Gastronomia - 56 trabalhos feitos para baixar

Mais de 15.000 projetos prontos para uso

Trabalhos acadêmicos prontos para se inspirar

PalavrasChoose values from min to maxminmax
1 página = 275 palavras

A INFLUÊNCIA DO MARKETING NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DAS CRIANÇAS

A televisão, em especial, alcança crianças cada vez mais novas ao seu…

Palavras: 5225Páginas: 19

O Consumo de Alimentos Processados e Seus Impactos na Saúde

Considerando que o consumo de alimentos ultraprocessados cresce vertiginosamente e pode ocasionar…

Palavras: 4950Páginas: 18

SEGURANÇA ALIMENTAR NO SÉCULO XXI

O alimento é essencial para a vida, portanto, a segurança alimentar é…

Palavras: 550Páginas: 2

Gamificação no Ensino da Matemática

O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais contribuições que a gamificação pode trazer para o ensino da matemática, assim como, entender o que é a gamificação…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Este artigo aborda a temática da matemática na formação do aluno como cidadão, composto por três capítulos, aos quais explanam os contextos históricos, as tecnológicas e a interdisciplinaridade da matemática, a importância da matemática na formação do cidadão, bem como a importância do professor como mediador. O problema desta pesquisa se forma no questionamento da real importância da matemática na formação, e qual a contribuição do professor como mediador? Para a elaboração deste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online – Brasil, CAPES Periódicos, livros e publicações referentes ao tema…

Palavras: 4950Páginas: 18

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO PROJETO PRÁTICO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Este projeto prático aborda a aplicação de três intervenções para sala de aula, sendo áreas pertencentes a disciplina de Matemática, sob a exigência do cumprimento do estágio supervisionado, juntamente com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar, com ênfase na redução da limitação do conhecimento dos educandos, sendo geradora de motivação e interação de todos os envolvidos nos aprendizados, servindo de auxílio aos professores e suas respectivas disciplinas no ambiente interno da sala de aula e laboratório de informática. Para isto, as três intervenções trata-se de aulas compostas por jogos matemáticos e o a interação da tecnologia através do uso do Aplicativo Geogebra - software de matemática dinâmica que abrange todos os níveis de ensino na área de geometria, álgebra, planilhas, gráficos, estatística, cálculos em formatos 3D e online; software Excel, auxiliando os alunos a desenvolverem as habilidades de concentração, leitura, compreensão e raciocínio lógico, por meio do levantamento de dados para a elaboração da estatística, e a terceira intervenção os alunos aplicaram os conhecimentos de áreas, comprimentos e volumes. Através das intervenções, é possível compreender que os alunos conseguem absorver melhor todo o conteúdo que é exposto nas aulas expositivas que demandam uma grande quantidade de conteúdo a ser decorado, sendo um dos fatores desmotivadores. Na aquisição do conhecimento, a atração por partes dos alunos desencadeia nos docentes a elaboração de projetos pedagógicos que buscam solucionar conflitos no âmbito educacional. Para a realização do projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a disciplina de química, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos…

Palavras: 4125Páginas: 15

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Este artigo aborda a temática da matemática na educação inclusiva, composto por dois capítulos, aos quais explanam os contextos da educação inclusiva, juntamente com o ensino de libras na educação inclusiva, com uma breve análise dos parâmetros das libras sendo elas a configuração de mão, ponto de articulação, o movimento, orientação e a expressão facial, o segundo capítulo aborda a o ensino da matemática por meio das libras, qual a base do ensino da matemática através dos sinais. Sobre o questionamento da real importância do ensino de matemática por meio das libras. Para a elaboração deste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online – Brasil, CAPES Periódicos, livros e publicações referentes ao tema. …

Palavras: 5500Páginas: 20

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO PROJETO PRÁTICO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Este projeto prático aborda a aplicação de três intervenções para sala de aula, sendo áreas pertencentes a disciplina de Matemática, sob a exigência do cumprimento do estágio supervisionado, juntamente com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar, com ênfase na redução da limitação do conhecimento dos educandos, sendo geradora de motivação e interação de todos os envolvidos nos aprendizados, servindo de auxílio aos professores e suas respectivas disciplinas no ambiente interno da sala de aula e laboratório de informática. Para isto, as três intervenções trata-se de aulas compostas por jogos matemáticos e o a interação da tecnologia através do uso do software Excel, auxiliando os alunos a desenvolverem as habilidades de concentração, leitura, compreensão e raciocínio lógico. Através das intervenções é possível compreender que os alunos conseguem absorver melhor todo o conteúdo que é exposto nas aulas expositivas que demandam uma grande quantidade de conteúdo a ser decorado, sendo um dos fatores desmotivadores. Na aquisição do conhecimento, a atração por partes dos alunos desencadeia nos docentes a elaboração de projetos pedagógicos que buscam solucionar conflitos no âmbito educacional. Para a realização do projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a disciplina de química, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos…

Palavras: 4400Páginas: 16

MAPA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 54/2022

Resolução da atividade MAPA da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I Módulo 54/2022…

Palavras: 2475Páginas: 9

A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 3575Páginas: 13

A Matemática e o jogo

A vida do ser humano sempre foi influenciada pelos jogos. Na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Os jogos invadem o nosso dia a dia, cada vez mais no mundo moderno, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais). E a escola não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta geração. Cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Jundiaí nota 10…

Palavras: 12925Páginas: 47

MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS

De modo excêntrico, observamos o mundo, seu funcionamento e as leis que o regem. A compreensão exata de qualquer princípio seja qual for a sua natureza, requer métodos eficientes de estudo, de modo que seja possível a computação sistêmica do assunto. Ao se chegar a tal nível de conhecimento, os pensamentos, escolhas e atitudes do indivíduo ou grupo desenvolverão virtudes essenciais para seu crescimento. Contudo, esse processo enfrenta inópias por parte das empresas, de modo que incertezas, más escolhas administrativas e diversos empecilhos estão sendo vivenciadas pelas mesmas. Avaliaremos nesse artigo, a peça chave que se torna uma âncora econômica, gestora e administradora da vida de milhares de pessoas jurídicas. Tendo nascido há aproximadamente quinhentos anos, a matemática financeira tornou-se um instrumento fundamental de pesquisa e sabedoria. Logo, sua importância será debatida nesse trabalho, bem como suas aplicações no âmbito empresarial em específico. …

Palavras: 2475Páginas: 9

Cartilha de matemática

No momento atual, estamos vivenciando a falta de interesse dos alunos, em geral, com as práticas de ensino. Para auxiliar na melhora desse panorama é possível fazer uso da metodologia do ensino por meio de projetos, buscando por meio da sua realização o trabalho colaborativo de todos os alunos presentes na turma realizando a inserção nas atividades propostas dos alunos tidos como de inclusão. Dentro dessa perspectiva propomos algumas metodologias de ensino que podem ser utilizadas pelos professores da disciplina de matemática buscando um melhor aproveitamento dos conceitos e procedimentos almejando uma aprendizagem significativa e um melhor rendimento por parte dos alunos dos conteúdos que são explanadas durante o seu percurso formativo …

Palavras: 5500Páginas: 20

PORTFÓLIO OFICINAS DE MATEMATICA PARA O ENSINO MEDIO

Para essa semana temática, você deverá elaborar os seguintes materiais. Oficina 1: Geometria Analítica e Álgebra Vetorial A sua primeira tarefa é elaborar a primeira oficina individualmente, sem ajuda de outros professores da escola. Para isso, você deverá abordar conhecimentos da Geometria Analítica e Álgebra Vetorial por meio do uso de recursos tecnológicos. Assim, você deverá elaborar uma oficina que utilize um software para abordar algum conhecimento referente a essas áreas. A seleção do conteúdo que será abordado nessa oficina precisa estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e suas orientações para o Ensino Médio [...] Oficina 2: Probabilidade e Estatística ou Matemática Financeira A segunda oficina será realizada em conjunto com um outro professor de Matemática. Assim, sua responsabilidade nessa oficina será a de selecionar um vídeo sobre Probabilidade e Estatística OU sobre Matemática Financeira (escolha apenas UMA dessas opções, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio) para ser utilizado na introdução da oficina. Associado a esse vídeo, você deverá indicar as seguintes informações: [..] Oficina 3: Geometria Espacial A oficina 3 também será desenvolvida em conjunto com um outro professor de Matemática. Por isso, sua tarefa, no planejamento dessa oficina, será a de elaborar um jogo matemático, ou adaptar um já existente, que aborde algum conteúdo de Geometria Espacial, selecionado conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Além do jogo, você deverá apresentar uma breve discussão acerca das contribuições dos jogos e atividades lúdicas para o ensino de Matemática na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Nesse texto, que deve ter no mínimo meia página, você deverá citar pelo menos um autor que reforce as ideias apresentadas por você em seu texto. Assim, sua produção para a oficina 3 deve contemplar as seguintes informações: [...]…

Palavras: 3300Páginas: 12

A REFORMA DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 30

No período compreendido pelo século XX, é visto como um momento de grandes transformações que abrangem a tecnologia, política, economia e os aspectos sociais. Em relação ao campo educacional, tais mudanças se refletiram diretamente na prática e metodologias docentes, na relação entre o professor e o aluno e nas influências trazidas pela psicologia. Tratando particularmente do ensino da matemática, as reformas que se sucederam as décadas de 30, fazendo com que a se modifica em relação à fusão da trigonometria, álgebra, aritmética e geometria. Tais modificações também podem ser perceptíveis em relação ao currículo, como por exemplo, o cálculo diferencial e integral além de uma modificação da introdução do estudo de conjuntos no ensino fundamental. …

Palavras: 2750Páginas: 10

SOFTWARE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavras: 9625Páginas: 35

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como método de ensino na matemática, pois o ensino da matemática precisa ser mais dinâmico, significativo e estimulante para um conceito construtivo de jogos em que o sujeito adquire conhecimento por meio da interação com o meio ambiente e da relação que ele estabelece com objetos e objetos outro.Nesse sentido, os professores podem preparar seus cursos de forma a pode ser motivador, agradável e com bons resultados, capaz de ensinar de forma eficaz e permitir que os alunos se tornem participantes ativos em seu processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento Palavras-chave: Jogos, Didática, Aprendizagem lúdica de Matemática. …

Palavras: 5775Páginas: 21

Exercícios de matemática - Limites

Exercícios resolvidos de Cálculo - Limites As resoluções foram feitas a mão e anexadas imagens no documento…

Palavras: 3025Páginas: 11

O USO DE MATÉRIAS PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Para desenvolver esta ação e se sua compreensão mais eficaz, será despertado nas crianças a capacidade de raciocínio lógico, discriminação, análise e síntese desencadeados através de materiais pedagógicos. Criando ambientes favoráveis no processo de ensino implementando o uso dos jogos nas ativadas desenvolvidas nesta etapa de ensino. A pesquisa busca observar através da problemática, como o uso dos materiais pedagógicos auxilia os alunos do 5° ano no processo de ensino - aprendizagem da Matemática na Escola Municipal Viriato Correia. E a partir deste problema objetiva analisar se o uso dos materiais pedagógicos, facilitam no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos…

Palavras: 7975Páginas: 29

A importância dos jogos no ensino da matemática

O trabalho apresentado tem como principal objetivo descrever sobre a importância dos jogos para o aprendizado do aluno e como podem contribuir para o eu processo de ensino e aprendizado. Os jogos representam uma boa metodologia, tendo o professor como mediador que propõe as questões e também avalia os alunos, potencializando a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual alguns autores mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de Matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos em suas dificuldades. Para a implantação desta metodologia o professor tem um papel fundamental de orientar os alunos. O trabalho também apresenta alguns jogos que podem ser aplicados nas aulas de Matemática de algumas séries para melhorar o desempenho dos alunos. A aplicação dos jogos ajuda os alunos que temem a Matemática e se sentem incapazes de resolver seus problemas. Os jogos são recursos pedagógicos que melhoram o raciocínio dos alunos para a resolução de problemas e cálculos, onde os alunos aprendem brincando. Apesar do seu uso ainda não ser uma rotina nas escolas sua aplicação dentro ou fora da sala de aula possibilita uma maior predisposição para a aprendizagem. O trabalho foi elaborado em 2019, foi entregue a Uninter, o trabalho foi avaliado com nota máxima…

Palavras: 4675Páginas: 17

Curso de Cálculo (Pré Cálculo, Cálculo 1 e Cálculo 2)

Curso Completo de CÁLCULO para estudantes de Graduação. …

Palavras: 12100Páginas: 44

AS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática a “As influências do Movimento da Matemática Moderna no ensino da Matemática na Educação Básica”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho…

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

É inegável que estamos vivenciando um período de grandes e profundas mudanças, no qual a diversidade tecnológica vem sendo uma presença constante no cotidiano tanta na vida dos alunos, como na dos professores. Assim, percebe-se a necessidade de uma mudança no modo de ensinar, pois já não se concebe mais o educando ficar estagnado em uma educação antiquada e com os olhos no futuro. …

Palavras: 3300Páginas: 12

MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES

TRABALHO UNOPAR CURSO MATEMATICA TRABALHO PURO…

Palavras: 3850Páginas: 14

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ESTUDO DE CASO FÍSICO - 100 páginas - DISSERTAÇÃO

Dissertação de Educação Financeira…

Palavras: 33000Páginas: 120

INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE MACAPÁ PELA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA

Como os alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de XXXX se sentem motivados e preparados a participar da Olimpíada Brasileira de Química?…

Palavras: 18425Páginas: 67

Trabalho Pré-cálculo

O conteúdo do trabalho, apresenta uma questão resolvida…

Palavras: 275Páginas: 1

Trabalho de matemática 2 ensino médio

Descrição das matérias que precisa saber do ensino médio receberá as explicações da matéria e link de vídeos de professores ensinando de forma simples sobre as matérias e tudo que tiver dúvidas eu respondo e ajudo …

Palavras: 3575Páginas: 13

Exame 2018, questões

Lista de derivadas…

Palavras: 275Páginas: 1

Passo a Passo de Construções Geométricas Elementares com Régua e Compasso [Saiba Mais]

Trata-se de um roteiro com o passo a passo de algumas construções geométricas elementares. Normalmente elas são abordadas em matérias de engenharia ou desenho geométrico. Cada construção possui o desenho, o procedimento e a justificativa. As construções foram realizadas com régua e compasso e as atividades expostas no arquivo são indicadas tanto para professores quanto para discentes. Além disso, o material é um bom recurso para aprimorar o conhecimento em construções geométricas. O documento está escrito à mão, porém, de uma forma bem compreensível. Oferecemos garantia de 10 dias após a compra…

Palavras: 7700Páginas: 28

Estudo da Construção do Incentro de um Triângulo utilizando o software Geogebra [Saiba Mais]

O roteiro consiste em um esquema passo a passo sobre a construção do incentro de um triângulo qualquer. Este trabalho foi escrito para que qualquer usuário possa utilizá-lo, isto é, qualquer pessoa com ele em mãos consegue efetuar a construção descrita. As construções foram realizadas no software Geogebra e são expostas detalhadamente através de instruções e imagens. A atividade é indicada tanto para professores quanto para discentes. Assim, o material é bem relevante para aplicação na sala de aula, uma vez que pode ser utilizada como recurso para o ensino do tema abordado, proporcionando uma aula mais dinâmica e diferenciada. Além disso, é uma boa ferramenta para aplicar informática na educação matemática. Oferecemos garantia de 10 dias após a compra…

Palavras: 1925Páginas: 7

Roteiro de Construção do Baricentro de um Triângulo utilizando o software Geogebra [Saiba Mais]

O roteiro consiste em um esquema passo a passo sobre a construção do baricentro de um triângulo qualquer. Este trabalho foi escrito para que qualquer usuário possa utilizá-lo, isto é, qualquer pessoa com ele em mãos consegue efetuar a construção descrita. As construções foram realizadas no software Geogebra e são expostas detalhadamente através de instruções e imagens. A atividade é indicada tanto para professores quanto para discentes. Assim, o material é bem relevante para aplicação na sala de aula, uma vez que pode ser utilizada como recurso para o ensino do tema abordado, proporcionando uma aula mais dinâmica e diferenciada. Além disso, é uma boa ferramenta para aplicar informática na educação matemática. Oferecemos garantia de 10 dias após a compra…

Palavras: 1925Páginas: 7

Estudo sobre Medidas em Geometria Espacial para o Ensino Médio [Saiba Mais]

Trata-se de uma abordagem sobre medidas em geometria espacial para alunos do ensino médio. Este trabalho é composto de resolução de problemas de forma didática, isto é, cada problema possui o passo a passo para resolvê-lo e podem ser aplicados em sala de aula. As questões foram retiradas do livro aberto produzido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) - o link do livro está disponível no arquivo do trabalho. As resoluções foram realizadas de forma algébrica e geométrica com o auxílio do software Geogebra, proporcionando assim uma melhor visualização da questão para os docentes e discentes. O trabalho é indicado para professores que desejem modernizar o ensino de geometria espacial em sala de aula ou para alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Oferecemos garantia de 10 dias após a compra…

Palavras: 6050Páginas: 22

Modelagem Matemática na construção civil

O principal objetivo desta produção é abordar alguns dos conceitos básicos da geometria de forma empírica visando à criação de um modelo matemático para a situação problema: Como realizar a instalação de forro PVC na diagonal com o máximo de aproveitamento orçamentário, considerando a disposição geométrica das folhas, de modo que o recurso diminua? Basicamente a estrutura do método de forragem em sua maioria se resume a três figuras geométricas planas: triângulos isósceles, polígonos irregulares e paralelogramos oblíquos. Para tanto, esta situação problema se destina a alunos do ensino médio, a partir da abordagem sobre trigonometria, teorema de tales e soma de termos de uma Progressão aritmética, além de conhecimentos básicos de álgebra. A situação problema proposta partiu do interesse e curiosidade pessoal do autor. A perspectiva é inserir a situação problema no cotidiano do aluno, gerando reflexão crítica e maior participação; e, despertar o interesse pela aprendizagem de modo que o conhecimento se dê de forma prática. Com esta experiência espera-se que o aluno reconheça a relação da matemática com a vida cotidiana de forma utilitária e que a aprendizagem seja prazerosa e significativa…

Palavras: 2750Páginas: 10

Geometria Analítica

Conteúdo COMPLETO de Geometria Analítica…

Palavras: 3300Páginas: 12

AVA 2 Calculo elementar - excel

Avaliando os regimes de Juros Nesta atividade no simulador (Links to an external site.), você avaliará o comportamento do Modelo Exponencial (função exponencial) em uma aplicação muito recorrente, que são os Juros Compostos. Como sabemos o dinheiro tem valor e assim como se aluga uma casa e se paga um aluguel pelo seu uso em um determinado período, quando se “aluga” o dinheiro por um determinado período também se paga pelo seu uso e nesse caso não chamamos de “aluguel” e sim de “juros”. Os Juros são então por assim dizer o custo do dinheiro. Na economia, o Dinheiro também é chamado de Capital, termo que vem do latim capitale, que representa qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços. Então se aplicarmos o capital em uma conta de investimento ele será remunerado (se pagará pelo seu uso) e crescerá, ao que chamamos de “capitalização” (conversão em capital, por junção ou acumulação). Existem dois regimes de capitalização: o Simples e o Composto. No regime de capitalização simples o crescimento do capital se dá de forma linear, porque os juros são sempre calculados sobre o valor inicial (Principal ou Capital Inicial) e assim seu crescimento é linear. No regime de capitalização composto o crescimento do capital se dá de forma exponencial, porque os juros são sempre calculados sobre imediatamente anterior (período anterior) e assim incidem sobre os juros já acumulados no período anterior. Ocorre então o cálculo de juros sobre juros e seu crescimento é exponencial. Desta forma o melhor modelo para se estudar os fenômenos associados a capitalização composta é o Modelo Exponencial, e é sobre este comportamento que você realizará esta atividade. Vamos considerar uma conta de investimento em um banco no qual será depositado um valor inicial, que também é conhecido por Capital Inicial (C), Principal (P) ou Valor Presente (VP ou PV). O mesmo será remunerado por uma taxa de juros (i), durante alguns períodos (n), e vamos observar o comportamento do crescimento do valor final, também conhecido como Montante (M) ou Valor Futuro (VF ou FV). Para isso, utilizaremos o recurso eletrônico de cálculo da planilha eletrônica, que é na atualidade uma ferramenta imprescindível na análise financeira-econômica. Portanto dominar seus recursos é fundamental. Baixe a Planilha (Links to an external site.)e salve em seu dispositivo, com o seu nome. Construindo a tabela e gerando o gráfico Na tabela à esquerda da planilha, preencha o valor inicial (valor presente) como sendo $1.000,00, na linha correspondente à data 0 (data atual, presente). Isto representa a sua aplicação inicial. Preencha em seguida o valor da taxa de juros como sendo 5,00% no campo correspondente na base da tabela. (a célula já está configurada para receber o valor como porcentagem) Na tabela, nas linhas seguintes, que representam os próximos meses, calcule o valor futuro do capital a partir da equação exponencial abaixo: VF=VP(1+i)n Sempre ao programar as células da planilha inicie com o sinal de igual (=). A operação de Potência é representada por “ ^ ” e a multiplicação por “ * “. Assim teremos para o primeiro mês: = C3*(1+B16)^B4 Repetir a operação para as linhas subsequentes até a última. Analisando os resultados Altere o valor da taxa de juros de 1,00% para 20,00% e depois para 1,00% e responda no campo à direita do gráfico. Que conclusões poderemos obter, sobre o comportamento da construção do capital em função da variação da taxa de juros? Se o regime de juros fosse o simples, qual seria a lei da função? Elabore um texto que avalie a diferença no montante, entre aplicações financeiras submetidas a regimes de juros simples e a regime de juros compostos, justificando as distinções nos montantes, para um período de 10 meses de aplicação. …

Palavras: 550Páginas: 2

Solução de EDO por método de Taylor

O presente trabalho mostra uma solução de EDO, utilizando o método de Taylor. O trabalho foi realizado na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná…

Palavras: 550Páginas: 2

MINECRAFT: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA GEOMETRIA E PROPORCIONALIDADE

Artigo acerca da proposta de abordagem pedagógica da matemática utilizando a metodologia de jogos e o jogo minecraft…

Palavras: 1925Páginas: 7

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR ATÉ DIA 30/05/2019 Função Afim

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR ATÉ DIA 30/05/2019 Função Afim …

Palavras: 1100Páginas: 4

A história por trás da matemática

Esse trabalho fala como a matemática deu o seu início e continuidade no mundo…

Palavras: 275Páginas: 1

DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Esta pesquisa tem por objetivos apontar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da matemática e apresentar algumas sugestões para que o ensino da matemática se torne mais prazeroso e significativo para o aluno. Ao final, foi possível concluir que apesar da importância que a Matemática exerce na vida das pessoas, seja no desenvolvimento de seu raciocínio ou na resolução de problemas diários. Concluiu-se também que, em geral, os alunos não gostam dessa disciplina. Isso ocorre devido ao não entendimento dos conceitos transmitidos no processo ensino-aprendizagem. Acredita-se, pois, que para melhorar o ensino- aprendizagem de matemática é preciso que os professores mudem sua prática pedagógica e a metodologia utilizada no ensino da matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para os professores, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca do uso do lúdico no ensino da matemática bem como darão maior sustentação a trabalhos futuros…

Palavras: 14300Páginas: 52

Matemática Financeira

valor negociável, com direito a vide-o - aulas também. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Equações Diferenciais Ordinárias e o fluxo sanguíneo

Este trabalho trata-se de uma aplicação de modelagem matemática utilizando equações diferenciais ordinárias. …

Palavras: 2475Páginas: 9

Vamos cuidar do nosso lar

o nosso lar tivemos que cuidar respeitar nao jogar lixo no chao para com esses dramas de politica que nao esta dando certo no nosso trabalho .. nota 10 local capao redondo zona sul data 06/09/2018…

Palavras: 2200Páginas: 8

Lógica é lógico

Curso de Lógica…

Palavras: 37125Páginas: 135

Plano de aula: Matemática

Plano de aula de matemática: ensinando as operações através de bugalhas…

Palavras: 550Páginas: 2

Pesquisa sobre função quadratica

para quem precisa do trabalho esta tudo ai…

Palavras: 275Páginas: 1

História da matemática, apolônio e a elipse

É um trabalho acadêmico que trata sobre apolônio e a elipse…

Palavras: 1100Páginas: 4

Plano de Aula sobre o ensino de grafos

Tarefa: Elaborar um plano de aula para o Ensino Fundamental ou Ensino Médio contemplando algum conteúdo da disciplina de Combinatória II. Público: 2º Ano do Ensino Médio. Duração: 4 aulas Conteúdo abordado: GRAFOS - Definições; - Aplicações no cotidiano; - Exercícios. Objetivos: - Introduzir o conceito de grafos por meio de uma dinâmica; - Formalizar a definição de grafos e trabalhar algumas propriedades; - Mostrar aos alunos algumas aplicações de grafos no cotidiano; - Desenvolver atividades que auxiliem a compreensão dos alunos sobre grafos…

Palavras: 2475Páginas: 9

Equações diferenciais, modelo com circuito elétrico

As equações diferenciais modelam inúmeros problemas dos mais diversos campos da Física. Apresentarei o caso de um circuito elétrico simples, mas, que é básico para os mais diversos casos. Ele contém três tipos de componentes: resistências, indutores e capacitores. Estes componentes são ligados em série, podendo haver repetição ou ausência de alguns deles, dependendo dos tipos de componentes presentes no circuito, sendo, conforme o caso, designados por: circuito RLC, circuito LC, circuito RC ou circuito RL. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Introdução às Equações Diferenciais de Primeira Ordem, Modelagem e solução usando o computador

Esta monografia trata em detalhes a teoria das equações diferenciais de primeira ordem, suas soluções, fator integrante, campos de direções e ainda são apresentados exemplos de uso do programa Maxima e Maple para a determinação de soluções e campos de direções. Exemplos de modelagem são abordados. Teoria das Equações Diferenciais de Primeira Ordem, Classificação, Campos de Direção e Métodos Computacionais de Solução (Maple e Maxima). …

Palavras: 20075Páginas: 73

O estudo da industria ABC

Este trabalho tem como objetivo mostrar a correção de erros do Balanço Patrimonial e também a escrituração de 02 fatos contábeis, além da elaboração de um Relatório Informativo para explicar detalhadamente passo a passo como foi feito as correção dos erros e o lançamento dos fatos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Contas a Pagas

Toda e qualquer empresa precisa manter um controle sobre suas contas a pagar. Numa grande empresa, certamente, o próprio sistema informa o que deve ser pago, quanto deve ser pago, do que se trata o pagamento. …

Palavras: 275Páginas: 1

Trabalho de Cálculo

Exercícios de Cálculo de Limite, Derivada por Definição, Regras de Derivação, Equação da Reta Tangente…

Palavras: 1650Páginas: 6

Cálculo 3 - Superfícies Cônicas e Quádricas

Lista de Exercícios com resposta final, para ter a resolução basta entrar em contato. …

Palavras: 550Páginas: 2

Geometria Euclidiana e Não Euclidiana

O trabalho tem o intuito de descrever a história da Geometria Euclidiana e algumas curiosidades históricas em seu desenvolvimento…

Palavras: 3025Páginas: 11