Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

DESENVOLVIMENTO Consoante a Bortoloti, “[. a história da educação não deve ser considerada apenas uma disciplina, mas concebida como uma abordagem científica de um importante recorte da realidade” (2015, p. Diante do exposto, verifica-se que aos futuros profissionais da disciplina de História, compete uma reflexão aprofundada desta disciplina por intermédio do diálogo entre a História e a Pedagogia, ponderando que a história da educação se encontra inserida na história global. Refletindo sobre a relação entre estas disciplinas, evidencia-se que os obstáculos entre ambas estão sendo removidos ao longo do tempo, considerando a proposta transversal de ensino, a qual permite que os estudantes compreendam conceitos que, embora históricos, transpassam pelo currículo da Pedagogia. Mediante os conteúdos da disciplina História da Educação, pudemos compreender o desenvolvimento da formação dos indivíduos.

Os Jesuítas se destacam neste contexto, ponderando seu desenvolvimento de escolas elementares, colégios e do projeto pedagógico Ratio Studiorum. Com a 5ª aula, compreendemos a educação na Idade Moderna II, aludindo ao período colonial brasileiro. Assim, analisamos a atuação dos jesuítas e seu projeto pedagógico, por intermédio do ensino humanista e universal. Além disso, tornou-se evidente a preocupação dos jesuítas com a formação de professores fundamentando-se nas percepções de filósofos como Aristóteles e São Tomás de Aquino. Durante a 6ª aula, a educação na Idade Moderna III e o período imperial com a expulsão dos jesuítas. Propensos a substituírem as disciplinas de História do Brasil, Filosofia e Sociologia, foram instituídas no currículo a Educação Moral e Cívica, a Organização Social e Política do Brasil e o Estudo dos Problemas Brasileiros.

No entanto, em 1988, com a nova Constituição, a Educação tornou-se um direito de todos, bem como dever do Estado e da família, simbolizando um avanço nesse cenário. Na 10ª aula, “Educação e perspectivas para o futuro”, pudemos compreender acerca da LDB – Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional -, a qual visa à cidadania, o estudo e o trabalho, bem como os PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais – que auxilia os professores na prática docente. Ademais, foi abordada a BNCC - Base Nacional Curricular Comum -, isto é, um documento que regula os conteúdos essenciais ao aprendizado dos alunos na educação básica. A BNCC incide em um documento elaborado em cumprimento às legislações educacionais em vigor no Brasil, norteando todo o currículo brasileiro e sugerindo as competências e as habilidades de cada disciplina para que os alunos desenvolvam na escola.

História da Educação. Rio de Janeiro: SESES, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. COMENIUS, J. A. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1966. JAEGER, W. NÓVOA, A. História da Educação: percursos de uma disciplina. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação.

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