Relação da Escola com a Comunidade

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

Doravante a pesquisa e a construção deste, conclui-se a importância da relação escola-família para que os alunos possuam maior desenvolvimento de suas capacidades. No entanto, verificou-se que inúmeros desafios como o mercado de trabalho, impedem que a relação se consolide. Palavras-chave: Escola. Família. Relação. Diante disso, insta ressaltar que a relação escola-família é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, bem como o aperfeiçoamento do setor pedagógico. Ainda segundo a LDB, corrobora-se essa afirmação tendo em vista que seu artigo 2º explana que “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 2018, p.

A Constituição Federal de 1988 determina, de forma análoga a LDB, em seu artigo 205º que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade” (BRASIL, 2016, p. isto é, necessita-se de uma ampla colaboração dos envolvidos para que se tenha de fato a educação. O professor Magno de Aguiar Maranhão (2004, p. Família nenhuma tem essa obrigação”. Relacionadas no processo educacional, escola e família se complementam, ponderando que “as famílias podem desenvolver práticas que venham a facilitar a aprendizagem escolar (p. ex. preparar para a alfabetização) e desenvolver hábitos coerentes com os exigidos pela escola (p. ex. Esta não é a realidade para as classes trabalhadoras (SZYMANSKI, 2003, p.

Tem-se ainda a conscientização da família sobre sua importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Consoante a pedagoga Risolene Pereira Reis, Os pais devem tomar consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa nesta é a garantia da boa qualidade da educação escolar. As crianças são filhos e estudantes ao mesmo tempo. Assim, as duas mais importantes instituições da sociedade contemporânea, a família e a escola, devem unir esforços em busca de objetivos comuns (REIS, 2007, p. a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras”.

Posto isso, nosso método de estudo deu-se inicialmente por intermédio de uma pesquisa exploratória visando familiarizar-se com a temática, através de endereços eletrônicos como o Google Acadêmico e o SciELO. Nesse contexto, foram coletados autores que dissertam sobre a relação escola-família, bem como Heloísa Szymanski (2003), Magno de Aguiar Maranhão (2004), Risolene Pereira Reis (2007) e Joana Maria Rodrigues Di Santo (2007). O acesso aos textos desses autores deu-se mediante uma busca na Biblioteca Virtual da UNIASSELVI, assim como nos arquivos pessoais do autor e nas bibliotecas públicas. Doravante esse acesso, iniciou-se uma pesquisa explicativa mediante a leitura dos escritos desses autores supracitados. RESULTADOS E DISCUSSÃO Diante do exposto pela LDB e pela Constituição Federal de 1988, verifica-se a função da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno e, sobretudo, a relevância de sua relação com a escola, tendo em vista a necessidade de um comprometimento entre ambos visando o desenvolvimento do aluno.

Assim, tal relação faz-se necessária e urgente, ponderando que a qualidade da educação no país depende exclusivamente destes segmentos, e não somente das propostas governamentais e da responsabilidade da comunidade escolar, como “imaginam” os pais dos alunos. Conforme elucidou Szymanski (2003), cada segmento, isto é, família e escola, possui sua função exclusiva, sendo dever da família ensinar princípios, valores e normas, e da escola, explanar acerca de conteúdos inseridos nas diversas áreas do saber, mediante disciplinas como matemática, história e português. No entanto, o que se verifica na contemporaneidade e, consoante as percepções de Di Santo (2006), é que a família transfere toda a sua responsabilidade educacional para a escola, sobrecarregando os profissionais da educação com funções que não condizem com a sua prática docente.

Noções de higiene pessoal, boas maneiras e suprir carências de afeto incidem em funções basilares da família, e não da comunidade escolar. ª Ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2. senado. leg. br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed. pdf. Acesso em 11 nov. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. MARANHÃO, Magno de Aguiar. Educação Brasileira: resgate, universalização e revolução. Brasília: Plano Editora, 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Em Brasília, pais aprendem a participar da rotina dos filhos. Ano XLV – N° 373, Fevereiro de 2007. SZYMANZKI, Heloisa. A Relação Família/Escola: desafios e perspectivas. º Reimpressão. Brasília: Plano Editora, 2003.

110 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download