaço, procurando identificar elementos e acontecimentos que possibilitam esclarecê-lo. b) Realizar a crítica do documento, relacionando os fatos estabelecidos pelos historiadores, os fatos pesquisados em livros e outras fontes e o conteúdo do documento. Na crítica podemos levantar questões como: O documento traz informações falsas ou deforma e oculta informações? Contradiz outros documentos ou está de acordo com eles?Após incluir no minicapítulo a imagem e o texto com a análise produzida, proponha uma atividade para o aluno do 1º ano do Ensino Médio analisar essedocumento histórico. A imagem não deve ser considerada exemplificação dos textos escritos, sendo assim, proponha uma atividade que instigue o aluno a analisar o conteúdo da imagem, a levantar hipóteses, a buscar respostas para hipóteses ou problemas sobre o conteúdo em questão.C) DOCUMENTO HISTORICO ESCRITO: Inclua no minicapítulo o documento histórico indicado abaixo:Esse texto é composto de dois trechos da obra de Fernão Cardim (1548?-1625), um dos primeiros cronistas que descreveram o Brasil.“O clima do Brasil geralmente é temperado de bons, delicados, e salutíferos ares, donde os homens vivem muito até noventa, cento e mais anos, e a terra é cheia de velhos; geralmente não tem frios, nem calmas, ainda que do Rio de Janeiro até São Vicente há frios, e calmas, mas não muito grandes; os céus são muito puros e claros, principalmente de noite; a lua é muito prejudicial à saúde, e corrompe muito as cousas; as manhãs são salutíferas, têm pouco de crepúsculos, assim matutinos, como vespertinos, porque, em sendo manhã, logo sai o sol, e em se pondo logo anoitece. O Inverno começa em Março, e acaba em Agosto, o Verão começa em Setembro e acaba em Fevereiro; as noites e dias são quase todo o ano iguais. [...]Este gentio não tem conhecimento algum de seu Criador, nem de cousa do Céu, nem se há pena nem gloria depois desta vida, e portanto não tem adoração nenhuma nem cerimônias, ou culto divino, mas sabem que têm alma e que esta não morre e depois da morte vão a uns campos onde há muitas figueiras ao longo de um formoso rio, e todas juntas não fazem outra cousa senão bailar; e têm grande medo do demônio, ao qual chamam Curupira, Taguaigba, Macachera, Ánhanga, e é tanto o medo que lhe têm, que só de imaginarem nele morrem, como aconteceu já muitas vezes [...]”(CARDIM, Fernão. Tratado da terra e gente do Brasil. Rio de Janeiro: J. Leite & Cia, 1925. p. 35 e p. 162. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4788.) [O texto foi atualizado em sua escrita somente o necessário para o entendimento do seu conteúdo] Obs: a expressão “gentio” refere-se aos indígenas.É importante observar em que parte do minicapítulo irá inserir esse documento e como ele pode estabelecer uma relação com a parte textual.Em seguida, elabore 2 questões que possibilitem ao aluno do 1º ano do Ensino Médio refletir sobre as informações contidas no documento.d) Atividades: Além das atividades com os documentos indicados acima, elabore 4 atividades sobre o conteúdo do minicapítulo. É importante que sejam atividades diferentes (questão dissertativa, questão objetiva, orientação para realização depesquisa, elaboração de narrativa histórica, elaboração de mapa conceitual). Seja criativo ao propor essas atividades no final do minicapítulo, pois elas deverão contribuir para que o aluno do 1º ano do Ensino Médio reflita sobre o conteúdo abordado no minicapítulo do livro didático e construa o conhecimento.e) Referência bibliográfica: Deverá elencar os materiais consultados para elaborar o minicapítulo.A produção textual, ou seja, o minicapítulo de livro didático deverá ser composto por: a) parte textual, b) documento histórico imagético,c) documento histórico escrito,d) atividades,e) referência bibliográfica, totalizando no mínimo 6 e no máximo 8 laudas. Estão excluídas desse número de laudas a capa e a contracapa.Pesquise livros didáticos do Ensino Médio e observe como os capítulos estão organizados: a linguagem utilizada pelos autores para abordar os conteúdos, como os documentos históricos são apresentados e como as atividades são propostas. Dessa forma, poderá melhor compreender como elaborar um minicapítulo de livro didático.
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