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RESENHA: OS SENTIDOS DOS DIREITOS HUMANOS NOS CÓDIGOS DE ÉTICA DA PSICOLOGIA, DE DANIEL JACCOUD RIBEIRO DE SOUZA E MIRIAM APARECIDA GRACIANO DE SOUZA

RESENHA: OS SENTIDOS DOS DIREITOS HUMANOS NOS CÓDIGOS DE ÉTICA DA PSICOLOGIA, DE DANIEL JACCOUD RIBEIRO DE SOUZA E MIRIAM APARECIDA GRACIANO DE SOUZA PAN…

Palavras: 550Páginas: 2

SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS: SOCIEDADE EM COMUM E SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS: SOCIEDADE EM COMUM E SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO …

Palavras: 550Páginas: 2

Princípios, características e modalidades dos Serviços Públicos

Princípios e modalidades dos Serviços Públicos…

Palavras: 550Páginas: 2

DIREITO REAL DE PENHOR: MODALIDADES DE PENHOR E SUA REGULAMENTAÇÃO LEGAL NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

O trabalho dispões sobre modalidade de penhor e como ocorre essa regulamentação no direito civil brasileiro. O trabalho foi recebido com nota 10…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NOS ESPORTES ELETRÔNICOS E-SPORTS

No cenário esportivo, existe uma realidade de competições que exigem e pressionam o competidor a buscar de forma constante o alto rendimento, exigindo, de forma igual, uma eficiência associada às estratégias que o atleta precisa utilizar para que lide com as pressões psicológicas que existem neste ambiente. …

Palavras: 9900Páginas: 36

DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre as dificuldades da alfabetização, que podem comprometer o processo do desenvolvimento do aluno tanto na leitura como também na escrita. Induzindo o indivíduo ao aumento da probabilidade de problemas sociais, emocionais. A inclusão de alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem em escolas de ensino regular é um grande desafio, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes físicos ou mentais devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino de qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com vulnerabilidade com os demais alunos. Desta forma, acredita-se que essa inclusão realizada com todos os alunos é uma forma de acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3300Páginas: 12

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil passou por um processo de transformação que levou a evolução desse nível até chegar ao que conhecemos hoje. Desta forma, hoje se reconhece que o primeiro nível de escolaridade é a base referencial da educação e, muitas vezes, molda o futuro do aluno. No entanto, mesmo diante dos avanços alcançados, muitos são os desafios pelo qual a educação infantil tem enfrentado. Em muitas instituições de educação infantil ainda persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos…

Palavras: 2200Páginas: 8

A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Educação Especial

O presente artigo pretende abordar sobre a educação especial e as formas de comunicação alternativa que são aplicadas. A inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em escolas de ensino regular é um grande desafio que estamos prestes a alcançar, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino com qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com necessidades especiais com os demais alunos. Para o desenvolvimento do artigo a metodologia utilizada foi por meio de pesquisas bibliográficas, e o objetivo principal é fazer com que a inclusão relacionada aos deficientes e os demais alunos possam acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3575Páginas: 13

Tudo que você precisa para seu trabalho de falência do sistema carcerário

Todo o conteúdo que você precisa para fazer seu trabalho sobre falência do sistema carcerário…

Palavras: 4675Páginas: 17

Transmissão das obrigações

A principal ideia deste trabalho é explicar quais são as espécies de transmissão das obrigações, conteúdo de suma importância para o Direito Civil, no que tange as obrigações. Este trabalho foi avaliado e a nota recebida foi 10…

Palavras: 1375Páginas: 5

O CONCEITO DE TEMPO EM SANTO AGOSTINHO

Neste trabalho, mergulhamos em uma das questões mais profundas e filosoficamente estimulantes abordadas pelo renomado teólogo e filósofo cristão: o problema do tempo. Ao explorar as páginas deste livro intrigante, você será levado a uma jornada intelectual na qual Agostinho questiona e contempla a natureza do tempo e sua relação com a existência humana. Este trabalho meticulosamente elaborado oferece uma análise abrangente e esclarecedora do livro XI das "Confissões", apresentando uma visão aprofundada do pensamento de Santo Agostinho e seu impacto duradouro na filosofia e na teologia. Com uma abordagem clara e acessível, este trabalho será uma valiosa fonte de conhecimento para estudantes, acadêmicos e todos aqueles interessados em explorar os mistérios e desafios do tempo…

Palavras: 2750Páginas: 10

O CONCEITO DE EXISTENCIALISMO SEGUNDO JEAN PAUL SARTRE A PARTIR DA CARTA, O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO

Neste trabalho abrangente, adentramos no fascinante mundo do existencialismo por meio da perspectiva de Jean-Paul Sartre em sua obra icônica "O Existencialismo é um Humanismo". Exploramos de forma minuciosa os conceitos centrais dessa corrente filosófica, como a liberdade radical do indivíduo, a autenticidade como meta existencial e a angústia inerente à condição humana. Aprofundamo-nos na análise da responsabilidade individual, destacando a importância das escolhas e a consciência como pilares para a construção de nossa própria identidade e sentido de vida. Além disso, investigamos a influência do vazio existencial e sua relação com a busca por significado e valores. Com uma abordagem clara e perspicaz, este trabalho oferece uma visão abrangente e instigante do existencialismo, convidando os leitores a refletirem sobre a natureza da existência humana e a moldarem ativamente suas vidas com base nos princípios fundamentais dessa filosofia profundamente transformadora…

Palavras: 3850Páginas: 14

O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM KIERKEGAARD

O presente trabalho aborda o conceito de angústia em Kierkegaard, uma temática profunda e relevante para a compreensão da existência humana. Por meio de uma análise cuidadosa e embasada nas obras do filósofo dinamarquês, exploramos as nuances da angústia enquanto fenômeno existencial, destacando suas implicações psicológicas, filosóficas e espirituais. Essa pesquisa pode ser especialmente interessante para estudantes de filosofia, psicologia e áreas afins que desejam aprofundar-se na compreensão da natureza da angústia e sua relação com a experiência humana. Além disso, profissionais da área da saúde mental, terapeutas e psicólogos podem encontrar neste trabalho uma abordagem reflexiva que amplie sua compreensão dos processos internos dos indivíduos. Com uma escrita clara, argumentação fundamentada e uma análise aprofundada das obras de Kierkegaard, este trabalho pode ser uma valiosa contribuição acadêmica para aqueles que desejam mergulhar nas complexidades da angústia existencial…

Palavras: 3850Páginas: 14

A COMPREENSÃO DO DESESPERO EM KIERKEGAARD

Esta obra analítica e reflexiva busca explorar a profunda compreensão do desespero na filosofia de Søren Kierkegaard. Dirigida a estudantes de filosofia, psicologia e teologia, bem como a pesquisadores e entusiastas das obras de Kierkegaard, este trabalho oferece uma análise aprofundada do conceito de desespero presente em sua obra. Ao mergulhar nas obras e nos escritos de Kierkegaard, essa pesquisa revela como o desespero é abordado como uma experiência humana universal e complexa, conectando-se à condição existencial e ao questionamento da vida e da liberdade individual…

Palavras: 3575Páginas: 13

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM COM AUTISTA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS E INCLUSÃO SOCIAL

O presente artigo abrange o início da história de educação de surdos no Brasil até os dias atuais, bem como toda a evolução para garantir a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS), que para ser reconhecida como a língua materna do deficiente auditivo fez uma grande trajetória, mostra também os mecanismos de educação e inclusão dessas pessoas junto a sociedade, visto que, está língua é o instrumento principal que assegura a acessibilidade comunicativa para os surdos. Relata também as dificuldades encontradas pelos surdos para conseguir a inclusão em diversos locais, como também nas unidades de saúde, assim como, a necessidade de mais professores e intérpretes capacitados. A comunicação é um fator fundamental para o ser humano, e o objetivo principal do artigo é mostrar que a comunicação através da Libras é essencial para os surdos, com ela conquistaram o direito não só da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, mas também sua efetiva participação na sociedade. …

Palavras: 2750Páginas: 10

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O presente artigo busca abordar sobre a Gestão Escolar, enfatizando pontos relevantes sobre a evolução, ou seja, o histórico dessa gestão e também como ela é fundamental para a melhoria na qualidade de ensino. A ideia que aqui se defende é a de que a categoria da gestão escolar deve ser compreendida como decorrente do desenvolvimento dessas esferas e, portanto, produto da dinâmica engendrada no decorrer do século XX. Isto porque o aflorar dessa dimensão no final desse século, só foi possível devido ao fato de as condições históricas apresentarem-se propícias ao seu desenvolvimento. Mostrará também o quanto é fundamental a participação de todos os envolvidos do ambiente escolar, para que os objetivos desejados possam ser alcançados. A Gestão orienta a organização das escolas, tanto no aspecto técnico administrativo como também no aspecto pedagógico, de fato, essa gestão escolar alcançou maiores destaques na sociedade abordando conteúdos mais pedagógicos e político. …

Palavras: 2750Páginas: 10

SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL

O sistema construtivo em alvenaria estrutural vem crescendo muito, por ser bastante econômico, eficaz e de qualidade. Por meio desse sistema é possível reduzir os desperdícios, realizar a construção com mais rapidez e ter uma melhor racionalização da obra se comparado ao sistema construtivo convencional, resultando assim em uma redução de custos, e consequentemente de materiais e funcionários. Sendo de extrema importância a compatibilização dos projetos e contratar um profissional com conhecimentos técnicos para esse sistema construtivo, algo que acarreta em uma desvantagem, visto que, existe uma grande falta de mão de obra treinada. O presente trabalho apresenta como objetivo relatar sobre o sistema construtivo da alvenaria estrutural, bem como apresentar as suas vantagens e também as desvantagens. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS DEFICIENTES

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo…

Palavras: 4125Páginas: 15

GESTÃO MERCADOLÓGICA NA ERA DIGITAL

A comunicação digital tem se tornado cada vez mais relevante e impactante no ambiente empresarial. A aplicação de estratégias de comunicação digital nas empresas tem o poder de transformar a forma como elas se relacionam com seus públicos e, consequentemente, influenciar seus resultados…

Palavras: 550Páginas: 2

Consulta de saude da mulher

como conduzir uma consulta de saude da mulher …

Palavras: 825Páginas: 3

Projeto de Construção de um Centro de Distribuição - CD - Prática em Logística

AV2 PROJETO FINAL PRÁTICA EM LOGÍSTICA CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 19 páginas, modelo de projeto completo Nota 10 na disciplina aborda todos os tópicos, serve como base para a elaboração. …

Palavras: 1724800Páginas: 6272

Portfólio - Projeto de Extensão de Gestão Financeira - Unopar | Anhanguera 2023

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #gestaofinanceira #unopar #anhanguera #portfolios #projetos #extensao…

Palavras: 1925Páginas: 7

Portfólio - Projeto de Extensão de Gestão de Saúde Pública - Unopar | Anhanguera 2023

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #gestao #saudepublica #unopar #anhanguera #portfolios #projetos #extensao…

Palavras: 1925Páginas: 7

Portfólio - Projeto de Extensão de Gestão de Recursos Humanos - Unopar | Anhanguera 2023

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #recursoshumanos #unopar #anhanguera #portfolios #projetos #extensao…

Palavras: 1925Páginas: 7

Prática de ensino em educação infantil - Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre como o professor de educação infantil poderá organizar a sua rotina pedagógica de forma que o lúdico esteja articulado junto. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em educação infantil - A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professo

CRITÉRIO 1: DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) Seu texto deve ter posicionamento crítico com argumentos baseados em fundamentos teóricos da disciplina. CRITÉRIO 2: EXTENSÃO Seu texto deve ter, no mínimo, 1 (uma) página de extensão. CRITÉRIO 3: ESTRUTURA DO PARÁGRAFO Você deve desenvolver os parágrafos apresentando as ideias principais e secundárias com clareza e relacionando-as. CRITÉRIO 4: GRAMÁTICA Seu texto deve apresentar consistência na pontuação, ortografia e concordância das frases. Evite a escrita de frases muito longas. Se necessário, consulte um dicionário. CRITÉRIO 5: FORMATAÇÃO Você deve seguir esta orientação de formatação: Tipo de fonte: Arial ou Times; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento: 1,5 justificado; Recuo parágrafo: 1,25 CRITÉRIO 6: REFERÊNCIAS Você deve informar corretamente as citações e referências conforme normas da ABNT (autor, obra, ano e publicação). …

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a importância do PPP. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a liderança flutuante na escola. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu o que foi proposto. Poderia ter mais aprofundamento na análise teórica das metas do PNE, pense nisso nas próximas atividades. Mas está no caminho certo. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

AVALIAÇÃO FINAL: Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho ainda não atendeu o que foi proposto. Você está no caminho certo, porém é necessário mais posicionamento crítico com argumentos baseados em fundamentos teóricos da disciplina ao fazer sua análise das duas metas do PNE. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - PERÍODO REPUBLICANO

O seguinte trabalho apresenta a educação no período republicano…

Palavras: 1100Páginas: 4

EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA NO ESPORTE FUTEBOL - EDUCAÇÃO FÍSICA - PROJETO DE PREVENÇÃO E SOCORROS DE URGÊNCIA

Projeto do curso de Educação Física sobre EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA NO ESPORTE. Projeto de artigo, revisão literária ou tcc…

Palavras: 2750Páginas: 10

Slides - Direito Penal - Parte Especial, Art. 129

Slides descrevendo resumidamente sobre o Artigo 129 (Lesão Corporal) da Parte Especial do Código Penal Brasileiro…

Palavras: 3850Páginas: 14

Mundo Digital e as tecnologias no ead.

Com o advento das tecnologias e o mundo globalizado, muito se tem falado em habilidades que as novas gerações devem ter para manusear certos equipamentos. Se imaginamos um século atras, poderia dizer que essas habilidades estavam atreladas a outros equipamentos e tecnologias…

Palavras: 550Páginas: 2

Análise Sociológica da obra Batalha do Avaí de Pedro Américo

Essa obra se relaciona com a sociedade atual em várias maneiras, visto que primeiramente, temos a valorização da nação, seja ela a Brasileira, Argentina e ou Uruguai. As formas trabalhadas em sua obra, nos mostra como o Brasil república fica com um pé atras com as imagens que valorizam a extinta monarquia. Fato esse é que muitas vezes, ao contrário da criação, onde essa obra exaltou e teve uma grande repercussão no meio artístico, a república, passou a criticar não o a guerra em si, mas a violência e os gastos que essa guerra trouxe para o país. …

Palavras: 825Páginas: 3

Redação - Segurança nas Escolas

Dissertação argumentativa - Tema "Segurança nas Escolas" …

Palavras: 275Páginas: 1

Trajetória Direitos Humanos

Trabalho acadêmico com 6 laudas. Formato ABNT…

Palavras: 1650Páginas: 6

RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS: Desafios e mudanças pós-pandemia

A legitimidade deste trabalho justifica-se pela necessidade de promover às crianças, por meio de práticas escolares, a compreensão de educação e o acolhimento infantil tendo em vista seu retorno a escola. Visamos oferecer por meio da atividade elaborada o interesse nas atividades lúdicas e novas experiências no cotidiano dos alunos, para aprenderem através da intencionalidade e para adquirirem novos conhecimentos. Pensamos que a partir desses conhecimentos, podemos entender um pouco mais a vivência do estudante e refletir sobre a sequência didática a seguir…

Palavras: 2200Páginas: 8

Portfólio - Projeto de Extensão I Ciências Contábeis - Unopar | Anhanguera 2023

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #cienciascontabeis #unopar #anhanguera #portfolios #projetos #extensao…

Palavras: 1925Páginas: 7

Portfólio - Projeto de Extensão I Administração - Unopar | Anhanguera 2023

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #administracao #unopar #anhanguera #portfolios #projetos #extensao…

Palavras: 1925Páginas: 7

Word Microsoft

O Word da Microsoft é um software de processamento de texto que revolucionou a forma como as pessoas criam e compartilham documentos. Com uma interface amigável e intuitiva, o Word é a ferramenta ideal para quem precisa escrever, editar e formatar textos de maneira rápida e eficiente. Com uma ampla gama de recursos e funcionalidades, o Word permite que você crie documentos de texto, relatórios, cartas, currículos, folhetos, panfletos e muito mais. Você pode facilmente adicionar imagens, tabelas, gráficos e outras mídias para tornar seus documentos mais atraentes e informativos…

Palavras: 825Páginas: 3

Tese Jurídica: Caso Olga Benário

Tese Jurídica que trata do caso Olga Benário, o qual consistiu na extradição da esposa e mãe do filho de Carlos Prestes para a Alemanha Nazista, ação que culminou em sua morte alguns anos depois em um campo de concentração…

Palavras: 550Páginas: 2

O que é Alienação parental, suas causas e como combatê-la

O que é Alienação parental, suas causas e como combatê-la…

Palavras: 1100Páginas: 4

Folder Cidade Goias Velho

Em uma casa simples, ao lado do rio e de uma pequena ponte branca, encontra-se a antiga casa da Poetisa e doceira Cora Coralina, a maior celebridade da cidade de Goiás Velho e um dos pontos turísticos preferidos dos visitantes. A escritora publicou seu primeiro livro já aos 70 anos, depois de fazer o curso de datilografia. Dentre seus tutores e amigos estão nomes como Jorge Amado e Carlos Drummond Andrade. A casa que virou museu mostra toda a história de Cora Coralina: são objetos e mobiliários originais, curiosidades, livros, troféus e coleção de prêmios da poetisa do cerrado. A visita é guiada. O Museu Casa de Cora Coralina foi inaugurado no dia 20 de agosto de 1989, data comemorativa dos 100 anos de nascimento da poetisa. …

Palavras: 275Páginas: 1

PROJETO DE EXTENSÃO I - BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL

Aluno: [Nome completo] RA: [Número do RA do aluno] POLO / UNIDADE: CURSO: CST EM BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I - BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E FINANÇAS NA ERA DIGITAL PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: A realização das atividades extensionistas do CST em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. COMPETÊNCIAS: I - Elaborar relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas; II - Coletar, organizar e analisar informações gerenciais para construção de orçamento empresarial; III - Articular soluções de fluxo de caixa; IV - Avaliar potenciais de captação e aplicação de recursos financeiros. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e 2 objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O principal objetivo da extensão universitária do CST em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. CONTEÚDOS: I - Análise de cenário econômico; II - Matemática financeira; III - Planejamento orçamentário; IV - Sociedade e direitos humanos. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. GARCIA, Regis; CARDOSO JÚNIOR, Leuter Duarte; PROENÇA, Fábio Rogério. Estretégia econômica e empresarial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. PETROKAS, Leandro Augusto; BUENO, Thiago Von Atzingen. Planejamento financeiro e orçamentário. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. SANTOS, João Carlos dos. Matemática financeira. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., p. 216, 2016. RELATÓRIO FINAL: Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. 3 Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): Local de realização da atividade extensionista: Durante a ação: Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: Resultado da ação: Conclusão: Depoimentos (se houver): RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. 4 DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: 1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 5 6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão…

Palavras: 1650Páginas: 6

PROJETO DE EXTENSÃO I - RADIOLOGIA

RA: [Número do RA do aluno] POLO / UNIDADE: CURSO: CST EM RADIOLOGIA COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I - RADIOLOGIA PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de CST em Radiologia possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade você terá a oportunidade e a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Biossegurança; Equipamentos Radiológicos, Física das Radiações Ionizantes, Normas de Proteção Radiológica e Saúde Pública Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Spas; Salões de Beleza; Centros Estéticos; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. COMPETÊNCIAS: I - Aplicar conceitos e conhecimentos científicos pertinentes à área de atuação nas atividades profissionais das diversas modalidades da Radiologia; II - Dominar os princípios de funcionamento dos instrumentos de medida das radiações e suas aplicações em proteção radiológica; III - Planejar, implementar, aplicar e avaliar programas de garantia da qualidade; IV - Atender a legislação vigente e as recomendações de proteção radiológica 2 relativas ao exercício da profissão. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso do curso de CST em Radiologia idealizado pela IES proporciona a formação do Tecnólogo em Radiologia, generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade na avaliação e adequação de normas de biossegurança e radioproteção e de se tornar a gente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Tomada de Decisão Planejamento e organização Flexibilidade e adaptação OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O objetivo da extensão universitária em Programa de Sustentabilidade do curso de CST em Radiologia, está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resolução de diversas problemáticas, e com isso a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, utilizados na resolução dos problemas relacionados ao meio ambiente com interação aos conteúdos específicos de radiologia estudados no curso, trazendo mais elementos para o desenvolvimento das habilitados do egresso. CONTEÚDOS: I - Executa as técnicas radiológicas para aquisição de imagens médicas; II - Aplica a radiação ionizante como terapia na radioterapia e na medicina nuclear; III - Executa procedimentos de aquisição de imagem na Radiologia industrial; IV - Executa os proto INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: BRANT, William E.; HELMS, Clyde A. Fundamentos de Radiologia. 4.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2015. MARCHIORI, Edson. Introdução à Radiologia. 2.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2015. ALIGIERI, Lilian; ALIGIERI, Luiz Antonio. Gestão industrial e produção sustentável. São Paulo: Saraiva, 2017. RELATÓRIO FINAL: Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! 3 DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): Local de realização da atividade extensionista: Durante a ação: Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: Resultado da ação: Conclusão: Depoimentos (se houver): RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação 4 realizada por você. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: 1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 5 7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga…

Palavras: 2200Páginas: 8

Projeto de extensão I Secretariado

Projeto de extensão I Secretariado CURSO: CST EM SECRETARIADO COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I – SECRETARIADO PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: A realização das atividades extensionistas do CST em Secretariado, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. COMPETÊNCIAS: I – Decidir sobre a rotina do departamento em que opera, gerenciar informações e coordenar as pessoas que fazem parte de sua equipe; II – Auxiliar na contratação de serviço de terceiros e acompanhar contratos de serviços e o cumprimento dos prazos de execução das atividades; III – Conduzir comunicação interna e externa. PERFIL DE EGRESSO: O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Secretariado possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O principal objetivo da extensão universitária do CST em Secretariado, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. CONTEÚDOS: I – Gestão de Pessoas; II – Gestão de contratos; III – Comunicação Organizacional; IV – Sociedade e direitos humanos. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. BARCELLOS, Bruno Maldonado. Licitações e contratos. Porto Alegre: SAGAH, 2017. CAVALHEIRO, Renato de Faria; ALVES, Alexandra da Silva. Comunicação integrada organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. TEMPLATE PDCA: Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 1. PLANEJAMENTO (PLAN) Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas. LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? IDEAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. PROTOTIPAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. IDEIAS E ANOTAÇÕES: 2. REALIZAÇÃO (DO) CRONOGRAMA: ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4 3. VERIFICAÇÃO (CHECK) Planejamento: Imersão realizada? () SIM () NÃO Ideação realizada? () SIM () NÃO Prototipação realizada? () SIM () NÃO Planejamento está ok? () SIM () NÃO Realização: Cronograma realizado? () SIM () NÃO Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Verificação: Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Projeto atende a proposta da instituição escolhida? () SIM () NÃO Houve necessidade de mudança de estratégia? () SIM () NÃO Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 4. AÇÃO (ACT) AÇÃO PROPOSTA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual…

Palavras: 1650Páginas: 6

PROJETO DE EXTENSÃO I - GESTÃO DE COOPERATIVAS

ALUNO: CURSO: CST EM GESTÃO DE COOPERATIVAS COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I - GESTÃO DE COOPERATIVAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Empreendedorismo; Gestão de pessoas; Negociação. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações; entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras. COMPETÊNCIAS: I - Planeja e gerencia as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios; II - Desenvolve, gerencia e incentiva as diferentes atividades referentes ao associativismo; III - Implanta e gerencia os diversos setores de uma cooperativa. PERFIL DE EGRESSO: O perfil do egresso do curso de CST em Gestão de Cooperativas idealizado pela IES proporciona a formação do profissional generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente; com o estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e otimizados em relação aos recursos disponíveis e aos desejos e expectativas das partes interessadas, atuando com foco em resultado, postura socialmente responsável, aplicando metodologias inovadoras de gestão. 2 Público SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Comunicação Interpessoal Gestão do Tempo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente à Gestão de Cooperativas e com a articulação da tecnologia junto à comunidade. CONTEÚDOS: I - Empreendedorismo; II - Gestão de pessoas; III - Negociação. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de pessoas. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2019. MOUTON, Jean. Negociação. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. TEMPLATE PDCA: Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 1. PLANEJAMENTO (PLAN) Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt- br.pdf. Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas. 3 Público LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? IDEAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. PROTOTIPAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. IDEIAS E ANOTAÇÕES: 4 Público 2. REALIZAÇÃO (DO) CRONOGRAMA: ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4 3. VERIFICAÇÃO (CHECK) Planejamento: Imersão realizada? () SIM () NÃO Ideação realizada? () SIM () NÃO Prototipação realizada? () SIM () NÃO Planejamento está ok? () SIM () NÃO Realização: Cronograma realizado? () SIM () NÃO Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Verificação: Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Projeto atende a proposta da instituição escolhida? () SIM () NÃO 5 Público Houve necessidade de mudança de estratégia? () SIM () NÃO Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 4. AÇÃO (ACT) AÇÃO PROPOSTA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual…

Palavras: 1925Páginas: 7

ALIMENTOS PARA IDOSOS ESTATUTO DO IDOSO

Trabalho de conclusão de curso voltado ao direito do idoso, os alimentos, cuidados e todos aparos a eles…

Palavras: 8800Páginas: 32

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: DIREITO DO TRABALHO

Trabalho de conclusão de curso voltado ao assédio moral que as pessoas passam em seu ambiente de trabalho…

Palavras: 8525Páginas: 31

GESTANTE E ESTABILIDADE NO TRABALHO

Trabalho de conclusão de curso voltado a estabilidade da gestante em meio ao mercado de trabalho…

Palavras: 8250Páginas: 30

ALIENAÇÃO PARENTAL E OS EFEITOS NOS FILHOS DIREITO DA FAMÍLIA

Trabalho de conclusão de curso voltado a alienação parental…

Palavras: 8525Páginas: 31

A REGULAMENTAÇÃO DO TELETRABALHO NA REFORMA TRABALHISTA: A POTENCIALIDADE DE PRECARIZAÇÃO DA ROTINA LABORATIVA

Trabalho escrito por mim no mês de fevereiro em 2023, o qual visa tratar sobre o cenário atual do home office, como o teletrabalho vem fazendo parte do cotidiano das pessoas e nas Leis…

Palavras: 9075Páginas: 33

MAPA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 54/2022

Resolução da atividade MAPA da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I Módulo 54/2022…

Palavras: 2475Páginas: 9

A Inclusão e seu Relacionamento

O trabalho examina as representações das diferenças, da atenção exclusiva à surdez e a síndrome de Down entre crianças especiais no cotidiano escolar. …

Palavras: 275000Páginas: 1000

CULTURA DA ALFACE

Atividade com cinco perguntas acerca da classificação de uma cultura de alface dentro dos fatores de produção econômicos. A nota obtida foi 10…

Palavras: 550Páginas: 2

A ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SITES DE COMPRA COLETIVA

O objetivo deste projeto é estudar, por meio de uma pesquisa analítica fatorial exploratória, a percepção dos clientes desses sites de compras coletivas…

Palavras: 1375Páginas: 5

Atividade Contextualizada de Química Orgânica

Atividade Contextualizada de Química Orgânica contendo as principais reações orgânicas…

Palavras: 275Páginas: 1

LIMITES DA CIDADANIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA

Serviço Social e Atualidades Princípio 3 - Garantia de direitos, ampliação e consolidação da cidadania no Brasil: desafios do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Os princípios do código de Ética articulados à atuação crítica de Assistentes Sociais - princípio 11

Serviço Social e Atualidades Princípio 11 - Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física. …

Palavras: 1375Páginas: 5

A entrevista nos processos de trabalho do Assistente Social

A proposta do artigo refere-se a compreensão do Instrumento de Entrevista situado nos processos de trabalhado da/do Assistente Social, com base na dimensão técnico-operativa e imbricada às dimensões teórico-metodológica e ético-política…

Palavras: 1375Páginas: 5

Instrumentalidade no trabalho do Assistente Social

Para refletir acerca da instrumentalidade no trabalho da Assistente Social, utiliza-se como referência a professora Yolanda Guerra, com a qual o debate sobre o referido tema em Serviço Social, ganha uma dimensão teórica aprofundada…

Palavras: 1375Páginas: 5

DINÂMICA CRIAR UM PLANETA: Planeta do Recomeço

Trata-se de trabalho acadêmico consistente na criação de um planeta e a escolha de habitantes em detrimento de outros…

Palavras: 3850Páginas: 14

As Relações de Trabalho na Revolução Industrial

Slide com o tema: Relações de trabalho na Revolução industrial…

Palavras: 8525Páginas: 31

POR OUTRA ICONOGRAFIA DA ESCRAVIDÃO

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 6875Páginas: 25

TRANSFORMAÇÕES DO PAPEL DA MULHER NA FORMAÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA BRASILEIRA

Serviço Social e família…

Palavras: 1100Páginas: 4

Previdência Social - Seguridade Social

Seguridade Social - Previdência Social…

Palavras: 1100Páginas: 4