Historia da educação Revisitando a História da Educação e projetando Perspectivas futuras

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

Esse trabalho busca trazer uma reflexão sobre a história da educação e o seu processo no decorrer do tempo, apresentando as leis e movimentos que mais trouxeram mudanças e ocasionaram em novas oportunidades na vida dos cidadãos. Em muitos desses acontecimentos, não houve uma mudança positiva, mas sim regressos e consequências negativas nos dias de hoje. Aprofundando-se nessas questões, é possível uma evolução melhor nos dias atuais. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Com o início do planejamento e formalização dos estudos na sociedade, surgiram também muitas transformações com o passar do tempo, a evolução dos estudos, dos indivíduos, das leis e etc. A primeira grande influência na evolução da educação foi na Grécia antiga com a Paidéia Grega que trazia o ensino de Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, buscando a formação de um cidadão perfeito e completo.

No que diz respeito ao ensino superior, os registros antigos mostram o surgimento na Itália, em Bolonha por volta de 1088. No século XII, foi fundada também a Universidade de Paris na França. Essas instituições não eram ligadas a Igreja Católica e do Estado e serviram como referência para o desenvolvimento do ensino superior em todo o mundo. Eram responsáveis pelo ensino de medicina, astronomia, matemática e etc. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL No período colonial no Brasil, os primeiros padres jesuítas chegaram ao país, e assim deu-se o inicio da história da educação no país. Em meados de 1920, o declínio das oligarquias era notável, a crise do modelo agrário-comercial-exportador e o impulso à industrialização com o modelo nacional-desenvolvimentista.

Assim, fortalece-se a classe burguesa. A partir disso, surgiu uma grande geração de educadores brasileiros, como Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, e Almeida Júnior, eles lideraram movimentos reformistas e tentaram implantar no país os ideais da Escola Nova. Esse movimento ocasionou o Manifesto dos Pioneiros (1932), que reunia ideias de redefinições sobre o papel do Estado na educação. Após a crise de 1930 e a Revolução de 1930, a Constituição anunciada em 1934 trouxe diversos avanços na área educacional, inclusive trazendo ideais da Escola Nova. Anos mais tarde veio a Lei 7044, alterando substancialmente dispositivos da lei 5692/71. A história nos mostra os resultados de cada lei, assim como o resultado de deficiências no ensino devido à demora de sua implementação. Quando se fala sobre a educação, é de grande importância conhecer a história por trás de tudo para entender os erros e não os repetir, e assim, continuar usando cada acerto de modo cada vez mais moderno e condizente com a realidade atual.

O modo com que um país lida com a educação faz muita diferença na qualidade do país com o tempo, e o Brasil nos mostra um resultado de um país que por muito tempo não buscou uma boa educação igualitária até nos dias de hoje. Nessa questão, é importante notar que a história está profundamente conectada ao conhecimento do passado como forma de estudar o presente e construir o futuro. São Paulo: Melhoramentos, 1964. MANACORDA, M. A.  História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. ed. São Paulo: Editora UNESP.

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