História da Educação

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

Tudo começou com a necessidade de lidar com a população nativa, assim, o ensino religioso, promovido principalmente pelos jesuítas, foi uma solução satisfatória, pois também repelia invasores devido à ocupação do território colonial. Ao longo do artigo serão destacadas algumas medidas na área da educação, divididos em quatro períodos históricos diferentes, do Brasil, para assim ser possível traçar algum paralelo com a situação atual do sistema de ensino do país. Brasil Colônia O estudo sobre, a História da Educação no Brasil, se inicia durante o período colonial e divide-se em três momentos distintos, baseados nas atividades promovidas na área educacional pelos jesuítas (1549 - 1759) e posteriormente nas mudanças resultantes da reforma pombalina, até a chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1808.

Um dos motivos que impulsionou o processo de colonização do país foi a contra reforma e a necessidade de angariar novos fiéis para a Igreja Católica, além de ocupar melhor o território. Diante destes fatos, juntamente com a coroa portuguesa, a Igreja enviou ordens religiosas ao Brasil para que fosse realizada a catequese dos chamados índios, atividade na qual os jesuítas se destacaram e se tornando responsáveis pela educação na colônia. Mas, na prática, o ensino primário não teve grandes avanços, ao contrário, o ensino superior e o ensino secundário, que eram o foco do governo, pois atingia diretamente a elite ficou estacionado e em alguns aspectos regrediu. Em 1834, ocorreu uma mudança na constituição que deixou apenas o ensino superior sob responsabilidade do governo central e a cargo das províncias a educação primária, que praticamente não existia, já, a secundária, se tornou particular, promovendo ainda mais a desigualdade.

Muitas dificuldades impediam a implementação de uma rede de ensino, a falta de edifícios, equipamentos, materiais didáticos e professores habilitados, sem falar da dimensão do país e na falta de recursos para a província investir em educação. Diante dessa situação a educação primária se desenvolveu mais no âmbito doméstico daqueles que tinham condição de pagar por um professor particular. Somente em 1835 foi criada a escola de Niterói para a formação de professores, mas a profissão não era bem remunerada e nem dava status social, isso, junto com a falta de estrutura, afastava o interesse das pessoas de seguirem a carreira, além da formação em si também deixar a desejar. Brasil Contemporâneo Em 1930, é criado o Ministério da Educação, e a área começa a ser vista com outros olhos pelo governo central.

A ABE publica o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", em 1932 e a Constituição de 1934 já conta com um capítulo específico sobre o tema, é criado o Estatuto das Universidades Brasileiras e fundada a Universidade de São Paulo. Na Constituição de 1937 é adicionado o ensino profissionalizante e em 1942 surgem as Leis Orgânicas de Ensino Secundário. Após os primeiros anos de governo Vargas a Constituição de 1946 dá passos importantes, fixando uma porcentagem dos impostos que deveria ser investida em educação. Em 1961, é sancionada a Lei de Diretrizes e Bases. Passamos por varias tentativas de implementar mudanças na área educacional, como podemos perceber diante da grande quantidade de reformas discutidas durante o artigo. Percebemos que a falta de investimentos em educação não é algo atual, por muito tempo a educação não foi vista como importante, atrasando seu desenvolvimento e deixando o Brasil com índices preocupantes na área, apesar dos avanços, como a expansão das vagas para mulheres, para pobres e para diferentes etnias, mas o caminho para que se atinja uma educação de qualidade para todos ainda é longo, por exemplo, no ensino especial.

A desvalorização do ensino se reflete também na condição dos professores que são mal remunerados e sofrem com a falta de estrutura e incentivos. Referências Bibliográficas SILVA, Gleidson & AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549- 1759). mouralacerda. edu. br%2Findex. php%2Fplures%2Farticle%2Fdownload%2F299%2F246&usg=AOvVaw0rCcUTJOPJ99cktJAOCSeM Filho, João Cardoso Palma. A República e a Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930). pdf.

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