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Análise comparativa dos estudos de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Maquiavel, Artigo acadêmico, Ciências Políticas

Número do pedido
9287
Criado
5 de março 2021
Concluído
6 de março 2021
Preço
R$ 61,00
Tenho problema com Ciências Políticas. Encomendo urgente até ciências políticas. Tem só 1 dia Título do pedido «Análise comparativa dos estudos de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Maquiavel».
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Oliveiraph
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Oliveiraph
Oliveiraph
Escritor
Páginas: 4
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Na análise buscou-se estudar os principais conceitos, como: Estado, justiça, leis, formas de governo, poder; em Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, filósofos cristãos medievais, e em Nicolau Maquiavel, filósofo precursor da modernidade.
A ascensão do cristianismo como religião oficial do Império com Constantino influenciou na expansão do domínio da Igreja, inclusive sobre a produção de conhecimento, emergindo assim, nesse contexto de domínio da fé, filósofos como Santo Agostinho (Sec. V) e São Tomás de Aquino (Sec. XIII) que estudaram questões sobre Estado, poder político, justiça, leis, estado de natureza.
Essas idéias tomam outro rumo em Maquiavel, que é o primeiro a separar moralidade e política. Afirmando que seus estudos se baseiam na verdade efetiva das coisas (as coisas como elas realmente são) Maquiavel discorre sobre a natureza humana e as formas de governo além de relacionar virtù e fortuna dos príncipes como elementos necessários para manter a ordem.
Os três filósofos sofreram influência dos acontecimentos hi Mostrar todos
Para Santo Agostinho, a verdadeira justiça é a de Deus, ela só existe no reino de Deus, a vontade de Deus é a justiça. São Tomás trata o tema de forma mais complexa e afirma que a justiça tem sua forma concreta na lei (que representa a vontade consciente e deliberada de todos, segundo o filósofo cristão).
No que diz respeito à lei, São Tomás elabora uma teoria, afirma que lei e razão são inseparáveis e hierarquiza três leis: lei eterna (divina), lei natural (estado de natureza) e lei humana (dos homens). As leis representam, para ele, a vontade deliberada de todos e busca o bem comum, que é garantido pelo rei que o é através da legitimação da comunidade (contrato de dependência do rei com a comunidade). Santo Agostinho afirma que a melhor
CHEVALLIER, J.J. “São Tomás de Aquino e a idéia medieval de Estado”. In: CHEVALLIER, J.J História do pensamento político. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, vol.1 pp. 204-224.
CHEVALLIER, J.J. “O Estado e a moral: Maquiavel”. In: CHEVALLIER, J.J. Historia do pensamento político. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, vol. 1. pp. 259-284.
CHISHOLM, R. “A ética feroz de Nicolau Maquiavel”. In: QUIRINO, C;G.; VOUGA, C.; BRANDÃO, G.M. (Orgs.). Clássicos do pensamento político. São Paulo: EDUSP, 2004. pp. 51-75.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1997.
SADEK, M.T. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù”. In: WEFFORT, F. Os clássicos da política. Vol. 1. São Paulo: Ática, 2003. pp. 11-50.
ANDRADE, Jarbas Henrique. Filosofia Livro I, cap. IV. São José dos Ca Mostrar todos
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